Meus primeiros dias no Orkut: uma experiência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A primeira vez em que ouvi falar no Orkut foi no dia 1o. de março, através do convite de um colega blogueiro a quem já tive o prazer de conhecer pessoalmente, Rodolfo Filho, autor do ótimo Leituras do Dia. Não fazia a menor idéia do que era, mas confio no Rodolfo: cliquei no link e entrei no site.

Agora, eu preciso confessar uma coisa a vocês: eu sou o beta tester dos sonhos de qualquer empresa. Gosto muito de novidades na web e só não baixo todos os freewares que vejo pela proa porque minha mui sábia e sensata esposa (que é arquiteta de informação e atualmente dirige um grande portal educativo, e logo entende muito mais de web do que eu) me alerta constantemente para os perigos de vírus e de encher demais a máquina – que já está funcionando na reserva, para usar o jargão dos motoristas.

Entretanto, ao entrar no Orkut, percebi que se tratava de uma comunidade de relacionamentos nos moldes do Friendster, para o qual eu já havia sido convidado há mais de um ano. Embora eu tivesse aceito o convite na época, acabei me esquecendo e não retornando, e só recentemente descobri que ele se tornou um serviço pago – portanto não voltarei mesmo.

Escrevo este artigo quinze dias após minha inscrição no Orkut. Quinze dias muito bem aproveitados, diga–se de passagem: através das ferramentas de localização de pessoas (bastante amigáveis), entrei em contato com muita gente boa da web que aderiu – inclusive o editor do Webinsider, Vicente Tardin, e Juliano Spyer, autor de um ótimo artigo sobre o Orkut, que pode ser lido aqui (veja ao lado).

Fui adicionando amigos e conhecidos à minha lista e entrando em todas as comunidades interessantes que vi pela frente. Agora, poeira assentando, estou avaliando melhor o serviço e começando a ver melhor suas vantagens e desvantagens.

A primeira vantagem do Orkut é que ele é justamente o oposto do Friendster no quesito bolso: é um serviço gratuito. Pode até ser que isso mude no futuro, mas por ora está valendo.

A segunda vantagem é que ele não é apenas uma comunidade de relacionamento, mas uma versão turbinada das boas e velhas BBSs. Ao se cadastrar no Orkut você passa a ter o direito de entrar em praticamente qualquer grupo de discussão existente lá (digo praticamente porque alguns grupos são moderados – mas até o momento grupos desse tipo são raros, e os poucos em que tentei entrar me aceitaram no mesmo dia, sem burocracia). E o mais importante: você pode criar quantas comunidades quiser.

A terceira vantagem é que essa comunidade é um meio muito mais rápido de fazer contatos e amizades do que websites, blogs e listas de discussão. As páginas de perfil do usuário, onde você pode colocar uma foto e preencher uma pequena ficha com seus dados pessoais (totalmente opcionais) e gostos, facilitam um contato prévio e evitam que você tente adicionar à sua lista de amigos pessoas que não tenham muito a ver com você.

Desvantagens? Podem começar exatamente por aí – muitas pessoas estão achando que serem abordados por desconhecidos que tentam adicioná-los como amigos sem pedir permissão primeiro (enviando um e-mail ou uma mensagem pelo sistema interno do Orkut) é uma falta de respeito e invasão. Várias dessas pessoas já estão começando a escrever na página de perfil um aviso, pedindo que o usuário se identifique previamente. Embora eu não consiga compreender bem por que uma pessoa se dispõe a entrar numa comunidade cujo principal objetivo é criar relacionamentos e em seguida nega essa possibilidade restringindo o campo de ação da ferramenta, é preciso respeitar sua decisão.

Até porque a segunda desvantagem é uma das mais desagradáveis e desrespeitosas do Orkut: a Cadeia – na qual eu mesmo fui colocado com apenas três dias de utilização do serviço. A cadeia não é um lugar físico dentro da comunidade, mas antes uma condição: caso desrespeite algum dos termos de uso do Orkut, você pode navegar pelo site, mas perde temporariamente o direito de postar mensagens nas comunidades em que está inscrito e mesmo de fazer qualquer alteração no seu perfil – que, em vez de exibir a foto que você colocou, passa a ostentar uma foto de gosto duvidoso com a sombra de uma pessoa entre as grades de uma prisão.

No meu caso, conforme uma troca de e-mails com o helpdesk do Orkut, o que aparentemente ocorreu foi que nos dois primeiros dias de uso do sistema, tentei adicionar uma quantidade muito grande de pessoas – o que não consta das proibições nos termos de uso (ali constam o envio de SPAM ou posts e/ou mensagens de cunho pornográfico). Ao que parece, esse exagero da parte do sistema (ainda segundo o helpdesk, são bots que fazem esse serviço de aprisionamento, e não usuários de carne e osso) anda pegando mais gente do que seria de se esperar – fato que gerou a criação de uma comunidade só para quem já foi preso no Orkut (no sistema, faça um search pela comunidade Jail).

A terceira desvantagem, lembrou-me uma conhecida, é que você não pode entrar no Orkut sem que alguém o convide. Para ela, isso fere a ética hacker da rede, os supremos princípios libertários que regem a internet. Pode ser, é uma questão a se ponderar; mas prefiro ver isso de outra maneira: você não é excluído; você é incluído por amigos ou conhecidos. Se o serviço está fazendo sucesso, as pessoas passam a querer que todos os seus amigos e conhecidos se juntem à turma, para fazer número (não conta pontos, mas é divertido) e criar novas comunidades.

Para mim, até este momento, as vantagens superam as desvantagens. Nessas duas semanas me associei a cerca de 60 e criei duas: uma dedicada à literatura de ficção científica e outra à memória do mestre argentino Julio Cortazar. (Se alguém quiser se associar, fique à vontade para me mandar um e-mail.)

Resumindo? Nesses tempos de ódio e terrorismo, é muito bom ter um serviço como o Orkut, com todos os seus defeitos – nem que seja, como se dizia no tempo de meus avós, como distração. [Webinsider]

.

Fábio Fernandes é jornalista, tradutor e escritor. Na PUC-SP, é responsável pelo grupo de pesquisa Observatório do Futuro, que estuda narrativas de ficção científica e a forma como elas interpretam e são interpretadas pelo campo do real.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

36 respostas

  1. Manno todos os dias eu tento fazer um orkut mais não consigo
    Eu acho que o meu navegador não surporta
    Nunca tive um orkut
    Gostaria muito de ter
    Se alguem foe gentil me mande um convite
    se for necessário o meu e-mail é: jaciara7silva@gmail.com
    valeu galera bgs

  2. Gostei muito do seu comentário sobre o orkut…
    O utilizo há mais ou menos um ano e não sabia sobre a punição sobre o desresrpeito das regras do site… Foi bom pq eu estava justamente fazendo uma pesquisa para um trabalho da faculdade sobre as vantagens e desvantagens de se utilizar o orkut…
    Obrigada!

  3. Caro Fábio,

    interessante seu relato, mas hoje eu tive o prazer de participar de uma palestra da Patrícia Peck, Advogada conceituadíssima em Direito Digital, ela fez eu rever e muito o serviço do ORKUT. Infelizmente vivemos em um mundo brutal, e pessoas de má fé tem se aproveitado da nossa exposição via web e principalmente, via orkut para praticar crimes. Por isso, meu querido, te alerto a ficar atento. Bom fim de semana e felicidades.

  4. Prezados leitores:

    fico feliz que tenham gostado do meu artigo. Entretanto, preciso explicar uma coisa: ele foi escrito há dois anos, e nesse tempo as coisas não mudaram muito no Orkut. Pelas razões que descrevi acima no próprio artigo, não estou incluindo mais ninguém (e eu próprio quase não entro mais no Orkut).

    Obrigado pela compreensão e
    um abraço a todos.

  5. Eu sou usuária do orkut desde novembro do ano passado …
    Achei muito interessante sua matéria … vc falou sobre uma coisa que eu não sabia que acontecia, esse negócio da prisão de usuários. Gostei muito de saber, pois sempre gosto de me informar sobre os serviços de internet que eu uso.
    Valeu!!!

  6. Sou cadastrada no orkut há 1 ano mais ou menos e antigamente não tinha aqueles negócinhos de paquera, cantada, meus freferidos… algo do tipo, é em baixo da foto inicial, que tem um coraçãozinho e coisa e tal, e percebi que no orkut de quem está se cadastrando agora aparece isso… Por acaso vc sabe como faço pra que o meu orkut se atualize e tenha esse novo padrão???
    Não sou usuária contínua… sou turista… mas gostaria de saber se isso é possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *