Um sistema warehouse chamado Z.E. 6.0

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

WMS quer dizer warehouse management system ou sistema de gerenciamento de depósito. Em termos mais técnicos, um WMS é utilizado para controlar inventário, fazer recebimento de mercadorias vindas do fornecedor, conferência, endereçamento físico dentro do estoque, separação dos produtos pedidos e sua expedição. Na prática, é o software utilizado para gerir um produto no depósito, da entrada até saída.

Já na vida real…

Em tempos de internet, apesar de batido o discurso sobre a necessidade da tecnologia para competitividade e sobrevivência no mercado, muitas empresas continuam (con)vivendo com suas velhas práticas. Às vezes por barreiras culturas, outras por custo e, muitas simplesmente porque acham que não precisam (o que pode ser verdade em muitos casos).

Naquele finalzinho de 1999, em função das compras urgentes para atender os pedidos de Natal do e-commerce onde trabalhava, conheci pessoalmente o depósito de muitos distribuidores. Geralmente localizados na região central da cidade, eram grandes e com estoques enormes, exatamente do jeito que precisávamos naquele momento.

A minha primeira visita a um deles foi marcante. Chegamos com um pedido de algumas páginas enviado antecipadamente por fax. Lá, recebemos a confirmação de que o encarregado estava acabando de separar nossas coisas e que poderíamos buscá-las em uma hora. Fiquei impressionado, pois nossos fornecedores usuais levavam alguns dias para aprontar uma entrega daquelas. Pensei que a automatização estivesse bem azeitada. Que nada!

Ao questionar sobre o sistema de gestão do depósito (WMS), responderam-me que era um tal de Z.E 6.0 e apontaram para o computador que estava ao lado um velho senhor. Claro, caí no trote… o Z.E 6.0 era o apelido daquele senhor: o seu Zé com seus sessenta anos de idade!!! Ele tinha de empresa mais do que de vida, conhecia o depósito como a palma da própria mão e sabia onde estava cada produto. De quebra, ainda conferia e embalava os pedidos. Já o computador, nunca foi usado antes por resistência dos funcionários.

Numa das últimas visitas que fiz àquele distribuidor antes do Natal, levamos um pedido bem grande. Como a espera seria muito maior por não termos enviado a lista antecipadamente, resolvemos colocar a mão na massa e separar nós mesmos parte do que iríamos levar. Se aquele velhinho poderia fazer o trabalho tão rápido, porque nós jovens que somos não conseguiríamos? É…

Naquele dia, o seu Z.E 6.0 sofreu uma pane por sobrecarga de consultas (nossas) e abriu o bico, enquanto que nós sabichões digitais penamos para entender a simples lógica de como funciona um depósito de verdade. [Webinsider]

<strong>In Hsieh</strong> (in@uol.com.br) foi fabricado no Brasil com peças chinesas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. boa noite na impresa onde eu trabalho estao tentando implantar separacao como sistema wms mais tem um prolema e que sepre cai o sistema e ai entao o coletor para e trava reeniciando novamente
    por favor me diga qual seria o problema que estaria travando o sistema aponto de pararmos com toda operacao e fazermos no manual
    porque sera que o sistema para o que eu deveria fazer lembrando que a impresa e do rio e a central wms fica em sp sera que eu devo colocar uma sentral no rio tambem
    te aguardo e um muito obrigado !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *