A importância do projetista de interfaces

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O crescimento exponencial da internet como meio de comunicação e ambiente definitivo de negócios começa a adquirir características complexas nestes últimos anos, exigindo uma abordagem projetual integrada da Gestão de Comunicação e Informação. Para um adequado desenvolvimento de projeto, seja ele de um simples website a uma grande intranet corporativa, deve–se levar em conta três fatores prioritários: usuário, sistema e interface.

O usuário – principal causa do sucesso desse meio – é o componente mais importante, pois qualquer sistema de computador é construído em virtude dele. Do ponto de vista do usuário, pouco importa a complexidade interna do sistema, o que interessa para ele é somente o que é visto e o que pode ser feito, ou seja, as partes externas do sistema.

O sistema está diretamente relacionado aos aspectos técnicos de análise e programação. Isto é, as operações realizadas de forma correta e adequadas para seu funcionamento e que são transparentes ao usuário. Do ponto de vista da informática, a engenharia de softwares e de sistemas destaca–se como disciplina interessada em sistematizar e desenvolver métodos, técnicas e ferramentas que permitam implementar e desenvolver funcionalidades de um sistema web.

A interface é responsável por uma parte fundamental do sistema, a parte visível para o usuário, através da qual ele se comunica para realizar as tarefas desejadas. Quando bem projetada, pode tornar–se uma fonte facilitadora e, dependendo de suas características, uma grande ferramenta para o usuário. Caso contrário, pode transformar–se em um ponto decisivo na rejeição de um sistema, na limitação de uma ferramenta ou na execução de tarefas.

A função projetista de interfaces, ou designer de interfaces, surgiu praticamente com o amadurecimento do meio digital, passando a responder por resultados econômicos e qualitativos. Um projetista de interface é responsável basicamente por três atributos de qualquer interface: formato e densidade informacional, a localização desta informação na interface e o modo de interação com o usuário.

O projetista define onde se localizará determinado componente em função da sua pertinência e relevância de acesso, a densidade desse componente orientada às limitações cognitivas dos seus usuários e onde – especificamente – ele estará na interface.

As atividades de um projetista não se resumem a produções massivas de arquiteturas ou, como costumamos chamar, wireframes. Incluem entender a lógica de navegação do ambiente, fomentar acesso às páginas menos acessadas e a conteúdos relacionados, orientar a navegação do usuário, estabelecer zonas de apoio à sua interação e até modificar nomenclaturas de zonas de salto, garantindo interfaces mais intuitivas e orientadas ao usuário.

O projetista de interface não atua somente no início do processo de desenvolvimento. Ele valida cada etapa finalizada, observando o formato de comunicação estabelecido pelo diretor de arte, a consistência das interfaces replicadas pelo webdesigner e até o peso das páginas suportadas pelo usuário do ambiente. Ele executa testes de interação, observação de campo e levanta tendências comportamentais de cada perfil de usuário, com o objetivo de contemplar todas essas premissas nas interfaces que vão sendo desenvolvidas.

Se a interface tem o principal objetivo de dar suporte à tomada de decisão do usuário, o projetista faz com que essa ação não seja equivocada ou acidental. É preciso evitar a evasão do usuário em qualquer momento.

O tempo de acesso do usuário, a relevância do serviço prestado pelo ambiente e uma avaliação do contexto em que o usuário está inserido são algumas premissas a serem observadas nesse trabalho, constituído de muita pesquisa, planejamento, cuidado e extremo bom senso.

Tudo isso é trabalho do projetista de interface (ou designer de interfaces; não importa o nome, pois o trabalho não diminui). Agora que você já sabe que esse profissional é responsável – praticamente – pela tomada de decisão do “seu” usuário (o famoso clique), eu pergunto: sua empresa já tem um? [Webinsider]

<strong>Renato Rosa</strong> (renatorosa@gmail.com) é arquiteto de informação do núcleo de jornalismo da <strong><a href="http://globo.com" rel="externo">Globo.com</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Olá, boa tarde!

    Somo um site de uma loteria, que vendemos bolões e jogos lotéricos, a pessoa faz seu jogo pelo site e os recebemos no formato txt, que depois temos que levá-los ao um programa para que sejam impressos no volante da Caixa para ser registrado pela máquina da lotérica.

    Bem, alguns meses atrás locitamos um um desenvolvedor que criasse um programa que recebece esse jogos em txt e os enviassem para a máquina da lotérica por usb, a máquina leria as informações e registraria os jogos, de acordo com cada loteria, para isso a máquina já deveria está na loteria respectiva, nos primeiros testes deu certo, mas ficou lento e o desenvolvedor teve que ajustá-lo a um velocidade melhor, nesse interim no desentendemos, eu não conheço do assunto, estou em busca de um profissional que desenvolva isso pra nós, veja se você pode nos ajudar.

    Agradeço.

  2. Concordo plenamente com o Renato.

    Este profissional é extremamente importante e decisivo para o sucesso de qualquer projeto, uma vez que a qualidade tem foco no cliente a interface para o cliente é a qualidade!

    Como já diziam os publicitários que A propaganda é alma do négocio

    Os programadores O importante é funcionar!

    Agora nos resta dizer que; A interface é a alma da funcionalidade.

    Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *