Afinal, o que é uma intranet?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Quando lançaram o microondas, muita gente ficou desnorteada. O troço mais parecia uma televisão, mas cozinhava como um forno…. e sem fogo!

Detalhe: ele serve não só para esquentar uma fatia de pizza que dormiu na geladeira, mas também para descongelar alimentos e até para preparar um almoço completo. Mas você conhece alguém que utilize todas estas funcionalidades?

Com as intranets vem acontecendo coisa parecida. Elas podem fazer um banquete, mas muita gente usa mesmo para “fazer pipoca”. Para piorar, o termo “intranet” pode significar várias coisas, aumentando a confusão…

Novas idéias, antigos ideais

Sempre que não temos referenciais claros para algo novo, a tendência é enquadrá–lo nos paradigmas pré–existentes. Embora seja algo natural, comprovado pela psicologia e pelos estudos de comportamento do consumidor, representa uma ameaça à evolução. Portanto, conhecer toda a potencialidade do que quer que seja amplia nossas chances de compreensão, de aceitação e de progresso. E é esse caminho que este artigo quer perseguir.

Vamos começar tentando responder uma pergunta que volta e meia me fazem: o que é uma intranet, afinal? E um portal corporativo?

Ao invés de ficar detalhando funcionalidades – uma chatice completa… – , o melhor caminho me parece ser justamente o comparativo, buscando os tais referenciais que todos nós temos dentro da cabeça, formando os modelos mentais. Em marketing, diríamos que é melhor olhar para os benefícios do que para as características.

Intranet = rede?

Se você conversar com um cara de TI especializado em redes, ele certamente te dirá que intranet é… uma rede fechada de computadores. Coloque dois ou mais micros interligados entre si, mesmo sem qualquer programa de compartilhamento, e está formada uma intranet – do ponto de vista estrito da área de redes.

Às vezes, já baseadas em uma estrutura web, com um site centralizando tudo, as intranets são usadas de forma pontual, para apoiar um projeto específico (com começo, meio e fim) ou como mera porta de acesso a sistemas desenvolvidos também pontualmente. Há algo de errado nisso? Claro que não – para cada necessidade, uma solução…

Mas acho que já deu para notar que não é desses tipos de intranet que esta coluna trata, não? De qual seria, então?

Dando mais um passo, chegamos na intranet que se materializa por intermédio de sites “similares” aos que existem na internet, utilizando a rede interna como infovia e a tecnologia típica da web. Ou seja: não é mais apenas uma rede física, há um “ponto de encontro da informação” com carinha de web, mas restrito ao ambiente da corporação. E têm, em maior ou menor grau, o objetivo de servir a empresa como um todo.

A faca, o pão e o sangue

Já vimos aqui, na série A intranet, de prima pobre a popstar, que a partir deste ponto é como jazz: há muitas variações sobre o mesmo tema.

Portanto, não seria nada demais afirmar que uma intranet não é, ela pode ser… Complicado? Nem tanto. Pense numa faca. O que ela é? Se usada para passar manteiga no pão, posso afirmar que é um utensílio doméstico. Se utilizada para apunhalar alguém, torna–se uma arma mortal. Bem diferente, não? Pois é aqui que está o interesse da coluna: avaliar as variações e tentar mostrar até onde uma intranet/portal corporativo pode ir. Este sempre será um assunto recorrente por estas paragens.

Intranets são assim: não raro, refletem o perfil da empresa, são uma espécie de simulacro da estrutura e da cultura corporativa. Como “cada um é cada um”, cada intranet é uma intranet, não existem duas iguais e muito menos receita de bolo para o sucesso.

Assim, empresas muito “caretas” (ou seja, ainda muito presas ao modelo industrial, onde prevalece o controle, a hierarquia e a departamentalização) usam a intranet para… controlar! Ou para esquentar a pizza, como queiram. :o) Outras, mais arejadas, já começam a incluir produtos, serviços e a caminhar em direção a um maior empowerment dos funcionários/colaboradores.

“E os portais corporativos?”, você deve estar se perguntando. “São ótimos”, eu respondo de pronto. Eles trazem toda a potencialidade da TI para as intranets e fazem uma conexão mais forte com o negócio da empresa. Apoiam processos, realizam controles (sim, controles são fundamentais, desde que não sejam uma obsessão) e fazem maravilhas. Mas não se engane: quem dita o que uma intranet/portal é ou deixa de ser não é um software melhor ou pior, assim como não é a faca que dita sua função, mas sim a mão que a segura.

Portanto, pensar em intranets e portais nos levará sempre a pensar também em administração de empresas, endomarketing, processos, comunicação interna, cultura organizacional, gestão do conhecimento e afins. É neste contexto que ela ganha destaque e deixa de ser “mais um sisteminha”. Queremos ver até onde os microondas podem ir, muito embora seja ótimo poder esquentar a pizza e fazer pipoca rapidinho…

Para fugir da confusão que a terminologia pode criar, nada melhor do que separar alhos de bugalhos. Aliás, o termo “Portal Corporativo”, neste caso, representa um avanço, já que deixa claro que não estamos mais falando de rede física (portais evocam a idéia de sites grandes) e nem de algo pontual. Mas nem tudo são flores: ao usar o termo “Portal”, novas dúvidas aparecem, já que remete ao paradigma dos portais da internet, que são bem diferentes. O que nos leva de volta ao início: novas idéias, antigos modelos mentais…

O futuro

Não, não estou falando do futuro das intranets, mas sim o desta coluna. No próximo artigo, vamos procurar esclarecer um dilema fundamental: intranets são ferramentas da empresa ou dos funcionários? O que pode ou não estar nelas?

Quem viver verá… até! [Webinsider]

.

Ricardo Saldanha é especialista em Digital Workplace e ex-presidente do Instituto Intranet Portal. Atualmente atua como Key Account na Totvs Private.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

92 respostas

  1. Texto de difícil compreensão… Muito floreado e chato de ler. Sugiro ao autor que seja mais direto.
    Como disse nosso amigo Ernesto Daniel Secchi
    *********************************************
    Uma Intranet é uma plataforma de rede independente, conectando os membros de uma organização, utilizando protocolos padrões de internet.

    A intranet, é uma porção de uma rede de uma organização dentro de um firewall. Intranets são estabelecidas como uma mini-internet.

    Uma intranet tem as mesmas capacidades de uma internet, sendo que a diferença entre elas se encontra no fato de que a intranet é usada dentro de organizações. Por isso, o gateway para a informação corporativa não precisa ser global.

    Era só o nosso amigo falar isso.
    Que mania de conplicar as coisas.
    ************************************************

  2. Amigos,

    Se vocês se interessam pelos temas que venho tratando aqui no Webinsider desde 2002, é provável que gostem dessa dica:

    http://www.intranetportal.org.br

    Trata-se do portal unificado do Instituto Intranet Portal, onde há um mar de informações e opções relacionadas ao tema.

    Nos vemos por aqui – e por lá também, asssim espero.

    []s,
    Ricardo Saldanha

  3. Na minha empresa consigo acessar todas as paginas que tem o nome de intranet .
    possivelmente cosigo acessar qualquer site se conseguir um redirecionador com o nome de intranet certo ?!

  4. Falou, falou, falou, escreveu, comentou, dialogou, até cantou e rimou, mas não disse absolutamente NADA. Esse cara sabe realmente o que é uma INTRANET? Afinal, o que é uma INTRANET? Olha, não perguntem para ele não viu.

  5. Realmente este artigo é bastante esclarecedor para leigos. O autor é um excelente professor. Fazendo as comparações que faz, facilita muito a compreensão. Muito obrigado.

  6. bom no inicio estava meio em duvidas
    mais entedi valeu ai a esplicação ajudou bastante
    no meu desinpenlho…abraço a todos

  7. Gostaria de saber se em meu computador residencial poderia eu montar uma intranet, pois parece ser bem facil as explicações, mais a pratica, talvez se de bem mais dificil do que esperado. o interessante seria em por onde começar.

  8. O QUE É INTRANET.

    Intranet, é uma espécie de Internet privada que utiliza os mesmos protocolos e padrões da Internet pública, são a mais nova e importante plataforma corporativa desde a introdução dos computadores pessoais no ambiente dos negócios. Intranet é a conectividade da força de trabalho de uma corporação, conecta pessoas com pessoas e pessoas com informação.

  9. Olá Ricardo, não deve ter ficado Frustrado não é mesmo? pois existem pessoas que falam, lêem e escrevem em Um bom Português, mas não conseguem enteder o que outras pessoas escrevem.

    no entanto, um garoto de apenas 10 anos leu o artigo e me explicou exatamente o X da questão

    sem mais

    abraços a todos(a)!!!

  10. GOSTEI DO TEXTO E MELHOR AINDA DA EXPLICAÇÃO! CLAREOU BASTANTE A IDÉIA EM QUE TINHA SOBRE INTRANET. OBRIGADA E ESTAREI SEMPRE ACESSANDO ESSE SITE!

  11. gostei da materia,mas ainda deixou um pouco de dúvidas, principalmente pra quem tem q estudar para fazer concursos, vc deveria ter sido um pouco mais claro na explicação, mas mesmo assim valeu.

  12. Poxa. O Ricardo com certeza tirou Deizão no vestiba na redação. Valeu Ricardo. Mas como é que funciona a intranet? :{

  13. Estou com o mesmo problema que a Ariana lá em cima!!!
    Gostaria se possível pudesse enviar materiais para meu e mail sobre intranet e principais navegadores,já que, vou fazer concurso público e estou com dúvidas sobre assunto.

  14. Olá gostaria se possível pudesse enviar materiais para meu e mail sobre intranet e principais navegadores,já que, vou fazer concurso público e estou com dúvidas sobre assunto.

  15. Olá gostaria se possível pudesse enviar materiais para meu e mail sobre intranet e principais navegadores,já que, vou fazer concurso público e estou com dúvidas sobre assunto.

  16. Achei interessante o assunto, já que vou prestar concurso público e sem dúvida me esclareceu sobre o assunto, já que cairá algo sobre isso. Muito bom.

  17. Achei o artigo bom mas não trata o assunto direto, são poucos exemplos reais, gostaria de exemplos sobre o que posso ter na intranet.

    obrigado

  18. Olá
    Gostei deste artigo que foi esposto de forma clara e simples, de forma que qualquer pessoa que lê tem condições de entendimento.Parabéns, pois quem escreve, escreve para outro ler e entender. Não adianta nada você escrever um monte de palavras bonita cheias de termos técnicos e quem ler não entender bulunfas nenhuma.
    Vá enfrente você leva jeito para a coisa, já pensou em ser professor ou palestrante ou as duas coisas?

  19. Olá!
    gostei muito mais ?

    Vou fazer um concurso público,gostaria de uma informação mais simples sobre a Intranet(do tipo curta e grossa).Espero resposta breve se possível.
    POR FAVOR MANDA RESPOSTA!
    Obrigada!

  20. Ola meu amigo, gostei muito da materia me esclareceu muito mesmo muita coisa.

    Mais vou colocar aqui minha duvida, se vc puder me ajudar eu agradeceria!

    Na minha Cidade a internet é muito ruim, trabalho numa escola de informatica onde temos que ensinar o basico de Internet. Ai qual foi a minha ideia criar um site com um servidor de E-mail que rodasse totalmente na rede local. não sei se isso é possivel, mais espero que sim, pos é impossivel entrar com mais de 10 alunos na Internet sem ficar extremamente lento, já tentamos comprar até um link direto da embratel, mais ela num quis vender alegando que ja tinha excedido o limite de vendas de links por ela!

    mais se vc puder me ajudar eu agradeceria, um grande abraço e sucesso!

    meu email: gils_a@yahoo.com.br

  21. Olá!
    gostei muito mais …

    Vou fazer um concurso público,gostaria de uma informação mais simples sobre a Intranet(do tipo curta e grossa).Espero resposta breve se possível.
    POR FAVOR MANDA RESPOSTA!
    Obrigada!

  22. Super interessante,
    O importante é usá-la nao somente como meio interativo entre operadores, mas entre seres humanos, que pensam, amam e agem, deve ser utilizada como meio de entender as pessoas atraves da maquina estimuland0 na imaginaçao do ser sua necessidade do afeto, do sentir-se no lugar do outro de estar ao lado. o afeto neste caso seria a simulação da proximidade presencial, o carinhoso abraço.

  23. Olá, estou estudando para concurso, foi ótima a matéria, com certeza contribuiu e muito para o meu aprendizado.
    Grde abraço

  24. Ótima matéria, me serviu como ponto de partida para meu trabalho de intranet.
    Gostaria de receber um material um endereços de sites mais expecificos sobre o assunto. Grde abraço

  25. Olá!estou estudando para um concurso,e se possivel gostaria de receber mais informações sobre intranet
    ok?
    Agradeço desde ja!

  26. Estamos em processo de criação/implantação da intranet na nossa empresa. Gostaria de receber sugestões de temas que devem constar no intranet.

    PARABÉNS PELA MATÉRIA MUITO ESCLARECEDORA!

  27. Olá Ricardo,

    Realmente há pessoas que ainda confundão o significado de uma intranet e qual a sua função para uma empresa.

    O importante é estarmos sempre discutindo os conceitos e esclarecendo as dúvidsa dos usuários e colaboradores que utilizam essa ferramenta.

    Acredito que a intranet pode ser uma base de apoio para ambos, empresa e colaboradores, já que os acessos de cada usuário pode ser definido ao ser criado.

    []s

  28. Adorei a explicação, agora eu já tenho um certo conhecimento sobre a intranet que antes não sabia nada, no entanto tenho algumas dúvidas até pela forma que foi explicada, prefiro um ensinamento mais tecnico, valeu pela informação…..

    Fico aguardando recebimento de materias de apostilas etc….

    Preciso me aprofundar muito sobre esse assunto.

  29. Vou fazer um concurso público,gostaria de uma informação mais simples sobre a Intranet(do tipo curta e grossa).Espero resposta breve se possível.

    Obrigado!

  30. muito ruim a intra net só serve para bloquear sitesss….
    apesar de ter tenha para acesso…mais muito ruim..pior coisa q jah vi na minha vida pior q tds os tipos de virus…
    e bloquea sites ainda por cima….

  31. Stou pesquisando sobre intranet para um concurso e achei super interessante sua matéria . Gostaria d saber mais poderia ser?

  32. Adorei essa matéria da Intranet, bem objetiva e casual, respondeu minhas duvidas e aflorou meus conhecimentos. OBG….

  33. Pessoal,

    Como autor, fico feliz em ver que o artigo tem ajudado muita gente – obrigado pelos comentários positivos.

    Entretanto, vejo também que há um bocado de gente querendo encontrar no artigo uma abordagem puramente técnica, de TI, sobre o que é uma intranet – principalmente os que estão se preparando para concursos.

    Uma releitura deixará claro que meu objetivo é contextualizar as intranets muito além dos limites de TI, quando o foco é colocá-las a favor do negócio da empresa. Logo, o artigo tem mais a ver com estratégia e foco no usuário do que com questões estruturais das intranets.

    Para os que desejam uma visão técnica, sugiro a Wikipidia ou mesmo o 16o. comentário, quando o colega descreveu uma visão puramente técnica de uma intranet:

    Uma Intranet é uma plataforma de rede independente, conectando os membros de uma organização, utilizando protocolos padrões de internet.

    A intranet, é uma porção de uma rede de uma organização dentro de um firewall. Intranets são estabelecidas como uma mini-internet.

    Uma intranet tem as mesmas capacidades de uma internet, sendo que a diferença entre elas se encontra no fato de que a intranet é usada dentro de organizações. Por isso, o ?gateway? para a informação corporativa não precisa ser global.

    Espero ter ajudado.

    []s,
    Saldanha

  34. Vou fazer um concurso, e gostaria de saber tudo sobre INTRANET. De conceitos, utilidades, etc. Respota até o dia vinte de julho.
    Muito obrigado!

  35. achei a materia mto cheia d enigmas, esclarece um pouco o pensamento sobre algo ainda desconhecido por mtos (inclusive por mim), parece ate a internet quando foi popularizada todos pensavam ser um bicho de sete cabeças, mas apesar de ser algo simples ate hj eh mto vaga na concepçao de mtos. em resumo, a materia poderia ser mais esclarecedora, a complexidade dela, leva a falsa impressao d q a intranet e algo superior a nos e q somente os mais dotados e q terao como tirar dela o maximo q ela pod dar.

  36. achei a explicaçao de RICARDO SALDANHA muito vaga, mas valeu….teve um comentario que explicou mas, ERNESTO DANIEL, tambem dou meu obrigado.

    RICARDO SALDANHA caso seja possivel mande uma email me explicando sobre intranet de novo, vou prestar o concurso do banco do brasil e devo estudar sobre esse assunto.
    se der muito obrigado…meu email – marcosreza666@hotmail.com

  37. NO INICIO ACHEI QUE IRIA ENTENDER BEM O ASSUNTO, MAS DEPOIS ACABEI ME PERDENDO OU SEJA ACHO QUE DEVE SER MAIS FÁCIL A COMPREENSÃO DO ASSUNTO. PORQUE SÃO LEIGOS QUE GERALMENTE PROCURAM ESTE ASSUNTO NA NET. ESPERO QUE SIMPLIFIQUEM MAIS.
    ABRAÇOS !!!

  38. Ricardo,

    Parabéns pela bela explicação sobre as utilidades e importância da Intranet.
    Pedirei licença para ler seu texto em reunião que estou agendando com minha gerência, afinal, preciso mostrar que a Intranet pode ir muito mais além do que estamos desenvolvendo.

    Enfim, correndo atrás do meu trabalho!
    Estarei aqui lendo seus artigos!
    Abraços,

  39. Quero algumas dicas de como montar uma Intranet, e quero saber um site que possa estar me mostrando como funciona melhor uma Intranet ou o visual de uma.
    Eu também quero sabe o link da materia, Intranet sao ferramentas da empresa ou dos funcionarios?

  40. Tenho lido bastante suas matérias, estou elaborando um trabalho sobre o assunto, o q tem me ajudado bastante, na minha opinião você deveria divulga mais os endereços pois essas informações são hiper importantes e algumas pessoas não conhecem o seu trabalho… bjs

  41. Prazer ,bem vamos direto ao asunto,estou cursando computaçao e minha professora me designou um trabalho sobre INTRANET e gostaria que vc me manda-se mais conteudo a respeito disso.Brigado por sua atençao,cordialmente Anderson.

  42. Estou realizando um trabalho sobre S.I. e preciso fazer uma conclusão sobre uma empresa que não proporciona no próprio site a condição do futuro aluno de fazer matrícula, reserva de vaga, consultas de disciplina, notas, retirar documentos para pagamentos e afins no sistema on-line, tornando assim uma empresa burocrática e complicada forçando o deslocamento para a unidade ou solicitação de informação através de telefone ou e-mail.
    Qual tema eu devo abordar e recomendar para que possa tornar uma empresa mais dinâmica, Intranet ou extranet? Qual delas é a responsável direta por esta função? Se não for nenhuma desta qual é o sistema mais apropriado?
    Obrigado(a),

  43. Fico muito grato pela materia esclareceu-me sobre esse novo conseito de intranet, que uma professora de TI do curso (ADM de micro, peq. e medias empresas) que eu estou fazendo nao conseguia me explicar.

  44. Boa a matéria, porém poderia ser mais narrativa e menos dissertativa. De qualquer forma é a minha opinião e não representa, de maneira alguma, a verdadeira intenção do autor. Parabéns… Valeu!

  45. Muito bom, mas, ainda tô com duvidas!!! A intranet é uma rede usada dentro de uma empresa em todos os funcionários possam ter acesso às informações internas?? Ou contidas na página da empresa na web ou é uma integração do sistema de progamas usados na empresa?? Dá possibilidade de comunicação entre funcionários dentro da empresa?? Pode ser acessada de um pc fora da empresa?? ……

  46. Gostei muito da matéria, preciso saber como fazer para instalar um software para intranet em uma empresa, e também saber mais informações sobre INTRANET.

  47. Gostei muito do artigo. Estou estudando para um concurso e não sabia o que era uma intranet. Valeu mesmo!!!

  48. Achei um ótimo software para intranets, o Plone: http://plone.org

    Instalei ele e já estou usando aqui na intranet da empresa. Super fácil e permitiu que todos os funcionários pudessem compartilhar conhecimento e informações.

    Fica a dica…

  49. Adorei a Matéria.

    Preciso fazer meu TCC este ano na Faculdade e não sabai o que fazer até ler esta matéria sobre Intranet, pretendo fazer sobre esse assunto. Gostaria de receber material sobre intranet,e preciso de informações.
    obrigado.

  50. Gostei muito da matéria. Agora vo começa a fazer faculdade e isso certeza que sera abordado. Então por isso gostaria de estar por dentro desse assunto, e qualquer novidade relacionado eu gostaria de receber. Obrigado

  51. Uma Intranet é uma plataforma de rede independente, conectando os membros de uma organização, utilizando protocolos padrões de internet.

    A intranet, é uma porção de uma rede de uma organização dentro de um firewall. Intranets são estabelecidas como uma mini-internet.

    Uma intranet tem as mesmas capacidades de uma internet, sendo que a diferença entre elas se encontra no fato de que a intranet é usada dentro de organizações. Por isso, o gateway para a informação corporativa não precisa ser global.

    Era só o nosso amigo falar isso.
    Que mania de conplicar as coisas.

  52. Minha nossa, terminei o texto e ainda estou esperando a explicação do que é realmente uma intranet.
    Pra mim só blablabla.

  53. gostaria que me enviasse mais explicaçoes sobre intranet, estou estudante para um concurso e preciso estudar sobre intranet.

  54. Ai pessoal, gostei, aprecio uma linguagem direta, simples que atende a curiosidade de todos, a materia tem este carater esclarecedor. Tem que dar nota? vou dar 9.0, porque se desse 10.0 estaria dizendo ao autor que ele está pronto, nao precisaria estudar mais nada. Como a Ciencia requer constantes pesquisas e o tema é muito novo, vamos descobrir mais? para qualquer

  55. Pessoal,

    Meu e-mail de cadastro aqui no Webinsider estava com um erro e só agora comecei a receber os comentários – logo, mil desculpas ao pessoal que escreveu antes e esperava um contato.

    Material sobre intranet há muito aqui no Webinsider – e também no http://www.intranetportal.com.br, no http://www.intranetjournal.com e em outros afins. Sugiro a visita.

    Quanto à questão do TRE, espero que você tenha recorrido, pois me parece claro que é uma das definições possíveis para intranet (eu também marcaria verdadeiro).

    Até +, pessoal, continuem comentando este e outros artigos da coluna – é gratificante!

    []s,
    Saldanha

  56. Olá caro internauta,
    stou bstnte content com a matéria, gostaria de receber o passo a passo da contribuição da INTRANET para a comunicação entre banco de dados, SPCIFICAMNTE NO CASO DE CADASTROS PESSOAIS EM EMPRESAS.
    Siga em frente, e permita-me defender um bom projeto!
    bjos! Elaine

  57. Gostei muito da máteria. Estamos fazendo um trabalho em sala de aula com base em seu texto A intranet, de prima pobre a popstar esse artigo me exclareceu algumas dúvidas que tive durante a elaboração do trabalho. Um abraço, muito obrigada!

  58. Uma questao de concurso de TRE disse o seguinte:

    Întranet eh uma rede CORPORATIVA que se utiliza da mesma tecnologia e infra-estrutura de comunica~cao de dados da Internet, mas restrita a um mesmo espa~co f~isico de uma empresa.

    Verdadeira ou falsa

    Coloquei verdadeira e o gabarito diz que eh falsa.

    Se realmente estiver correta eu poderia recorrer.

    Conto com sua ajuda urgente. Prazo limite amanha.

    Muito obrigado.

  59. parabéns pela materia>
    Gostaria de receber material sobre intranet, pois estou fazendomeu tcc sobre esse assunto, e preciso de informações.
    obrigada

  60. Bom, de certa forma é necessária e pode ser usada de uma forma ambígua, mais o poder de comunicação que uma rede nos dá é fantástico, pena que a tendência é fazer as pessoas vicarem viciadas em N coisas que vc pode imaginar que não produzem nada, só perder tempo!… As Intranet tem que ser usadas para fins racionais não apenas integrar um grupo, mais tb para trocas de idéias…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *