As distros Linux e as várias personalidades

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Há diversas distribuições Linux no mundo, porém as mais conhecidas são tão poucas que dá para contar nos dedos. O site DistroWatch mostra a lista das distros mais usadas.

Mas, afinal, como escolher? Como diria Roberto Carlos, são tantas opções… Para resolver este impasse podemos fazer um brincadeira: um teste psicológico no estilo das revistas femininas: escolha seu perfil e veja qual a melhor distro para você.

Vamos aos perfis:

Antenado. Se você é do tipo que gosta de ter tudo atualizado em seu PC, quer testar a versão de determinada aplicação que saiu ontem ou agora pela manhã e não se importa de aguardar a compilação (passagem de código fonte para aplicação utilizável), Gentoo é a sua distribuição.

Novato. Você é daquele tipo de pessoa que quer apenas conhecer como é o sistema que tem o pingüim como mascote e dizer que achou bonitinho e fácil de mexer, o Kurumin é uma boa opção. Claro que essa distro pode fazer muito mais do que isso, mas para quem nunca viu… Ah! Sem contar que ela está toda em português do Brasil e roda diretamente do CD. Ou seja, não precisa instalar. Gostou!? Agradeça ao Morimoto.

Turma do menor esforço. Se você gosta da facilidade do Windows, das ferramentas de configuração gráfica e acha que prompt é para nerds e não serve para nada, há três grandes opções: A distribuição alemã, SUSE, que tem como dona atual a Novell; a distribuição Red Hat, que possui uma subsidiária em São Paulo, ou sua versão comunitária Fedora Core; e a Mandrake, que saiu fortalecida de uma concordata na França. (Ah, prompt é a interface baseada em linhas de comando, ou CLI. No Linux o padrão é o BASH ou Bourn Again Shell; nos outros Unix, temos o KSH ou Korn SHell e o CSH, conhecido com C Shell. Para os usuários Windows é o DOS mesmo).

Nacionalista. Aquele que não gosta de usar nada que não venha na sua língua local e que saiba que aqui temos arquivos e não ficheiros, mouse e não rato, tem no Conectiva Linux a sua distro. A versão atual teve correções apontadas por uma comunidade de nerds brasileiros em busca de uma distro enxuta, rápida e estável.

Xiita. Você é radical quanto ao uso de aplicações que não sejam de livre distribuição e não possuem o aval da GNU? Então você é forte candidato a usar o Debian. É uma distro rápida e extremamente estável. Não possui a última versão das aplicações e utilitários, mas a versão mais estável e testada pela comunidade que o segue.

KISS. Não, não são os fãs da banda de rock. É a abreviação de “Keep It Simple, Stupid”. Se você aprecia um Linux rodando enxuto, rápido e estável, com a máquina em suas mãos, o Slackware é uma ótima opção. Para configurá–lo, precisará usar o prompt e mexer nos arquivos de configuração de cada ferramenta.

A idéia aqui é sanar as principais dúvidas sobre as características das distribuições. É importante deixar claro que ressaltamos as qualidades e os pontos que mais chamam a atenção dos usuários. É claro que as distros aqui citadas podem fazer muito mais do que foi dito.

Há outras opções, mas aqui apresentamos as raízes da maioria delas. Por exemplo: o Kurumin, derivou do Knopixx, que derivou do Debian. Possuem características semelhantes, mas objetivos distintos.

Todas essas distribuições podem ser configuradas para fazer o papel de um servidor. Você pode procurar na internet informações sobre como configurá–las como um servidor de arquivos e impressão, proxy, firewall, e–mail, web etc.

Se você deseja conhecer melhor cada uma delas, visite os respectivos sites. Lembre que a comunidade brasileira é bem diversificada. Temos usuários de todas essas distros e mais algumas, e é possível encontrar sites dessas comunidades.

Qualquer dúvida, reclamação ou indicação, entre em contato.

Serviço

As versões mais atuais das distribuições citadas são:

. Gentoo 2004.1
. Kurumin 2.20
. SUSE 9
. Red Hat WS (Para o mercado corporativo e com suporte, valores em dólares)
. Fedora Core 2
. Mandrake 10 Community
. Conectiva 10 RC1
. Debian 3
. Slackware 9.1

Todas essas distribuições podem ser atualizadas pela internet, usando suas ferramentas próprias, como emerge, apt–get, up2date e swaret. [Webinsider]

.

Alexandre Figueiredo (alfigueiredo@gmail.com) é formado em Ciência da Computação e possui especialização em Rede de Computadores.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Gostaria de ter informação de distros linuxa para máquinas mais modestas ( PII – 32 ram hd de 2 etc e tal) desde ja agradeço a luz!
    tks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *