Wi-Fi, bluetooth… introdução às redes sem fio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

As tecnologias sem fio trouxeram uma série de novos termos, ainda não assimilados pelo usuário menos experiente. A boa notícia é que a confusão entre tecnologias, termos, padrões e variações pode ser facilmente desfeita com uma breve explicação do desenvolvimento destas tecnologias.

O conceito

A palavra wireless, provém do inglês: wire (fio, cabo); less (sem); ou seja: sem fios. Wireless então caracteriza qualquer tipo de conexão para transmissão de informação sem a utilização de fios ou cabos.

Seu controle remoto de televisão ou aparelho de som, seu telefone celular e uma infinidade de aparelhos trabalham com conexões wireless. Podemos dizer, como exemplo lúdico, que durante uma conversa entre duas pessoas, temos uma conexão wireless, partindo do principio de que sua voz não utiliza cabos para chegar até o receptor da mensagem.

Dentro deste modelo de comunicação, enquadram–se várias tecnologias, como Wi–Fi, InfraRed (infravermelho), bluetooth e Wi–Max. Não se preocupe agora com os nomes, lembre–se apenas que o termo wireless se refere a conexões que não utilizam fios.

Modelos de redes – a grande divisão

Existem diversos escopos de rede. Estes escopos estão baseados praticamente em distâncias e alcances que as redes precisam atingir para seu funcionamento. Falaremos brevemente sobre cada um deles, em ordem crescente de alcance.

PAN. Personal Area Network. Este escopo de rede gira em torno do indivíduo. Possui um alcance pequeno mas efetua a comunicação entre dispositivos pessoais. Por exemplo: o seu celular que se conecta com um fone de ouvido sem fio, ou com um PDA, ou até mesmo com o aparelho de som do seu carro. Apesar dos dispositivos estarem em diferentes locais (bolsos, pastas etc.), a distância entre eles é pequena e não é preciso tanto desempenho de velocidade.

LAN. Local Area Network. Se você precisar conectar dois computadores dentro da sua residência, é preciso montar uma LAN. Este modelo se refere a uma rede local, entre equipamentos que se encontram em um mesmo ambiente. Por exemplo, uma residência ou uma empresa.

MAN. Metropolitan Area Network. Esse escopo se refere a redes metropolitanas – redes de uso corporativo que atravessam cidades e estados. Essa conexão é utilizada na prática entre os provedores de acesso e seus pontos de distribuição.

Para entender as nomenclaturas das redes wireless basta adicionar um “W” ao nome destas estruturas de rede. Assim, uma WLAN seria uma Wireless Local Area Network (Rede Local Sem Fio). Temos então redes WPAN, WLAN, e quem sabe, WMAN. Veremos as aplicações das WPANs e WLANs, e futuramente a WMAN.

Cada rede no seu ambiente

As aplicações de rede estão dividas em dois tipos: aplicações indoor e aplicações outdoor. Basicamente, se a rede necessita de comunicação entre dois ambientes, a comunicação é realizada por uma aplicação outdoor (dois prédios de uma mesma empresa, por exemplo). A comunicação dentro de cada um dos prédios é caracterizada como indoor. A comunicação entre os dois prédios é realizada por uma aplicação outdoor.

Conhecendo basicamente a maioria dos termos sobre redes, podemos agora conversar sobre os padrões de conexões mais tranqüilamente.

Comunicações sem fio – do cotidiano ao futuro

A comunicação wireless está presente há um bom tempo no nosso cotidiano. Falemos da conexão sem fio mais comum – os controles remotos para televisores, som, DVD, entre outros, utilizam conexão por raios infravermelhos (InfraRed). Essa conexão atua em um alcance máximo de 5m aproximadamente, e com ângulo de 45 graus a partir da fonte.

Atualmente os raios infravermelhos são utilizados para comunicação entre PDAs, celulares e outros dispositivos que necessitam de conexões instantâneas e não–permanentes.

Apesar de oferecer conexão, o InfraRed trazia a inconveniência de sempre necessitar do alinhamento dos dispositivos, o que criava uma certa dificuldade para locomoção, além de ter a mesma velocidade de uma porta serial (hoje já em desuso).

Foi então desenvolvida a tecnologia conhecida como bluetooth. Essa tecnologia atua em um raio de 10m, com uma velocidade maior que o InfraRed, utilizando a Rádio Freqüência.

Com bluetooth, o sinal se propaga em todas as direções, não necessita alinhamento e torna a locomoção mais fácil. Os padrões de velocidade são:

– Assíncrono, a uma taxa máxima de 723,2 kbit/s (unidirecional).

– Bidirecional síncrono, com taxa de 64 kbit/s, que suporta tráfego de voz entre os dois dispositivos.

Podemos comparar bluetooth a uma USB wireless. Essa tecnologia tem sido aplicada mais comumente pela mobilidade que oferece (está sendo instalada em automóveis, por exemplo) e aumenta a produtividade e conectividade do indivíduo. Ambas as tecnologias (Infrared e bluetooth) se aplicam às WPANs (Wireless Personal Area Network), realizando a interoperabilidade entre dispositivos próximos.

Dentro do conceito de WLAN (Wireless Local Area Network) temos o conhecido Wi–Fi. O Wi–Fi nada mais é do que um nome comercial para um padrão de rede wireless chamado de 802.11b, utilizado em aplicações indoor.

Este padrão define a freqüência de trabalho, velocidade, alcance e outras características. Este tipo de conexão também trabalha com rádio freqüências em uma faixa de 2.4Ghz. Esta freqüência é comumente utilizada em alguns telefones sem fio e fornos microondas. A velocidade e alcance nominal são de 11Mbps e 100m respectivamente. O alcance e velocidade sempre serão influenciados pelo ambiente, visto que utilizam o ar como meio de transporte do sinal. Vidros blindados e metais, por exemplo, prejudicam bastante o transporte do sinal.

Esta conexão se destina as LANs, dentro de residências, restaurantes, aeroportos etc. Podemos vê–las atualmente em empresas nas grandes metrópoles e algumas redes de restaurantes.

A velocidade de conexão é aplicável do cliente (seu notebook, PC, ou PDA) até o access point e a disponibilidade do sinal. Lembre–se que o padrão Wi–Fi (802.11b) se destina a uma WLAN, uma rede local. Para compartilhamento de internet ela ficara responsável por trazer o sinal do access point até o cliente. É necessário uma conexão entre o seu provedor de internet e o access point. Essa conexão se caracteriza como outdoor e não é aplicável ao Wi–Fi.

Dentro de cada padrão (Wi–Fi, bluetooth etc.) temos diversos sub–padrões que definem as características particulares de cada um. Essas características consideram velocidade, alcance, freqüência e até mesmo protocolos de segurança. [Webinsider]

<strong>Thiago Rigonatti</strong> (rigonatti@mobilelife.com.br) é consultor especializado em mobilidade e administra o <strong><a href="http://www.mobilesite.com.br/" rel="externo">Mobile Life</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

10 respostas

  1. Ola gostei muito das explicações e gostaria de tirar uma duvida.
    Um notebook com bluetof pode compartilhar uma conecção com a internet?

    Obrigado

  2. OI SO O STALINO ESTUDO TELECOMUNICACOES GOSTARIA DE SABER UM POCO MAIS SOBRE ESTA TECNOLOGIA QUE TIPOS DE REDES POSO MONTAR COM A tecnologia butuf gostaria que me fornecessem materia ou imel muito obrigado

  3. oi meu nome é Quintino e eu queria saber se existe alguma coisa que possa utilizar o bluetooth para se conectar a uma uma conexão Wi-Fi? você pode me ajudar?

    Talvez isso seja algo novo pois qualquer aparelho celular que tenha Bluetooth poderia conectar na internet gratuitamente

  4. A rede Wi-Fi nao é muito segura certo???
    qual o motivo principal da pessoas investirem nesse tipo de rede.
    quais as suas vantagens?

    Valeuuu!!!

  5. Oi, sou estudante de Engenharia Mecatrônica e estou fazendo um trabalho sobre wi-fi, e gostaria de saber mais do assunto. Se possível enviar informações sobre este assunto.
    Grato pela atenção Sérgio.

  6. BOA TARDE!MEU NOME É PRISCILA E FAÇO FACULDADES DE MARKETING,TENHHO UM TRABALHO SOBRE REDE SEM FIO
    E GOSTARIA DE SABER UM POUCO MAIS SOBRE ESSE GRANDE AVANÇO DA TECNOLOGIA.
    GOSTARIA QUE VCS ENVIASSEM SITES OU MESMO INFORMAÇÕES RESUMIDAS SOBRE O ASSUNTO.

    GRATA PELA ATENÇÃO PRISCILA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *