Congresso de Usabilidade: academia e mercado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A usabilidade de interfaces é um assunto que tem interessado a um número cada vez maior de profissionais que trabalham com mídia interativa, sejam designers, jornalistas, programadores e outros. Apesar de muito se falar, nem todos têm muita clareza da origem do termo ou de sua abrangência.

Na internet já existem inúmeras comunidades e grupos de discussão que tratam de usabilidade, interação humano–computador, arquitetura de informação e temas correlatos. Ao redor do mundo anualmente são realizados seminários, congressos e outros eventos para discutir esses assuntos e apresentar resultados de pesquisas acadêmicas ou mesmo resultados de projetos comerciais baseados em usabilidade.

A interação humano–computador (IHC) começou como uma disciplina no final dos anos 70 e início dos anos 80. Representava, na época, uma aliança entre a ciência da computação e a psicologia. Posteriormente a etnografia e a ergonomia foram agregadas. A pesquisa de IHC considera como assegurar usabilidade, ou seja, produtos que sejam efetivos, eficientes e satisfatórios ao uso, e os pesquisadores tentam entender o que os usuários querem fazer e como designers podem ser apoiados para desenvolver produtos que satisfaçam essa necessidade.

Nas últimas duas décadas desenvolveram–se normas para a usabilidade de interfaces humano–computador, e para assegurar a qualidade das interfaces humano–computador, profissionais treinados em ergonomia tornaram–se participantes do processo de desenvolvimento de hardware e software ao lado de profissionais de informática.

Por outro lado, os desenvolvedores raramente são treinados em ergonomia ou têm acesso a especialistas em ergonomia. A ergonomia fornece recomendações para melhor usabilidade de interfaces, desta forma mais e mais ergonomistas começaram a trabalhar com usuários de interfaces humano–computador propondo soluções para incrementar a usabilidade de produtos interativos.

O trabalho do profissional que adota uma abordagem centrada no usuário começa e termina com observação e inquirição de usuários em situação real de trabalho.

Praticamente todos os autores concordam que a ergonomia da interação humano–computador trata de melhorar a compatibilidade entre as características comportamentais do homem e o processamento e apresentação da informação pelo computador. A ergonomia objetiva melhorar a comunicação humano–computador, que é tão importante quanto outros aspectos, como tempo de resposta, qualidade dos algoritmos e segurança dos dados. Os estudos de ergonomia têm como objetivos a redução do tempo de aprendizagem, a minimização de erros, o aumento da produtividade e a satisfação do usuário.

A comunicação com o usuário se dá no nível da interface, que representa o aspecto visível da interação humano–computador. A interface inclui o modo como a informação é representada e processada, as funções do computador, procedimentos, sintaxe, organização de dados, e outras respostas da máquina.

Para tratar desses e de outros temas será realizado nos dias 27 e 28 de maio a terceira edição do Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade, Design de Interfaces e Interação Humano–Computador (3º USIHC), na PUC–Rio, com início a partir das 9h.

O evento contará com a presença do Dr. John Long, Ph.D e pioneiro pesquisador inglês em IHC, que dará palestra intitulada “HCI is more than Usability and the Internet – A Domain Approach”. Outro palestrante internacional será o professor norte–americano Barret Caldwell, da Purdue University, que apresentará o tema “Information and Communication Technology Support for Community Services and Local Government”.

Além dessas, também haverá palestra com a professora Dra. Beany Monteiro, da COPPE, UFRJ, falando sobre “A Centralidade da peça–piloto no processo de desenvolvimento de produto PDP – assistido por computador – CAD: um estudo de caso na indústria da moda”.

Durante o evento serão realizadas seções técnicas onde serão apresentadas resultados de pesquisas e pesquisas em andamento divididas nas seguintes áreas: Projeto centrado no usuário, Design de telas e Perfil do usuário. Os trabalhos versarão sobre resultados de avaliações de usabilidade, desenvolvimento de projetos, experiências acadêmicas e de ensino–aprendizagem e sobre a relação entre academia e mercado. [Webinsider]

Maiores informações podem ser obtidas no site do evento

Data e horário: 27 e 28 de maio de 2004 – das 09 às 18 horas
Local: Auditório do RDC, PUC–Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de Janeiro – RJ
Contatos:
LEUI – Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas
Humano–Tecnologia
Departamento de Artes e Design – PUC–Rio
leui–puc@rdc.puc–rio.br
Rua Marquês de São Vicente, 225
sala 715 F – Gávea – Rio de Janeiro
CEP. 22453–900, tel. 21 3114–1590, ramal: 325

<strong>Robson Santos</strong> (robson.s@terra.com.br) é designer, doutorando em design, pesquisador em usabilidade de interfaces.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *