Introdução à Gestão do Conhecimento: conceitos fundamentais e aplicações

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Muito se fala no nascimento de uma nova era, onde o principal ativo será o conhecimento. Mas poucos dominam tão amplamente essa nova área como Eduardo Lapa (veja currículo completo abaixo), Diretor da SBGC (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento) e mediador da Competitive?Knowledge, grande lista internacional de discussão sobre o tema. Apresentar com clareza conceitos?chaves, fomentar a reflexão e demonstrar como a Gestão do Conhecimento está revolucionando o mundo corporativo são alguns dos objetivos deste workshop.

OBJETIVOS

  • Apresentar os conceitos centrais em Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual e Inteligência Competitiva.
  • Fomentar a reflexão sobre as mudanças provocadas pela ênfase em Conhecimento no nível social, organizacional e individual.
  • Fornecer aos participantes um amplo quadro de referência para análise das oportunidades e obstáculos para projetos de Gestão do Conhecimento em suas organizações.
  • Apresentar um painel abrangente do que as organizações estão fazendo no Brasil e no exterior em Gestão do Conhecimento, ilustrado com experiências reais e casos práticos de empresas do mercado.
  • Discutir o papel de Recursos Humanos e da Tecnologia de Informação na Gestão do Conhecimento para alavancagem competitiva.

PÚBLICO?ALVO

Profissionais de tecnologia de informação, recursos humanos, administradores de empresas, gestores, diretores, empresários, profissionais de comunicação e de marketing, dentre outros.

CONTEÚDO

Sessão 1 ? Ambientação ? Sociedade Do conhecimento

  • Organização do curso, bibliografia utilizada e websites de apoio
  • A transformação social: indicadores

Sessão 2 ? Conceitos em Gestão do Conhecimento

  • Conceitos fundamentais.
  • Conhecimento tácito e explícito.
  • Tipos de capitais do conhecimento.
  • Dimensões da Gestão do Conhecimento.
  • Processos e atividades da Gestão do Conhecimento.
  • Tipos de Projetos de gestão do conhecimento.
  • Memória Organizacional.
  • Comunidades de prática.

Sessão 3 ? Gestão do capital intelectual

  • Competências essenciais na era do conhecimento.
  • Educação, formação profissional e empregabilidade.
  • Formação do Trabalhador do Conhecimento.
  • Necessidades e perfil do profissional do conhecimento.

Sessão 4 ? Inteligência Competitiva

  • Conceitos, técnicas e ferramentas de Inteligência Competitiva.
  • Etapas do processo de Inteligência Competitiva.
  • Recursos tecnológicos para Inteligência Competitiva.

Sessão 5 ? Gestão de relacionamento com clientes

  • Conceitos, técnicas e ferramentas em CRM ? Customer Relationship Management e marketing de relacionamento.
  • Softwares de apoio à gestão de relacionamento com clientes.
  • e?CRM e fidelização de clientes na Internet.
  • Melhores práticas em CRM.
  • Metodologias para implantação de CRM.
  • Estudos de casos atuais.

Sessão 6 ? Projetos de implantação de gestão do conhecimento

  • Perfil de equipe para projetos de Gestão do conhecimento.
  • Planejamento e definição de indicadores.
  • Fatores críticos de sucesso.
  • Melhores práticas e estudos de casos atuais.

DURAÇÃO DO CURSO

O curso será ministrado em uma única aula, das 9 às 19h (com dois coffee?breaks de 20 minutos cada e 1 hora e 20 minutos de almoço).

METODOLOGIA

O curso será realizado através de aula expositiva, com a utilização de datashow. Também haverá debate e reflexão
sobre as questões apresentadas.

………………………………………………………………………………………..

Eduardo Jorge Lapa Lima é graduado em análise de sistemas e pós?graduado em Gestão de Negócios e Tecnologia de Informação pela Fundação Getúlio Vargas. Consultor pela Informal Informática, possui diversos cursos de especialização em gestão do conhecimento e tem atuado na área de TI desde 1996, prestando serviços para empresas como Chrysler, Mercedez Bens, Telemar Celular?Oi, WeDo Consulting, Sebrae, Senac, entre outras. Mediador da comunidade virtual internacional Competitive Knowledge, atualmente com mais de 600 membros e diretor da SBGC ?Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. A Informal é também a criadora do Curso Superior em Gestão do Conhecimento da Universidade Veiga de Almeida, do qual Eduardo Lapa é coordenador.

<strong>Cursos Webinsider</strong> (vtardin@br74.teste.website) são workshops de conteúdo analítico, apresentados por autores do Webinsider. Consulte para levar este workshop à sua empresa ou associação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

60 respostas

  1. eu venho atraveis deste meio pedir apoio para área academica, sobre materiais necessários para o curso de Gestão de Empresas. curso este que frequento no (Iºano) desejo para nos enviar as mesmas,porque temos as dificuldades sobre os livros.obrigado

  2. Bem, na verdade eu venho por meio deste pedir apoio para área academica, sobre materiais necessários para o curso de Gestão de Empresas. curso este que frequento no (Iºano) desde já agradeço.

  3. Boa Noite!Gostaria de saber quando irar ter o curso com este professor aqui em Brasília.Mantenha-me informado.Obrigado.

  4. Parabéns pela matéria.

    Sabemos que hoje a rede social criou uma cultura de colaboração, graças ao Facebook, as pessoas tornaram-se dispostas a partilhar informação, criando uma cultura de trabalho pronto para a colaboração. No ponto de vista profissional, que tipo de fontes os líderes empresariais precisam destacar e implantar nas suas empresas como ferramentas certas para o conhecimento, pois muitas empresas usam meios de redes sociais para pesquisas sobre suas marcas e concorrentes.

  5. Gostaria muito de ter bases sobre este vasto tema, saber suas importancias e consequencias na vida das Organisacoes e principalmete dotar-me de capasidades.

  6. ola gente.Sou natural de Beira fui estudante da UCM, faculdade de Economia e Gestao, curso de Economia e Gestao.venho pedir vossa ajuda para me facultar o livro de Introdução à Marketing, para melhor informar a respeito na área, a qual irei desenvolver num futuro próximo no meu posto de serviço.

    Desde já agradeço,
    Atenciosamente,

    Jose M.C.Muchanga

  7. Fui estudante da UCM-Feg-Beira gostaria muito de obter maiores informações a respeito da cadeira de GESTAO no geral,. Caso tenha algum material que possa me enviar por e-mail.

    Desde já agradeço,
    Atenciosamente,

    Jose M.C.Muchanga

  8. ola, sou a belmira estudade de curso de contabilidade e gestao na universidade KIPA VITA e tenho a cadeira de introduaço a gestao e gostaria e saber mais com relaçoa o assunto

  9. Oi pessoal,Elsa Venancio Manuel natural de Maputo Provincia de Maputo estudante na ESEG, a frequentar o curso de Contabilidade e Gestao, 1ºAno, gostaria que facilitassem aos estudantes do ensino medio a poderem saber a sua inclinação, como escolher o curso que podem fazer no Ensino Superior, e tambem falta-nos consultas de Introducao a gestao.

    Melhores cumprimentos

    Elsa

  10. Olá pessoal!Sandra Rodrigues da silva, natural de Lichinga, Provincia do Niassa, estudante do Instituto Superior de Gestão Comércio e Finanças ISGECOF)a frequentar o curso de economia, 2º semestre gostaria que facilitam-se informação sobre Introdução a Gestão, uma das cadeira do meu curso que tanto quero aprender, mas falta de consultas.
    melhores cumprimentos
    sandra

  11. ola gente.Sou natural de tete e estudante da Universidade Pedagógica de quelimane, faculdade de contabilidade e gestão, curso de contabilidade e auditoria.venho pedir vossa ajuda para me facultar o livro de Introdução à gestão, para melhor informar me formar me na área de gestão a qual irei desenvolver num futuro próximo no meu posto de serviço.

  12. Ola

    Sou estudante pré-universitária estou a fazer curso de Economia Juridica no colégio Bankazi em Benguela gostaria de aprofundar mais os meus conhecimentos sobre contabilidade e gestão pois é o curso que vou fazer na univercidade o proximo ano, e não so o meu cargo exije que eu me aprofunde mais acerca da contabilidade e gestão.

    Os meus
    agradecimentos antecipados

  13. Óla, sou estudante Universitário estou a fazer a Faculdade curso de Gestão e Administração Pública na Faculdade de Letras e Ciencias Sociais da Universidade Agostinho Neto em Luanda Angola. Gostaria de aprofundar mais os meus conhecimentos sobre introdução a gestão, sendo a mesma uma das cadeiras do meu curso.gostaria quem tivesse algum material de gestao ou contabilidade me envia se.

    Os meus agradecimentos.
    Sempre estamos juntos.

  14. Olá, sou estudante do curso de contabilidade e gestão. Gostaria de aprofundar mais os meus conhecimentos sobre introdução a gestão, sendo a mesma uma das cadeiras do meu curso.

  15. sou estdante de contabilidade e auditoria a distancia tenho introducao de gestao peço ajuda
    Identificar as barreiras da mudança organizacional;
    caracterizar o ambiente cultural das empresas Moçambicanas.

    Desde Já agradeço a vossa colaboração .

  16. Ola sua estudante do primeiro do ISCTAC,do curso gesto de empresas,gostaria quem tivesse algum material de gestao ou contabilidade me envia se.

  17. E muito bom saber que existem pessoas tão preocupadas e afincadas em ver-nos bem formados sem precisar nos conhecer ou saber mais detalhes a nosso respeito.

  18. ola
    Sou estudade do primeiro ano de gestao de negocios a distancia na universidade eduardo mondlane.Gostaria que me facultassem o material de gestao no geral para poder usar como Textos de apoio.

    Melhores comprimentos

    Inocencia

  19. sou estudante da univesidade catolica de mocambique(beira) gestao de recursos humanos,1 ano gostaria de ter mais imformacoes sobre esta cadeira. Henriques.

  20. Caro Edú!!!

    Sou estudante da Politécnica “Extensão de Nampula”, a fazer curso de Contabilidade e Auditoria, primeiro ano, tenho a cadeira de gestão, dai que gostava de saber qual é o recurso de gestão que quando se perde não se recupera mais?
    E qual é o conceito de gestão?
    Por último gostava de obter os seus manuais desta cadeira.

    Grande abraço…..

    ALBERTO, saibo

  21. Estudante Finalista na nova universidade José Eduardo dos Santos.
    No antigo curiculo não havia esta cadeira de indrod. Gestão.Minha defesa esta dependendo desta cadeira,interessa-me o fornecimeto de material suficiente ou melhor um guia de estudo.

  22. Pretendo juntar me a vasta familia com preocupacoes diversas, agradecer aos organizadores e pensadores desta linha de trabalho. Trabalho para uma consultoria da reabilitacao da 3ªmaior ponte de Mocambique, dai que deve conhecer com profundidade a gestao.
    Um abraco.
    Paulo Nota.

  23. Sou estudante do curso de Gestao Financeira e controlo de credito e gostaria de me inteirar mais sobre esta cadeira .
    Identificar as barreiras da mudança organizacional;
    caracterizar o ambiente cultural das empresas Moçambicanas.

    Desde Já agradeço a vossa colaboração .

  24. Caro Eduardo Jorge Lima

    Com muinta atenção dei uma vista de olho ao site, é muito interessante, sou estudante, encontru-me no primeiro ano de Gestão de Empresas, no Instituto superior de Ciencias e Tecnologia Alberto Chipande, o estudo aqui é modular, no mes de Novembro, teremos a cadeira de introdução a Gestão e gostaria desde ja de contar com vosso apoio, se podesse ter uma informação mais detalhada de onde encontrar conceitos basicos sobre a gestão, caso exista ca em Moçambique um lugar onde acessar os vossos manuais ajudaria-me muito no prosseguimento da minha careira

    Aguardo pela vossa colaboração

    Carlos Marehera

  25. Eu gostaria de ter mais detalhes sobre introducao a gestao, sou estudante de gestao de negocios e preciso de ter conseitos importantes desta materia.
    Estou a procura de webliotecas, sites, e bibliotecas que tratam de gestao de negocios

  26. ola,sou estudante sou angolana,GOSTARIA DE PODER CONTAR COM A VOSSA AJUDA,ESTOU NA FAZER A FACULDADE NO CURSO DE organizacao e gestao de empresas e TENHO uma CADEIRA DE INTRODUCAO A GESTAO.
    COM OS MELHORES COMPRIMENTOS
    OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE

  27. Eu chamo-me Emidio Matusse estudante do 1 ano do curso Gestao de empresas na universidade Politecnica gostaria de ter mais informacao sobre Gestao de empresas e areas afim. Sem mais os meus agradecimentos.

  28. Bom dia, sou Nilsa, estudante do curso de Getao de negocios, tenho Introducao a GESTAO e Fundamentos de economia COMO CADEIRAs, gostaria que enviassem manuas da cadeira de gestao e fundamentos de economia.

    Obrigada
    Nilsa

  29. Ola
    sou estudante do curso de gestao de negocios,tenho introducao a gestao como uma cadeira, estudando a distancia, gostaria que me fornecessem manuais relativo a esta cadeira.
    cumprimentos
    nilza

  30. estou a frequentar o curso de Gestao Comercial e Marketing e
    Gostaria de obter material sobre introducao a gestao.

  31. GOSTARIA DE PODER CONTAR COM A VOSSA AJUDA,ESTOU NA FAZER A FACULDADE NO CURSO DE CONTABILIDADE E AUDITORIA E TENHO EMA CADEIRA DE INTRODUCAO A GESTAO.
    COM OS MELHORES COMPRIMENTOS
    OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE

  32. gostaria de saber e perceber melhor sobre o mario madureira nos capitulos 13 e 14, no que se refere as pequenas e grandes empresas e a sociedade comercial

  33. Gostaria de saber muito de gestao de empresas, passos fundamentais para administrar uma empresa,
    surgimento da gestao, cientistas que deram contributo para gestao(de empresa, publica, comercial e marketing)

  34. Boa tarde,

    Eduardo, sou Pedagoga com especialização em Gestão com ênfase em coordenação. Atualmente atuo como Educadora e Coordenadora, Gostaria de maiores informações sobre Gestão do Conhecimento, pois, estou desenvolvendo um projeto no qual é necessário ampliar possibilidades de inclusão no contexto sócio-educativo.
    Caso haja algum curso on-line sobre o assunto mencionado acima, favor disponibilizar o endereço eletrônico, se não me envie alguns materiais.

    Obrigado.

  35. Sou formado na área de Gestão e consultor Formador nessa área. Gostaria de enrequecer e actualizar cada vez mais os meus conhecimentos.

    Obrigado,

    EF

  36. Prezado Eduardo Jorge Lapa Lima,

    Sou professora,vou ministrar a disciplina Gestão Organizacional na Universidade para uma turma de pedagogia, gostaria imensamente que auxiliasse-me em materias desta disciplina.Ficarei grata.
    Um abraço!

  37. 1. Agradeço informação subjectiva sobre o clima organizacional de uma empresa em diferentes tipos de administração.

    2. O que será, em gestão meio organizacional ou estrutural

    3. Antecedentes da evolução histórica das teorias de gestão.

  38. Bom dia, sou Mocambicano, residente na cidade de Maputo, sou natural da Provincia de Tete, tenho 30 anos de idade,estudante da Universidade Eduardo Mondlane, faculdade de economia, no curso de Contabilidade e financas, neste ano estou a efectuar a cadeira de Introducao a Gestao,reconhecendo a credibilidade da informacao deste site, gostaria imenso que auxiliasse-me em materias desta magna cadeira.

    Bizet Mario Luis
    Contacto: 82 28 93 730
    Rua: Jhon Issa 153
    Cidade de Maputo

  39. Iremos apresentar um seminario deste tema Gestao do Conhecimento e gostaria que você me enviasse um material que viesse nos ajudar…

    Desde já agradeço

  40. Estou no inicio de licenciatura em Gestão, vai ser muito util para mi toda a informação que seja possivel.

  41. Sou estudante de Cont. e Administração no ISP-Instituto Superior Politécnico, em S.Tomé (S.Tomé e Príncipe) e gostaria de ter alguns conceitos práticos sobre a disciplina e não só……

  42. Caro Eduardo,

    Estou fazendo mestrado e minha linha de pesquisa é em gestão do conhecimento.
    Gostaria de saber onde posso encontrar seus livros com mais facilidade?
    Se você possui alguns artigos sobre o assunto que possa me ajudar na minha dissertação?
    Se você pretende oferecer o curso de consultoria que iniciará um turma Senac agora em outubro em outra data? pois esta infelizmente ja tenho compromisso.
    Desde já Agradeço,
    Paula Travassos

  43. No caso de existir algum material que consideram preponderante para principiantes gostaria imenso que mi enviassem por e-mail

  44. Prezado Eduardo Jorge Lapa Lima,

    Estou estudando sobre Gestão do Conhecimento, gostaria muito de obter maiores informações a respeito do curso, se haverá novamente. Caso tenha algum material que possa me enviar por e-mail.

    Desde já agradeço,
    Atenciosamente,

    Luciana Candida da Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *