O balanço dos workshops realizados no Rio em junho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Ricardo Saldanha e Vicente Tardin

Seis sábados, onze workshops. Muito esforço na realização, muita satisfação pelos resultados. Assim poderíamos resumir os “Cursos Webinsider”, a primeira iniciativa offline do site, que terminou com um saldo extremamente positivo.



Calor humano é muito importante. Foi gratificante conhecer pessoalmente dezenas de leitores. Saber dos seus projetos, ouvir seus elogios e críticas não tem preço, como diria uma certa propaganda. No intervalo para o almoço, jogar conversa fora no terraço do Hotel Everest, com aquela vista maravilhosa, muito menos. :o)



Balanço



Contamos com a presença de 81 profissionais, totalizando 110 inscrições – média de 10 por turma. Com um número pequeno de pessoas em um ambiente confortável, conseguimos um clima intimista, digno de um “workshop de imersão”, onde houve muita troca de conhecimento, muitos contatos e novas amizades também.



Várias pessoas fizeram mais de um curso, o que nos deixou gratificados. Os elogios ao conjunto de workshops foram constantes, todos afirmando que havíamos conseguido fazer uma ótima seleção entre os principais temas que envolvem a internet.



Conteúdo faz diferença. Muita gente criticou o modelo oposto ao que escolhemos – aqueles cursos onde prevalece a exposição de cases, sem muita transmissão de conhecimento mais profundo. Muitos reclamaram de eventos em que a venda de produtos ou serviços agregados parece a maior preocupação. Felizmente, muito embora contássemos com o apoio de oito excelentes empresas, parece que conseguimos separar bem as coisas, deixando que elas mostrassem suas marcas sem que isso interferisse no aprendizado em si.



Dos doze workshops programados, apenas um teve que ser cancelado por falta de quorum. Apesar do tema interessante (“Web e TI para profissionais de humanas”), o Webinsider ainda não tem uma grande inserção junto a profissionais de RH e áreas afins, público–alvo deste curso.



Sabíamos que o conjunto dos cursos seria um projeto–piloto, onde poderíamos aprender com os erros. Escolhemos o Rio porque estamos aqui, o que facilitou a organização, e estaríamos em um ambiente mais restrito, já que 15% dos leitores residem no Estado. Agora estamos mais experientes para um vôo mais alto.



Os outros onze cursos aconteceram e tiveram excelente avaliação. Pedimos aos participantes que preenchessem um formulário com onze perguntas.



Pedimos também que fossem atribuídas notas para infra–estrutura, para os professores e o evento como um todo. Recebemos uma chuva de notas 10 e muitas notas 9. Nos quesitos ligados ao professor (“domínio do conteúdo”, “desenvoltura” e “atenção aos alunos”), por exemplo, a menor média foi 9,33. Considerando a média geral, de todos os professores, tivemos 9,80, já que muitos receberam 10 de média!



Em outro momento, perguntamos qual seria a nota do evento como um todo. A média geral foi de 9,38.



Participantes



O sucesso do evento, entretanto, não se deve somente ao excelente time de professores. Todos foram unânimes em afirmar que o nível dos participantes também foi excelente, o que ajudou muito a elevar os debates sobre o conteúdo. O público do Webinsider é realmente composto por profissionais plugados no que há de mais novo e instigante.



Outra boa medida do sucesso pode ser tomada a partir da relação de empresas onde trabalham os profissionais que participaram dos cursos, como AgênciaClick, Petrobras, Prodam, Viva Rio, Folha Online, Unisys, Ministério da Saúde, REFER, Texaco, Embratel, Informal, Lumis, Bowne Global Solutions, Andima, Editora Scipione, Ponto Frio, Basics e Telelistas.



Mais um dado importante: quase um terço dos participantes são de fora do Rio. Tivemos inscritos vindos de São Paulo, Minas, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.



Melhorias



Foi um começo muito promissor, mas ainda há bastante a melhorar.



Um canal melhor para tirar dúvidas e fazer inscrições, preferencialmente por telefone, foi a reclamação mais ouvida. Certamente, já sabíamos que isso faria falta, mas optamos pelo contato quase exclusivo via e–mail por motivos de economia. Nos próximos, certamente estaremos corrigindo isto.



Outra constatação: boa parte do público do Webinsider ainda está lutando, como todos nós, para se firmar financeiramente. Assim, o formato de cursos implica em um valor que muitas vezes está acima da capacidade de muitos leitores. Outros formatos, como seminários e palestras, onde o aprofundamento é um pouco menor mas o custo é bem mais acessível, podem ser uma solução.



Por outro lado, comparado aos cursos de mesma duração já existentes no mercado, o preço ficou abaixo da média. E considerando a excelente avaliação dos participantes, a relação custo–benefício (que é o que interessa, não?) foi das melhores. Para o que costumam pagar as pessoas jurídicas, os preços foram baixos.



Também notamos que as formas de pagamento muito variadas e as tabelas de desconto atrapalharam mais do que ajudaram. Precisamos melhorar também aí.



Perspectivas



Atingimos o grau de sucesso e qualidade que esperávamos. Sim, foi cansativo, mas valeu a pena, ficamos felizes. Agora, é recarregar as baterias e partir para o próximo round.



Quando não se tem força suficiente para sustentar uma empreitada mais pesada, o melhor é buscar parcerias. E elas estão surgindo naturalmente: estamos sendo convidados a levar os “Cursos Webinsider” a outros estados, o que só é possível com apoio local.



Nossa próxima parada, ao que tudo indica, será em São Paulo. Já estamos conversando com alguns potenciais parceiros e pretendemos chegar à terra da garoa em outubro ou novembro. Até lá. [Webinsider]




<strong>Cursos Webinsider</strong> (vtardin@br74.teste.website) são workshops de conteúdo analítico, apresentados por autores do Webinsider. Consulte para levar este workshop à sua empresa ou associação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *