A personalidade gringa no design brasileiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Muitos autores e designers brasileiros defendem a idéia de que o Brasil faz melhor negócio quando encontra sua identidade e personalidade no design, em vez de importar tendências e modelos gringos.

Eu concordo e diria até que este problema não ocorre somente com o design brasileiro, mas com a cultura brasileira em geral.

Não que tudo que é feito no Brasil (em termos de design e cultura em geral) é carente de personalidade própria, pelo contrário, mas a presença da cultura gringa em nossa terra é constante, inevitável e, por que não, massacrante. Ok, vivemos em um mundo globalizado, esta mistura é inevitável.

Mas será mesmo? Não seria uma obrigação nossa, comunicadores (e os designer com certeza se situam nessa categoria), mostrar que o Brasil é Brasil com s e não com z? Sim, é!

“Ah, mas pra que esquentar a cabeça com isso!? O que importa é fazer o serviço e recolher a grana. E além do mais, que raios de identidade é essa que o design brasileiro está carente?Design é design oras!”. Oras digo eu. Design é design, mas quem faz o design é o designer. E quem é o designer que faz design? Você! Onde você mora? Que tipo de música você escuta? Quais são suas preferências e repertório? A resposta é simples, é só olhar em sua volta que vai estar cheio de informações para começar um projeto com personalidade.

Tudo lindo até agora!? Vamos complicar um pouco então. E se o sujeito (designer) vive em um condomínio fechado que imita a vida americana (na região da Chácara Flora aqui em São Paulo por exemplo)? E se esse mesmo sujeito come hambúrgueres, escuta e assiste somente enlatados americanos (alguns deliciosos, é verdade)? Como que esse sujeito pode encontrar uma identidade própria e tupiniquim se não vive nada dessa realidade?

Portanto, diria que o problema está muito mais ligado à cultura brasileira em geral. Idolatrar marcas famosas, tendências e modas não leva nenhum designer a lugar algum, embora seja importante conhecê–las.

Os softwares que nós usamos são os mesmos que os gringos usam, as máquinas também. Mas as idéias podem ser nossas, não? [Webinsider]

.

Guilherme Bova (grb@port.folios.nom.br) é designer da agência Tritone e integrante do grupo responsável pelo projeto Portfolio?s

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Achei a matéria A personalidade gringa no design brasileiro, muito especial.
    Estou fazendo uma monografia exatamente sobre a esta inquietação citada: a identidade brasileira.
    Percebi que sei muito pouco da REAL História do Brasil, tive uma formação manipulada, onde os heróis foram distorcidos a cultura dos negros e índios condenadas ou mostradas como folclore.Tive referênciais de beleza e estética europeus, me foi roubado o direito de escolha.
    Mas percebo que a arte,cultura e o conhecimento crítico, podem e fazem muito para uma profunda mudança.
    Por isso quero parabenizar o Guilherme e o Webinsider por estar trazendo um matéria que vale muito a pena para o BraSil feito por e para brasileiros.
    Abraço, Heloisa Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *