Para que serve o gestor? Fazer você render feliz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Depois da crise de 1929, quando se estabeleceu a relação capital e trabalho, as organizações passaram a se preocupar com o fator humano no trabalho. Se a crise provocou desemprego e mal–estar a empresários e profissionais, também serviu para assinalar os princípios vigentes até então e quebrar o paradigma da administração, que precisava ser reformulada.

As empresas passaram a buscar maior eficiência e para conquistá–la era preciso voltar–se aos elementos humanos que dela faziam parte. Essa preocupação com o capital humano ficou comprovada pela criação de vários campos das ciências humanas para compreender melhor o funcionamento da psicologia do trabalhador.

Na avaliação da produtividade no trabalho, fatores humano e material deveriam ser considerados. O trabalho braçal e mecânico necessitava, além de profissionais em excelentes condições físicas, de condições sociais, psicológicas, culturais e intelectuais.

Essa constatação está baseada na teoria do australiano Elton Mayo (1880–1949), que foi professor em Harvard. Em 1923 ele se voltou para a questão da rotatividade de pessoal e queda de produtividade. A partir dos anos 20 percebia–se nas empresas americanas o que se convencionou chamar de “spleen industrial”, ou seja, um abatimento moral dos trabalhadores, com perda de interesse pelo trabalho, fadiga e monotonia.

Entre 1927 e 1929, Mayo desenvolveu experimentos junto a grupos de trabalhadores da área de montagem de relés de uma indústria americana. A experiência se baseava na alteração de uma variável da condição de trabalho, com iluminação, pausas, jornada de trabalho, enquanto outras permaneciam constantes.

Como a produtividade aumentava tanto no grupo experimental quanto nos outros, a conclusão foi a de que fatores físicos influenciam menos a produção do que os emocionais. O simples fato de mostrar, pela presença dos cientistas e pelas experiências, que havia interesse pelas condições dos operários nas fábricas, incentivava–os a se interessar novamente pelo trabalho.

Isso comprova que para conceituar uma organização industrial como sistema social, alguns problemas de gestão podem ser reformulados. Os profissionais com cargos de chefia, independentemente do tipo de liderança que exerçam, muitas vezes são vistos de forma separada de seu ambiente social e de sua vida pessoal e acabam sendo tratados essencialmente como “homens econômicos”.

Eu faço agora uma analogia desse estudo de Mayo com o trabalho intelectual, que é o que mais se sobressai, atualmente, no mercado e o mais valorizado em termos financeiros, sobretudo do profissional de internet que necessita que as idéias fervilhem, pela agilidade do negócio e grande concorrência.

Entendo que, muito mais do que o trabalhador braçal e mecânico, o intelectual precisa de estímulo, de motivação, de valorização e de reconhecimento, os quais o gestor tem grande responsabilidade na conquista. Em organizações pequenas e/ou familiares, costuma–se dizer que a empresa tem a cara do dono. Esse mesmo conceito há nas grandes corporações, só que em cada departamento, ou seja, a equipe tem a cara do gestor. Se o gestor motiva e estimula haverá sempre profissionais satisfeitos e engajados aos objetivos. Dependerá “antes” dele (gestor) o retorno sobre o investimento.

Embora pareça que estamos discutindo o óbvio, muitas empresas, preocupadas com o atingimento de metas, acabam esquecendo–se dessas questões.

Isso significa que as idéias que levam a bons resultados não precisam ser do gestor. Ele nem precisa ter idéias. Ele precisa estimulá–las, assimilá–las e conduzi–las à solução de um problema. Ele precisa, isso sim, valorizar cada idéia ou iniciativa de sua equipe e apontar o responsável. É isso o que fortalece a equipe e a faz cada vez mais dinâmica e com pré–disposição em apresentar os melhores resultados. Quem mais ganha com isso? O próprio gestor.

E, como fatores emocionais têm influência no trabalho, é imprescindível que todos se conheçam (uns aos outros). Não é por acaso que em várias organizações, especialmente as européias, tanto o profissional de RH quanto o gerente ou diretor da área procuram saber como é a vida pessoal do possível contratado, se ele é casado, solteiro, se mora com a família, se tem filhos, como é sua relação com a família, com os amigos etc. Isso cria um relacionamento mais próximo, de afetividade, e vai refletir diretamente no trabalho desenvolvido, ou seja, em uma melhor produtividade.

Como bem destaca Ordway Tead em “A Arte da Administração” (FGV – 2ª Edição, 1975, p.42), “A natureza humana é, por assim dizer, matéria–prima com a qual todo chefe executivo, em qualquer nível, tem de trabalhar. Se tiver algum conhecimento da força de tensão, da elasticidade, da perfeita capacidade de reação do material com que trabalha, seus julgamentos, estratégias e métodos terão probabilidade de dar melhor resultado do que se trabalhasse por instinto”. [Webinsider]

.

Ivone Rocha (@ivonerocha) é jornalista, gestora e consultora de projetos de mídias sociais pela ABC Comunicação. É docente e consultora em cursos de pós-graduação em mídias digitais do Senac-SP e Unicid. Mantém o blog Ivone Rocha.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

42 respostas

  1. Aprincipio,e bom curso eu pretendo abandonar o curso antigo,para poder fazer gestao de RH.
    so muito apaixonado por esse curso,porque gosto muito de ter contacto com uma camada de gente intelectuais,e e uma area que ajuda a dequerir novos modos de como se comportar com outros.
    Sempre pensei em fazer esse curso,mas com tudo que acabei de ler na net,me ajudou ater mas outro apoio em fazer,e foi bom porque tirei materia para ler

  2. olá, eu estou fazendo licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, 1ªano(GRH) e queria algumas dicas, concelhos, acerca da minha area. o que eu devo fazer para ser uma boa gestora….etc. E também queria saber alguns cursos dentro da minha area que eu poderia fazer para aumentar a minha esperiencia como gestora e ao mesmo tempo aumentar o meu curriculo, para o mercado de trabalho..obrig.

  3. Gostei da matéria, sou graduado em Administração de Empresas, no momento não exerço a função de gestor,mas gostaria de receber mais informações sobre as atividades de gestor referente ao comportamento do grupo, estímulo, motivação e
    também quando estes não fazem o grupo a produzir.

  4. Gostei muito da matéria acima. Começo a clarear um pouco sobre este cargo. Fui convidada para exercer este cargo na entidade que trabalho. Gostaria de saber mais a este respeito.

  5. Realmente, concordo com quem disse acima que antes de serem gestores algumas pessoas tem que aprender primeiro língua portuguessa, é inadmissível uma pessoa que se diz ser estudante de pós graduação escrever “mim graduando” e “fais”; essas pessoas tem que voltar é para o MOBRAL!

  6. boa tarde ,a pessoas que estuda para ser o que deseja profissionalmente , mas nem sempre consegue se desenvolver na area , tenho a seguinte opiniao sobre o assunto ,gestor nasce um gestor e se aperfeicoa com os anos ,resumindo acredito nos estudos e no dom de cada um . pois no caso de gestao nao e apenas estudo . um abraco ,ESTAREI NO AGUARDO DE NOVIDADES SOBRE ESSE ASSUNTO ,Nerilton Netto

  7. Ola! Iniciei esse ano meus estudos sobre gestao financeira. Gostaria que me enviassem algumas informaçoes sobre esta area.
    Obrigada.

  8. Boa tarde a todos.
    Hoje estou atuando em uma concessionária de tratores como auxliar administrativo e estou sendo promovido para Gestor Comercial. Portanto solicito o obséquio de me enviarem via e-mail algumas dicas para a Gestão Comercial.
    Agradeço antecipadamente e fico no aguardo.

  9. Minha fuunção requer conhecimento na área de Gestão,gostaria de obter maiores informações na área de educação no Trânsito.

  10. pretendo receber informações, de tudo relacionado com gestão, e dicas sobre planeamento e estratégia empresarial. Obrigada.

  11. Olá,
    Trabalho há 8 anos na mesma empresa de telefonia e faço faculdade gestão e processos e estou estudando para o cargo de gestor. Gostaria de saber como posso mi comportar, ou seja qual o perfil que passo à empresa para tal.Como devo proceder e o que esperam de mim
    Grata desde já

  12. Prezados leitores,
    tenho procurado responder a todos os e-mails. Se alguém não obteve resposta, certamente, é por algum problema. Então, se preferir, envie novamente.

    Abs.
    Ivone Rocha

  13. BOm dia sou da área de manutenção mecânica e gostária de receber mais informações sobre o papel do gestor nesta Área.

    Att.

    Jairo Nunes.

  14. Olá,
    Trabalho a 16 anos na mesma empresa e fui convidada para o cargo de gestor. Gostaria de saber por que fui convidada, ou seja qual o perfil que passo à empresa para tal.Como devo proceder e o que esperam de mim
    Grata desde já

  15. Gostaria de saber mais sobre a profissão..

    pois, me interessei muitopelo que li..gostaria que resumisse pra mim…
    obrigado

    lucy

  16. Gostaria de saber o que um gesto fais
    e o que segnifica gestao. Por que eu estou estudando rh . E quero entende o que um gesto fais .

  17. Gostei da matéria acima, fui convidada a esse cargo de gestor na entidade em que trabalho e gostaria de receber mais informações.

  18. gostei desse relato acima sobre gestor.
    gostaria de receber pelo meu email mais informações sobre gestão, ou seja , qual a diferença entre ser lider (lidança) e gestão.

    m obrigado

  19. Tenho um cargo que é necessário estar desenvolvendo o dinamismo e comunuicação,recebo e faço a disttribuição de todos os materiais que entram na empresa tenho apoio de estagiário e meninos de um projeto social,gostaria de receber informações de gestão e liderança.

  20. olá

    boa tarde gostaria de receber informações sobre a função do gestor ,posis estou mim graduando em geastão de distribuição de petroleo e gás.

  21. Sou Gestor de Assistência Técnica e Vendas de Serviços de uma empresa de elevadores, gostaria de receber mais informações sobre o assunto.
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *