Windows popular não será melhor que Linux

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Com o anúncio do Windows Popular, a iniciativa da líder de mercado de plataforma de software proprietário é uma tentativa de barrar o avanço do software livre no mercado mundial. Principalmente no Brasil, onde o governo já anunciou a sua intenção de colocar todas as suas fichas nesta alternativa tecnológica visando reduzir os custos da administração pública e para garantir a chamada Inclusão Digital, a partir do lançamento do PC Conectado previsto para as próximas semanas.

A evolução da plataforma Linux é um fato irreversível e ganha corpo a cada dia. O alto nível de qualidade dos serviços e dos aplicativos desenvolvidos pela comunidade de software livre, através de empresas especializadas em personalização de aplicações e soluções específicas, é uma clara demonstração desta tendência.

O mercado irá assistir nos próximos meses a várias iniciativas de opositores do software livre para desarticular este mercado e tentar reduzir o espaço que vem ocupando na sociedade brasileira. O software livre permite usar a criatividade dos brasileiros no desenvolvimento de soluções adequadas às necessidades dos usuários e iniciou um debate sadio sobre o prazer do usuário poder escolher, entre várias alternativas tecnológicas, aquela que melhor possa atender aos seus anseios. E não simplesmente aceitar um modelo homogêneo imposto pela estratégia de padronização mundial de um conceito, como se fosse uniforme e correto para todas as necessidades heterogêneas de cada um.

O software livre é também um apoio ao desenvolvimento da indústria nacional desenvolvedora de software ou de outros ramos da economia, que necessitam de recursos de informática e se deparam com os altos custos de licenciamento das tecnologias proprietárias padrão do mercado.

Qualquer pessoa, mesmo sem volumosos recursos financeiros, pode desenvolver soluções inteligentes de menor custo. Cerca de 80% dos empregos, segundo dados do Sebrae sobre o emprego na indústria, estão nas empresas com menos de 50 funcionários que, a despeito das dificuldades da carta tributária e da falta de capital, vêm sobrevivendo às custas de grandes dificuldades.

A China é um exemplo que pode ser seguido. Através da educação de seu povo e valorização de seus produtos e serviços, a China demonstra ao mundo que existem outras formas de crescimento sustentado.

Há muitos desenvolvedores, analistas, programadores, pequenos empresários do setor de hardware e software embarcado em franca atividade e trabalhando para que o projeto PC Conectado entre logo em operação. Se não temos aqui grandes catástrofes, vamos nos unir pelo desenvolvimento intelecto/tecnológico dos nossos cidadãos. Se estas estratégias de redução de preço eram possíveis antes, mas estranhamente só apareceram agora, só por isso, o software livre e toda comunidade, já têm um grande mérito. [Webinsider]

.

<strong>João Pereira da Silva Jr é diretor de negócios estratégicos da <strong><a href="http://www.insignesoftware.com/" rel="externo">Insigne Free Software</a></strong>, provedora do sistema operacional Insigne Linux e do Insigne Six System

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. simmmmmmm
    eu axo ke linux pode ser melhor
    ke windows so falta para ele
    mais suporte tecnico
    e aplicativos com maior funcionalidade
    se 1 dia as industrias perceberm isso
    logo o linux estara no topo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *