Métricas de audiência: conheça os conceitos

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Quando se trata de métricas de audiência, os conceitos são uma caixa preta para grande parte das pessoas. O que significam? Para que servem?

Para ajudar a esclarecer, convém mencionar aqui os conceitos mais básicos e um comentário sobre a utilização de cada um deles na hora de analisar os dados de audiência de um site.

Visitor Session

Também chamado de Visit ou Visitas, é um valor para medir a freqüência de visitação no site. Indica quantas vezes as pessoas (por IP ou cookie) visitaram seu site. De acordo com o órgão (vamos chamar assim) que regulamenta as “medidas” para web, o IFABC, um visitor session é o tempo que um visitante (unique visitor) fica no seu site – navegando, fazendo downloads, ouvindo música etc, até que ele fique trinta minutos inativo. Depois deste tempo de inatividade, uma nova sessão é iniciada no próximo pedido do visitante.

Como você pode usar isso? Se você quer saber quantas vezes as pessoas visitam o seu site, como dito antes, cruzando estes dados com os de unique visitors.

Unique Visitor

Número de pessoas (IP ou cookie) que visitaram seu site. Dependendo da ferramenta que você usa para extrair este dado, será utilizado o número de IP (Internet Protocol) ou o cookie (arquivo enviado pelo site para o visitante).

Um unique visitor (ou visitante único) é definido por um IP ou id de cookie único. Se em um dia este IP ou cookie vier duas vezes no seu site, ele só será contado uma vez, porque o unique visitor não mede freqüência, mas quantidade.

Quando se usa o IP para contar visitantes únicos, você deixa de considerar muitos usuários, principalmente os corporativos. Por que?

Normalmente (99,9% dos casos) a empresa usa NAT (Network Address Translation). Ou seja, quando alguém acessa seu site de dentro de uma empresa, o NAT transforma/traduz todos os endereços IP dos visitantes desta empresa em um só, de forma que todos os funcionários daquela empresa são contados como se fossem um só.

Então se você na empresa é o 10.0.9.87, quando for para a internet navegar será considerado o www.xyz.com.br (por exemplo: 200.098.067.098), e seu colega da mesa ao lado, que é o 10.0.9.98, também será o www.xyz.com.br (200.098.067.098). Isso dificulta a medição de unique visitors.

A medição será mais precisa se utilizar cookies, pois cada usuário terá um ID de cookie. Aí basta configurar a sua ferramenta de medição para utilizar este método.

Page Views

Número de páginas visitadas no site, na verdade arquivos que você considera como sendo páginas (pode ser um jsp, um swf, um html, um txt…). Ou seja, configure na sua ferramenta para isso, procure uma ferramenta que suporte estes dados. Uma dica: os softwares da linha WebTrends já vêm configurados e você pode customizar.

Algumas considerações:

– Procure nomear os frames do seu site de forma que possam ser excluídos da medição. Assim você não conta mais page views do que realmente tem e suas análises serão mais confiáveis.

– Separe as áreas do seu site em diretórios, assim você pode medir o número de page views de cada área.

Para que serve:

– Para medir o tráfego pelo conteúdo do seu site, se você fizer uma conta simples chega ao total de páginas por visitor session, ou unique visitor (page views / visitor session ou unique visitor). Com isso você consegue descobrir se os seus visitantes se interessam pelo conteúdo do site.

Average Visitor Session Length (AVSL)

É a média de tempo que seus usuários gastam no seu site. Depende muito do tipo de conteúdo que seu site oferece, então não é o caso de definir padrões.

Mas se você tem um site de jornalismo e as pessoas ficam menos de cinco minutos em média, você está claramente tendo problemas com seu conteúdo. Sites deste tipo têm a média de 10 a 12 minutos de permanência, como é o caso do Webinsider. Em sites deste tipo geralmente os visitantes lêem mais de uma matéria e costumam navegar procurando por elas.

Faça seu visitante navegar pelo site. E aproveite e visite o IFABC. [Webinsider]

Virginia Carcavallo é especialista em webmetrics e analytics.

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