Decidiu montar seu escritório de design?

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Você já está providenciando toda a documentação, definindo o local de trabalho, já escolheu o nome, criou a marca, arranjou um sócio (ou resolveu trabalhar sozinho), tudo encaminhado? Agora só falta um “detalhe”: os clientes. O primeiro passo é saber que eles não caem do céu. Se você sabe disso ótimo, podemos prosseguir.

Conquistar clientes não é das tarefas mais fáceis, principalmente quando o escritório é muito jovem. Tudo é mais simples quando os sócios (ou proprietário) já têm uma certa maturidade e experiência. Alguns podem não concordar, mas antes de abrir o próprio escritório é muito importante “circular” no mercado de trabalho. Fazer estágios em diversas empresas e outros escritórios amadurece as idéias e aumenta a confiança. Uma graduação é importante, com certeza, mas não o suficiente para formar um bom profissional. A prática faz muita diferença e seus clientes vão perceber.

Você pode ter alguma bagagem e mesmo assim não ter a menor idéia de como abordar um cliente ou fazer a sua própria propaganda. Afinal, essa parte era por conta da equipe de atendimento. Mas está na hora de aprender, pois seu escritório está começando e contratar um profissional de atendimento agora é inviável. Então leia as dicas abaixo, adapte–as a sua realidade e boa sorte!

1. Prepare–se. É natural que no início as coisas estejam um pouco “paradas” no escritório. Em vez de ficar desesperado com a situação e começar a pensar em sair vendendo seu trabalho de porta em porta, como se fosse um cosmético, fique tranqüilo e saiba aproveitar seu tempo. Pra quê? Para estar preparado no grande dia, o daquela tão esperada reunião com seu cliente. Termine o site do escritório, prepare a papelaria, cartões, folder, e–mail marketing… Enfim, organize–se para não entrar em desespero depois e aparecer na reunião sem cartões de visita e se desculpando porque o escritório ainda não tem um site.

2. Conte com a ajuda dos amigos. Um escritório precisa de contatos – comerciantes, gerentes, empresários, artistas e pessoas que possam precisar do seu trabalho. Se incluir os amigos dos amigos e os amigos dos parentes, o circulo de contatos fica bem maior. Se conhecerem e gostarem do seu trabalho, terão o maior prazer em indicá–lo a outras pessoas. Então converse, distribua cartões, explique o que você faz – só não vire um daqueles chatos, que falam de trabalho o tempo todo e cumprimentam as pessoas com cifras nos olhos. Desse jeito você corre o risco de perder amigos e não ser mais convidado para os almoços familiares.

3. Seja profissional sempre. Surgiu a oportunidade de fazer um projeto para um amigo e pode ser uma experiência legal, desde que você saiba conduzir o relacionamento. Lembre–se que antes de ser seu “amigo” ele será seu cliente. Seja competente, sério, como seria com qualquer outro cliente. Amigos, amigos, o resto você já sabe.

4. Reunião marcada, e agora, com que roupa você vai? Pode parecer futilidade, mas a aparência faz diferença, principalmente em um primeiro contato. Designers têm um certo apreço por roupas, acessórios, cabelo e calçados criativos, digamos assim. É perfeitamente aceitável e mesmo admirável, mas seu futuro cliente pode pensar de outra forma. Até que você o conheça o suficiente, procure ser mais “comum”. Não é o caso de sair por aí sempre de terno e gravata, mas também não vá de All Star e brincos de néon à primeira reunião. Você pode encontrar um senhor sisudo, chateado com a filha que cismou em colocar um piercing no nariz.

5. Enalteça seu escritório e seu trabalho, mas sem exageros. Você está na reunião tão esperada, vestido adequadamente, com todo o material da sua empresa organizado e começa a conversar com o cliente. Mostra seu trabalho, fala do seu escritório, da experiência que tem no mercado. O cliente parece estar gostando, nem desconfia que se trata da sua primeira reunião e você acaba de descobrir que tem um bom “papo”. Ótimo, mas não se empolgue, não caia na tentação de tentar parecer maior do que é.

Não invente projetos, não diga que tem uma equipe enorme de funcionários que em breve estarão mudando para uma sede maior. Claro, você não precisa frisar o tempo todo que são apenas você e seu sócio trabalhando na garagem da sua casa, mas não tente conquistar o cliente com mentiras. Ele acaba descobrindo e daí sim vai achar um absurdo seu escritório de fundo de quintal.

6. Dinheiro não é tudo, você também precisa de trabalho. Com certeza aparecerão muitas propostas de parcerias, onde você entra com seu trabalho e a outra parte com divulgação, serviços, permutas, entre outros. Claro, você não vai trabalhar de graça, mas em certos casos a visibilidade de um projeto pode ser muito valiosa. Fazer gratuitamente o site de um evento que terá muitas visitas ou aceitar o desafio de um projeto pioneiro e com função social pode trazer ótimos resultados. Não esqueça que seu escritório precisa aparecer, ficar conhecido e respeitado e isso não é o dinheiro que garante.

7. Cuidado com as promoções. É natural que nos primeiros projetos você queira agradar o cliente de todas as formas. Mas não exagere, principalmente nos descontos. Se você fizer um trabalho com preço lá embaixo, dificilmente conseguirá cobrar um valor justo nos futuros projetos. Não faça muitas concessões e nem prometa prazos que não será capaz de cumprir. Pense que as regras estabelecidas no início podem permanecer por muito tempo.

Espero que essas dicas contribuam para o sucesso do seu escritório e você conquiste todos clientes que quiser (exceto os meus, claro). Bons negócios! [Webinsider]

<strong>Mary Vonni</strong> (mary@webcomdesign.com.br) é designer pós-graduada em comunicação, atua na <strong><a href="http://www.webcomdesign.com.br/" rel="externo">Web com Design</a></strong> e leciona design gráfico.

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24 respostas

  1. Estou procurando dicas de como abordar clientes.
    Mais um texto bem escrito, mas que não diz mais do que o bom senso sugere.
    Ou seja, o Webinsider sempre me decepcionando com mais do mesmo.
    Não ajudou.

  2. Muito bom seu post cara, me passou mais confiança ainda, a algum tempo eu me dizia que nunca iria trabalhar pra mim, pois n tinha segurança, mas com o tempo descobrir que vc trabalhar por conta própria às vezes é bem melhor, vc desenvolve melhor e produz mais, por que os jobs é como se fosse pra você mesmo. Me passou mais confiança ainda suas palavras, obrigado!

  3. Obrigado pelas dicas; Estou pesquisando sobre o assunto citado e suas dicas são de grande valia. Um abraço! mury (Fortaleza, Ceará)

  4. Bom Mary em primeiro lugar quero te parabenizar pela sua iniciativa de compartilhar informações como essas. Para minha pessoa essa informações ou Dicas foram de grande valor. Pois comecei um negócio próprio, uma agência, apesar de não ter tanta experiência no mercado de trabalho na area, sei que existem degrais para que eu possa subir. Más com essas informações ela só veio somar junto aos meus conhecimentos.
    Um forte abraço.

  5. Olá Mary,
    gostei muito do artigo e concordo 100%.
    E achei um sarro a ultima frase “… sucesso do seu escritório e você conquiste todos clientes que quiser (exceto os meus, claro).” HAHAHAHA.

    Abraços e boa sorte!

  6. Boa gostei bastante…
    to nessa o poblema é a coragem de sair do trampo salario otimo… mas trabalhar pro outros não da mais, no caso eu tambem to abrindo tenho tudo em mão… minha socia é minha noiva mais ela num saca nada em design gráfico ela sempre foi promoter de boates e eventos tem um otimo papo de venda… será que ela seria um boa peça para adquirir os clientes?

  7. Muito legal o artigo, pretendo abrir minha empresa logo logo focando na área de e-commerce, uma necessidade aqui em Brasília , espero poder ler outros artigos referentes ao início de tudo e poder contar com vcs pra tirar umas dúvidas em breve.

    abraços!

  8. Gostei do site, muito bom.

    tudo que eu precisava saber e tinha duvida está ai…
    Com isso, estarei dando inicio ao meu escritorio..

    Abraço Valeu

  9. Mutio ótimo o assunto.

    Estava procurando algo assim para que me levantasse, pra que eu pudesse acordar mais.

    E tenho certeza que com isso posso ganhar mais esperiência…

    Obrigado!!!

  10. Valeu muito estas dicas,estou abrindo meu escritório de Design com uma sócia Isabel Carvalho,em minha casa,o espaço está ficando muito legal, e já estamos com alguns trabalhos,
    falta ainda um site, mas estamos no caminho certo.Aqui nos preocupamos também com as propostas que devem ser assinadas pelos clientes, mesmo sendo este um irmão.O grande barato do designer é ser solidário nas experiências,é isso que nos torna grande.

  11. Execelente artigo… estas informacoes sao de suma importancia nao so para quem quer ter seu proprio escritorio, como tambem para quem e de fato um designer atuante e que convive diariamente com os prazeres da profissao… parabens e espero que esta seja uma iniciativa que todos nos em quanto designers ou estudantes devemos tomar, Compartilhar Informacoes!

  12. Muito boa a matéria realmente. Gostaria de saber se pode ser disponibilizada com os devidos direitos e links?.Claro!…também estou montando um manual de como economizar ao máximo na hora de montar um escritório de design e poderia anexar as suas dixas que são ótimas. desde já grato e parabéns pelo site.

  13. Gostei mesmo dessa matéria, já estou no mercado de design gráfico há mais de cinco anos, só agora percebi o quanto seria importante ter meu escritório organizado, bem decorado, climatizado, enfim um escritório gráfico. Essas dicas acabaram dando um reforço a mais, de fato, preciso prometer menos e agir mais. Valeu!

  14. Parabéns pela iniciativa. Aprecio cada vez mais as pessoas que se dispoem a compartilhar informações relevantes aos que iniciam novos negócios e não os tratam como adversários.

    Eu tambem pretendo reunir valoreres: Designer, Ilustrador, Artesão, etc. E começar a tocar o próprio escritório de Design. As informações aqui contidas, serão de grande valia.

    Parabéns e Obrigado!

    PS. Lucia Lopes…vc tem toda razão!!! Visão.

  15. Oi pessoal,
    gostei muito dessa matéria sobre clientes e um possível escritório de designer. Posso dizer que construí uma pequena clientela, hoje fiel, na área de editoração eletrônica, trabalhando nos buracos deixados por alguns designers recém formados. A vaidade e o orgulho são inimigos nº 1, daqueles que precisam de clientes. Tenho 47 anos e esse conselho vai para os mais jovens e talentosos programadores visuais. A paciência é a alma do negócio. Clientes não acostumados com a área de programação visual, precisam ser orientados, explicar mesmo como é que funciona, por exemplo, fazer um livro. O preço por página ou por projeto gráfico, o porquê do preço (que eles consideram alto), explicar que fazer um livro demanda tempo, revisões e principalmente entender, o que o cliente deseja no decorrer do processo. Aquele livro ou folder, para ele, é um filho que vai nascer e ele quer toda a sua atenção. Se hoje consigo viver (ainda com escritório na minha casa) trabalhando na área editorial, é porque tive a paciência e o respeito por cada cliente que tive e estes me indicaram para outros trabalhos. Fica aí essa dica, ok?

    Bons negócios

    Lucia Lopes

  16. Nossa, eu vasculhando os artigos mais antigos dessa sessão, acabei encontrando esse que não chamou a minha atenção a toa! cansado de ser explorado e às vezes não me adaptar aos regimes ditadores impostos pelas empresas de web ( como visto em alguns artigos anteriores) me juntei a um amigo muito experiente programador, e eu com meus conhecimentos de criação estamos montando uma empresa no quarto. Realmente não é fácil conquistar os primeiros clientes. não adianta sair desesperado como mencionado no artigo.

    mas acho que estou indo no caminho certo. todos as etapas a serem seguidas eu ja tinha completa noção. Realmente esse artigo traduz perfeitamente a realidade de quem ta arriscando e criando sua empresa.

    Abraços!

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