O que é a beleza, afinal?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
O que é a beleza? Quem lida com criação deve entender como cognição e emoção estão unidas na experiência estética.

Quem lida com criação deve entender como cognição e emoção estão unidas na experiência estética.

 

Todos concordam que a “fórmula” ideal para o desenvolvimento de um projeto de interface se faz com o equilíbrio entre conhecimento e estética. Além de aspectos como arquitetura da informação, usabilidade, navegabilidade e conteúdo consistente, importantíssimos nestes projetos, sabemos que a estética – o tratamento gráfico – desempenha um papel extremamente importante.

De fato, a questão sobre o que é ou não belo influencia diretamente muitos aspectos de nossa vida. Em seu livro O que é belo?, Gábor Paál tenta localizar este conceito em meio à estética e o conhecimento.

Enquanto os filósofos a relacionam principalmente com a arte e os psicólogos a vêem como pura sensação de prazer, para o leigo estética é pura questão de gosto.

A biologia evolutiva explica que os “ideais de beleza”, pela vantagem seletiva que proporcionam, ficaram programados de algum modo em nosso patrimônio genético. É fato comprovado que as pessoas acham mais agradáveis regiões fluviais e lugares com vegetação verde e exuberante que desertos e montanhas escarpadas. Para nossos antepassados, viver naquelas áreas representava uma vantagem, pela facilidade de conseguir alimento e água e porque ofereciam defesa contra seus inimigos.

A psicologia experimental por sua vez deu origem também ao chamado campo da estética informacional. Pesquisadores demonstraram serem os padrões gráficos os que estimulam a capacidade investigativa do observador, isto é, aqueles capazes de despertar sua curiosidade.

Equilíbrio parece ser a palavra chave quando o assunto é estética. Figuras muito simples são monótonas; as muito complexas surgem como uma massa confusa que não desperta interesse. As figuras consideradas mais atraentes pela maioria das pessoas têm exatamente o nível de complexidade capaz de produzir no aparelho perceptivo estruturas de ordem superior, também chamadas de “supersignos”.

Ou seja, um padrão dotado de beleza é caracterizado por um ótimo grau de densidade informacional.

Alexander Baumgarten, fundador da estética moderna, definiu a experiência estética como a forma “sensível” do conhecimento – em oposição à forma “racional–conceitual”. Para ele o belo representaria o pólo oposto da razão.

Já Nelson Goodman, filósofo americano, em seu livro Languages of art, censurava essa separação estrita entre as esferas cognitiva e emocional afirmando que: “Colocamos, de um lado, impressões dos sentidos, percepções, deduções, hipóteses, fatos e verdade; de outro, prazer, dor, interesse, satisfação, reações emocionais, simpatia e aversão. Com isso tornamo–nos incapazes de perceber que as emoções funcionam cognitivamente na experiência estética”.

Se a cognição e a emoção estão tão unidas, não faz sentido separá–las na experiência estética. Aquilo que nós consideramos belo não é sempre racional, embora a pura racionalidade possa ser muito bela. Mas uma coisa é certa, a eficiência e a elegância estão extremamente ligadas.

No entanto, apesar desta união entre emoção e cognição, existe uma diferença marcante: enquanto a alegria e o contentamento são sentimentos nebulosos, em parte inconscientes, de natureza visceral e não refletida, a experiência estética é mais consciente.

Podemos na maior parte das vezes identificar muito claramente o objeto que consideramos belo, algo que não ocorre com o sentimento de bem–estar, que percebemos de forma difusa.

Isso torna ainda mais difícil responder à questão sobre o significado do belo.

Apesar disto, vamos fazer uma tentativa. Vamos pensar em um objeto estético de qualquer espécie – uma interface, uma escultura, uma teoria científica, uma paisagem –apenas como um modelo formado por elementos individuais relacionados entre si.

A questão é: como deve estar arranjado esse modelo, como devemos percebê–lo, para julgá–lo belo?

Com este procedimento, praticamente todos os fenômenos de experiência estética descritos pela psicologia experimental podem ser classificados em quatro categorias:

1. Beleza do primeiro tipo. Surge das relações dos elementos no interior de um modelo. Essas propriedades são a coerência, a simetria, o equilíbrio, a clareza, a simplicidade, a harmonia, a elegância, a unidade, a continuidade e – talvez o mais importante – a adequação. Descrevem um certo tipo de ordem no interior de um modelo.

2. Beleza do segundo tipo. Refere–se menos a um objeto e mais a uma relação pessoal entre o objeto e quem o contempla. Ou seja, ligação, familiaridade, confiança, empatia, ou a possibilidade de participar pessoalmente de algo. Pensamentos e objetos adquirem valor estético quando nos tocam pessoalmente, nos emocionam, quando refletem algo de nós, quando nos identificamos com eles de alguma forma, ou projetamos neles nossos pensamentos e emoções.

A beleza do segundo tipo está na base de fenômenos tão distintos como a simpatia, a sensação de pertencer a um lugar e também nossa predileção por teorias e idéias de acordo com nossa visão de mundo. Além disso, não é simplesmente a familiaridade que produz o valor estético, mas uma particular mistura do novo e do familiar.

3. Beleza do terceiro tipo. Os critérios de beleza são estímulo, excitação, novidade, complexidade, mas também criatividade. É belo sentir–se criativo. A beleza não refere apenas a objetos, mas também a ações. Pode ser belo fazer novas descobertas, produzir arte, escrever livros, ou expressar as próprias idéias. A beleza dessas ações não depende tanto de o objeto produzido ter sido belo: a questão mais importante é se lidar com esse objeto foi uma experiência estimulante.

4. Estética elementar. Esta é a categoria que melhor corresponde à concepção da beleza como experiência sensorial e sensação de prazer. Nossa preferência por sons harmônicos, paisagens fluviais, rostos simétricos ou corpos bem moldados faz parte desta categoria. A característica central das teorias da estética elementar é que os objetos não possuem nenhum caráter simbólico adicional. Uma rosa, nesse aspecto, é realmente uma rosa, não um sinal de afeto, nem um símbolo romântico, nem uma metáfora para o florescimento e a decadência.

Estas quatro categorias nos ajudam a descrever as sensações estéticas em toda sua amplitude e, ao mesmo tempo em que nos fornecem uma nomenclatura para valores de beleza, deixam espaço para preferências individuais.

Este sistema de classificação dos valores estéticos tem também uma utilidade prática para todos os que lidam com a produção e divulgação de conhecimentos. Designers, artistas, jornalistas, publicitários, pedagogos ou cientistas podem e devem levar em conta os valores estéticos fundamentais, de forma consciente ou puramente intuitiva. [Webinsider]

 

. . .

 

O que é conteúdo?

Contrate o Webinsider para o blog de sua empresa

Marcos Nähr (Marcos_Nahr@Dell.com) é formado em Design Gráfico, consultor de conteúdo para o Global eCommerce da Dell Computadores e professor do Comunicação Digital da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

20 respostas

  1. Pingback: pontodesign » DIREÇÃO DE ARTE | Matérias interessantes
  2. Tudo bém contigo amigo?
    peço que me ajude a escrever uma redação sobre beleza, estou com um trabalho urgente para fazer e não encontro palavras certas me ajude obrigada…

  3. beleza eu poxo dizer k beleza é tudo aquilo k xta a noxa tráx ou mexmo a frente,cmo o xer humano goxta muito de exibir-se e monstrar-se cmo é é axim beleza é respeitar seu próprio corpo não é pousar nua, fazer coisas indecentes principalmente as mulheres cmo é k queres k um homem te respeite axim por maix k você,eu,nós sejamox gostosas não é exa a solução………

  4. A percepção de estética (beleza) está ligada a bagagem cultural que cada um carrega.

    Muitas vezes temos que desempenhar um papel estético em alguns projetos, que podem fugir do nosso conhecimento e percepção, do que interpretamos por agradável, ultimamente muitos casos em que tenho que privilegiar a informação para um público que não demonina beleza estética com sua real percepção, e sim formas que priorizam a informação por similaridade.

    Esta similaridade está muitas vezes ligada a uma pobre bagagem cultural, oque você define por belo é o que o seu conhecimento pode enxergar!

  5. Marcos,

    Sou carnavalesca do G.R.E.S. Skindô, em Teresina (PI), e estou pensando em desenvolver o tema de 2008 sobre BELEZA. Sou também poeta, e todo poeta tem a alma do mundo, então o conceito de beleza que passa pela minha cabeça (e/ou pela minha alma) é algo extremamente abrangente. Estou começando a pesquisar e encontrei seu artigo. Nele, você conseguiu sintetizar toda a minha percepção… Muito legal. Seu artigo será, digamos, a espinha dorsal do meu trabalho. A partir daí, a gente pode navegar na mionese. Parabéns.

  6. gostei de saber o que beleza.se puder mande respstas para mim.sobre a influencia estetica de onde surgiu, e qual o padrao de beleza feminina.

  7. Olá, adorei o que você escreveu sobre beleza, assim como alguns colegas que deixaram comentários acima estou fazendo um trabalho sobre Padrões de Beleza, algo como a campanha da Dove, o sol é para todas. Você poderia me ajudar com alguns textos ou informações?
    Obrigada!

  8. oii !!
    eu preciso aaber algumas coisas pra um trabalho !
    *qual o padrao de beleza atual ?
    *que mudanças esse padrao sofeu ao longo dos 100 anos ?
    *quem determina o padrao estetico do homem ou da mulher ?
    *quais os criterios utilizados para determinar o padrao de belza ?
    *aquele considerado bonito n0o brasil tambem é considerado no resto do mundo ?
    obrigadaaa !

  9. Bom preciso de saber o que é beleza p fazer um trabalho…
    So que ta muito complicado isso e naum consigooo entender…Por isso naum da para falar o que é beleza numa simplis frase??

    Agradeço pela oportunidade….
    Beijooo

    =)

  10. Olá Marcos! Parabéns pelo que escreveu a respeito da beleza. O que é belo e como vemos o que tem beleza em si, concordo contigo…
    Gostei muito! Procurarei por seu livro!

    Um abraço!

    Evelyn

  11. Gostaria de saber uma definição de estética no campo da beleza, do cuidado com o rosto e corpo.Estética no sentido do belo, do bem-estar, proporcionando sensações de prazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *