A força de uma marca na internet

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

No topo do mundo
A empresa Interbrand publica anualmente o ranking dos “Top Global Brands”, ou sejam, os brands de maior impacto durante o ano. Nesta seleção entram marcas de empresas presentes em qualquer indústria. É importante notar que no ranking não estão necessariamente as marcas mais reconhecidos a nível mundial. Se o critério fosse puro reconhecimento, dificilmente um brand como Coca-Cola seria ultrapassado na lista.

O processo de seleção da Interbrand tem como objetivo determinar quais brands tiveram maior impacto na percepção do consumidor nos últimos doze meses. Os consumidores determinam quais produtos foram mais usados e consequentemente geraram mais força para seus respectivos brands. Com este critério, a marca Google bateu todas as marcas “off-line” (incluindo Apple, Samsung e a própria Coca-Cola ), e é o numero 1 do ranking de “Top Global Brands” por dois anos consecutivos.

Sucesso não é somente sorte
O Google e seu fantástico algoritmo geraram um serviço de busca revolucionário, trazendo resultados com um filtro de relevância incrivelmente eficiente. Uma interface franciscana, extremamente fácil de usar faz do site Google uma ferramenta indispensável para qualquer pessoa em busca de informação… e quem não está?

Trata-se – naturalmente – de um grande produto quanto à diferenciação competitiva perante seus concorrentes. No entanto, somente o quesito qualidade não é suficiente para o sucesso. A percepção deste produto na mente do consumidor foi sempre muito bem gerenciada pela equipe Google. E, muito importante notar: percepção é realidade. Ou seja, a realidade é uma conseqüência do que percebemos em nossa volta. Justamente nesta percepção dos atributos de um serviço/produto é que está o “brand” deste.

Um brand bem gerenciado tem certamente a identidade visual e nome do produto criativamente definidos. Porém, uma estratégia sólida de branding consiste em muito mais do que somente aspectos tangíveis (nome, cor, tipografia, logo etc.). Um brand poderoso como o Google consegue encrustar atributos intangíveis no cérebro do consumidor: confiança, eficiência, qualidade e utilidade, por exemplo.

O competente trabalho de branding associado a um produto “matador” fez do Google líder no segmento com 70% do mercado global, o que significa que sete entre dez pessoas que procuram informação na internet clicam no Google. Todos estes resultados são excelentes fundamentos para o tão esperado lançamento de ações no mercado primário pela empresa. O IPO do Google será o primeiro em grande escala depois do estouro da bolha.

Uma nova fase da mídia interativa
Muito mais do que uma captação de recursos para a empresa, o IPO do Google poderá representar a volta da confiança do mercado financeiro na internet. Uma credibilidade certamente sem o otimismo descontrolado que ocorreu durante a bolha, mas também sem o injusto pessimismo que se projetou sobre tantas empresas sérias durante o período pós–bolha. Inquestionavelmente existiu especulação e aproveitadores na super escalada da internet durante a virada do milênio. Mas também, existiram (e existem) pessoas e empresas sérias e muitas vezes verdadeiramente visionárias. Muitas destas visões começam a mostrar resultados financeiros notáveis no mercado (Yahoo, Expedia, Amazon, entre outras).

Em paralelo, o uso da mídia interativa no mundo corporativo (internet, intranets, extranets) mostra–se altamente eficiente e conseqüentemente um catalisador de receitas e redutor de custos. A noção de empresa “em rede” é inevitável. Seja como canal de vendas, gestão do conhecimento ou simples comunicação institucional, a mídia interativa torna–se parte inerente do negócio – o que caracteriza uma oportunidade para as empresas de serviços no Brasil e no exterior.

Não estamos ainda nem nos dez minutos do primeiro tempo. O jogo esta apenas começando…[Webinsider]

.

Marcello Póvoa (mpovoa@mppinterativa.com) é fundador e diretor executivo da MPP Interativa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Marcelo, parabéns pelo texto. Concordo com suas palavras. Atualmente a internet não é mais uma promessa e sim uma realidade pura. Um meio de comunicação e publicidade incrivelmente fortíssimo, capaz de desbancar a Televisão e outros meios no que diz respeito a audiência e captação de verbas publicitárias.

  2. Ola Marcello, concordo inteiramente com suas palavras, nao tem como as marcas fugirem mais da internet, independente do que vao fazer nela. Seja para canal de venda, comunicaçao, etcs..

    A tendencia é que cada vez mais pessoas fiquem mais tempo navegando, nao temos como fugir disso.

    E as pessoas precisam investir no fortalecimento de sua marca dentro dessa nova midia. Pensando nisso, foi criado as taticas de CMI. Termo usado para Construção de Marcas na Internet.

    Fica a dica para quem gosta desse assunto:

    http://www.cminternet.com

    Mateus Sacramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *