O quebra-cabeça dos portais corporativos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

No último artigo desta coluna, destaquei que, no cenário nacional atual, muitas são as “intranets turbinadas” e poucos são os portais corporativos. Falamos também que um portal corporativo, quando implantado sob um viés (ou olhar) de Gestão do Conhecimento, acaba sendo bem maior do que a soma de suas funcionalidades.

Entretanto, várias pessoas ainda me perguntam como, afinal, diferenciar uma intranet cheia de funcionalidades de um portal corporativo – e como não errar o caminho, ao construí–lo. Mais: perguntam também como a Gestão do Conhecimento afeta essa estória toda.

É bom alertar que, muito embora estas sejam questões conceituais, em nada se assemelham a discutir o sexo dos anjos. Pelo contrário: para quem administra ou está implantando uma intranet e para os envolvidos em projetos de Gestão do Conhecimento, trata–se da diferença entre caminhar com uma bússola e vagar na escuridão – sem direito a lanterna…

Buscando a ordem no caos

Os mestres da Gestão do Conhecimento (GC) há muito identificaram que uma das melhores técnicas para converter conhecimento tácito (aquele que é difícil transmitir e reside apenas na minha cabeça) em conhecimento explícito (como este texto, que pode ser compartilhado) é o uso de analogias. E nenhuma analogia é melhor, no nosso caso, do que a do quebra–cabeças.

Imagine–se diante de um deles, com 100 peças, por exemplo. Quando você abre a caixa e joga as ditas cujas sobre a mesa, depara–se com algo estranho: o caos. Você até sente que há uma lógica naquilo tudo, mas não consegue enxergar a interligação das coisas, pois alguém bagunçou as peças (e alterou paradigmas). Essa é a rotina de quem trabalha em áreas de vanguarda – como portais e GC…

Agora, pergunto: se você pegar as 100 peças e colocá–las lado a lado – porém sem preocupar–se em encaixá–las corretamente –, o que você tem? Será o mesmo que colocá–las nos seus devidos lugares, interligadas corretamente com as peças da redondeza?

Claro que não. Entretanto, nos dois casos você continua com o mesmo conjunto de 100 peças, não? Onde está a diferença, então? Ou melhor: o que faz a diferença?

Sobre peças e funcionalidades

Vamos imaginar, agora, que as peças deste quebra–cabeças sejam as funcionalidades de uma intranet ou de um portal corporativo: uma peça é um gestor de conteúdos, outra é o fórum de discussão, outra ainda o programa de e–mail… e por aí vai. Algumas dessas peças, afirmam os especialistas, são fundamentais para a montagem de um portal corporativo “propriamente dito”.

Será, então, que basta eu possuir as peças–chaves para ter um portal? Sim e não. Do ponto de vista das funcionalidades, sim. Se você tem single sign–on, personalização, gestão de conteúdo, comunicação bidirecional e outros badulaques, significa que já possui muitos dos ingredientes do bolo – mas isso não garante que ele vá ficar gostoso. ;o)

Voltando ao quebra–cabeças, nota–se que muitas intranets e até auto–intitulados “portais corporativos” assemelham–se muito ao exemplo das peças colocadas lado a lado: não parece haver maiores preocupações em encaixá–las. As “intranets turbinadas” impressionam pelos seus recursos tecnológicos, possuem tudo do bom e do melhor e… só. Caracterizam–se pela riqueza de funcionalidades, mas com pouca integração – e lógicas frágeis, que geram pouca sinergia.

Em busca da imagem inspiradora

Agora, esqueçamos um pouco a questão das funcionalidades e pensemos sobre itens mais importantes: motivação e meta.

Afinal, o que faz uma pessoa querer “perder seu tempo”, analisando as 100 pecinhas? Ela quer ver todas juntas, ainda que organizadas? Este é seu objetivo? É isso que a move? Não. Ela procura a revelação, a imagem global. Montado o quebra–cabeças, ninguém mais repara nas peças isoladas, já reparou? Ganha–se o que costuma–se chamar de visão holística: as partes interagindo de forma tão harmoniosa que o que prevalece é o todo.

A grande motivação para a montagem deste verdadeiro quebra–cabeças que é um portal corporativo não deve ser outra senão a de apoiar, estimular e favorecer a Gestão do Conhecimento – que, por sua vez, é instrumento de um quebra–cabeças ainda maior: o da estratégia empresarial. Redução de custos, aumento do lucro, melhor produtividade e afins acabam sendo uma decorrência natural da construção de portais sob o viés de GC, já que ele está perfeitamente integrado e tem um único foco principal: agregar valor.

Assim, a figura única que encontramos ao encaixar todas as peças, no caso dos portais corporativos, é a própria Gestão do Conhecimento. É ela que aflora, “por mágica”, quando ele é montado sob esse viés. Nessas horas, já há quem cite a expressão “Portal do Conhecimento” para diferenciar este tipo de portal das intranets e afins, enfocando mais seu objetivo e sua lógica de construção do que seus detalhes estruturais.

Moldando peças para um encaixe dinâmico

Engana–se, entretanto, quem acha que é possível estabelecer uma regra única de montagem das peças, no caso do portal. Não é possível, por exemplo, afirmar que o correto seria juntar a peça da comunidade virtual com a peça do mapeamento de competências para atingir o melhor dos resultados.

Isso acontece porque a lógica de encaixe das peças do quebra–cabeças dos portais corporativos deve ser reflexo direto da prioridade definida pela Gestão do Conhecimento, que , por sua vez, advém dos objetivos estratégicos da empresa. Tudo interligado – e interdependente.

Portanto, ao contrário dos quebra–cabeças normais, as peças dos portais corporativos podem – e devem – ser moldadas, gerando encaixes personalizados com as demais funcionalidades, sempre seguindo uma lógica maior – e nada gratuita. Se minha empresa precisa prioritariamente gerenciar melhor conhecimentos internos críticos, o arranjo das peças pode ser bem diferente daquele utilizado em outra corporação, onde a prioridade seja também diferente – ainda que as peças/funcionalidades sejam as mesmas.

Ou seja: ter um conjunto de funcionalidades lado a lado não garante que sua intranet seja um portal corporativo. E se, no momento de montar as peças, você não estiver procurando moldá–las e encaixá–las a fim de agregar valor para a empresa, algo está errado. Por fim, montado o quebra–cabeças/portal, é preciso ver a informação e o conhecimento fluindo, retro–alimentando–se e potencializando as ações, concretizando, na prática, os conceitos da Gestão do Conhecimento.

Não por acaso, José Cláudio C. Terra – o maior expoente brasileiro na área de Portais Corporativos – afirma, no artigo Posicionando a Gestão do Conhecimento no âmbito estratégico, que “Gestão do Conhecimento significa organizar as principais políticas, processos e ferramentais gerenciais e tecnológicos à luz de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, disseminação, compartilhamento, proteção e uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados (econômicos) para a empresa e benefícios para os colaboradores internos e externos (stakeholders)”

Não se trata de tarefa fácil, portanto. E nem de um projeto ou esforço pontual. Pelo contrário: estamos falando de algo que constrói–se de forma gradativa, sem dúvida, com persistência e freqüência. Novas demandas sempre vão surgir – e será preciso moldar uma nova peça para que a figura final fique ainda maior e, sobretudo, mais bonita.

Estado–da–arte x tática evolutiva

Entretanto, é preciso estar alerta: os muitos projetos–pilotos de Gestão do Conhecimento que povoam as empresas só fazem e farão sentido se forem efetivamente embriões de algo maior. O mesmo se aplica à construção dos portais corporativos: são montados sob uma tática evolutiva, como pudemos constatar na última Conferência IBC sobre Portais corporativos. Mas é justamente por isso que precisam estar inseridos em um planejamento maior – de Gestão do Conhecimento – para não transformarem–se em meras “intranets turbinadas”. É preciso, portanto, ter um olho no ferro e outro na ferradura, trabalhar pequeno, mas pensar grande.

Voltamos, então, ao ponto de partida: um portal corporativo, quando implantado sob um viés de Gestão do Conhecimento, acaba sendo bem maior do que a soma de suas funcionalidades. É somente neste contexto que ele traz os grandes benefícios alardeados pela literatura especializada. E muito do seu sucesso depende mais das decisões estratégicas e de negócio do que das ferramentas de TI, muito embora elas sejam excelentes meios e apoios. O próprio Terra, que citamos anteriormente, aponta nada menos do que sete dimensões a serem trabalhadas pelas empresas para que a Gestão do Conhecimento cresça e apareça.

Esse é o horizonte que se apresenta. Se a realidade da sua intranet está muito distante disso, há um consolo: a maioria também está. Entretanto, já foi dado o alerta: intranets com viés puramente informacional ou de auto–serviço estão fadadas a morrer. Portanto, se você pensa em fazer sua intranet evoluir, rumo ao portal corporativo, mãos à obra, mas sempre com a bússola da Gestão do Conhecimento a postos, colocando o seu projeto a serviço de algo maior. Só assim ela pode fazer a diferença. [Webinsider]

Ricardo Saldanha é especialista em Digital Workplace e ex-presidente do Instituto Intranet Portal. Atualmente atua como Key Account na Totvs Private.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. para um estudante de gestão é peculiar ter conhecimentos sobre este quebra cabeça, ajuda-nos a desenvolver os nossos rácios de gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *