Lançar um website é uma espécie de festa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O que um casamento tem a ver com a web ou com a confecção de um website? Nada? Bom, depois de estar presente em um casamento recentemente, verifiquei que existem muitos pontos em comum. Certamente são pontos inerentes ao processo de criação e planejamento de qualquer evento ou produto, mas tenho certeza que depois de ler esta analogia entre o casamento e um site você vai ficar atento às cerimônias. E, caso vá se casar, é melhor pensar no processo de criação de um website e bater um papo com um profissional web.

Vamos ver o casamento passo a passo:

  • Estudo de viabilidade: quanto vai custar o evento
  • Benchmarking: o que as outras pessoas fizeram nos seus casamentos de mais legal
  • Conteúdo: o que vai ter no casamento
  • Adequação: a festa deve estar adequada aos noivos e aos convidados ou vice?versa?
  • Registro: é preciso fazer o registro do casamento em algum lugar
  • Comunicação: envio de convites e informe a sociedade
  • Webmaster: tem que ter um padre, não é?
  • Administração de conteúdo: alguém precisa tirar fotos e registrar os fatos
  • Acesso: só entram convidados
  • Interatividade: foram convidadas muitas pessoas e é preciso interagir
  • Acessibilidade: não adianta fazer uma festa na Bahia se os seus convidados e os noivos moram em Pernambuco
  • Atração: festa
  • Lembrança: dar algo para o visitante é muito importante

Bom, realmente um site para ser desenvolvido passa por algumas destas fases. Durante a cerimônia pude questionar outra coisa: será que realmente, no casamento, os noivos se preocupam com os convidados? Afinal, o casamento está sendo feito para eles, pois se não o fosse os noivos iriam sós e pronto, tudo resolvido. Entendo que o casamento é uma forma de mostrar para a sociedade o evento, então a sociedade é o público?alvo, ok? Também acho que sim, mas não foi o que constatei.

Verifique alguns pontos coerentes ou discordantes da cartilha de um bom site:

– No início eu falei que ouvia o padre, e era verdade. Mas não conseguia ver os noivos, apenas ouvir o padre, pois atrás deles estavam dois fotógrafos, cada um com um iluminador e dois filmadores, também com seus iluminadores. Na verdade acho que os noivos queriam registrar para eles a festa e esqueceu do público que foi convidado. Este é o grande pecado de um profissional de web quando não entende seu público e acha que tudo que é feito por ele é bom. O casamento pode ter sido lindo, maravilhoso e grandioso, mas a sorte dos noivos é que eles só se casam uma vez apenas, caso contrário teriam que fazer um grande esforço para ter audiência novamente.
– A cerimônia do casamento se compara às introduções intermináveis que fazem em Flash. Poucos adoram. Na verdade, apenas aqueles que se interessam diretamente pelo assunto. A grande maioria deseja que a introdução acabe logo para ter início o grande momento de interatividade e busca de novas experiências. Talvez por isso a noiva evite atrasar tanto hoje em dia.
– O acesso para estas festas é bastante rígido. Dificilmente uma pessoa que não seja “cadastrada” entra e verifica o conteúdo do evento. Mas é preciso ter pessoas para entrar em sua festa e para isto é importante criar uma rede de relações boa e que aceite seu convite para viver os momentos festivos. Dependendo do tipo do público e este sendo misto, crie outras atrações para eles, dando acesso ao evento dependendo do seu perfil.

– Realmente o melhor do evento é a festa. Os noivos estão preocupados em garantir que os seus convidados tenham uma experiência positiva através de boate, perucas, DJ e iluminação. Da mesma forma um profissional de web deve pensar. Conteúdo ainda é a fórmula mágica para se ter audiência em sua festa/site.

? E as lembrancinhas? Estas estão cada vez mais chiques. Torna?se muito importante dar algo em troca para os convidados. Algo que transmita o sentimento de “obrigado por estar aqui”. Afinal, as pessoas deixam de fazer outras coisas para estar ao seu lado e certamente se importam com você e com o que tem para falar.

? Lua de mel! Deixem esta parte para um outro artigo!

Enfim sós! Quando for iniciar o desenvolvimento do site, pense sempre com quem você estará se comunicando ou casando. Busque criar um relacionamento direto e verdadeiro com esta pessoa e lembre?se que em um casamento se promete amar o outro na saúde ou na doença, na pobreza ou na riqueza, na alegria ou na dor, nos topwebs ou nos bugs também. Assim, só uma coisa é certa: serás feliz para sempre. [Webinsider]

.

<strong>Claudio Nossa</strong> (claudio@inpromo.com.br) é administrador, professor universitário e mantém o blog <strong><a href="http://www.midiasativas.com.br/" rel="externo">Mídias Ativas</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Olá, Claudio!
    Ninguém comentou seu texto, mas eu achei super interssante sua analogia.
    Se você ler este recado, gostaria de entrar em contato pois quero e preciso criar um site.
    Obrigada,
    Tânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *