refresh em seu cache mental. Talvez mude.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Geralmente temos uma visão muito particular da realidade e do que achamos ser possível.

Para complicar, nos últimos 20 anos toda a realidade mudou bastante. Os limites foram alterados, expandidos ou eliminados em função de fatores como internet, telefone celular, e–mails, CRM, ERP, business intelligence e a globalização.

A única constante é a mudança. A sociedade está em ritmo de mudança, onde diversas variáveis se alteram tão rapidamente que por vezes não entendemos como elas se relacionam e criam uma nova realidade.

Nós temos mapas mentais, ou “roteiros”, que se formaram ao longo de nossa vida e nos ajudam a interpretar a realidade ao nosso redor.

Por exemplo, agora você está lendo palavra a palavra numa ordem seqüencial. Outra pessoa, com um mapa mental diferente, poderia ler/ver o texto de uma só vez, como uma fotografia, utilizando técnicas de leitura dinâmica.

Estes mapas mentais são formados por experiências do passado. Se não fizermos periodicamente uma nova leitura cuidadosa da realidade que nos cerca – tentando interpretar os paradigmas que mudaram e atualizar nossos mapas mentais para a nova realidade – podemos reagir a novas questões e possibilidades com antigas respostas.

Toda mudança traz consigo novas oportunidades e assim as pessoas melhor preparadas ou aptas a entender o que mudou podem reagir mais rapidamente que os demais (dizem que há três tipos de pessoas: as que fazem acontecer, as que vêem acontecer e as que não sabem o que está acontecendo…).

Embora muitas áreas de trabalho estejam encolhendo bastante, novas áreas estão se abrindo. Use isto como uma oportunidade a ser explorada. Em que área de atuação você se sai melhor? Pesquise as mudanças ocorridas nesta área e quais os conhecimentos que você precisa adquirir para se tornar apto a enfrentar os novos desafios.

Abaixo você pode encontrar algumas dicas de como rever e atualizar sua percepção da realidade e atualizar seu mapa mental:

Foco. Mais do que nunca a realidade é por vezes virtual e pessoal. Não cometa o erro de generalizar demais os problemas ou soluções, encontre o foco correto para seu questionamento.

Lembre–se de ter em mente justamente as variáveis que contam para o seu caso e com base nelas focar na direção dos itens que são importantes para você.

Metas. Com base no foco de sua realidade, estabeleça as questões e objetivos que são fundamentais para você e que podem conduzi–lo a um entendimento das suas novas possibilidades. Então trace um plano para ajuda–lo a rever seus limites e explorar eventuais novas oportunidades.

Estabeleça pequenos passos para realizar suas metas. Você terá muito mais o que comemorar e alguma derrota será apenas uma derrota entre muitas pequenas vitórias.

Caso você tenha dúvidas ou não consiga realizar esta tarefa fundamental, peça ajuda a alguém.

Ação. Lembre–se qualquer possibilidade ou oportunidade de melhoria sem a devida ação será somente um sonho.

A ação é a força que irá permitir a você quebrar o círculo (vicioso ou virtuoso) e tentar algo novo em busca de resultados muito acima do que você poderia esperar.

Motivação. Lembre–se que na grande maratona da vida o mais importante é a ação constante e ininterrupta. E isso somente é possível quando você encontra motivação para seguir em frente, rumo à próxima etapa.

Como exemplo extremo temos o caso da maratonista que, mesmo sem forças, persistiu motivada até cruzar a linha de chegada em último lugar. Neste momento ela desmaiou de exaustão, mas cumpriu a meta pessoal de chegar ao final da corrida e por isso é lembrada.

Feedback. Qualquer ação baseada num plano sempre necessita do devido feedback para eventuais correções de curso.

Assim podemos determinar se estamos perto de atingir os objetivos que traçamos e, portanto, podemos quantificar o esforço correto ou a ajuda eventual necessária.

Ou podemos ver as nossas vitórias e sucessos e com isto nos motivar mais ainda. Boa sorte e sucesso! [Webinsider]

José Luis Amâncio (financeir@globo.com) é economista, com especialização em comércio eletrônico, planejamento empresarial e logística, Coach e Lider Coach.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *