A incrível história da promoção que deu errado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Johan de Boer, famoso joalheiro holandês, pensou em uma promoção de comemoração para os 10 anos de sua joalheria e também para aumentar o movimento de clientes. A idéia logo apareceu. Era cara, mas não tinha como dar errado – os clientes viriam voando para a loja.

Ele planejou enviar diamantes para cerca de 4 mil de seus melhores clientes. A maior parte deles falsos, apenas 200 verdadeiros. Junto seguia uma carta informando que a pessoa deveria comparecer à loja para verificar se o diamante era autêntico.

Dias depois das cartas terem sido enviadas, apenas 35 clientes apareceram. Johan achou estranho. Como? Entre meus clientes, menos de 1% somente estão interessados em saber se ganharam um diamante de verdade?

O joalheiro ligou para seus clientes e descobriu que alguns nem sequer abriram a carta; outros não acreditaram que aquilo poderia ser verdade. Os diamantes, falsos ou não, foram parar no lixo.

Que desespero, a promoção que tinha tudo para dar certo foi por água abaixo. Numa conversa com um amigo lamentou o ocorrido. Este amigo comentou com um vizinho, por sua vez um repórter de jornal. O repórter ficou interessado pela história e procurou Johan, que no início ficou receoso de se expor. Todos ririam dele. Mas o que tinha a perder?

A volta por cima

A matéria foi publicada e em pouco tempo todos já sabiam do fracasso da campanha de Johan. O boca–a–boca sobre a possibilidade de encontrar diamantes no lixo foi contagiante. No final da história as pedras verdadeiras não foram encontradas, mas a promoção de Johan foi um dos fatos mais comentados da semana. A joalheria finalmente encheu.

Esta história mostra que mesmo quando você acha que tudo deu errado ainda é possível reverter a situação. Até o erro pode se tornar um caminho correto para atingir o objetivo. Conseguir isto não é fácil – Johan deu sorte (ou até planejou) ao conseguir que sua “péssima” campanha virasse notícia. Muitos não gostariam de se expor (arriscar) tanto.

Na vida poucas coisas saem como o planejado. Se você tem uma idéia que parece arriscada e carrega uma certa dose de originalidade, capaz de fazer com que pelo menos uma pessoa se anime para comentar com a outra, acredite e vá em frente. E se ela der errado, torça e se esforce para encontrar o caminho para dar a volta por cima.

A história dos diamantes desprezados pode ser conferida em maiores detalhes em português na BBC e em inglês na Ananova. [Webinsider].

Alexandre Pajola é o CEO do oHub.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. O cliente é uma caixinha de surpresas, já dizia JOSEF cLIMBER ( O Homem que não desiste nunca..),temos que estar preparados para o imprevisto !
    Na vida temos sempre que planejar e fazer uma análise de campo, para sabermos se o negócio, a namorada que queremos ter, o carro que queremos comprar é o ideal e não existe armadilhas para uma furada, pois devemos ser como Lobos , investigar o ambiente antes de entrarmos no campo, assim não teremos surpresas ou poucas surpresas, porque estaremos um pouco preparados para os imprevistos que a vida nos proporciona… e tenhamos garra pra errar se for o caso e dar a volta por cima , valeu…meu nobre !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *