Organização pessoal: quando o homem empaca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Profissional de internet é aquela pessoa que possui uma lista de tarefas quase impossível e por isso acaba escolhendo as mais fáceis, urgentes ou agradáveis. Até aí nada demais. Mas se as tarefas mais estratégicas vão sendo sempre adiadas, problemas podem aparecer. Tarefas pessoais entram no mesmo caso. Você conhece alguém assim? Muitas pessoas vivem a expectativa de um futuro que existe apenas nos pensamentos e esperanças e deixam as atividades do dia–a–dia para depois, pensando:

– Amanhã eu faço
– Ainda não estou pronto
– Ainda não está no momento . . .

Para situações assim, pense que o futuro começa no passado e que hoje é o momento mais importante entre estes dois pontos no tempo. Sem presente não há passado e geralmente são as ações do presente e do passado que geram o futuro.

O primeiro passo para vencer a imobilidade temporal ou procrastinação é justamente a clara noção de que os eventos estão todos interligados. Somente com atividade, dedicação, disciplina e objetividade os resultados se apresentarão de maneira efetiva.

Alguns pontos que podem auxiliar a identificar (e superar) a procrastinação:

1. Faça uma lista de alguns eventos que podem estar sofrendo os efeitos da procrastinação.

2. É importante compreender as razões da procrastinação, que podem ser:

  • Grau de dificuldade
  • Medo do sucesso
  • Não saber dizer não e acumular muitas atividades
  • Medo de falhar
  • Falta de planejamento do tempo resultando no acúmulo de atividades
  • Medo do desconhecido
  • Falta de motivação
  • Baixa auto–estima
  • Estresse ou cansaço ocupacional
  • Sensação de injustiça
  • Excesso de perfeccionismo
  • Sensação de imobilidade física e mental

3. Estabeleça uma lista de atividades que estão sendo retardadas e um cronograma de como e quando poderão ser cumpridas.

4. Eventualmente, divida uma tarefa muito complexa ou extensa em duas ou mais partes, para facilitar.

5. Procure a ajuda ou opinião de alguma pessoa próxima. Assim você terá um outro ponto de vista que o ajudará a ajustar seus planos e expectativas.

6. Entenda que eventualmente as mudanças podem demorar um pouco mais do que o planejado e portanto é necessário controlar a ansiedade e não desanimar.

7. Monitore o andamento da lista de atividades que estabeleceu e a ajuste para refletir o seu progresso. Eventualmente até altere algumas tarefas.

Lembre–se sempre que quando falamos em mudanças, o mais importante não é a velocidade, mas a constância e o ritmo. Boa sorte e sucesso. [Webinsider]

.

José Luis Amâncio (financeir@globo.com) é economista, com especialização em comércio eletrônico, planejamento empresarial e logística, Coach e Lider Coach.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Gostei muito do artigo porque ira me ajudar muito na preparação de um treinamento que darei dentro de 10 dias sobre Organização pessoal, e sem duvidas a procrastinação é um dos fatores que emperram a produtividade pessoal e consequentemente empresarial. Parabens pelo artigo.

    Abraços

  2. Muito bom o artigo, gostaria de saber se por acaso, vc tem ou sugere algum material mais aprofundado sobre proscrastinação, para que eu possa entender mais sobre o meu problema, e como atacá-lo.

    Grato e no aguardo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *