Qual a melhor escolha, Palm ou Pocket PC?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Sempre que começo a conversar com alguém sobre tecnologia portátil, a mesma pergunta vem à tona: qual o melhor sistema operacional, Palm OS ou Pocket PC?

Acredito que esta pergunta seja a de muitas pessoas, futuros usuários de PDAs ou empresários que desejam automatizar suas equipes.

A resposta é muito simples: os dois são ótimos sistemas operacionais, mas um pode superar o outro, de acordo com a utilização. Vejamos:

Palm OS

Deste lado da trincheira estão a própria Palm, a Handspring e a Sony, que defendem com unhas e dentes seu sistema operacional.

O Palm OS é um excelente sistema operacional, muito estável, de fácil utilização, possui a maior gama de aplicativos compatíveis e é amplamente difundido pelo mundo.

No Brasil suas vantagens são muito fortes, pois seus equipamentos estão no mínimo 50% abaixo dos preços de seus concorrentes, além de subsidiados (Palm), o que na hora de adquirir um equipamento faz muita diferença.

Em língua portuguesa existem basicamente dois portais de disponibilizam para download softwares para palmtops, PalmLand e PalmBrasil. Somados, possuem mais de 2 mil aplicativos. Já no âmbito internacional existe a PalmGear, com mais de 18 mil programas.

Algumas dezenas de empresas já desenvolvem softwares de automação de equipe de vendas, de equipes de pesquisas etc. A maioria é totalmente customizável com os sistemas de gestão empresarial.

Talvez a grande desvantagem do Palm OS com relação ao Pocket PC ainda seja a sua pouca capacidade multimídia, para ouvir músicas e assistir vídeos, por exemplo. Algo que já está sendo corrigido com o lançamento dos últimos modelos.

Pocket PC

Desenvolvido pela gigante Microsoft, este sistema operacional é defendido pela HP/Compaq, Dell, Metron, Itautec, entre outros fabricantes. Realmente a briga é dura.

O Pocket PC é a versão do Windows para PDAs, o que torna o desenvolvimento de seus aplicativos relativamente semelhante ao desenvolvimento de programas para o PC, obviamente que cada um com suas particularidades.

Dentre as suas vantagens está a total compatibilidade com os aplicativos da Microsoft, como Internet Explorer, Word, Excel, Money, Outlook, sem a necessidade de aplicativos de terceiros, como no caso do sistema Palm OS.

Outra vantagem, talvez a principal em relação ao concorrente, é sua capacidade multimídia. Possui o Media Player, que possibilita ouvir músicas, assistir vídeos.

Entretanto, o custo dos Pocket PCs ainda está muito alto para o mercado brasileiro. Um PDA com este sistema chega a ser 80% mais caro que alguns modelos da concorrência. O que, convenhamos, ainda é muito elevado para os nossos padrões.

No campo de desenvolvimento de aplicativos para Pocket PC, o número de desenvolvedores, tanto para empresas como para o usuário final, ainda é inferior ao Palm OS, mas ganha força a cada ano.

A principal fonte de informações e aplicativos para download no Brasil é o site WinCe. No exterior o PocketGear, ambos com excelente conteúdo.

Como você pode notar, a escolha é difícil. Leve em conta o que deseja fazer com seu PDA, pois conforme for a necessidade, você poderá optar por um ou por outro.

Certamente há inúmeros comentários a favor de um ou de outro sistema operacional. O que importa é que cada um possui uma percepção e necessidade de equipamento, portanto, sempre haverá discussão e dúvidas. [Webinsider]

.

<strong>Julio Trois</strong> (troissoftwares@troissoftwares.com.br) é administrador de empresas e diretor executivo da <strong><a href="http://www.troissoftwares.com.br/" rel="externo">Troissoftwares</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

12 respostas

  1. Pessoal, pergunto:
    Para uma pessoa comum e simples que não pretende: assistir filmes, ver televisão, editar músicas e vídeos, bater papo no msn, trabalhar com photoshop, tirar fotos, navegar pela net, baixar programas e muito menos realizar vídeo conferências, etc. Apenas, utilizar o equipamento como agenda, editar textos, planilhas, ler um pdf, manter lista de contatos atualizada e utilizar o PDA facilmente em um PC, qual o melhor PDA considerando o seu custo?

    Muito obrigado e um abraço a todos.

  2. Oi Rogério,

    seu comentário deve levar em conta que este texto foi publicado em abril de 2003!

    []s do

    Vicente Tardin

  3. Fale sério. Acompanhe o mercado.
    Vamos lá:
    Smartphones: Enquanto que existe no mundo móvel grande disputa entre iPhone x Symbian x Windows Mobile x Blackberry x Google Android, o velho PalmOS (e por consequencia os dispositivos Palm) ficaram totalmente à margem dessa disputa. Ou conseguiria me citar algum Smartphone PalmOS que seja considerado um sucesso? Até o Treo da Palm perde feio em número de vendas com o próprio Treo PocketPC (também da própria Palm!).
    Na era dos smartphones, nenhum está sendo lançado com PalmOS. Porque será? Será que todas as fabricantes do mercado estão enganadas?
    Quanto ao Life Drive que você citou, o dispositivo é um monstro em tamanho e peso. Além de consumir bateria pacas. E fala sério, HD de 4GB? 4GB é capacidade pra cartão SD vendido por 100 reais no mercado livre! E você se orgulhando Nenhum outro PDA possui esse tipo de memória. Não possuem porque é um desastre! Se você deixa ele cair no chão uma única vez as chances de danificar o HD são enormes! Basta ter bom senso cara.
    O seu outro argumento, de número de aplicações é ridículo. Grande coisa o PalmOS ter 50000 programas se 49500 deles são tosquíssimos e sem nenhuma utilidade prática. Não precisa nem pesquisar muito nos catálogos de aplicações móveis pra ver que os softwares pra PocketPC tem acabamento e qualidade muito superior. E como não deve ter lido muito bem o que escrevi, existe um Emulador de PalmOS pra Pocket, que permite que esses 50000 programas que você cita, rodem perfeitamente num PocketPC. Nunca, jamais, haverá um emulador de PocketPC pra Palm simplesmente porque o hardware dos Palms é ridículo nessa comparação (a ponto de poder ser emulado). É o mesmo na época da virada de DOS pra Windows, ou de Windows 98 pra Windows XP: Este argumento tosco de Existem mais programas pra Palm Existem mais programas pra DOS, etc.
    Quanto à placa de vídeo independente, somente o Dell Axim a possuía
    Pela frase acima, você não deve ser muito informado, pois existem dispositivos da Asus com placa dedicada, modelos da Toshiba e da HTC que também tem placas de vídeo independente. O HTC Touch Diamond é um exemplo recente e bizarro de bom (http://www.htc.com/www/product.aspx?id=46294) YouTube com vídeo de operação do Diamond: (www.youtube.com/watch?v=H5fetcaQIaA).
    Digo possuía porque a Dell já não os fabrica mais, então, já era!!!
    Pra sua informação, a Dell cessou a linha Axim, não por que não vendia ou algo assim, mas por causa da concorrência. De fabricantes de Smartphones e PocketPCs posso citar HTC, Asus, LG, HP, Sony (sim, a Sony que um dia no passado criava Palms – vide Sony XPERIA1 (http://www.reghardware.co.uk/2008/02/11/mwc_sony_ericsson_announce_xperia_x1/)), Palm (sim a própria Palm), e existem muitas outras. Agora, me cita quantas fabricantes de Palm existem HOJE EM DIA? Se citar mais de 2 eu dou meus parabéns (um deles é a própria Palm).
    Sem contar que você não tem lá tanta autoridade pra comparar as plataformas, já que nunca teve PocketPC (só Palms – persiste no erro). Todos os usuários que comentaram aqui e que já tiveram os dois tem bem claro sua escolha.
    E pra terminar, vamos comparar uma Home Screen de um PalmOS com ZLauncher (citado pelo nosso amigo Guilherme), com um PocketPC em sua Home Screen Default (e depois com um programa parecido com o ZLauncher, o WisBar):

    Zlauncher [PalmOS]
    Skin Vista (http://i22.photobucket.com/albums/b342/joeweise/HRCapt20060303233023.jpg)
    Skin MacOS Leopard (http://enscreenshots.softonic.com/s2en/59000/59566/3_o1.jpg)
    Skin PalmIT (http://helio.hlegius.pro.br/screens/palm/palmito-lanucher.jpg)

    HTC Touch Diamond (HomeScreen Default) [PocketPC]
    http://www.pocketnow.com/html/portal/reviews/0000001077/review/img4.jpg
    WisBar [PocketPC]
    Skin Vista http://img370.imageshack.us/img370/2541/windowsvistaportable1wq.png
    Skin Vista2 http://img144.imageshack.us/img144/5774/vista6tb.jpg
    Skin iPhone http://i184.photobucket.com/albums/x219/aleksander100/iphonepackvphotofull.jpg

    Agora diga, existe alguma vantagem num Palm? Ou vai ficar justificando com argumentos difíceis de engolir?

    Até mais, e abraços a todos

  4. Esqueci de dizer acima que, também, quanto a multimídia, o Palm OS já possui o PocketTunes (todos os formatos de música), TCPMP (todos os formatos de vídeo em formato NATIVO, sem converter), Kinoma Player (ao contrário do que foi dito acima, lê em formato avi, mpeg, wmv, etc., em formato NATIVO), RealOne Media Player (músicas), além de diversos outros.
    Quanto aos arquivos do Word, Excel, PowerPoint, PDF e TXT, o DocsToGo 10 Premium lê, edita e cria em formato nativo (somente TXT, Word e Excel podem ser criados e editados, o PowerPoint somente pode ser editado e o PDF somente lido). No DocsToGo 10, os documentos do Word podem ser criados, lidos e editados, inclusive, no formato docx (Office 2007).
    Portanto, no Palm OS falta mesmo é a multitarefa, pois, no mais não acho que fica devendo em nada para o Win Mobile, principalmente pela maior oferta de aplicativos e pelo menor custo dos aparelhos com Palm OS (subdisiados pela própria Palm).
    Valeu!!!

  5. Olá, pessoal. Sou usuário de PDAs há muitos anos e sempre tive aparelhos da Palm. Primeiro um Zire 31, depois um T|5 e, já há dois anos, possuo um T|X. Considero o T|X um PDA perfeito e completo. O amigo Rogerio Tomio Hirooka disse em um comentário acima sobre a conectividade do Dell Axim, então, gostaria de informar que o Palm T|X, lançado em 2005, já possuía wifi, bluetooth, IR e USB. Logo, não entendi o que que o Axim (Pocket PC) tem de melhor nesse sentido!!! Lembrando, também, que o Palm LifeDrive além de tudo isso, ainda possui um HD interno de 4GB. Nenhum outro PDA possui esse tipo de memória.
    Quanto ao sistema operacional, o Palm Garnet OS está mais obsoleto em relação ao Windows Mobile 6, mas nada que alguns softwares como o ZLauncher e o RescoExplorer não possam resolver. Com eles seu Palm fica completamente customizável e, aquele problema sobre não ter acesso aos arquivos instalados na memória interna como no Explorer do Windows, fica completamente resolvido. Acho que para usuários experientes, o Palm OS ainda é mais vantajoso por ter cerca de 50000 aplicativos contra cerca de 18000 do Win Mobile. Porém, ultimamente, pela demora em ser lançada uma nova versão do Palm OS, isso vem mudando e os programas para Win estão recebendo mais atenção. A única coisa que o Garnet OS peca é pela falta em ter multitarefas. Isso, realmente, é f…
    Quanto à placa de vídeo independente, somente o Dell Axim a possuía. Digo possuía porque a Dell já não os fabrica mais, então, já era!!!
    Finalmente, entrem em fóruns sobre PDAs em português ou em inglês, para não falar que é apenas no Brasil, e vejam se a preferência não é pelo Garnet OS da Palm e, também, a quantidade de usuários de cada lado e a quantidade de oferta de programas para cada sistema.
    Caso tenham curiosidade em dar uma olhada nesses fóruns, aí vai os links:
    http://www.c4pda.com (site internacional em inglês)
    http://www.palmwarezbrasil.com.br (site brasileiro)
    Ambos os sites possuem programas e discussões para as plataformas Palm OS, Pocket PC, Linux e Symbian. Agora é com vocês, pesquisem e cheguem às suas próprias conclusões.
    Valeu!!!

  6. Buenas….

    Bom faz menos de um mês que comprei um QTEK 9100 (usado).
    Já tive a oportunidade de ver um PALM trabalhando, a diferença como disseram é gritante.
    Se você procura preço é lógico que vai acabar escolhendo o PALM.
    Agora o POCKET é muito 10, altero um arquivo de excel ou word e sincronizo na boa ,lógico que tem a opção no PALM, porém com o POCKET eu tenho a certeza que não perco nada visto que ele é nativo.
    Dá pra instalar jogos na boa, instalei a Bíblia, instalação do SQLCE tranquila também.
    Já fiz uma aplicação meia boca (apenas como teste), e foi instalado sem problemas.

    A ativação pelo ActiveSync é tranquila, comprei um adaptador Wi-fi (55,00 MercadoLivre), apesar de ser complicado fazer o compartilhamento do PC, no POCKET a configuração foi simples, e a conexão é razoável dependendo do ponto, a distância depende muito da localização , normalmente cada parede diminui uns 10 metros, do meu quarto para a rua tem 3 paredes e ainda consegui pegar conexão a uma distância de 20 metros.

    A minha escolha é pelo POCKET mesmo que pague mais caro por isso.
    Agora cada escolha é individual.

    Abraços e boa escolha.

    Ernani

  7. comprei um dell axim, mas sou muito jacaré ainda nesta coisa de computador de mão. Quem é do ramo da saúde vai entender perfeitamente o que quis dizer com jacaré, daqueles bem crocodilos mesmo. Não consigo nem conectar internet, não consigo instalar os programas direito, não consigo baixar livros. Se tiver uma alma caridosa em belo horizonte que queira oferecer seus préstimos e me ajudar poderia pagar pelo serviço, tipo uma aula particular ou uma assistência técnica. Poderíamos encontrar em algum lugar público que tenha ponto de internet para começar aprendendo a fazer a conexão. Se alguém de bh tiver interesse em ganhar uma graninha fácil às custas do aligator aqui, pode responder no email: ctmalbuquerque@hotmail.com Obrigado.

  8. Eu ja tive um Palm Tungsten E, um E2 e agora uso um Dell Axim x51v. Tive a mesma duvida na hora de migrar: palm ou pocket pc? E digo para qualquer um: POCKET PC! Nem se compara. Os palms parecem uma agendinha de luxo perto dos pocket pcs, devido a infinidade de coisas realmente uteis que da para se fazer num PPC. Ao contrario do que o Jean aqui em cima disse, eu uso PPC na internet e MUITO. Uso para ver precos de acoes, email, ouvir radios online, receber noticias via RSS e podcast, falar no skype, tudo isso DE GRAÇA, usando hotspots wi-fi da minha faculdade. Cara, nao volto pra palm nem que me paguem.

  9. Todas as vantagens do pocket citadas no artigo não são quase nunca usadas pro usuários finais convencionais. Quase nunca vi alguem acessando a internet via palm ou pocket. Usamos inúmeros Pcs espalhados por ai para esse fim, até porque navegar em paginas da web com pequenas telas é muito desgastante, se não inútil. A grande vantagem da net nos handhelds é poder enviar e receber e-mails, e nisso nao há grandes mistérios em nenhuma versao.
    Na prática, os Palms no Brasil são muito, mas muito mais difundidos, pois os pockets ainda são absurdamente caros para oferecer, ao usuários comuns, nada diferente dos palm os. Na área médica por exemplo, a unanimidade para consultas é via palmtop. Isso sem citar que a grande maioria dos programas em portugues e com as dosagem dos medicamentos usados no mercado nacional são apenas para o sistema palm. Para Windows mobile, apenas americanos, quase sempre sem utilidade para nosso mercado.
    Ao meu ver, existe uma congruencia entre os produtos, buscando oferecer quase a mesma coisa, assim como quase todos os produtos que passam por grande concorrencia. Com passar do tempo, a escolha será muito mais por simpatia do que por diferenças praticas reais. Por aqui nos hospitais, quem tem pocket pc, fica isolado. Mas são boas maquinas também.

  10. Eu já tive um Sony Clié SJ33, um Zire 21, um Tungsten T3 e um Zire 71. Hoje uso um Dell Axim x51v. As diferenças são gritantes e por nada nesse mundo eu voltaria a usar um palm.

    Na minha época de Palm, bastava tentar baixar um programa novo pra testar que logo era necessário dar um reset, ou na pior das hipóteses, um hard reset. Conheço vários usuários de Palm que acabam tendo que dar hard reset ao menos uma vez por mês. A última vez que dei um hard reset no meu foi a 6 meses atrás.

    Conexão com internet: Os modelos que tem Wi-fi, ok. Mas aqueles que não tem (os Zires por exemplo), conectar-se a internet é horrívelmente trabalhoso e inviável. São dezenas de configurações que até desanima. Enquanto que num PocketPC, bastando estar no berço ele já se conecta a internet através do PC. Ou por dial-up num celular próximo que use bluetooth. Sem contar o suporte a Wifi, que permite se conectar em um minuto. Sem contar que os navegadores pra Palm são horríveis: o único que considero bom mesmo seria o Opera. Mas pra Pocket temos o Pocket Internet Explorer, o Opera Mobile, o Minimo da Mozilla, o NetFront, ….

    Resumindo: Navegadores melhores, conexão Wi-fi, conexão Bluetooth, conexão por porta serial (caso precise), conexão por infravermelho, conexão pelo PC, …

    Memória: Nem citando quantidade de memória, mas sim qualidade. Na memória do palm não existem pastas ou estrutura alguma além da linguiça de arquivos com extensões pdb e prc. Só nos cartões SD é que existe estrutura de arquivos. No Pocket existem pastas e arquivos como no Desktop. E no Pocket dá pra enxergar diretórios compartilhados em rede e deles abrir ou copiar conteúdo. Assim como no Desktop.

    E não vamos comparar o Palm Desktop com 3 campos pros contatos com o Outlook.

    Método de escrita: Convenhamos, o Grafitti 2 é uma droga. O Grafitti 1 era pior ainda. Tenta escrever um ç ou um ã num Palm. O Pocket além do teclado gráfico, tem dois modos de reconhecimento de escrita: um que reconhece letras de forma naturais, e outro para os acostumados com o Grafitti.

    Suporte a fontes: Vai adicionar uma fonte no Palm… Primeiro a conversão, depois que mais da metade dos programas não suportam fontes que não sejam as originais do sistema. No Pocket basta copiar a fonte pra pasta windowsfonts. Não leva nem 5 segundos.

    Reconhecimento de voz: Existe isso pra palm? Pra pocket existem pelo menos 3 programas, alguns melhores, outros piores. O Voice2Go por exemplo, configurável pra qualquer linguagem é excelente, faz qualquer coisa. O Voice Command da microsoft não precisa de nenhuma configuração.

    Calculadoras: Compare a melhor calculadora pra palm (a PowerOne http://www.infinitysw.com/products/poweronegraph.html) com a melhor pra pocket (a SpaceTime mobile http://www.spacetimemobile.com/index.php?page=spacetime2). Bom, a última calcula integrais, resolve equações de segundo e terceiro grau, faz gráficos 2D, 3D, …

    Podcasting: Pra Palm existem o Cantoni e o Quick News pra Palm . Pena que não suportam vídeo. Pra Pocket existe o Hubdog (com vídeo sim), o FeederReader, o iPodder, o FeedBurner, …

    Comunicadores: No Palm tudo é genérico. Os comunicadores são todos feitos independentemente. Já pra Pocket existe o Skype oficial(http://www.skype.com/download/skype/mobile/), com excelente qualidade de áudio, o MSN Messenger, clientes de IRC, ICQ, … e os Phone Tools, que permitem uso do celular a partir do Pocket.

    Multimedia: Quem usa palm deve lembrar-se do kinoma player, onde o vídeo tinha que ser convertido pra pdb (o que levava mais tempo que a duração do próprio vídeo), hoje a melhor opção é o TCPMP (que por sinal começou só pra Pocket), e hoje é o melhor player pra ambas as plataformas (agora com nome de CorePlayer).

    Música: A mais decente opção do Palm é o Real Player. No Clié, existia um player excelente da Sony (o único pra Palm com visualização da música). No Windows Mobile os principais são o Media Player, o PocketPlayer (com visualização, skins, reprodução de música a partir da web ou a partir de um drive compartilhado em rede – http://www.conduits.com/products/player/), e outros diversos.

    Emuladores: Aqui dá até dó do Palm. O mais decente dos emuladores de Palm é um pra GameBoy Color. E ainda o som ficava horrível. Pra pocket existem emuladores pra GameBoy Advance (que roda perfeitamente a maioria dos jogos), pra Playstation 1 (sim! e roda a 30 ~ 40 FPS, sem travamento nenhum, com som e tudo mais) e pra consoles antigos como Mame, Apple II e Commodore. (Jogar Final Fantasy VII e Metal Slug X no Pocket é realmente confortante).

    Fora do mundo dos jogos, existe também um emulador de MS-DOS, muito interessante, o PocketDOS (www.pocketdos.com/), onde conseguir rodar o Qbasic, o MSD do DOS 6.22, e os jogos antigões como Prince of Persa, etc.

    Dicionários: Digamos que há um empate, ou quase. O melhor dos dois mundos é o SlovoEd, que é bem parecido em ambos. Mas o Palm perde quando a questão é caracteres estrangeiros. Existem dicionários japonês/inglês (com katakanás, hiraganás e kanjis), inglês / russo, inglês / hebraico, inglês / chinês, inglês / português, … (e todos com suporte aos caracteres das respectivas linguagens).

    Atualização: Os Pockets em sua maioria podem ter seu sistema operacional atualizado. Nos Palms isso não é possível pois o PalmOS vem na ROM. Nos Pockets ele é gravado em flashROM, por isso um Pocket com Windows Mobile 2003 pode ser atualizado pra Mobile 5 quando a fabricante lança a atualização. Já um PalmOS 4 será eternamente um PalmOS 4…

    Desenvolvimento: Desenvolver aplicativos pra Palm é bem precário. A opção mais correta é o uso do CodeWarrior C++, onde um Hello Word leva umas 40 linhas de código. Outras opções são o HB++, que imita o VB 6, e até que roda bem, o AppForge Crossfire (que se integra no VB6 ou no Visual Studio .Net) mas precisa de um runtime enorme que exige licença. Pra Pocket já existe o suporte nativo do Visual Studio .Net desde o 2003, sem contar o eVB (este horrível… nem vale a pena citar). Pra criar um jogo no Palm é preciso criar toda a plataforma gráfica do zero, se 3D então, até a engine deve ser feita na mão. Banco de dados então? Tudo gambiarra. No Pocket, além de ter suporte nativo no Visual Studio ao DirectX mobile, existe o OpenGL. Falando em OpenGL existem no mínimo 2 modelos de Pockets (axim x51v e x50v) com placa aceleradora gráfica de 16MB – intel 2700g. Em suporte a banco de dados, o Pocket possui um driver pra SQL Server, um driver OLEDB, ODBC, e consome Webservices XML transparentemente.

    Skins: Pra Palm o mais próximo de skins são programas que alteram as cores do sistema e uma dúzia de launchers que suportam skins. Pra pocket, além dos launchers que também suportam skins (inclusive existe um parecido com o Windows Vista, muito bonito: http://www.aximsite.com/boards/showthread.php?t=127129), o WisBar advance muda a cara de todo o sistema (botões, combos, radios, barra de título, cores, etc). E existe também o WindowBlinds pra pocket que nunca usei.

    Expansões: Pra Palm conheço poucas expansões, afinal a maioria era compatível somente com os modelos antigos e com os slots proprietários. Pra Pocket posso citar placas de recepção de TV (http://www.eopstech.com/eops/index.html), placas de celular GSM (http://www.convergentech.com/SearchResult.aspx?CategoryID=36), câmeras de foto e vídeo embutíveis (http://www.lifeview.com.tw/html/products/ia/flycam_cf.htm), e os comuns GPS e Wifi (que existem pra Palm também).

    Reboot: Enfim uma vantagem real do Palm. Um Palm leva em média de 5 a 20 segundos pra reiniciar. Já um Pocket pode levar até 2 minutos. O fato é que é bem mais raro reiniciar um Pocket do que um Palm. Os erros fatais que já obtive num pocket são, quando tentei efetuar overclock nele, e durante experiências com arquivos de sistema. Fora isso, nunca. Já no palm, lembro de ter travamentos com emuladores (quaisquer deles), com uso de portas seriais, jogos, e outras diversas situações.

    Futuro: Faz séculos que a Palm parou na versão 5.x, prometendo uma versão 6.0 baseada no linux. Parece bem atraente, agora finalmente com multitarefa (coisa que no Windows Mobile existe desde a primeira versão). Bom, aparentemente essa lendária versão 6 estava prometida pra 2004 mas não me parece que saiu. Tem gente que ainda tá esperando. Pro final desse ano, a Microsoft vai lançar o Windows Mobile 6, codename Crossbow. Será a Palm ainda alcança? Bom, depois dela mesma ter adotado o Windows Mobile em seu Treo 700w, não dá pra afirmar nada. Até a Sony, que produzia o Palm de maior sucesso em sua época, simplesmente abandonou os Palms no auge do Clié.

    Nem citei tudo senão esse tópico nunca terminaria. Pra mais detalhes o tutorial: http://www.aximsite.com/articles/link.php?id=22#INTRODUCTION é excelente. Sem contar é claro, que existe o emulador de Palm pra quem ainda quer ressucitar um programa antigo. Se alguém souber de alguma vantagem concreta e comprovada do Palm sobre o Windows Mobile, me fale que eu coloco com prazer nesse tópico. Eu usei os Palms por mais de 6 anos e em menos de 1 ano me convenci de que não existe quase nenhuma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *