O planejamento radical que volta no tempo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Bola de cristal, jogo de búzios, cartomante, eu sempre perguntei. O que será… o amanhã? Como vai ser… o meu destino? Trecho de “O Amanhã”, J.Sérgio.

Desde da aurora dos tempos, a humanidade vem tentando prever o futuro pelos métodos mais diversos.

Quem não gostaria de conhecer o amanhã?

Muitas pessoas acham impossível prever o futuro. Pode ser que estejam certas. É mesmo muito arriscado tentar adivinhar o futuro. Melhor e mais seguro, é criar o futuro e isso só depende de você, que tem todas as ferramentas que precisa.

De acordo com o professor Mário Novello, coordenador do grupo de cosmologia do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, CBPF, “o homem ainda não conseguiu viajar no tempo porque a força gravitacional na Terra é fraca”.

Seja como for, arrume um tempinho e faça uma viagem no tempo. Vou mostrar que será muito bom para seus negócios e mesmo para sua vida pessoal.

“Ao preparar–me para as batalhas, sempre concluía que os planos são inúteis, mas o planejamento é indispensável”. – Dwight Eisenhower

Não tem nada de esotérico, místico ou religioso (nada contra). É só um exercício mental que você pode fazer para criar uma visão e expandir a sua consciência.

Você vai precisar de:

– 10 a 30 minutos de sossego, num ambiente silencioso ou com música tranqüila, iluminação suave, roupas confortáveis.

– Papel e caneta para fazer anotações e desenhos. Escreva no topo de uma página, o titulo O túnel do tempo – 5 anos a partir de 2005 (ano em que publicamos este artigo).

– Mente aberta.

Pronto para mergulhar no túnel do tempo?

Feche os olhos e respire profundamente, inalando pelo nariz. Respire assim algumas vezes, procurando puxar o ar cada vez mais fundo, expandindo o abdômen (a barriga) e não o tórax (peito).

Solte o ar lentamente a cada ciclo de respiração. A idéia é acalmar o seu corpo e seus pensamentos, voltar sua atenção para dentro de você e estimular a criatividade.

Normalmente você respira em dois tempos: inspira, expira. Tente respirar em quatro tempos: inspira, pausa, expira, pausa. Faça assim e vai conseguir relaxar mais profundamente e mergulhar mais fundo no túnel do tempo.

Após cinco a dez respirações, você vai se sentir bem relax e pode até cair no sono. Neste jogo você poderá sonhar, mas será um sonho acordado, um devaneio. Se dormir, tudo bem. Você pode tentar novamente, mais tarde.

Quando estiver pronto para começar, imagine–se daqui a cinco anos. Como você gostaria de estar daqui a cinco anos? Quanto quer ter no banco, onde quer estar morando, quem quer do seu lado?

Não tenha medo de sonhar. Pense grande. Procure montar uma imagem mental de sucesso. Do seu sucesso pessoal.

Olha só, a realidade já é bastante dura. Solte as amarras e deixe fluir – mente aberta e pensamento positivo.

Se você tem dificuldades de visualizar imagens mentais, você pode escrever, desenhar, gravar em áudio, tanto faz, o importante é pintar um retrato da sua vida daqui a meia década.

O que você tem em mente para seu futuro? O que você quer do futuro? Não tenha medo de pedir. O universo e a vida estão em expansão. Eles esperam que você, como tudo mais, prospere.

Leve o tempo que for necessário para criar uma imagem clara, sua e de seus entes queridos vivendo uma vida de conforto, harmonia, saúde e sucesso.

O subconsciente não sabe a diferença entre realidade e imaginação. Quando você consegue por uma imagem no inconsciente, ele acha que é isso que você quer e move montanhas para tornar tudo verdade. Esta é mais uma razão para que sua imagem seja positiva em todos os aspectos. Durante esta meditação, você deve sentir que tem mais saúde, mais amor e mais prosperidade.

Quando estiver satisfeito com sua imagem, tome nota. Escreva ou desenhe esta imagem mental sob o título meta para cinco anos.

É importante escrever e guardar os resultados deste experimento, você vai usá–los o tempo todo.

Agora que já escreveu tudo sobre esta etapa, você deve se perguntar aonde deverá estar daqui a quatro anos para que a sua meta de cinco anos seja alcançada.

Antes você se perguntou onde gostaria de estar no futuro, agora, vai descobrir como chegar lá.

Daqui pra lá, muita água vai rolar e você não vai chegar no quinto ano sem passar pelo quarto, o terceiro, o segundo ou o primeiro. É natural que você evolua do cenário atual para aquele que almeja, passando por ciclos de crescimento.

Em quatro anos você estará a um passo do objetivo (a meta para cinco anos). Como é que você imagina este momento? Novamente, em que pé estarão seus negócios? E sua vida pessoal? Que esportes vai estar praticando? Onde vai passar as férias?

Repita o ritual que fez para os cinco anos, faça–o para os quatro, daí para três, dois e um ano a sua frente. A cada ano que retrocede, você se pergunta, onde deve estar no começo de cada ano para chegar onde quer chegar no final.

Deste jeito, você terá uma lista de metas anuais que trarão seu objetivo em suas mãos. É um mapinha te levando ao seu destino. Um destino que você determina.

Por exemplo, imagine que você tem uma confecção de roupas e quer vender um milhão de reais por ano, daqui a cinco anos.

Quanto terá de estar vendendo daqui a quatro anos para que no final do ano chegue a um milhão?

Refletir sobre este assunto leva a outras questões: você estará exportando para compor este número? Qual o percentual? Para que países? Tem domínio de idiomas para facilitar a negociação?

Você repete o processo, diminuindo um ano de cada vez e estipulando metas para cada período. Quando chegar a um ano, passe a repetir o processo em intervalos de seis meses, três meses, um mês.

Agora, dê a partida

O mês pode ser visto como quatro semanas, mude o eixo da viagem. Agora, você se pergunta: como chegar onde devo estar no final do mês, partindo de onde estou hoje? O que devo ter fazer nas próximas quatro semanas? E em duas? E uma?

Sua mente deverá estar pipocando de idéias. Controle–se e pense qual das opções à sua frente vai trazer melhores resultados?

O que vai ocorrer no final deste exercício é que você terá um plano de ação, iniciando no futuro incerto, culminando em ações bastante concretas que você pode tomar a partir de agora.

É assim que você cria seu futuro.

Lembre–se das palavras de Albert Einstein, “insanidade é repetir as mesmas ações e esperar resultados diferentes“.

Agora que você já tem o seu plano, está na hora de partir para ação. [Webinsider]

.

Renato Fridschtein é consultor de marketing com enfase na internet e mídias digitais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *