Inclusão digital: o que é e a quem se destina?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O termo “inclusão digital”, de tão usado, já se tornou um jargão. É comum ver empresas e governos falando em democratização do acesso e inclusão digital sem critérios e sem prestar atenção se a tal inclusão promove os efeitos desejados. O problema é que virou moda falar do assunto, ainda mais no Brasil, com tantas dificuldades – impostos, burocracia, educação – para facilitar o acesso aos computadores.

É que inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. A expressão nasceu do termo “digital divide”, que em inglês significa algo como “divisória digital”. Hoje, a depender do contexto, é comum ler expressões similares como democratização da informação, universalização da tecnologia e outras variantes parecidas e politicamente corretas.

Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Como fazer isso? Não apenas ensinando o bê–á–bá do informatiquês, mas mostrando como ela pode ganhar dinheiro e melhorar de vida com ajuda daquele monstrengo de bits e bytes que de vez em quando trava.

O erro de interpretação é comum, porque muita gente acha que incluir digitalmente é colocar computadores na frente das pessoas e apenas ensiná–las a usar Windows e pacotes de escritório. A analogia errônea tende a irritar os especialistas e ajuda a propagar cenários surreais da chamada inclusão digital, como é o caso de comunidades ou escolas que recebem computadores novinhos em folha, mas que nunca são utilizados porque não há telefone para conectar à internet ou porque faltam professores qualificados para repassar o conhecimento necessário.

Desde a década de 90, acadêmicos e especialistas em tecnologia da informação (TI) deram início a uma série de debates sobre um quadro preocupante e que pouco mudou: os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, sobretudo os mais pobres, estão perdendo o bonde da informação. Sem os meios necessários (computadores e laboratórios) e recursos apropriados (internet rápida, telecomunicações), esses países deixam para trás um amplo leque de opções para aquecer a economia e melhorar os baixos índices sociais.

Somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital. É preciso ensiná–las a utilizá–lo em benefício próprio e coletivo. Induzir a inclusão social a partir da digital ainda é um cenário pouco estudado no Brasil, mas tem à frente os bons resultados obtidos pelo CDI no País, cujas ações são reconhecidas e elogiadas mundialmente. Inclusive, por vários estudiosos consultados pela reportagem, que costumam classificar as ações do Comitê como exemplo em palestras mundo afora.

O presidente do CDIPE, Marcelo Fernandes, acha que agora é o momento para reflexões e críticas às atividades desenvolvidas, pois o Comitê está completando dez anos. “Nestes últimos anos, tivemos muitas conquistas e desafios. Agora é o momento para refletirmos sobre eles e prestarmos conta para a sociedade sobre as ações que realizamos”, adianta. Apesar da boa vontade, alguns empecilhos representam um grave problema à melhor socialização de comunidades carentes.

O coordenador–executivo do CDI–PE, Diego Garcez, elege a carência de infra–estrutura como um dos piores obstáculos no Brasil e em Pernambuco. “Por exemplo, acontece de chegamos em uma comunidade de baixa renda e não termos como levar internet até lá, porque não há fiação telefônica ou instalação elétrica adequada,” cita.

Outro problema apontado por Garcez é a baixa escolaridade dos instrutores, que às vezes são os jovens da própria comunidade. E é justamente aí que entra o papel da inclusão digital como indutor à inclusão social. Chico Science já dizia que os computadores fazem arte. Os especialistas concordam e acrescentam: também fazem cidadania.

É preciso focar o crescimento social

Pensadores como Manuel Castells, um dos ícones nos estudos sociais a partir de novas tecnologias, pondera que a sociedade está passando por uma revolução informacional que pode ser comparada às grandes guinadas da História. Na clássica trilogia “A Era da Informação“, o autor é enfático em mesclar economia, cultura e informação a partir de uma inclusão digital de verdade.

Muitos imaginam que, em países pobres, não se deveria nem falar em inclusão digital enquanto há pessoas com fome e desempregadas na rua. O problema é que são as nações pobres as quais, justamente, costumam se beneficiar melhor das ações includentes.

Mark Warschauer, professor na Universidade da Califórnia e integrante do Centro de Estudos em TI e Organizações (CRITO, do inglês), descreve que em países como o Brasil, a inclusão digital precisa ser acentuada com mais prática e menos teoria.

O pensamento é compartilhado por William Mitchell, autor do livro E–Topia, que também se dedica a estudar o impacto social via inclusão digital. “Comunidades de baixa renda tendem a atrair menos investimentos em infra–estruturas de telecomunicações e tecnologias, gerando menos motivação de empresas e governos. Em lugares assim, há um risco óbvio de diminuir ainda mais as ofertas de bons empregos e serviços para todos daquela comunidade,” enfatiza Mitchell, em um cenário bastante conhecido no Brasil.

O professor Adilson Cabral, doutorando em Comunicação Social e estudioso do tema, considera até impreciso utilizar o termo inclusão digital atualmente, porque não mostra à sociedade o contexto social envolvido na questão. “Preferimos a idéia de apropriação social das tecnologias de informação e comunicação (TIC), cuja relação direta é a tomada de consciência e cidadania nas comunidades”, explica.

Ele critica a atuação de muitos laboratórios públicos de informática, alguns chamados de “telecentros”, porque muitas vezes os próprios organizadores não têm noção de objetivos e propósitos na hora de ensinar pessoas a usar o computador. “Não adianta apenas oferecer acesso à internet e editor de textos. A gente precisa transformar a perspectiva de vida das pessoas, buscar soluções práticas que melhorem a vida desses novos usuários”, sugere Cabral.

A crítica é compartilhada por Warschauer, que durante a última visita ao Brasil, ficou espantado com a falta de objetivos claros dos inúmeros telecentros instalados pelos governos nas cidades, especialmente em São Paulo, embora tenha elogiado bastante as atividades do CDI.

Computadores como fonte de renda e cidadania

Há uma série de iniciativas de inclusão digital que merecem destaque nos chamados “países pobres”, que ilustram como o acesso às tecnologias e uma pitada de boa vontade podem mudar um cenário de pobreza.

Em Honduras, uma ONG instalou estações de trabalho em comunidades rurais, cujos computadores funcionavam por energia solar, já que não havia energia elétrica naquela área. Também não havia infra–estrutura de telecomunicações, ou seja, nada de telefones ou conexões à internet. Então começaram a usar conexão via satélite, cujo valor ainda é bem alto. Ocorre que toda a parafernália pode se tornar auto–sustentável, com a própria comunidade arcando os custos de manutenção.

Após o pontapé inicial – ensinando as pessoas a usar as ferramentas e como tirar proveito delas – os agricultores e artesões começaram a vender seus trabalhos pela internet. Jovens da comunidade ainda conseguem usar salas de bate–papo para ensinar espanhol a europeus.

A Índia é um país–ícone quando se fala de tecnologia, mas é bom lembrar que também representa uma nação com terríveis índices de pobreza e desigualdade. Hoje, aquele país exporta software e exímios especialistas em tecnologia, cobiçados pelos países ricos e contratados a peso de ouro.

Parece incrível, mas os números sociais da Índia são piores do que no Brasil. De acordo com dados divulgados pelo governo, apenas 0,5% da Índia está conectada à web. Com uma população beirando um bilhão de pessoas, parece muita gente, mas em termos relativos está longe de chegar aos 11% que existe no Brasil, segundo o Ibope/ Netratings. No setor de telefonia, a Índia tem apenas 2,2 linhas telefônicas para cada cem habitantes, em média.

Outro exemplo é a Costa Rica, um país com a economia baseada em agricultura. Hoje, exporta mais circuitos integrados (chips) do que produtos agrícolas, uma situação impensável anos atrás. O país carrega o apelido de República do Silício, pois hospeda uma fábrica da Intel desde 1998.

Na época, a gigante dos processadores sondou o Brasil, mas impostos e burocracia fizeram a empresa procurar outro lugar – informação confirmada pelo próprio presidente da Intel, durante sua última visita ao Brasil. Em 1999, os chips da Intel já eram responsáveis por metade dos 8,4% de crescimento no PIB e por 37% das exportações costa–riquenhas. Uma façanha.

Tailândia, Filipinas, China, África do Sul. O ponto em comum entre as iniciativas é a mesma base: o computador é uma ótima diversão, mas também é uma fonte de renda e de cidadania. Mark Waschauer se mostra descrente, contudo, com o populismo que alguns governos de países em desenvolvimento fazem com a inclusão digital. Brasil incluso.

Entrevista: Mark Warschauer

Mark Warschauer é professor de Educação e de Informação & Ciência da Computação na Universidade da Califórnia, além de fazer parte do Centro de Estudos em Tecnologia da Informação e Organizações.

Há anos estudando o impacto social das ações de inclusão digital em países da América Latina, ele já esteve mais de uma vez no Brasil para conhecer as atividades do CDI, dos Telecentros em São Paulo e de outros projetos paralelos. Autor do livro “Tecnologia e Inclusão Social: repensando a divisória digital”, ele também edita o periódico Aprendizado de Linguagem & Tecnologia e nos concedeu esta entrevista exclusiva.

– Quais os projetos brasileiros de inclusão digital que você mais conhece?

– Para elaborar o livro, viajei para o Brasil e conheci bastante o Sampa.org, o CDI, o Projeto Clicar e alguns telecentros do Governo de São Paulo. Fiquei particularmente impressionado com o trabalho do CDI, pois há muita coisa ali que realmente funciona e são bem atraentes. Primeiro, porque eles estão conseguindo atingir locais e comunidades onde há, de fato, uma necessidade de inclusão digital. Segundo, conseguem recursos de várias fontes, induzindo à inclusão social de jovens pela digital.

– É possível falar em inclusão digital em um País como o Brasil, onde os índices sociais são baixos, a economia é desigual e o desemprego é gritante? Projetos de computadores populares, como ocorre há anos por aqui sem sair do papel, funcionam?

– Depende. Os projetos de inclusão digital são de extremo valor para melhorar esses índices, desde que coordenados de forma apropriada, sem populismos e sem discursos vazios. Por outro lado, a idéia tipicamente governamental de empurrar computadores em todas as casas pode ser um tiro no pé e gerar um efeito exatamente contrário à melhoria social. O Brasil não é a única nação do mundo a tentar fazer isso, então, deveriam olhar o que foi feito lá fora, em cenários semelhantes, para não cometerem os mesmos erros.

– Como assim?

– Empurrar computadores nas casas apenas com incentivos governamentais não é produtivo, porque o dinheiro investido na idéia poderia ser utilizado em projetos de economia social e desenvolvimento, os quais podem envolver tecnologia ou não. Mas vender computador por vender, independente do preço, não melhora a qualidade de vida de ninguém. O acesso à ferramenta [computador] é importante, porém, com um sentido mais amplo e coletivo de melhoria social.

– E qual seria a solução?

– O acesso às mídias digitais não é uma exclusividade da elite. Há vários caminhos de melhorar o cenário atual de exclusão, com relações custo/benefício razoáveis. A instalação de computadores nas escolas, por exemplo, é uma das alternativas que se mostraram mundialmente eficientes nos países em desenvolvimento – desde que seja levada a sério, com instrutores, equipamentos funcionando e diretrizes claras. São essas as grandes dificuldades. Em geral, o pessoal envia os computadores, discursa, sai no jornal e pronto. Cada um que se vire. Com diretrizes sérias, o aluno não apenas aprende o que tem que aprender na sala de aula, mas também sai da escola com um ofício. A longo prazo, é notória a inclusão social que ações assim podem gerar.

Projetos só mudam de nome

Em março deste ano, o Governo publicou no Diário Oficial da União o decreto que constitui a coordenação nacional do Casa Brasil, um projeto que reúne todas as iniciativas governamentais de inclusão digital. O problema é que as idéias por trás do Casa Brasil têm circulado desde 2003, sem nada concreto. Antes deles, projetos com nomes diferentes já existiam, sempre no papel.

É uma situação similar ao que ocorre com o projeto do PC Conectado, um computador popular para pessoas de baixa renda. O conceito não tem nada de novo. De acordo com informações da Agência Brasil, o projeto Casa Brasil de agora quer estabelecer as diretrizes e os critérios de seleção das localidades que serão beneficiadas com recursos federais, além de acompanhar a implementação.

Em entrevista à agência, o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Sérgio Amadeu, considerou o decreto como o reconhecimento que a inclusão digital deve ser uma política pública relevante. O Instituto é o maior parceiro do governo no PC Conectado, adiado pela terceira vez em apenas três meses. [Webinsider] (com Folha de Pernambuco)

.

Paulo Rebêlo é jornalista, escritor e consultor em política, tecnologia e estratégias corporativas. Diretor da Paradox Zero e da Editora Paradoxum.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

233 respostas

  1. Parabéns pelo post, muito bom. Hoje estava comentando com meu tio, sobre minha escola ter uma sala de informática com computadores novos, e não ser utilizada, então quando comecei a ler a publicação vejo “…escolas que recebem computadores novinhos em folha, mas que nunca são utilizados porque não há telefone para conectar à internet ou porque faltam professores qualificados para repassar o conhecimento necessário.” kkk; O conteúdo deste artigo é ótimo, me esclareceu bastante sobre o que é Inclusão Digital, obrigado 🙂

  2. Queria que voces fizesem um projeto pra crianças carentes da minha comunidade.
    tenho 100 crianças , em duas creches em horario entregal e tres mil pessoas na comunidade
    por favar me de uma luz………
    obrigado

  3. O conteúdo é muito proveitoso, me ajudou a tirar muitas dúvidas sobre o tema e sobre o que pensam sobre inclusão digital.

  4. excelente discussão, precisamos de facilitadores p/o ensino dessa informação… parabéns,……temos discutir muito o assunto…..

  5. gostei muito desse site, pois ele é muito importante na inclusão digital. A inclusão digital deve não vai melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia ou seja com ajuda do telecentro.BR.

  6. Olá moro no município de Ourolândia, gostaria de saber se alguém pode me hajudar a desenvolver um projeto de Inclusão Digital para alunos especiais e os idosos!

  7. Paulo, parabéns pelo seu trabalho. Ministro aulas para diversas faixas etárias e diversos cursos relacionados à tecnologia. Tenho algumas turmas de inclusão digital que ainda buscam uma melhor qualificação profissional e também tenho turmas de idosos.
    Também estou fazendo um curso online no Instituto Ayrton Senna sobre a Escola Conectada e gostaria de poder compartilhar o link desse trabalho com meu grupo de estudo. Ele irá enriquecer muito nosso trabalho. Um abraço!!!

  8. Gostei muito dessa reportagem,feita pelo Paulo Rebelo.
    A minha empresa é de tecnologia em telecomunicações, e venho acompanhando esse assunto à muitos anos.
    Acompanhei todos os passos para construção do PNBL do governo federal, o qual acho um exelente projeto. Mas lamento muito que por despreparo das empresas, orgãos publicos, politicos e até mesmo o governo.
    Tudo estar se encaminhando de novo para as grandes operadoras de telecom.
    Estar claro para mim, principalmente depois que li uma entrevista do Ministro da Telecomunicações no Jornal Estado de São Paulo. Tenho certesa que todo esse recurso que tem hoje o FUST, vai mesmo para as operadoras.
    É lamentavel.

  9. gostaria de saber tambem, sobre a assessibilidade da inclusão digital
    saber quais os benefícios e malefícios sobre a inclusão digital
    preciso urgente de um trabalho sobre a inclusão digital
    Estou fazendo um trabalho final de conclusao de curso, com o tema inclusao digital e precisso saber como pelomenos começar

  10. muito bom mesmo!! gostei e aprofundei meus conhecimentos sobre o assunto sempre que vocês poderem atualizem as noticias sobre o tema.

  11. preciso urgente de um trabalho sobre a inclusão digital, pois tenho até o dia 10,10,2010 bjs a todos.estou a espera.por favor envia para meu imal.

  12. È se pode dizer de uma coisa chamada de INTERNET PARA TODOS de 64Kb de velocidade(esta no contrato)
    que so da pra navegar??
    sera que falar que umna internet”banda larga de qualidade”(estes termos estão na reportagem de divulgação)embora separados”banda larga” “qualidade”.sera que a net se resume em apenas nagevar e num se pode baixar um programa free,um anexo de email,ver um filminho de saude publica no youtube,ou então baixa-lo??
    parece absurdo não é??
    mas a coisa chega ser pior ainda.formatei meu pc,não atualizou por que o download era de 68mb(SP3),e tentei instalar o msn de 20 Mb num baixou.E o que vc acharia de ser comparado com as crianças do primeiro grau??
    bom por ai vai
    Acho que tem gente querendo puxar o tapete de alguem no executivo ou é pura incompetencia do autor do projeto.Ta dado o recado.vamos aguardar.”Aqui o palhaço é o usuario que compra antena ,placa de rede,etc” uma perguntinha: Sera que isso é um favor ou dever do serviço publico – ja que se comprometeu em ceder tal coisa – com cara de “qualidade” e “banda larga” coitado vai se queimar na proxima eleição!!!!!!!!!!!

  13. adorei… pois me ajudou numa pesquisa que eu tinha que apresentar na escola e graças a esse site meu trabalho ficou muito bom!!!!!!!!!

  14. gostei muito dos assuntos da inclusão social e nada que o governo faça nao vai melhorar o nosso país .eu apoio o site.um beijo maria luisa

  15. ESTOU FAZENDO UM CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL, E GOSTEI MUITO DO CONTEÚDO DESSE SITE. CONTINUI DIVULGANDO O SEU SABER, POIS SEMPRE TERÁ ALGUÉM PRECISANDO DE SUAS PALAVRAS.
    OBRIGADA.

  16. Estou fazendo um trabalho final de conclusao de curso, com o tema inclusao digital e gostei muito do que encontrei neste site.
    Gostaria, se possivel que voces me enviassem materia sobre este assunto.

    Obrigada.

  17. Olá;
    Achei a questão da inclusão digital muito interessante e gostaria de saber se poderia me dar umas dicas e algumas idéias sobre como montar um trabalho sobre inclusão digital.

    Agradeço desde já a atenção
    Maura

  18. Achei muito interessante seus comentários. Eles abriram, um pouco mais, minhas idéias do que realmente é inclusão digital. Solicito a gentileza me mandar algumas sugestões de fontes para eu montar um trabalho sobre esse tema. Estou necessitando fazer um projeto sobre inclusão digital e não tenha onde pesquisar.

    Agradeço-lhe antecipadamente.

    Nei Castro

  19. Muito boa essa materia já pesquisei um pouco sobre o assunto em outros lugares e pude perceber que é um assunto muito amplo.
    Os politicos só prometem e fasem projetos que n tem nem como sair do papel, pois o custo é muito alto.
    Tem uma escola perto de casa que o governo colocou alguns computadores e já acha que os alunos já estão sendo incluidos em algum projeyo de inclusão digital.
    Isso é um grande absurdo no meu ponto de vista.

    Lucimara 30/01/2010

  20. Gostei muito do material aqui publicado, pois as pessoas precisam saber o que é realmente a Inclusão Digital, muitos confundem a inclusão digital com inclusão técnica e social.Na Verdade á Inclusão Digital é a soma da Inclusão Social e á Inclusão tecnica.

    O objetivo da Inclusão Digital é levar o aluno desde sua infancia ou adolecencia á prepara-los para o Mercado de Trabalho.Assim se faz á Inclusão Digital.

    Paulo Herbert
    Consultor de Material Educacional.

  21. Para fazer a referência acadêmica a este artigo, basta seguir as regras da ABNT para referências na internet, é padrão para qualquer caso. Eu mesmo uso bastante. Para fazer referências sobre os livros ou autores tratados na reportagem, você pode encontrar facilmente no Google Books ou em qualquer livraria- depois é só anotar os dados e novamente usar a ABNT para fazer as referências. Abraços.

  22. Parabens!

    Concordo com o Sr. Moacyr, também ajudou-me, em minha pesquisa, porém sugiro que coloque a fonte de onde podemos referendar, quando assim, necessitarmos. Sentir dificuldade para extrarir essa informação. obrigada.

  23. ola,

    esse artigo foi muito bom, pois estou finalizando meu Trabalho de graduação em Artes Visuais onde os alunos aprendem conteúdo de história da arte e técnicas artísticas utilizando o meio digital através de programas gráficos específicos desenvolvendo seus trabalhos. Estou tendo um ótimo retorno dos alunos, pois estão vendo a possibilidade de poder aprender na disciplina de arte sobre a matéria em si (história das artes) e também estão aprendendo uma ferramenta que poderá dar retorno financeiro imediato, ajudando sua família. esse projeto esta sendo aplicado em um aescola estadual, que tem uma ótima sala de informática com mais de 20 computadores além de quadro digital onde eu como professora posso utilizar tanto o programa gráfico, internet, etc e os alunos podem estar me acompanhando simultâneamente. Isso é muito bom! A ferramenta da utilização da informática como meio metodológico aproxima os alunos com o professor e dando maiores resultados positivos de aprendizado.

  24. É sempre bom saber q existem pessoas q se preocupam com os problemas sociais q atingem o nosso país, e q a inclusão digital pode estabelecer um vínculo entre a inclusão social, permitindo que os paises pobres e emergentes possam superar esses empecilhos.

    BeeiijOeAmotodomundo!

    ;D

  25. eu e Meu Grupo, o Voluntariado Jovem iniciamos a pouco mais de 2 anos a inclusão digital de modo exclusivo em minha cidade. Começamos por criar a primeira lan House comunitária da região, com apoio de amigos e do comércio local, conseguimos micros que interligamos á internet; depois conseguimos com o comércio lanches e material esportivo. nos tempos vagos ensinamos esportes,
    teatro, reforço escolar primário e o básico em informática e internet. pode não ter sido lá um grande projeto, mas foi prazeroso e gratificante esta experiência. Com esta iniciativa a prefeitura local colocou antenas em toda a cidade e hoje a internet é grátis para todos. enfim, um passo por mais curto que seja , incentiva aos grandes velocistas uma atitude mais positiva . 😉
    abraços…Valdecir Tavares
    Chopinzinho _Paraná

  26. Foi muito bom conhecer este espaço na internet, até estou me aprofunfar mais sobre os projetos de inclusão digital que foram sucessos!
    Estou prestes a desenvolver um projeto interdisciplinar do meu curso em redes de computadores o qual tenho um desafio que é criar uma interconexão de redes entre entitadades sociais dentro de um bairro.
    Um forte abraço.

  27. a inclusao digital esta sendo uma das maiores tecnologia,que esta cada dia melhorando a nossa vida,essa palavra digital divide,que em ingles significa algo como divisoria digital, ela esta sendo uma tecnologia maravilhosa pra nosso brasil seja usada como for,principalmente nas empresas ou escritorio de contabilidade,eu adorei essa ideia de inclusao digital

  28. Inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. A expressão nasceu do termo ?digital divide?, que em inglês significa algo como ?divisória digital?. Hoje, a depender do contexto, é comum ler expressões similares como democratização da informação, universalização da tecnologia e outras variantes parecidas e politicamente corretas.

  29. Parabém amigo,vc. contribuiu bastante. estou terminando minha Pós Graduação em Gestão e Tecnologia Educacional e consequentemente já estou escrevevendo minha monografia e resolvi vitar esta página para verificar se estava bem embasada, ou se estava no caminho certo, descobri que a vida é um eterno aprendizado ao ler o seu tcc vejo que posso melhorar muito. O trabalho que estou fazendo é sobre inclusão digital como recurso de ensino e aprendizagem no ensino fundamental

  30. Antes quero te parabenizar. Mais acho que o carpatilhamento de conecções adsl deve ser sim permitido. Em nome da Inclusão Digital ou infoinclusão é da democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Como Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails. Mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida, com custo baixo que só SCM com adsl permite. Não devemos ser contra em favor de uns que querem tem lucros, com uma reserva de mercado absurda. Inclusão digital é internet a baixo custo para todos (principalmete as periferias das grandes cidades e o interior ). Está é minha humilde opnião.

    ——————————————————————————–

  31. Seria muito legal se nesses projetos de inclusão digital o windows o original é claro tambem fosse utilizado,ainda ñ concordor com sistema operacional de codigo aberto apesar das facilidades.amei esta pagin aqdeixei ate meu comentario.

  32. quero comentar sobre inclusão digital nas escolas municipais.e um assunto a ser voltado para e educação das crianças de hoje,para que elas cresçam ja sabendo o que tem de bom e mal nesse mundo.

    eu e mais uns dois amigos tamos tentendo implanta essa idéia em nosso municipio e se possivel na regiao, e espero q nossa vontade de passar essa ideia sobre inclusão digital pedagogica venha auxiliar as crianças a usarem bem o instrumento que é o computador,obrigo ~tenham um otimo dia!!!!!!

  33. Eu adoro ler…
    idolatro os livros, particularmente de vários assuntos…
    Eu me interessei muito por esse assunto Inclusão Digital…
    Particularmente eu nunca tinha pesquisado sobre isso, e a professora de Geografia deu um trabalho sobre esse assunto…
    No começo eu nem me interessei pelo assunto…
    Mais logo depois quando pesquisei achei muito bom…

    Sempre que puderem coloquem mais sobre a Inclusão Digital…

    Beijiinhuuss…
    PARABÈns pela matéria………..

  34. É bem verdade que em nosso país as coisas mudam de roupagem, enquanto o conteúdo permanece o mesmo, mas o que seremos no amanhã se não formas capazes de mudar o hoje! Aprendi que por melhor que seja a crítica ela só terá valia se vier acompanhada de sugestão (não gosto disso por que assim seria melhor), é preciso que todos nós, independente de formação acadêmica ou não, já que não há professor melhor do que o mundo, que façamos a nossa parte, que acreditemos, que com roupagem nova ou velha, somos capazes de mudar aquilo que nos incomoda, que o problema do vizinha também é nosso, lembrando que se assim não fizermos, esse vizinho pacato, pode no amanhã se tornar no nosso carrasco, então, o melhor é ao menos tentar ajudá-lo, pois esse pequeno gesto pode se tornar no nosso salvo-conduto.
    Do exposto quero apenas dizer: não importa se a Inclusão Digital é uma realidade com muitas adversidade, mas sim, o que precisamos é acreditar que podemos torna-la numa realidade capaz de beneficiar a muitos e que a nossa parte está sendo feita, acreditar ser capaz é o primeiro degrau para se alcançar à porta aberta à sua frente, o ceticismo não é um bom conselheiro para quem busca o sucesso, reflita bem e não deixe que o seu Titã, continue sendo apenas mais um gigante adormecido.
    Nunca fui a uma universidade, mas nem por isso deixei de buscar conhecimento e de aprender, e mais, tenho consciência de que somente estando aberto ao aprendizado é que podemos continuar sendo considerados como alfabetizados, já que a evolução do mundo globalizado nos supera em conhecimento adquirido, então vejo que mais inteligente do que dizer eu sei, é dizer: estou aprendendo, pois continuares sendo eternos alunos, quer queiramos ou não.
    Sou otimista por acreditar que somos capazes!

  35. Fantástica a explanação sobre o uso correto dos computadores para a verdadeira inclusão digital aconteça. Eu trabalho no Telecentro de Informação e Negócios em Nazaré-Ba e realizo oficinas de informática nas quais os alunos aprendem a criar e-mails, blogs, pesquisa de preços e produtos na internet, criação de currículos, inscrições em concursos. Espero que estas atividades estejam condizentes com o espírito de inclusão digital.

  36. Parabens pela matéria, temas como esse é muito importante para a sociedade, pois, não basta apenas o governo aparelhar as escolas com computadores se não tiver um planejamento específico para tal, capacitar e qualificar os professores é fundamental para o correto aproveitamento da tecnologia, caso contrário, fica invial e não atinge o objetivo que é maximizar a participação do aluno e da comunidade.

  37. Olá.
    Achei bem interessante esse trabalho,ajudou bem meus conhecimentos,esta de parabéns,e sempre bom pesquisa trabalhos assim, e ler e depois de debater com pessoas pra saber cada oponião sua,o país dever da mas praticas e menos teorias e incentivar mas pessoas.

  38. Achei muito útil esse espaço contento tais informações, com as quais posso mais aprimorar meu trabalho aqui na minha cidade. A idéia de Sandra de Campos dos Goytacazes, de criar um blog me foi muito útil!!! Achei d++++
    Só gostaria msm de Agradecê-los.

  39. Gostei mto do assunto falando sobre a inclusão digital.
    vo fazr uma redação sobre esse assunto e tnho certeza q vai enriquecer meus conhecimentos e vocabulários na hr de fzr as prova.
    bj.

  40. Sou Coordenadora de Informática Educativa de duas escolas do município de Campos dos Goytacazes. Estou cursando uma Pós em Tecnologias e Mídias na Educação e este site está me ajudando a compreender melhor sobre o assunto e facilitando o desenvolvimentos dos meus trabalhos.
    Recentemente, criei um Blog para cada escola em que trabalho. Estou percebendo que alunos e professores estão mais interessados e mais participativos nas atividades de informática. De repente, pode ser uma forma de inclusão digital, começando com quem está dentro da escola, porém não tem acesso as TICs de maneira adequada.
    Com o Blog as pessoas lêem as informações, discutem e interagem. Como membros da escola, alunos e professores também produzem suas informações através de postagens, com isso, a interação é ainda maior e o processo de inclusão digital torna-se pertinente. Enfim, alunos e professores têm que produzir saberes através das TICs construindo conhecimentos e facilitando o processo de ensino-aprendizagem. (http://escolamsantaterezinha.blogspot.com)e (http://emmariaarlete.blogspot.com)

  41. Prazer,
    Sou estudante de Adm.,procurava por meio desta, para aumentar meus conhecimentos,orém ao passar por este site notei que teria uma ótima pesquisa, enfim,me ajudou muito…

    Obrigado pela oportunidade,

  42. Adorei a página, como trabalho no Laboratório escolar de Informática essa página, realmente tem me ajudado, bastante nas atividades realizadas, realmente o site está de parabéns.

  43. Tudo bem a todos?

    Gostei muito do assunto, pois a tempo venho sonhando em montar algo como (instituto) no ramo de computação gráfica principalmente 3D e quem sabe desenvolver grandes projetos digitais, tenho conhecimento em modelagem 3D em um software livre muito conhecido no meio da CG.
    Precisamos colocar o brasil no foco mundial da computação gráfica e só com projetos desse tipo conseguimos encontrar futuros design digitais escondido que sem esse apoio podem se perder para outros fins.

  44. É sempre bom temos a oportunidade de ler e conhecer trabalhos que nos ajude em nossa caminhada sou aluna de pedagogia estou no 3 ano e trabalho em um projeto de inclusão digital, para crianças da comunidade,temos tambem o curso de tecnologia e formação de professores, que esta ajudando muito nossos professores em suas atividades diarias, caso tenha outros relatos gostaria de receber pois é de suma importancia para meu aprendizado.

  45. No mundo como no Brasil vemos a política da inclusão digital muito ativa. A preocupação de muitos grupos em querer salvar nossa gente mais simples em, de repente tirá-los da rua com uma ocupação que lhe dê sentido a vida. Acredito ser muito importante essa maneiira de ver a necessidade, mas creio que há muitas outras coisas ainda a fazer. Esse é apenas um gesto de ver as novas tecnologias a serviço de outos menos favorecidos. Gostaria que esses projetos chegassem a outros lugares que ainda naõ conhecem o computador, a nao ser pelas figuras ou pela tv.mas ainda acredito na visão de nossos administradores como tambémde toda a sociedade, principalmente nas escolas onde passa a ser o veiculo da informaçao digital.Vamos em frente…

  46. No mundo como no Brasil vemos a politica da inclusão digital muito ativa. A preocupação de muitos grupos em querer salvar nossa gente mais simples em de repente tirá-los da rua com uma ocupação que lhe dê sentido a vida, acredito ser muito importante essa maneiira de ver a necessidade, mas creio eu que há muitas outras coisas ainda a fazer. Esse é apenas um gesto de ver as novas tecnologias a serviço de outos menos favorecido. Gostaria que esses projetos chegassem a outros lugares que ainda naõ conhecem o computador, a nao ser pelas figuras ou pela tv.mas ainda acredito na visão de nossos administradores como tambémde toda a sociedade, principalmente nas escolas onde passa a ser o veiculo da informaçao digital.

  47. Eu estava á procura de informações sobre inclusão digital, procurei até, ao acessar esse site facilitou a minha vida. eu precisso de mais artigos que fale sobre a inclusão digital nas escola, se porsivel envie pra mim ok. Obrigada e parabéns pelo belo trabalho de vocês, abraços a todos da equipe.

  48. HÁ CERCA DE UM ANO COMEÇAMOS MEIO QUE ACANHADOS, UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL COMO EXPERIÊNCIA NUM DOS BAIRROS MAIS CARENTES E VIOLENTOS DE NOSSA CIDADE. UM ANO DEPOIS VEMOS UM BAIRRO COMPLETAMENTE MUDADO, FORMAMOS O VOLUNTÁRIADO JOVEM CHOPINZINHO, ONDE O ALUNO APRENDE ATÉ CERTO PONTO E PASSA A ENSINAR OS COLEGAS QUE VÃO CHEGANDO AO PROJETO S.O.S INCLUSÃO DIGITAL GRÁTIS. ORKUT E COMUNIDADES CRIAMOS PARA DIFUNDIR O PROJETO, PEDIMOS AO COMÉRCIO PCS USADOS E ALGUNS OBSOLETOS, MAS COM A INTERNET COMO A PROFESSORA…OU SEJA A NET E O COMPUTADOR COMO MEIO DE LIBERTAÇÃO E INCLUSÃO DO INDIVIDUO. NÃO CONSEGUIMOS TORNAR ISTO EM (ONG) MUITA BUROCRACIA E NÃO TEMOS NINGUÉM QUE NOS AJUDE A FORMALIZAR ESTE PEDIDO JUNTO AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO..L-A-M-E-N-T-Á-V-E-L!…FICA AQUI UM REGISTRO, ESTAMOS ABRINDO UM SEGUNDO NÚCLEO, PARTE DAS DESPEZAS CONSEGUIMOS COM PATROCINADORES OUTRA EU TENHO DE DESEMBOLSAR, JÁ Q ATÉ LANCHES TEMOS DE DAR AOS CARENTES Q SOMAM 85% DOS FREQUENTADORES. ESTE É O BRASIL, NUNCA NGM SE INTERESSA POR NADA,QDO ALGUÉM BOTA FÉ EM ALGO SEMPRE É BARRADO!

  49. Após ler este artigo e a entrevista de Mark Warschauer fui correndo comprar seu livro Tecnologia e Inclusão Social: repensando a divisória digital?, li o resumo e é exatamente o que penso sobre a inclusão digital nas escolas, estou escrevendo um artigo sobre este tema e minha pesquisa está relacionada a essa temática, não adianta os nossos governantes encherem as escolas de computadores ou tecnologias midiáticas se não sabemos utilizá-las e muito menos se não usá-las com o intuito de inclusão o insdividuo na sociedade.A inclusão digital se caracteriza por ser um instrumento de acesso à sociedade da informação, sendo no mundo globalizado um importante instrumento de inclusão social.
    Parabéns pelo artigo 1que com clareza conceitua inclusão digital.
    Um abraço

  50. adorei esta materia poi e muito importante para nós estudantes apesar que eu ja sou formada mas nunca e tarde um pouco de conhecimento.

  51. Ola a Todos,

    Realmente no Brasil, estamos precisando é de mais
    pratica e menos teoria, pois somos um pais de grandes exteções geográfica que dificulta a inclusão digital, mais já temos novas gerações de tecnologias para poder reverter esses quadros…

    Bom, achei a matéria excelente… muito boa mesmo
    parabéns a todos!!!!!

    Muito Bom!!!

  52. Eu gostei da colocação que vocês fizeram,e gostaria de pedir maior clareza,nessa questão da inclusão,pois inúmeras pessoas não tem nem idéia do quanto isso é importante hoje em dia.

  53. É de extrema relevância entender o que é inclusão digital para serve e para quem é destinado,achei o artigo muito bom,me ajudou a entender um pouco mais sobre inclusão digital.

  54. Adorei o texto com ele puder observar o quanto despediçamos por não sabermos usar o computador. Além disso com um computador podemos usufluir da melhor maneira basta saber usar,é preciso buscar mecanismos e compreender as consequência da exclusão,buscando pessoas qualificadas.

  55. Gostei muito desse assunto,pois, me explicou mais sobre o que é inclusão digital, além de ser de forma agradavel. Adorei…

  56. Adorei o texto com ele, pude observar o quanto despediçamos por não sabermos usar o computador,o nosso tempo em frente dele. Acredito que para trabalhar a inclusão digital é necessário trabalhar o jovem, mostrar a ele que o computador não é apenas um eletrodómesticos e sim uma máquina que podemos usufluir da melhor maneira. Contudo é preciso buscar mecanismo e compreender as consequências da exclusão; para isso temos que buscar pessoas qualificadas.

  57. Gostei muito de participar deste fórum, meu comentário segue abaixo:

    Leia a matéria disponibilizada no endereço:

    E responda a questão levanta, ou seja, ?Inclusão digital: o que é e a quem se destina??

    Inclusão digital,o que é:

    É também chamada de Inforinclusão, é o processo de democratização do acesso às tecnologias da informação.

    A quem se destina?

    Se destina a todos de uma forma geral procurando inserí-los na Sociedade da Informação.

  58. Olá!
    De início adorei este site pois o mesmo me esclareceu muitas dúvidas sobre inclusão digital, auxiliou bastante para realizar um trabalho na faculdade.
    Parabéns!
    Mª.José

  59. O texto é muito interessante e de leitura agradável!Permitiu fazer uma análise do contexto social em que a inclusão digital para muitos ainda é uma exclusão! Material riquissímo!!
    Estão de parabéns!

  60. O texto nos traz uma análise muito profunda sobre a inclusão digital. Daí deixo registrado o meu simples comentário.
    Incluir é fazer-se parte de. A sociedade em que vivemos tem difundido a concentração de renda em poucos e grande números de pessoas sem nada (isso durante muito tempo).
    Hoje a solidariedade chegou e a inclusão digital é a promotora da melhoria de vida das pessoas ou comunidades ou ainda regiões por meio da tecnologia.
    A inclusão digital vai além da aquisição de computadores e do acesso das pessoas a esses computadores onde aprendem somente o elementar. Ela deve mostrar como se ganha dinheiro levando as pessoas crescerem socialmente e economicamente.
    Não podemos fugir do significado da palavra ?incluir?, pois nos remete reflexões acerca de investimentos por parte do governo e de empresas, até mesmo aquelas que são multinacionais, que tem conhecimento do número de brasileiros que passam fome e podem ter acesso ao computador, isso gera uma grande contradição entre todos terem acesso ao computador.

  61. Olá! Adorei este texto…
    Que faz refletir… o que é de fato inclusão digital? Ora, se pensarmos que o computador é um canal de ligação entre comunidades carentes e o mercado das grandes economias, a inclusão digital se faz sentido, pois teríamos a inclusão social!
    É isso mesmo! veja bem… hoje países que se dizem defender o capitalismo, como uma única razão do ser humano, defende o protecionismo impondo barreiras econômicas e impedindo uma migração de pessoas de países pobres, para os desenvolvidos, com a internet, sendo um recurso de interação entre pessoas de qualquer diferença, seja racial ou social ou religiosa, teremos uma divisão do bolo que cresceu nos países setentrionais, nascendo aí uma terceira via, entre o capitalismo que gera desenvolvimento, devido a busca constante de capitais, e teríamos uma divisão, em fatias iguais, deste bolo econômico, característica de um pensamento socialista! É esta terceira via, entre o socialismo e o capitalismo que esta sendo proposta com a digitalização universal! E fez com que você recebesse esta minha opinião, mesmo sem me conhecer, nascendo uma troca de opiniões. Um desenvolvimento eficaz!

    Um abraço!

    Roberto Oliveira ( Petrolândia-PE, Brasil, Terra…)

  62. Oiii…adoramos o site e a entrevista..Este ajudou-nos a fazer uma redação importantíssima para a escola Federal na qual estudamos =)
    Beijinhos…voltaremos sempre que a professora pedir mais alguma coisa sobre este assunto! =)

  63. Nossa!!Adorei o conteúdo desse site, ele deixou todas as minhas dúvidas esclarecidas,além de me informar sobre mais coisas do que eu estava procurando!!!
    Esse site é mt bom,vcs estão de parabéns!!Amei!!

    Obrigada

  64. É sempre bom temos a oportunidade de ler e conhecer trabalhos que nos ajude em nossa caminhada sou aluna de pedagogia estou no 3 ano e trabalho em um projeto de inclusão digital, para crianças da comunidade,temos tambem o curso de tecnologia e formação de professores, que esta ajudando muito nossos professores em suas atividades diarias, caso tenha outros relatos gostaria de receber pois é de suma importancia para meu aprendizado.

  65. Fernando,
    tenho que concordar com a sua fórmula (Office + Messenger + Second Life + Orkut = Internet). Infelizmente é esse o cálculo que muitos incluídos tem feito.
    Para nossa sorte, muitas iniciativas tem tratado a questão da maneira correta. Proporcionando aos individuos um usar critico dos recursos tecnológicos.

    Por falar nisso, nesta semana o Jornal Nacional está exibindo uma série de matérias sobre o tema. Sugiro a você e a todos. Os vídeos estão disponíveis na URL abaixo.
    http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,LS0-15457-58471,00.html

    Em relação ao esquema de controle que você sugeriu, e que é defendido por alguns parlamentares, eu não tenho nada a declarar. 🙂

    Abração!
    Luiz

  66. Bom dia!!
    Eu ja tinha escrito um texto gigante mas fechei o navegador e perdi tudo, não vou me alongar muito.

    Luiz Matos,
    Concordo que realmente não vamos cortar o mal pela raiz sobre a troca de informações com o crime organizado, mas nós poderíamos dificultar um pouco o acesso dos criminosos com seus comparsas, poderíamos colocar a internet brasileira em regime militar com fiscalização diária de conteúdo escrito e publicado com registro únicos de CPF/CNPJ, com verificação no nome na receita federal e polícia federal, anonimato? nunca mais.

    Wow! assustador né ? é uma ídeia com embasamento em militarismo e também assustadora, mas se você for parar pra pensar ela realmente funcionária e acabaria com essa festa do boi na internet.
    Com esse tipo de política de segurança nós acabaríamos com comunidades de pedofilia, redes de contrabando e trafico on-line de crianças,armas e drogas. não quero trazer do passado a ditadura militar, mas eu acredito que a solução hoje tem que ser assim, curta e grossa.

    E eu não estou falando de fiscalização de sites, e sim da Internet como um todo, ou seja todos os meios de comunicação seja ele via website ou messenger.

    O que me preocupa com a inclusão digital é isso, mais lixo entrando, mais gente desinformada caindo no conto do vigário, o brasil perdendo respeito lá fora, por que muitos usuários pensam que windows quer dizer Office + Messenger + Second Life + Orkut = Internet , ou sejam não conhecem nada e acham que tudo fazem parte de um pacote. não irei entrar nesse mérito pois não vale a pena.não mesmo

    bom dia

  67. Muito bom o texto. Já tem 3 anos e é ainda bem atual. Gostaria de dizer ao Fábio N Sarmento que defendo o seu ponto de vista. Mas, deve-se atentar para o fato de que esta inclusão – se bem feita, deve proporcionar ao individuo uma visão critica. Com isso, torná-lo capaz de distinguir o que é lixo do que é útil.

    Em relação à comunicação entres os traficantes, saiba que ela ocorrerá independente da Internet. Sejam eles do RIO DE JANEIRO ou de SÃO PAULO (vamos tirar o Acre, por favor :))

    Abraços.

  68. Sim, realmente a inclusão digital ajudou muito aos leigos a entender como é esse mundo e também efetuar algumas quebras de paradigmas, aonde muita gente não fazia pagamentos e compras pela internet por medo de roubo eletrônico. ( Agradecemos pois as filas dos bancos tendem a minimizar ).
    Na minha percepção a unica coisa ruim é que vemos uma enxurrada de menores de idade participando de sites de relacionamentos ( Myspace , Orkut e etc.. ) sendo que as regras estipuladas nos sites e assinandas digitalmente pelo usuários menores de idades são assinadas sem mesmo lerem ou pior maioria nem sabe da existência… é depois aparecem milhões de casos de Pedofilia na internet, mas a maior culpa disso é facilidade dos sites e pra piorar os pais que não fiscalizam os acessos dos menores.

    E outra coisa que ja presencie diversas vezes é violência, muitas pessoas fazendo apologia a crimes virtuais e reais, aonde você encontra facilmente fotos de menores armados, usando drogas e até mesmo se prostituindo, é meio sujo oque eu estou dizendo mas é a realidade, com a inclusão digital foi aberta uma porta para inovações profissionais e também uma passagem para lixos da vida real, e pra piorar é que na internet eu posso conversar com o traficante do ACRE e outro do rio de janeiro ao mesmo tempo, essa é a desvantagem, não temos segurança pessoal ( Não estou falando de invasão, hacking e etc.. ), o governo tem que promover acesso fácil e de baixo custo ( melhor se fosse banda larga de graça ) e de extrema fiscalização, eu utilizo a internet desde 1996 e ainda falo que aqui é mundo de ninguém. e com a inclusão digital acelerada estamos intupindo cada vez mais os cérebros das crianças com lixos virtuais.

  69. Oi pessoal, gostaria de expor a minha surpresa com o site, pois me foi muito valido em varios aspectos, pois tenho um projeto na area de inclusão digital e estou procurando coloca-lo em pratica um projeto realizado na fianlização do meu curso onde, eu e mais três estudante projetamos e apresentamos, mas a maioria não tiveram interesse em levar o projeto a frente, mais me interessei e estou procurando formas e ate parceiros que queiram levar adiante algum projeto nesta area. Fica ai meu registro de parabenização ao site, onde o que precisa em relação ao assunto encontrarão, sucesso total.

  70. para se ter uma boa[inclusao digital]precisa de u
    ma educaçao formal,.conhecimento do assunto.
    inclusao digital e ter um computador com internet e saber digitar. inclusao nao e apenas acesso acompra de computadores, mas a compreensão da maioria da populaçao, como algo que vai ajudar a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
    e responsabilidade do governo investir no conhecimento formal da populaçao.
    mas ele nao faz isso, querendo se beneficiar.
    para ele quanto mas a populacao sem conhecimento.

  71. os comentários feitos sobre a inclusão digital informou-me que o computador é a utilização do que
    a gente se enforme mais pela internete podemos utiliza muintas coisas por ex:trabalhos,curriuculos e outros

  72. o site está de parabéns!!!!!!!!!!!!

    É muito importante o tema de inclusão, realmente o mundo anda muito escaço em relação a inclusão de pessoas tanto em classes superiores como em inferiores.
    Não adianta apenas saber na pratica é necessario cada haditante ter a teoria e saber o que é, e pra que serve a informatica hoje, não basta apenas acessar a internet, tem que saber usufluir dela com coisas boas e sadias que concerteza darão resultado futuramente.
    E para iso é necessário termos uma boa educação para então termos melhor conhecimento sobre o assunto e sobre a vida.

  73. este assunto me fes entende mais sobre ah inclusão dijital quandon os conputadores

    não tinham internete é quando o conputado
    tinha energia.

  74. os cometários feitos sobre a inclusão digital foi muito importante para mim, pois através da inclusão digital podemos melhorar ainda mais o nosso conhecimento,pois devemos saber primeiramente a teoria para poder práticá-la procurando aprender cada vez mais, para fazer sua utilização corretamente.

  75. Adorei o tema inclusão digital,pois me ajudou a entender um pouco mais sobre o assunto já que ele aborda a nossa realidade que é a baixa escolaridade e a desigualdade social.
    Inclusão digital não é apenas aprender usar ocomputador e sim associa-lo a uma boa educaçao.

  76. Adorei o Artigo. Parabéns!!! Acrescento ainda que:
    A maior aliada para uma efetiva Inclusão Digital num país em desenvolvimento é a Educação formal. É por ela que passa toda a construção de conhecimento dos sujeitos em desenvolvimento, porém vivemos um momento caótico na Educação Básica, com crianças e jovens terminando seus ciclos escolares semi-analfabetos, que dirá incluídos digitalmente. O termo ?digital? tem se afastado cada vez mais de seu real significado, que está ligado a todos os recursos tecnológicos digitais, como cartão de crédito, Mp3, celulares, etc, e se reforçando como Lap Tops e Computadores domésticos. O ?Saber é Poder? de Foucault precisa nos deixar alerta para um mercado tecnológico e uma política neoliberal, que pretende convencer as ?massas? de que a inclusão digital é ter um computador com internet e saber digitar. É triste deparar com políticos fazendo leis para impedir o uso de aparelhos digitais em sala de aula, é terrível perceber que alunos de uma escola ?pública? vêem a sala de informática como lugar sagrado, sem falar na utilização dos computadores que são quase que vetados aos que possuem pouca habilidade com esta tecnologia. Para se apropriar de um conhecimento é preciso conhece-lo na integra, manipula-lo, se preciso quebrar para entender o valor do objeto. Um educador não tem coragem de rasgar um livro, mas já observou como um técnico trata um computador? Só há cuidado excessivo com pouquíssimas peças. É preciso conhecer para valorizar. Qual o aluno que não cuida bem do seu cartão magnético utilizado para passagem de ônibus?! Enfim, é na Educação que está nó a ser desatado para a inclusão digital, ou melhor, para uma educação digital efetiva, capacitando seus mestres de forma transdisciplinar, dessacralizando o laboratório de informática e ampliando o conceito de ?digital?.

  77. Gostei muito da forma clara e objetiva que escreve. Adorei a forma que abordou o que realmente se espera com a Inclusão Digital, não apenas acesso a compra de computadores, mas a compreensão da maioria da população, como algo que vai ajudar na melhoria da qualidade de vida. Estou produzindo um artigo sobre a relação da inclusão digital e a conecpção dos professores da escola pública. Gostaria de obter mais informações sobre suas entrevistas, se possível me mande mais dados por e-mail, mas agora de descobri esta página na rede, sempre vou estar de olho em novas publicações.

  78. INCLUSÃO DIGITAL, AJUDA OU SENTENÇA DE MORTE ?

    Hoje discute-se muito a respeito de inclusão digital, em ensinar crianças a utilizar os computadores, ou até doar computadores para pessoas de comunidades carentes. Na minha concepção imagino que doar, ou mesmo ensinar a trabalhar com computadores sem um certo pré-requisito acabe se tornando um ato nocivo a uma criança de comunidades carentes.
    Fica aqui uma pergunta para todos pensarem a respeito, quando nascemos, passamos por várias fazes da vida antes de chegar a vida adulta, uma criança de 1º Série do ensino fundamental, jamais irá conseguir resolver uma questão de física de um aluno de 10º semestre do curso de engenharia. Portanto acredito que antes de qualquer criança aprender a trabalhar com computadores, primeiro ela terá de ser devidamente alfabetizada, instruída para, uma segunda fase ela aprender a explorar um computador. Imagine uma criança mal alfabetizada, que mal sabe escrever e tem contato com o chamado ?computes? onde determinadas palavras são abreviadas como por exemplo você = ?vc? também = ?tb? porque = ?pq?entre outras milhões… Neste caso a inclusão digital se torna uma vilã no processo de alfabetização estudantil. Um outro item que considero mais grave, trata da doação de computadores para crianças ou até mesmo adultos de comunidades carentes. Imagine que uma casa que mal tem para se alimentar, terá condições monetárias para sustentar o fornecimento de energia que um computador necessita. Só para se ter uma idéia, um computador antigo consome em média 100W a 150W por hora, e dificilmente uma pessoa costuma ficar menos de 1 hora por dia. Para comunidades que mal possuem o que comer, imagino que os acréscimos daqueles 100 W façam grande diferença no orçamento no final do mês. Olhando por este lado vejo o processo de doação de computadores, como uma sentença de morte, pois o cidadão acaba até mesmo com a sua condição de alimentação para sobrevivência.
    Ao chegar em casa, a probabilidade de uma casa humilde possuir suas instalações elétricas devidamente instaladas, são mínimas, eu mesmo já presenciei casas que chegam a misturar fios de antena de TV, para transmissão de energia elétrica. Uma criança logo que retorna a sua residência gostaria de imediato ligar seu novo presente, afinal nós seres humanos ricos ou pobres, ficamos ansiosos ao adquirir qualquer eletrodoméstico, para chegar em casa e ligá-lo na tomada. Levando-se em conta a necessidade de um computador em possuir um estabilizador que dificilmente uma casa de baixo poder aquisitivo poderá adquirir, o coitado do computador será indevidamente instalado na tomada sem qualquer estabilidade elétrica, e com o agravante dos chamados ?gatos? em sua instalação elétrica. Não tem computador que agüente isso !!!! Para complicar, é óbvio que depois de ganhar um computador, o adolescente, terá como objetivo seu segundo passo, a instalação da conexão de Internet, seja por acesso discado ou banda larga. O detalhe é que no Brasil, estas conexões, são consideradas caras, frente ao que é oferecido como conexão, e para navegar na Internet, é necessário um antivírus devidamente atualizado, caso contrário existe o risco do computador baixar um vírus no computador, e espalhar este mesmo vírus para outros computadores, pela Internet, através de e-mails, entre outros métodos de comunicação.
    Minha sugestão a respeito de inclusão digital: Realizar um trabalho de como funciona um computador por dentro, o que é o computador ? Instruir adolescentes como funciona o que a eletricidade faz, como alimentar um computador corretamente ? Porque é necessário possuir uma instalação devidamente elaborada e com fios de espessura correta.
    Na minha empresa, trabalho com soluções, onde demonstro a todos que o computador não necessita estar dentro de um gabinete enorme, e que os fios não necessitam estar expostos ou simplesmente amarrados. Aqui apresento uma solução onde oculto todos os fios ! tudo integrado, entretanto cheguei a esta conclusão observando, dialogando muito. Este ano aprimorei meu produto e desenvolvi uma maneira onde integro deficientes físicos e pessoas sem deficiência em um único produto, isso eu chamo de inclusão digital. Acredito que para se trabalhar a inclusão digital é necessário trabalhar o adolescente, mostrando que ele tem de transformar o computador em uma ferramenta útil de trabalho, e não apenas mais um eletrodoméstico que vai ser utilizado em casa, dessa maneira é possível formar pessoas que pensem em como se usufruir do computador da melhor maneira possível. Mas para isso é necessário instruir…

    Algumas soluções: Na parte elétrica, instruções como aprender a trabalhar com medidores de voltagem, como multímetros, pode ser considerado uma solução adequada, para medir se uma determinada tomada e se ela está seguindo as adequações mínimas, soluções simples, como medir o valor da voltagem antes de conectar o computador na tomada e, realizar uma nova medição com o aparelho ligado. Com o aparelho ligado, a voltagem não poderá apresentar diferença de voltagem considerável, como por exemplo: A tomada deverá fornecer de 115 V a 120V com a tomada desligada, medição estática, com o computador ligado, medição dinâmica, de 110V a 120V. Isso pode ser aplicado para vários tipos de eletrodomésticos, mas nem todos os aparelhos elétricos seguem esta linha de medida. Caso o local apresente algum tipo de variação significativa, medidas simples como acompanhamento da instalação elétrica da tomada até o relógio de medição, irá deflagrar vários defeitos que podem estar ocasionando os problemas elétricos. É verdade que um estabilizador de voltagem não poderá ser desprezado, pois ele é o responsável pela estabilidade na alimentação da voltagem. Para isso é necessário esclarecer os tipos, e modelos de estabilizador existentes no mercado, um grande erro cometido até mesmo pelos vendedores de loja, refere-se na unidade de medida de carga que um estabilizado apresenta, por exemplo: Um estabilizador normalmente possui a nomenclatura 1000 VA, ou 1Kva, isso equivale a 666W. Kva é totalmente diferente de W. Portanto estabilizadores com 300 VA, praticamente não conseguem estabilizar absolutamente nada, ou seja o estabilizador está presente mas não trabalha com a devida eficácia. Isso tudo se deve ao baixo nível cultural brasileiro, o interesse do brasileiro em comprar somente produtos mais baratos, e o interesse das empresas em explorar a falta de qualidade, mas não estamos aqui para discutir isso.
    Outro quesito: Cabos de rede. Os tipos de instalações inadequadas são as que mais existem nos imóveis brasileiros, fios de força misturados e até mesmo enrolados em cabos de rede e assim por diante, esta é uma pratica totalmente errada, pois cada cabo possui sua freqüência, e seu campo elétrico, imagino que muitas pessoas se lembrem da regra da mão direita que aprendemos em física no colégio. É regra nas configurações de cabeamento que fios de força e rede devem estar devidamente separados a distância mínima de 30 cm. Estas regras podem, ser apresentadas as pessoas, mas de maneira bem sutil.
    Outros pontos muito fortes que podemos discutir são soluções, a serem trabalhadas para deficientes físicos, ou mentais para melhorar a interface entre computador e usuário, priorizando idéias que não necessitem de mudanças radicais para utilização de computadores. Por exemplo: No produto Easy Desk, foi viabilizado a utilização para pessoas com e sem deficiência, além de dificultar o roubo de computadores, pois o computador está integrado a mesa. Desta maneira tenta-se minimizar os efeitos da exclusão digital integrando qualquer nicho.
    Na solução de software, saídas simples, como otimizar o trabalho com o Windows, no meu computador por exemplo, montei uma partição, ?divisão do disco? onde em uma parte se aloja todos os meus arquivos, meus documentos, meus e-mails, tudo que interessa ao meu uso. Na outra partição, o Windows, que caso necessite de formatação, não necessita de backup pois só a partição normalmente nomeada de C, será formatada para instalação de um novo Windows. Todos os meus arquivos continuarão intactos na segunda partição. O resultado disso, eu ganho muito tempo caso meu Windows apresente algum problema, e quem já não teve problemas com o Windows ? Que jogue a primeira pedra quem nunca teve de formatar seu disco rígido devido a problemas fatais do Windows…
    Estas podem ser consideradas apenas soluções simples, creio que a partir de grupos montados com esta finalidade, existe a possibilidade de se trabalhar com a constituição de uma cooperativa de prestação de serviços, devidamente registrada, desse modo um computador poderá ser futuramente adquirido através de bancos que se interessem em realizar um financiamento para pequenas empresas, ou cooperativas. Creio que isso possa ser considerado inclusão digital.

    marco@easydesksolution.com.br

    Marco

  79. O artigo nao deixa de ser de extrema importancia para conhencimento geral, e que sem sombra de duvidas me ajudou em questoes de elaboracao de trabalho de conclusao de curso (curso de Serviço Social), que nao vamos deixar de lado que isso nao e somente para pessoas da area de informatica, como tambem e importante para essa p?ofissa l, pois atualmente ja temos uma problematica em nossas maos, como fazer para minimizar esse guadro que faz com que cresca o desemprego, e a desigualdade social.

    bjos e xeiros
    Aninha

  80. Trabalho em um laboratório de informática, que tem com Graças de Projeto realizados na escola,um programa de Inclusão de digtal .Promovido Programa Gesac.
    Queriamos saber como faço pra conseguir mais máquinas pra proseguir nosso projeto com sucesso.

  81. Gostei muito dessa matéria, afinal eu e minha equipe de trabalho na faculdade, estamos estudando este tema para nossa monogragia. Essa pesquisa já será para nós uma ajuda para darmos início a introdução do tema.

  82. gostei muito desta matéria ,gostaria de montar uma sala de inclusão em um povoado bem pobre do municipio de penedo/al (ilha das canas)esta materia clariou minhas ideias,gostaria de receber mais informações,como por exemplo,tamanho,quantidade de maquinas,livros etc.

  83. Gostei muito da matéria e gostaria de ver mais trabalho do tipo divulgados,é importante informar ! Pois atrvés da informação e divulgação de tais iniciativas poderemos estar melhorando os niveis de inclusão social e digital neste país, sem querer ser repetitivo ,precisamos democratizar as tecnologias de comunicação.

  84. Estou pesquisando alguns dias sobre Inclusão digital nas escolas para elaboração de um projeto em uma escola do meu município, gostaria de orientações técnicas e pedagógicas de como elaborar e desenvolver esse projeto.

    E parabéns por essa iniciativa.

  85. Navegar é preciso, ler também é preciso.

    Atualmente fala-se bastante em cybercultura, hipertexto literário, como tabalhar todas as linguagens em programas de inclusão digital. Em nenhum momento o interesse pelo mundo digital pode se dissociar da cultura. Desenvolvo trabalhos aqui na Amazônia que abordam a cultura digital, através de uma arte interativa: http//arteinterativa.blogspot.com, que aproxime o povo ribeirinho de sua cultura, de sua identidade.

    interaarte@hotmail.com

  86. trabalho com inclusao digital há sete anos e vejo que a maior questão a ser levantada é como trabalhar a inclusão em nosso país.Incluir quem e para que? Como desenvolver atividades voltadas para o cotidiano da população carente, que dêem funcionalidade a tanta informação, gerencia-la para que possamos incluir de forma significativa.

  87. Olá,

    Foi muito bom acessar a internet e encontrar esta matéria sobre inclusão digital, neste exato momento estou fazendo pesquisas para elaborar um projeto sobre incusão digital e esta materia caiu perfeito. Realmente é verdade quando está citado que incusão digital não é só colocar um computador na mão das pessoas,é necessário que as pessoas tambem saibam usá-las em seu beneficio, mais quando se trata de escolas sabe-se que nem todas tem estrutura suficiente para adequar a sala de aula tradicional com a informatica e que os professores ainda não são capacitados para este trabalho, portanto inclusão digital ainda está longe de ser concretizada com eficiência para todos.

  88. A inclusão digital é um processo fundamental e concomitantemente essencial para a transformação social,econômica,cultural e bem como da democratização do acesso a infomaçaonas nas longuíquas regiões deste globo.

  89. Keine A. Pereira

    Tenho pensado no curso de Tecnologia e Educação, e sempre recebo muito críca. Mas o texto chama atenção para um ponto que eu não tinha pensado sobre inclusão digital, geração de renda, não conheço e estou disposta a conhecer, pode enviar por e-mail o material. E estou buscando texto que fale sobre a implementação de projetos de inclusão digital, o que mais tem dispoível?

  90. Fiquei contente quando acessei o site em questão. Estamos montando um Laboratório para inclusão digital aqui em Cuiabá – MT, com apoio de vários vonluntários da área de informática e parceiros que forneceram computadores para este projeto. Gostaria que nos enviasse para nos auxiliar esperiências positivas e real de inclusão digital para que possamos trabalhar com critérios técnicos oferecidos por profissionais tão experiêntes como vocês.
    As materias de vocês serão apresentadas e analizadas pelos técnicos voluntários, responsáveis pelo projeto.
    Meus parabéns a todos vocês.
    Josafá Catarino do Vale

  91. Gostei muito mesmo do trabalho desenvolvido isso so firma mais aindo meu pensamento em relação algumas empresa e instituição governamentais e pessoas que neles estao incluidas, quando se referem a inclusão digital, so tornam ate rediculos a falarem que estao desenvolvendo projetos nesses niveis. Pois estamos vendo que isso é ainda uma realidade muito longe de acontecer, principalmente em relação a qualidade de ensino oferecida nessa area. Tenho uma preocupação muito grande com isso porque o maximo que posso fazer e estou fazendo e procurar um apoio de grande empresa que pelo possa levar um conhecimento de qualidade e oportunidade para crescimento na area de trabalho. Oportunidade que nem sempre é possível.

  92. Seu trabalho teve grande importância para complemento de minha monografia e saliento aqueles que se precisarem de um autor que complemente sobre Inclusão Digital, Manuel Castells é o cara.
    Em seu livro A galáxia da Internet aborda de forma mais profunda sobre o assunto e também tem um certo destaque em seu outro livro a Era da Modernidade que também tem um foco maior sobre o assunto. Boa sorte aos interessados…

  93. Gostaria de parabenizar a todos pela belíssima iniciativa de comentar sobre a inclusão digital, pois a alavanca da modernidade será o domínio das novas tecnologia, tanto na educação quando na formação dos povos, levando em conta a construção da nova cultural mundial, onde as pessoas dialogam mais e esvrevem mais, transformando a imaginação em sonhos realizáveis.

  94. Olá, estou precisando de uma opinião para colocar na minha monografia que é sobre inclusão digital.

    Gostaria que me respondesse se possivel:

    Como a Inclusão Digital pode ajudar a combater a exclusão social?

    Desde já agradeço atenção

    Alda Jesus Carvalho

    Analista de Sistema

  95. Parabéns pelo seu trabalho, estou fazendo um trabalho com base nele para o ensino fundamental, e entendi com bastante clareza, parabéns!

  96. Parabéns pelo trabalho sobre o que é inclusão digital. Posso dizer que esta ajudando muita gente, inclusive eu pois estou fazendo um trabalho de pesquisa de campo e eu optei por um tema de Inclusão Digital para melhor entender o assunto este site me informou exatamente o que eu precisava. Por isso sou mui grato
    Abraços
    Roberto Silva

  97. Fiko mtu NINDU meu comentáriuuuu!!!
    *_*

    Se as pessoas não tiverem informação necessária, é assim que elas vão ficar….

  98. ~~Caraca veyyy, essa história de inclusão digital é super importante para todos os cidadãos existentes no MUNDO!!! 😀
    Intaum as pissoas, precisão di informAçãum,as píssoas vaum ser maies Filizes!!!!!!!!!!!!!!

    xD~~
    o/
    Uhuw
    Felizes pra SEMPRE /o/
    xD~~
    Forever ^^
    BjuxxXxXx na bunda e até segunda =)

  99. teu material aki é muito bom e importante.
    to fazendo um projeto sobre: ensino interdisciplinar atraves da inclusao digital.se houver algum material q possam enviar por favor mandem-me. obgda.
    att.: gostaria q nao demorassem.

  100. Quero lhe parabenizar,porque o seu trabalho me ajudou muito, esclarecendo, de fato, o que é inclusão digital.
    Pena que ainda exista uma enorme gama de excluídos digitais, mas com políticas públicas sérias iremos vencer obstáculos.

    Obrigado.PARABENS!

  101. Bom, como estudante de Sistemas de informação, concordo plenamente que o Brasil está apenas mostrando POSER e não prática.

  102. Estou precisando fazer um trabalho sobre inclusão digital, e achei tudo isso muito interessante além de muito importante. Será se tem como você me passar mais alguns dados pro meu email.
    Ou maiores esclarecimentos com mais especificações?
    Agradeço desde já!

  103. oieee…

    esta muito interesante o site,
    pois ele esta retratando bem as noticias mais importantes sobre o mundo de hoje.

    parabens

    juliana

  104. primeiramente gostaria de parabenizar a todos pela iniciativa e desse tipo de iniciativa que o nosso país precisa para se tornar auto sustentavel.
    Gostaria que fosse publicado algo mais especifico sobre INCLUSÃO DIGITAL PARA DEFICIENTES VISUAIS

  105. Gostei muito dos comentários.
    para mim todos deveriam ter acesso a internet com custo bem reduzido.
    nosso presidente atual fará grandes mudanças nesse sentido reduzindo o custo das ligações como: discada e banda larga.

    Hoje eu faço parte de um grupo de empreendedores que tem ajudados muitas pessoas á se beneficiar com a internet, levando web gratis pagando somente a hospetagem com um portal de acesso para que as pessoas possam vender o seus produtos,e serviços.e o que é o mais importante tem a bonificação o chamado MARKETING MULTI NIVEL.

    ADILSON
    9720-1175

  106. Bom,
    Adorei a matéria, principalmente os comentários e as críticas dos especialistas na aerea da Informática, pois às vezes vemoss esse inforcentros e achamos interessantíssimos a atuação do governo em relação ao ,mas tivemos o oportunidade de ver uma nova realiddade.

  107. Ola,

    parabenizo-os pelas informações contidas neste texto. O conteúdo vai ajudar bastante na formatação de um Projeto que eu estou idealizando.
    Faço parte do Ponto de Cultura de Vitória da Conquista.
    Se possivel, mande-me mais informações sobre a inclusaõ digital e outras inclusões
    Beijos

    Lane

  108. Esse artigo está sendo p/ mim de suma importância!!
    Pois eu com o apoio da minha turma estamos montando uma palestra sobre inclusão digital e vamos apresentar na semana da normalista!!!

  109. Gostei muito da matéria e gostaria de saber se vocês têm alguma informação sobre os obstáculos que o professor enfrenta por não ter computador ou por ser chamado de analfabyte, por seus alunos, visto que, alguns professores não têm renda suficiente para comprar um computador, ou mesmo tempo, para se atualizar na área, enquanto seus alunos são experts no assunto.

  110. Oi…
    Muito o brigada pela informação .Vocês não imaginam como me ajudaram no auxílio de pesquisa de trabalho de faculdade.
    muito bom mesmo! Parabéns
    ….E por favor continuem … vou precisar muito de vocês !!! hehehe

  111. Oi a todos!
    Bom, adorei a reportagem me auxiliou muito nas minhas pesquisa e no meu trabalho.
    Agradeço pois me ajudou muito, e visitarei esse site mais vezes.
    Abraços a todos!

  112. Boa Tarde,

    Queria primeiramente agradeçer pela informação sobre INCLUSÃO DIGITAL que é um assunto meio confuso para muita gente nesse nosso país.Estou concluindo um curso de comunicação e meu tema para minha monografia é esse,gostaria muito se fosse possível o envio de alguns materiais de quem quer que seja que irá ser bem vindo para meu trabalho.Conto com a ajuda de todos.

  113. Gostei muito deste site, pois esclarece sobre os projetos chamados de inclusão digital mas que apenas excluem por não oferecerer os subsídios suficientes para que o conhecimento gere trabalho e renda.

    Parabéns e obrigada.

  114. achei otimo esta oportunidade de conhecermos como funciona a inclusão digital, gostaria na verdade como eu faço para incluir esta entidade neste programa de inclusão digital.

  115. Sou novo na área de tecnologia, em 96 COORDENEI um projeto chamado CINCOM(Centro de Informática Comunitário), este projeto incluia a comunidade ao mundo tecnológico com proposições claras de propiciar espaço no mercado de trabalho aos excluídos digitalmente.
    Hoje Coordeno as Ações pedagógicas da Secretaria Estadual de Educação do Pará em TIC. No entanto, percebo que pouca coisa mudou ao longo de 11 anos, visto que, compreendo Excusão digital como consequência da sociedade pós-moderna, propiciada por um sistema hegemônico, que vale apena ser analisado;
    Contudo é preciso buscar mecanismos e compreender as consequências trágicas da exclusão. 1.º Os mecanismos de combate a exclusão devem estar para além da compreensão da internete, ou na aquisição de PC;
    2.º – Na educação deve-se incluir os educadores para poderem incluírem os educacndos, que incluiram seus pares;
    3.º Alimentar uma cadeia cultural de TIC.
    4.º No campo econômico é necessário traçar políticas públicas de formação aos profissionais para não serem exluídos automaticamente.
    5.º O governo deve estabelecer políticas públicas considerando a realidade cotidiana e cultural das localidades a serem atendidas.
    Assim concluo, que o desafio da pós-moderenidade (empresários e governos, ong?..) é saber frear a exclusão com políticas consonantes com o atual momento histórico, através de polítcas integradas, sendo as TIC propulsoras de apropriação sócio-cultural e étnico-polítco como meio de busca de dignidade, alteridade e solidadriedade humana.

    Sociólogo/especialista em gestão educaional/mestrando em ciência da Educação.

  116. Querido (a) amigo

    segue um arquivo com uma pesquisa de um site excelente sobre inclusão digital.
    Atenciosamente
    Taíta

  117. Boa Noite!
    Sou aluna do 4º ano de Pedagogia, e escolhi o tema da minha monografia sobre Inclusão Digital na Educação de Jovens e Adultos, e estou com dificuldades em encontra mateial para esta dissertação, gostaria de saber se você pode indicar algumas obras sobre este tema, e até mesmo sites.
    Muito obrigada, e adorei este trabalho pois até agora não tinha achado nada tão bem detalhados.
    Aguardo resposta.

    Um abraço

  118. OLA!
    ACHEI MUITO INTERESSANTE O ÁRTIGO, ATÉ ENTÃO ENTREI DE CURIOSIDADE PQ NÃO SABIA O SIGNIFICADO.
    A SEGUIR FAÇO UM APELO…
    ESTOU FAZENDO TREINAMENTO PARA TRABALHAR NUMA GRANDE EMPRESA (CEMIG).
    RECEBEREI UM SALÁRIO MÍNIMO… MAS APÓS 6 MESES ESTARÃO AVALIANDO OS MEUS SERVIÇOS E CASO EU ME DESTAQUE SEREI PROMOVIDA.
    PARA QUE ISSO ACONTEÇA TENHO QUE PELO MENOS TER INICIADO UMA FACULDADE OU UM CURSO TECNÓLOGO.
    OPTEI POR TECNÓLOGO POR TER TEMPO MENOR DE DURAÇÃO, UMA VEZ QUE JÁ TENHO 42 ANOS E TB PORQUE O PREÇO É MENOR.
    O PROBLEMA É QUE, COM APENAS UM SALÁRIO NÃO TEREI CONDIÇÕES DE PAGAR.
    INFELIZMENTE, PELO QUE ANDEI PESQUIZANDO, INCLUSIVE NO INED DAQUI DE BH, O PREÇO DO CURSO DE TECNÓLOGO DIFERE POUCO DE UMA FACULDADE.
    DETALHE…A EMPRESA AJUDARIA SOMENTE COM 10%.
    OUTRO…TERMINEI UM CURSO HÁ POUCOS DIAS DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE PCS E PARA DAR COMPLEMENTO AOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS OPTO POR UM CURSO NA ÁREA DE INFORMÁTICA, ONDE TENHA WEBDISIGNER ETC.
    GOSTARIA QUE SE POSSÍVEL ME AJUDASSEM NESSA ETAPA DA MINHA VIDA, QUE, COM CERTEZA, SERÁ UM GRANDE EMPURRÃO E UM TAMBÉM GRANDE PASSO QUE VOU DAR.
    DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO.
    UM ABRAÇO E UM SERVIÇO COM BOM FEED-BACK.

    ADRIANA DIAS DE SOUZA

  119. Achei muito interessante o artigo sobre inclusão digital,gostaria de obter mais informações sobre o assunto,pois é um dos assuntos da minha monografia. Poderia me enviar sites sobre o mesmo.

  120. Achei muito interessante tudo o que disse sobre inclusão digital e concordo com tudo. Estou pesquisando sobre o assunto, pois estou desenvolvendo uma monografia sobre este assunto para obtenção de título em uma pós graduação.

  121. Gostei muito deste artigo, pois o mesmo além de relatar a importancia da inclusão digital também deixou claro a necessidade de uma política pública séria que faça o trabalho da inclusão por completo. Só insentivar o acesso à máquina não é suficiente é preciso ter primeiramente pessoas clalificadas para haver uma verdadeira inclusão.
    Parabéns pela inciativa

  122. Só queria agradecer aos nobres colegas construtores deste artigo, estou na faculdade no próximo semestre teno que defender a minha monográfia e o meu assunto vai ser inclusão digital, aqui pude tirar idéias bem legais, agora vai ser bem mais fácil concretizar meu trabalho…

    Abraço a todos!!!

  123. Bom dia, gostei muito da matéria, pois, pretendo levar o acesso a internet para uma cidade no interior da bahia por um projeto que chamo de inclusão analógica pois será acesso discado pela falta de banda larga e rádio.
    Essa matéria me fez refletir sobre pontos que ainda não havia incluido no projeto mas que será de suma importância em tal. O fato da população em muitos lugares não ter nem oque comer ou vestir e ser considerado com futuro internauta.
    Parabéns…

  124. Gostei deste artigo. Realmente,sei que a inclusão digital é necessária e excelente, porém a inclusão social é mais necessária e urgente. Acredito que a inclusão digital seja um primeiro passo dado e a ser aperfeiçoado, mas que deve-se também levar em conta todo o contexto socio-econômico e real dos excluídos. Quem sabe assim os programas federais surtirão mais efeito.

  125. Inclusão Digital é um tema que é bastante ouvido porém, poucas pessoas sabem o que significa, e a partir da leitura dessa matéria foi possível esclarecer várias dúvidas que eu tinha a respeito do assunto.
    Gostaria de agradecer ao autor por esse importante trabalho e colaboração

  126. Sou presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim 1° de Março em Cuiabá-MT, uma comunidade carente formada básicamente por trabalhadores e com muitos jovens com poucas perspectivas ou sem nenhuma, implantamos um laboratório de informática e estamos atendendo 400 alunos em um curso básico totalmente gratuito.
    Solicito apoio com informações de como conseguir parceiros para modernizar o nosso laboratório para que possamos aumentar o atendimento.
    atenciosamente

    Leonel Mesquita
    (65)9969-3409/9241-7190

  127. Muito interessante essa matéria, pude ter uma ótima base sobre Inclusão Digital, e complementar meu trabalho.
    Parabéns 😛

    Laís Pinheiro

  128. Excelente essa matéria, vai me ajudar bastante em meu TCC. Entretanto, gostaria de saber se vocês têm mais materias a respeito desse assunto que me pudessem fornecer. A minha idéia é propor um modelo de projeto para inclusão digital, ao qual, empresas, órgãos governamentais, comunidades, etc pudessem utilizá-lo como base. Sei que a tarefa não é fácil, em vista do volume de informação que é necessária analisar. Por esse motivo estou pedindo o auxlio de vocês, caso tenham algum material para me fornecer.

    Desde já agradeço.

    Forte abraço.

  129. Excelente reportagem. Parabéns pela informação levada ao pessoal de informática, grupos interessados no assunto e até mesmo governantes. Você mandou bem!!! continue assim.
    Um abração.

  130. Sinto previlegiada pelo acesso com este texto de uma nobreza inquestionável,a partir da leitura desta indagação vejo a inclusão social por um outro ângulo.
    Sou grata pela contribuição para minha formação.
    Bjus!!!!!

  131. Olá! A inclusão Digital tem que ser realmente estudada e entendida, para não ser enterpretada de maneira incorreta, pois sabemos que a maioria da população não está preparada.
    Algumas escolas tem laboratório de informátca e não são utilizados,mas onde eu trabalho é levado a sério
    por toda equipe escolar. Realizamos cursos para os professores e comunidade, sei que temos muito que aprender mais o primeiro passo foi lançado, espero participar de vários cursos para está qualificada na minha área profissional.
    Gostaria de receber por email informações sobre inclusão digital.
    Desde já agradeço!

  132. Excelente conteúdo, contudo ainda se trata de um assunto pouco consistente a nível de Brasil, onde não promovemos nem ao menos a inclusão social de milhares de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza e que com certeza não vão perguntar: que bicho é esse de byte.Contudo, acredito que estamos no caminho certo.
    Grande abraço

  133. Eu particularmente achei muito boa a matéria colocada no site. Esta matéria me abriu mais ainda a visão que necessito para continuar o meu projeto de inclusão digital. Gostaria apenas de acrescentar que junto com a tecnologia nos tambem temos que trabalhar a educação dos alunos, digo a educação moral, o respeito para que tenhamos uma melhor expansão no mercado de informatização.
    Muito Obrigado pelas dicas.

  134. Parabéns

    Gostei muito de sua matéria. Temos muito ainda o que fazer para que se possa empregar o termo inclusão digital no seu verdadeiro sentido. Mesmo assim, não podemos deixar de valorizar o que já existe e torcer para que novas ações possam se multiplicar com ênfase na inclusão cidadã.

  135. Adorei o texto: claro, bem redigido e objetivo. Vamos desmistificar essa política de Computador para Todos. Vamos transformá-la em Cidadania para todos. Não nos falta recurso: nos falta vontade e determinação políticas. É muita propaganda e garganta: é preciso mais ação!!

  136. Gostei muito dos seus comentários pois consegui ter uma idéia do que realmente é inclusão digital, gostaria se pudesse por gentileza me mandar algumas idéias sobre como montar um trabalho sobre inclusão digital, pretendo fazer um projeto sobre inclusão digital nas escolas municipais.
    Desde já agradecimentos,

    Um abraço!

  137. Essa matéria é de suma importância uma vez que muito se fala de INCLUSÃO DIGITAL, ou seja, acredito que esse assunto seja uma das novas bandeiras políticas de muito politiqueiros. A materia deixa bem explicita sobre o que é inclusão digital e qual sua finalidade, e isso com certeza me ajudou muito na elaboraçao da minha monografia de pós-graduação em pedagogia escolar.

  138. matéria muito proveitosa para nós estudantes de tics na educação pois nos remete a repensar muito sobre o que nós futuros educadores podemos fazer pelos nossos alunos.
    e tambem me ajudou muito no trabalho de tcc que vou realizar.

  139. Bem na verdade esta matéria me ajudou no trabalho de conclusao de curso (ciência da computação), o qual promovi uma discussão sobre a inclusão digital, então por isto o meu Muito Obrigado. Mas concluindo, é triste saber que existe tantos Brazis dentro do nosso País, e o pior, saber que uma boa parte da população ainda não tem moradia, não tem nem mesmo o que comer, que o analfabetismo ainda é uma realidade q nos assusta, que por conta de alguns que querem muito, para outros, no entanto, não sobram nada, nem mesmo as migalhas das nossas mesas…..? como poderemos fazer este país ser um só? Igual oportunidades para todos? Esta é uma de minhas preocupoações: juntar estes BRAZIS. Quando terminei a graduação na Universidade fiquei triste ao saber que a tecnologia que ora vigora não era para todos. Então como promover a inclusão digital sem antes promover a inclusão social? Parece então uma ilusão falar de computadores ou mesmo de TI em um cenário como este? Falar de erros ortógráficos a quem não aprendeu a se falar, falar PC e etcs para quem se quer comeu….Leituras são para quem entende. Por isto, percebi que por trás das tecnologias existem as pessoas capazes de transformar idéias em ações, e estas em realidade. O Acesso as tecnologias promovem a inclusão digital e esta por sua vez contribui para a redução da exclusão social, e aos poucos poderemos chegar lá. PRA FRENTE BRASIL!

  140. Ótimo post Paulo !

    Mostra o tema em angulo diferente,muito além do que estamos acostumados a ver e ouvir nos meios de comunicação.
    Mostra a aplicação certa e nos dá o verdadeiro conceito do que é a inclusão digital.

  141. A discusão sobre o inclusão digital, creio que atualmente não e importante, mais não pelo fato de ser digital, mais sim não existe possibilidade de criarmo cidadão digital analfabeto, pois temos que primeiro afabeltizar, alimnetar e depois este assuntos pois, um analfabeto não vai em momento algum mandar um email, um analfabeto não vai ter condição de comprar, pois sua condicição finaceira e baixa. E este alto preço do setro digital e devido o baixo acesso, conecimento.

  142. Olá!

    Quero agradecer por essa incrível matéria. Estou realizando um seminário sobre Inclusão Digital na faculdade e este site me ajudou bastante. Tenho certeza que o nosso material será um sucesso, graças a webinsider.
    Abraços.

  143. Bom dia!!!!!!!
    As informações do site muito me ajudaram no desenvolvimento do meu trabalho aqui.
    Preciso construir um projeto sobre INCLUSÃO DIGITAL… Se tiverem algum material que possa me ajudar, serei eternamente grata!!!

    OBRIGADA

  144. Assunto de extrema importância, a inclusão digital pode ser responsável pela redução das desigualdades sociais de nosso país e possível aumento de qualidade e produtividade das empresas.

  145. Oi, tudo bem?
    Achei o site super interressante, eu não sabia o que é inclusão digital, precisava da pesquisa para um trabalho escolar, mas não estava entendendo o que é inclusão digital.Quando entrei nesse site e comecei a ler foi aí que eu entendi o que é.
    Parabéns, a mtéria e o site são muito bons!
    Beijos,Fabiane

  146. Olá Paulo!

    Gostei muito do seu artigo. Inclusive serviu muito para eu entender o assunto, pois estou fazendo um projeto para a feira de ciências da munha escola – Hipócrates zona sul – e pesquisando na net encontrei o seu texto. Foi importante tambem pois vi que apesar do termo estar na moda é preciso saber para que serve realmente e como deve ser utilizado. Esse recado voce deu.

    Abraços

  147. Muito legal essas considerações sobre o digital divide. Estou pesquisando sobre esse aspecto na escola publica. Valeu pessoal ,por essa publicação. Sucesso.

  148. Olá Nobres amigos,

    Só gostaria de agradecer pela contribuição que por vocês me foi dada. Estou desenvolvendo uma monografia sobre exclusão social e o material do site foi bastante esclarecedor para minha pesquisa.

    Grato,

    Diego Henrique.

  149. Nossa!Gostei muito do site.Fiquei impressionada com a seriedade que o tema inclusão digital é tratado.Colaborou muito para a realização de um trabalho e forneceu-me informações valiosas, por abordar a temática e concluir dando uma sugestão bem viável de como a problemática pode mudar.

  150. Primeiramenta quero lhe parabenizar,porque vc realmente manda muito bem .O seu trabalho me ajudou muito,e posso lhe dizer que nao fiquei com nenhuma duvida do que é inclusao digital muito obrigado.PARABENS!!!!!!!!!!!!!!!!!

  151. Olá,
    Este site foi de extrema importância para a realização de um trabalho universitário. Com ele pude ter subsídios necessários que faltavam para a conclusão dele.
    Obrigada.

  152. Primeiramente, olá para todos.

    Bom, eu adorei este site e também fiquei sabendo muito mais coisas sobre a inclusão digital e qualidade de vida.

    Gostaria que sempre que possível, vocês colocassem mais coisas de inclusão digital e vários outros assuntos.

    Beijos Bárbara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *