Gerenciamento de conteúdo para designers

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A produção de sites e portais vive um momento histórico similar àquele da transição dos métodos artesanais para os industriais. Temos a tecnologia, ferramentas para a produção rápida de sites, gerenciadores de conteúdo, mas na rotina diária do profissional de web vemos muito retrabalho – nas etapas erradas do processo.

Da mesma forma que a linha de montagem e suas peças intercambiáveis representaram o divisor entre a economia artesanal e a economia industrial, podemos dizer que a utilização sábia da tecnologia por webdesigners é fator de diferenciação competitiva hoje.

Não estamos falando de saber tratar imagens com Photoshop, estruturar o site com Dreamweaver ou dominar as técnicas de envio de arquivos via FTP. Estes são conhecimentos básicos. O diferencial para o designer, hoje, está no domínio de sistemas de informação para a gestão do conteúdo.

A adoção de um CMS (Content Management System, em português, sistema de gerenciamento de conteúdo) é agora uma questão meramente de escolha. O momento é o de comparar as diversas opções de CMS disponíveis e optar pela solução mais adequada às necessidades do site que será produzido.

Sistemas de gerenciamento de conteúdo são utilizados há anos por empresas que trabalham com criação web, mas muitos designers mostravam aversão a soluções de prateleira, pelos limites que impunham à liberdade de criação. Preferiam fazer desenvolvimentos específicos para cada cliente.

Esta aversão tinha como justificativa o fato de que grande parte dos CMS são desenvolvidos por profissionais de tecnologia e para profissionais de tecnologia.

Era apenas uma questão de tempo para que as demandas de usuários e designers fossem ouvidas. Há cerca de quatro anos surgiu a proposta de criação de um novo CMS que deveria endereçar algumas necessidades:

  • Facilidade de uso na gestão de conteúdo
  • Extensibilidade, suporte fácil a novas funcionalidades
  • Aderência aos padrões de acessibilidade e usabilidade
  • Suporte real a múltiplos idiomas (sites em português, espanhol, chinês, japonês)
  • Não limitar a liberdade de criação dos designers, não impor um layout único.

Assim nascia o Plone, fruto do trabalho conjunto de Alexander Limi, Alan Runyan e Vidar Andersen. Eles não eram vizinhos, se falavam apenas pela internet e defendiam o modelo de desenvolvimento open source.

Os sistemas existentes poderiam ser divididos entre os que poderiam “montar” qualquer tipo de site, desde que você despendesse horas de programação para customização, e os que faziam sites no modelo Slashdot, praticamente impossíveis de serem customizados. A proposta do Plone era permitir a criação e customização rápida de sites por profissionais não familiarizados com programação.

Ao invés de horas de fronte a linhas de código em PHP, Java ou Perl, a customização do Plone é feita através de arquivos CSS e de um simples painel de administração.

As primeiras versões do Plone não cumpriam inteiramente tais objetivos. Com o tempo ele se tornou um sistema maduro e já é usado em sites de diferentes conteúdos e públicos, como Serpro, Motu, SoHo Village, IBAS e Simples Consultoria.

Estes sites são bons exemplos de utilização do Plone porque apresentam design variado, buscam públicos totalmente diversos e estão em idiomas diferentes.

Um dos maiores obstáculos para a adoção mais ampla do Plone é a falta de opções de hospedagem no Brasil. Poucos provedores de solução oferecem entre seus serviços espaço para sites em Plone, o que deve mudar em breve, graças à oferta do serviço gratuito de hospedagem em português pela Objectis.

Ainda assim, com poucas opções de hospedagem, o Plone é ótima solução para todos os tipos de profissionais – desde o usuário final que quer apenas compartilhar seu conhecimento até o desenvolvedor que busca uma plataforma para desenvolvimento de soluções. Porém é o designer o maior beneficiado, pois pela primeira vez pode oferecer soluções completas sem depender tanto de um profissional com conhecimentos de programação ao seu lado. [Webinsider]

.

<strong>Érico Andrei</strong> (erico@simplesconsultoria.com.br) é diretor da <a href="http://www.simplesconsultoria.com.br" rel="externo">Simples Consultoria</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

10 respostas

  1. Bom dia pessoal. A nossa colega Màrcia Garcia disse estar usando o Joomla e aqui na empresa onde trabalho me pediram para conhecer esta ferramenta para usar em breve.
    Como está o mercado de CMS hoje?

  2. Galera Gostaria de Saber onde consigo um CMS editavel, Urgente para colocar no meu site.

    se encontrarem entrem em contato comigo via email.

    Grato Arthur~

  3. eae pessoal blz?
    bom eu to precisando de
    un cms para meu website
    que estou terminando..
    será que algem pode me ajudar???..
    vlw

  4. Virei fã do Plone, para as pessoas interessadas, dou a dica> estudem a linguagem PYTHON e o servidor de aplicações ZOPE.

    FUI…

  5. Olá Érico, estou fazendo um portal utilizando o Joomla, mas um colega especializado em segurança em rede, fez a sugestão de usarmos o Plone, pois acredita ser mais robusto e seguro, mas estamos desenvolvendo nosso outros projetos em php, o que vc acha devemos utilizar?? Não conheço o Plone e tenho muitas dúvidas…Obrigada

  6. Caro Alberto,

    Sim é possível você fazer pequenas modificações visuais em um site sem grandes conhecimentos de informática, mas sem dúvida é necessário que você conheça HTML e CSS.

    Por outro lado você pode escolher manter um site que tenha poucas customizações visuais mas que tenha um conteúdo especializado, provido por você.

    Forte abraço,
    Érico Andrei

  7. Gostaria de saber se no meu caso-leigo-em computação,apenas um usuario medio teria condições de apreender a customizar o proprio site -se tem algum curso/o que seria preciso fazer .Fico agradecido pela atenção.

  8. Érico, mto bacana o artigo.
    Alguns meses atrás me interessei em conhecer um pouco mais, fazer algum hello world hehehe.

    Mas tive problemas em hospedagens com esse serviço.

    Atualmente tenho uma conta na mediatemple.net e eles não disponibilizam isso.

    Acredito que hoje o problema para disseminação dessa ferramenta entre designers, fica por conta mesmo da hospedagem. 🙁

    []s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *