Sete regrinhas para as empresas sem noção

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Nunca se fez tanto site no país. O pessoal já nem cobra por página, mas pergunta: quantos metros de códigos e quantos quilos de banners? É para viagem?

Desde que a internet comercial aportou no país, em dezembro de 1995, temos quase 506 mil domínios registrados na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Desses, 461 mil são de empresas, com mil efetivados por dia, quase 19 mil novos por mês. Veja mais em registro.br/estatisticas.html

Domínio é aquele nome do site (www.algumacoisa.com.br). Note, etretanto, que nem todo site tem um: www.algumacoisa.com.br/~alguem.

Ou seja, podemos multiplicar (por muito) a quantidade real de endereços comerciais que estão por aí carentes de atenção. A crise é a mãe de todo desenvolvedor de página. O dono da empresa pensa: “Preciso ampliar minhas vendas, vamos para a internet! Peça um orçamento!”

Um ano depois, dinheiro gasto, pergunta–se: quantas pessoas visitaram o site, tirando a família e os amigos? Quantos negócios foram efetivados? Poucos? Conclui o dono: “Precisamos agora dar uma incrementada. Chama o primo de fulano que agora ele está arrebentando no flash!”.

Como estão na moda os livros de web–ajuda, eis aqui o início do meu – “As sete leis para uma homepage de sucesso” –, que será vendido do profissional liberal à megacorporação:

1 – Apresente logo na página principal quais são os produtos e serviços.

2 – Defina qual é a ação (ou ações) prioritária (s). Ou melhor, o que deseja que o visitante faça? Se cadastre na mala direta? Compre o produto na sua loja eletrônica? Peça um orçamento? Ofereça em diversos locais a opção do clique nessa direção.

3 – Apresente referências. Quem são os clientes atuais e antigos? O que eles acharam? Se QI (quem indica) já é importante pessoalmente, imagina a quilômetros de distância.

4 – Coloque sempre a referência física em vários locais do site: telefone, e–mail, endereço completo. Não se esqueça do ditado: em terra de cego, ninguém tira a carteira do bolso!

5 – Analise com quais palavras–chaves o público principal vai procurar você no Google e em outras ferramentas de busca. Escreva–as em diversos locais estratégicos para que possam lhe achar.

6 – Utilize com inteligência as metatags – os códigos do topo do HTML – principalmente o título e a descrição. E crie uma estratégia para que outros sites criem links para o seu endereço virtual.

7 – Não encare sua web como um quadro estático na parede. Ela precisa de ajustes constantes. Torne–a um filme em sequência e não uma foto estática. Saiba que os concorrentes estão aprendendo com os acertos e os erros dos outros, incluindo o seu.

Por fim, escolha bem o desenvolvedor. Lembre–se sempre do objetivo principal e não se deixe levar pelo canto da e–sereia. Deixe claro para o sobrinho do seu primo que a idéia não é ganhar o prêmio iBest ou estar na ponta da tecnologia da rebimboca do Flash em XML da parafuseta digital.

Como diz uma amiga – tem muita gente que cria homepage, mas não sabe exatamente o que elas comem. [Webinsider]

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. A internet é uma poderosa ferramenta de marketing e vendas, sem limites geográficos. Segundo Bill Gates, “em poucos anos haverá dois tipos de empresas, as que fazem negócios pela internet e as que não fazem negócio algum”. Meu nome (digite: *paulozambroza no google) e veja que apareço milhares de vezes nas buscas. Trabalho criando sites para micro empreendedores e realmente concordo com esse artigo!
    abraços

  2. sem dúvida muito útil e real seu artigo.
    e sem dúvida maior será de muita utilidade pra minha pessoa já que meu sonho e integrar-me de vez no ramo
    da Web =D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *