Transformando limões em suco de uva

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Se você não está envolvido num projeto internet hoje, mais cedo ou mais tarde, queira ou não, você estará. Esteja certo disso.

Cabe a você olhar para o horizonte e escolher como vai lidar com os desafios que se estabelecerem. A boa notícia é que a internet é uma ferramenta assombrosa que pode ajudá–lo, e a sua empresa, a transformar limões em suco de uva (desculpe o arrombo da licença poética, mas, é isso mesmo).

O objetivo desse texto é, mesmo que de forma incipiente, colaborar para que, com a ajuda da internet, você ache mais fácil encarar os azedos limões do cenário corporativo. Mais do que isso, que você aprenda a fazer com eles saborosos sucos de uva (nada contra uma boa limonada!).

O que são limões?

Identificar os limões e saber quais deles dão um bom suco é a primeira e a mais importante das tarefas. O sucesso e a viabilidade dos projetos dos quais você vai tomar parte depende da correta identificação dos problemas que podem e devem ser resolvidos com a ajuda da internet.

Não custa relembrar que a internet é, tão somente, um meio de troca de informações entre dispositivos eletrônicos. Mas, como um “multimixer” que, simplificadamente, apenas gira uma lâmina rotatória e serve para ralar, espremer, triturar, moer, fatiar e muito mais, a internet também tem 1001 utilidades.

Notadamente, são limões, candidatos a virarem insumos de suco de uva, as seguintes situações:

− Necessidade de estabelecer e manter um canal de comunicação aberto permanentemente com um ou mais públicos de uma organização;

− Necessidade de padronizar e agilizar processos que envolvem troca de informações entre pessoas, departamentos ou empresas;

− Necessidade de disponibilizar informações de forma rápida, controlável, atualizada, capilarizada e, sobretudo, barata, para um universo que pode variar entre as pessoas de um mesmo prédio, filiais espalhadas pelo país ou clientes e fornecedores distribuídos pelo mundo.

− Necessidade de diminuir os custos de manutenção e atualização de aplicativos e sistemas.

− Necessidade de estabelecer processos transparentes e de fácil acesso;

− Necessidade de centralizar e registrar etapas ou versões em processos;

− Necessidade de estabelecer relações personalizadas, sem o custo do atendimento pessoal;

− Necessidade de oferecer um canal transacional com baixo custo e alta disponibilidade;

− Necessidade de comunicar e “marketear” produtos e serviços para um público absolutamente diferenciado e com excelente poder aquisitivo.

− Necessidade de atingir novos mercados geográficos, sem demandar investimentos locais;

− Necessidade de coletar informações de públicos dispersos ou em situações em que, de outra forma, isso seria caro, problemático ou impraticável;

− Necessidade de respostas em tempo real;

− Necessidade de fidelizar clientes;

− Necessidade de vender e distribuir informações, serviços ou mesmo produtos com baixo custo operacional;

− Necessidade de manter e organizar a memória e a inteligência corporativa, ao mesmo tempo em que se controla e facilita o acesso e a distribuição da informação;

− Necessidade de integrar parceiros e processos de forma rápida, remota e segura;

− Necessidade de unificar o armazenamento à informação;

− Necessidade de cortar custos de comunicação, atualização, impressão e distribuição de informação;

− Necessidade do aumento da segurança das informações e processos;

− Necessidade de mensurar resultados de forma precisa;

− Necessidade de integrar sistemas e plataformas tecnológicas díspares, que não conversam entre si;

− Necessidade de diminuir prazos e aumentar a agilidade de processos;

−Necessidade de construção de uma marca em escala global;

Não cabe aqui a pretensão, até por que seria impossível, de ilustrar todos os tipos de limões que você encontrará pelo caminho. Mas as frutas listadas acima são um ponto de partida para um bom suco. Existem diversas outras situações que não foram mencionadas aqui, até por falta de espaço. Necessidades únicas e específicas surgem no dia–a–dia. Que você e sua equipe as identifiquem e entendam se elas são, de fato, limões passíveis de transformação em suco de uva.

A capacidade de enxergar nos problemas oportunidades de melhoria é, por si só, parte da solução.

Tal capacidade aumenta na medida em que você começa a se familiarizar com os limões e com as 1001 utilidades que a ferramenta internet oferece. Com o tempo você passa a melhor distingui–los entre as folhas do limoeiro, reconhece os que oferecem mais sumo e aprende a descascá–los, fatiá–los ou espremê–los da melhor forma com o “multimixer” internet. [Webinsider]

.

<strong>Leonardo Dias</strong> (leonardo@edgy.com.br) é diretor da <strong><a href="http://www.edgy.com.br/" rel="externo">Edgy</a></strong> e mantém o blog <strong><a href="http://www.edgy.com.br/" rel="externo">Over the Edgy</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Oá! Me chamo stella Yau,22 anos e sou estudante de publicidade. atualmente 4 periodo. Bom, eu li e achei interessantissimo, até porque estou pagando a cadeira de marketing e estou querendo fazer um progeto da matéria. e ela fala muito sobre forma de você encarar o mundo sendo ele real u virtual, e bem como se sobresair de um problemadigamos assim. Que na verdade, ao entramos em algo seja ele qual for a situação, problemas sempre haverá. Que o mundo virtual hoje esta o alcance de todos, independentemente da classe social e da idade principalmente, e que el oferece facilidades até mesmo desconfiavéis. Mais é preciso ser cautelosoe saber o que você esta fazendo. Bom, e isso. obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *