O que é CMS e por que você precisa de um

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A situação típica é a seguinte: você tem um website que cresceu ao longo do tempo e, embora ele cumpra seu papel, está ou esquecido no tempo, ou se tornando um “elefante branco”.

Se a sua empresa é realmente ativa, tem constantemente novos clientes, produtos a serem divulgados, mensagens para seus parceiros e press–releases para a mídia, é natural que você queira publicá–los em seu site. Se não o faz, perde oportunidades de negócios e de fortalecer sua imagem institucional.

Não é exceção encontrar sites como os descritos acima atualizados pelo “webmaster” da empresa – o mesmo que cuida da rede interna, atualiza softwares e hardware e tenta limpar os vírus -, através de ferramentas como o Frontpage ou Dreamweaver.

Estas ferramentas foram concebidas para a criação de novos sites e visam estruturar o design, HTML (linguagem de apresentação das páginas) e outros componentes. Mas não são ideais para gerenciar novos conteúdos diários. Entre as limitações mais óbvias deste modelo, podemos salientar:

  • A administração do site geralmente fica atrelada a um computador específico, onde o software está instalado e configurado (senhas de FTP, licença de uso do programa, etc).
  • São comuns modificações acidentais nas páginas e em seus códigos, pois o conteúdo, neste caso, está misturado com a lógica de programação. Isto pode resultar em links quebrados, problemas de formatação, alterações no design e até mesmo a indisponibilidade do site como um todo.
  • Ao longo do tempo, as páginas criadas no seu site ficam “perdidas”. É difícil implementar um mecanismo de pesquisa granular e organizar as informações em seções e categorias para que possam ser facilmente encontradas. A arquitetura da informação é comprometida, bem como a experiência e satisfação do usuário final.

Fazendo uma analogia à construção civil, é como se fizéssemos um “puxadinho” sempre que quiséssemos ampliar a casa.

Em uma situação ainda mais problemática, é firmado um contrato com uma agência de design, possivelmente aquela que criou o site original, que faz a manutenção e outras alterações que você solicita. Grande parte das empresas que contratam este tipo de serviço têm queixas constantes quanto à qualidade final, primeiramente pelo custo, seguido da falta de autonomia e muitas vezes do tempo de resposta para a publicação dos novos conteúdos. Afinal, as agências têm uma série de outros clientes e novos projetos com orçamentos maiores, além de não entenderem as suas prioridades e seu negócio tão bem quanto você.

Felizmente existe uma solução para isto: um sistema de gerenciamento de conteúdo, ou em inglês, CMS – Content Management System, cujo objetivo é exatamente o de estruturar e facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação.

Parece complexo, mas, sob o ponto de vista do usuário final, não é. Um CMS oferece ferramentas simples, todas acessadas através de qualquer navegador (Internet Explorer, Netscape, Firefox), que permite realizar todo o processo de gerência, desde a criação até o arquivamento do conteúdo.

É comum estar incorporado aos gerenciadores de conteúdo a possibilidade de cuidar desde a aparência do site até mesmo os menus de navegação.

Sob a ótica dos negócios

Existe uma gama de vantagens que um sistema de gerenciamento de conteúdo oferece, entre elas:

  • Estruturação do processo de autoria, no qual toda a sua equipe poderá contribuir, cada um na sua área de atuação e conhecimento
  • Diminuição do tempo necessário para a criação de novas páginas e atualizações das já publicadas
  • Harmonia estética com o resto do site e demais conteúdos
  • Melhor estruturação da navegação, mantendo a coerência com projeto inicial de arquitetura da informação
  • Maior flexibilidade, para acrescentar ou editar conteúdos de forma descentralizada e em qualquer lugar, dia ou noite, dentro ou não do escritório
  • Permissão granular de acesso às informações publicadas
  • Maior segurança
  • Gerenciamento de versão dos conteúdos
  • Escalabilidade
  • Diminuição dos custos de manutenção

Sistemas avançados de CMS possuem muitos recursos adicionais, como workflow (fluxo de tarefas), que permite que conteúdos sejam adicionados ao sistema, porém ainda não disponíveis aos usuários finais, até a aprovação final de um editor–chefe.

Conteúdos também podem ter data e hora de início e fim de publicação.

Em termos simples, um CMS permite que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo e evolução da sua presença na internet e dispense a assistência de terceiros ou empresas especializadas para manutenções de rotina. Nem mesmo é preciso um funcionário dedicado (o famoso webmaster), pois cada membro da equipe poderá gerenciar o seu próprio conteúdo, diluindo os custos com recursos humanos.

A habilidade necessária para trabalhar com um sistema de gerenciamento de conteúdo não vai muito além dos conhecimentos necessários para editar um texto no Word.

A boa notícia é que desde que foram criados, no final dos anos 90, os sistemas de gerenciamento de conteúdo vêm progressivamente diminuindo de preço e ampliando seus recursos. No passado já trabalhei em projetos em que apenas o licenciamento das soluções comerciais de CMS chegavam a custar dezenas de milhares de dólares. Hoje existem alternativas comerciais, e de código aberto, de excelente qualidade, e uma diversidade de soluções que permitem encontrar a solução certa para cada projeto.

Atualmente, o desenvolvimento de sites de tamanho reduzido pode ser feitos com orçamentos modestos. Obviamente, sites mais complexos têm um custo proporcionalmente mais elevado, como quase tudo na vida.

Esta breve explanação é apenas uma visão geral e introdutória às vantagens de se utilizar um sistema de gerenciamento de conteúdo. As soluções disponíveis diferem muito entre si, e o melhor a fazer é procurar empresas independentes, que já trabalharam ou avaliaram diversas soluções para encontrar o melhor sistema ao seu projeto. [Webinsider]

.

<strong>Francisco Millarch</strong> (francisco@altermedia.com.br) é diretor da <strong><a href="http://www.altermedia.com.br" rel="externo">Altermedia</a></strong>, bacharel em Comunicação e mestre em Hipermídia pela Universidade de Westminster, em Londres

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

68 respostas

  1. Boa tarde!

    Meus parabéns ao responsável pelo artigo. O qual demonstra de maneira clara o quão importante pode ser um sistema gerenciar de conteúdo para empresas e apoia o desenvolvimento de novos projetos/produto Web.
    Obrigado pela oportunidade de ler algo interessante.

    Atenciosamente,

  2. A utilização de CMS faz com que a empresa faça o que tem de melhor (atividade principal) e foque em seus próprios negócios.

  3. Baixei vários para testar. Como cansei de procurar um cms que funcione adequadamente, resolvi criar um open source, ao mesmo tempo que estudo php. É o arara cms (nome provisório),que pretende ser o mais simples e seguro possível. Quem quiser ver ou colaborar acesse o endereço http://www.sonhosdevelopers.com.

  4. Li todos os comentarios e não vi ninguem falando da pouca segurança que os cms famosos possuem. Sql injection e etc.
    Por serem conhecido, todos sabem sua codificação e consequentemente suas vulnerabilidades. Um bom exemplo é o joomla que eu vinha utilizando e recentemente um de seus componentes foi atacado por hackers. Outro motivo para não se utilizar cms prontos é a pouca plasticidade para adequa-lo as necessidades do cliente, além do tempo que se perde tentando descobrir onde o programador colocou tal variavel que modifica tal coisa.

    um abraço a todos.

  5. Achei muito válidas as informações passadas no artigo, uma vez que nos dão um panorama geral geral do que é um CMS e do porquê da sua utilização.

    Quanto à escolha de um CMS para desenvolvimento de websites dinâmicos, a minha recairia entre um destes: Joomla; Drupal.

    Razões para a sua escolha:

    1) Estão entre os mais conceituados a nível mundial;
    2) Possuem uma vasta comunidade internacional, o que permite uma contínua e permanente evolução do seu desenvolvimento;
    3) Para o leigo são muito fáceis e intuítivos de administrar. (+o joomla -drupal)
    4) Para o programador com bases de php, javascript e mySql torna-se muito fácil modificar os seus módulos de forma a obter os resultados pretendidos.

    Espero ter contribuido para a discussão.

  6. Não faz muito sentido construir um CMS partindo do zero, é como ficar reinventando a roda, o sistema JOOMLA já se mostrou perfeitamente adequado para um número enorme de empresas. É estável convenientemente seguro e com os códigos praticamente livres de bugs, além de estar acessível em língua portuguesa.

  7. Olá a todos, estava navegando e parei aqui, li alguns comentário e como sou a favor de compartilhar conhecimento ai vai algumas dicas de CMS,ah..se eu estiver errado por favor me corriga, é so pesquisar no SRº google, rsrs
    segue os nomes para pesquisa:
    “wordpress”.com (free);
    “magento” (Open Source)- exige pré-requisitos;
    j”oomla”(Open Source) -pré-requisitos;
    “Sharepoint2010” – pré-requisitos;
    Mas eu recomento uma que estou trabalhando no momento que é:
    TWIKI (Open Source)- exige pré-requisitos, muito bom mesmo! [:)]
    e por ultimo
    FOSWIKI (Open Source)- exige pré-requisitos;

    Espero que minhas sugestões ajudem os proximos usuarios.
    Se precisar de sites personalizados é só entrar em contato.

  8. Pingback: O que é CMS e por que você precisa de um « Desenvolvimento de Site – Hospedagem Profissional
  9. Os motivos de escolha de um CMS foram mto bem abordados na matéria, está de parabéns. Percebi uma discussão sobre qual o melhor a ser adotado. Acredito que hoje seja a briga dos dois grandes JOOMLA e WORDPRESS. Ao meu ver os dois são perfeitos e distintos, basta ao diretor de criação eleger qual o melhor para solução final.

    Sites institucionais rápidos, hotsites. Escolheria o wordpress, se for alterar pouco o CSS.

    Sites mais complexos, com particularidades o eleito seria o Joomla (ou talvez o Drupal, a linha de aprendizagem do Drupal é bem maior, o joomla possui módulos e extensões específicos, além de fóruns brasileiros que permitem e orientam a criação destes módulos, extensões, plugins, componentes. Enfim praticamente tudo oq o template não possui. Claro que para isso é preciso um conhecimento maior de programação. Mas é certo.. um investimento de tempo que será aproveitado no futuro.

    Sucesso para o WEBINSIDER!!!

  10. Hoje em dia não basta apenas ter um CMS, precisa ter pessoas treinadas para escrever um bom conteúdo, além de utilizar da <a href="http://www.estouaqui.com.br/divulgacao_otimizacao_sites_seo.aspxotimização de sites para que ele tenha realmente sucesso. O processo de <a href="http://www.estouaqui.com.brdesenvolvimento de sites é uma tarefa que tem se tornado banalizada, porém bons profissionais que fazem um trabalho realmente eficaz é difícil de ser encontrado!

  11. O título do artigo está errado. O correto é: O QUE É CMS E POR QUE VOCÊ PRECISA DE UM.

    Vamos preservar a língua portuguesa!!! Alô!!!

  12. Boa tarde, excelente artigo, sempre o utilizo para explicar aos nossos clientes o que é e qual a importância de um CMS.

    A alguns anos venho trabalhando com implantação de CMS para algumas agências web de Salvador, em meados de 2009 resolvi desenvolver com um amigo o nosso próprio sistema para gerenciamento de conteúdo de sites, pois detectamos que diferentemente dos CMS open source mais famosos do mercado as empresas baianas não precisam criar novas páginas a todo o momento para seus sites, elas precisam apenas atualizar as informações que já existem de forma simples.

    Para maiores informações visite: http://zaft.wordpress.com/cms/ e assista as nossas apresentações.

  13. Vi nos comentários que muitos estão interessados em desenvolver seu proprio CMS.

    Digo que isso pode ser uma tarefa complicada, pois implica no desenvolvimento de um software, sim um site no porte de um CMS é sim um programa que roda sobre plataforma WEB.

    E como todo software precisa ser planejado e arquitetado, desde suas funcionalidades até qual linha de codificação, modelagem dos dados, engine de banco de dados usar, qual linguagem será escolhida na codificação, e até mesmo qual metodo (paradigma) será aplicado na codificação (OOP, estruturado, procedural e etc).

    Ou seja, é necessário um profissional qualificado para tomar o rumo necessário para sua empresa Pois um médico não constrói o proprio consultório, ele contrata um engenheiro que vai contruir o prédio de acordo com as necessidades do cliente (o médico).

    Falaram também sobre as soluções Open Source
    Sim elas são boas, porém dificilmente irão se enquadrar 100% a sua necessidade, se você quer apenas ter um conteudo pessoal na internet pode ser uma boa/barata alternativa, mas se sua empresa depende diretamente do site agente tem que voltar ao assunto sobre contratar um profissional qualificado.

    Bom é isso, já falei demais 😛

  14. Vi em muitos post que é necessário saber programação. Como sou leigo no assunto, qual linguagem seria?

    grato

    Donizete

  15. Ja ouviram falar do Xpansion da empresa QuasarStudio?
    Um CMS totalmente inovador em sua interface e 100% RIA, feito para gerir conteúdos de sites em Flash.

    Vale a pena dar uma olhada.

  16. Vou fazer o TCC sobre quando se usar um CMS ou um Framework. Vou focar no Plone/Zope (CMS) e no Django (Framework). Alguém aqui conhece algum site que foi feito usando-se um framework e depois passaram a usar um CMS. Ou… que começaram a usar um CMS e depois passaram a usar um Framework?
    Obrigado!!!!

  17. O melhor CMS atualmente acredito que seja o XOOPS, apesar de não utilizar nenhum tipo deles.
    O melhor é desenvolver novas tecnologias sempre, inovando e simplificando seus códigos.

    Diego Massarotte
    Web Design

  18. Achei bastante interessante todos estes assuntos, infelizmente pouco percebo deles, apenas possua comhecimemtos teóricos destas matérias, felizmente sei que ferramentas são utilizadas na concepção e desembolvimento de sites web, é sem dúvida fundamental possuir um gerenciador de conteúdos num website por todas as razões que aqui foram descritas, tenho alguns clientes que na altura que encomendaram o seu site a empresas de webdesign não deram grande importância a este assunto e hoje tenhem imensos problemas e custos de manutenção bastante altos.
    O que pretendo com a minha presença cá hoje é oferecer trabalho de webdesign, tenho uma carteira de clientes e pretendo dar inicio a alguns projectos (portais). o meu enderço de email é: josepauloferreira1@gmail.com

  19. Olá,

    Sou um dos fundadores de um projeto open-source de desenvolvimento de um CMS chamado ImpressCMS. Estamos prestes a fazer nosso segundo realease oficial e acho que seria interessante vocês darem uma olhada.

    O site oficial do projeto é em inglês mas em breve estaremos lançando uma comunidade brasileira.

    Para os interessatos em conhecer, testar e participar acesse http://community.impresscms.org

    Abraços

    Rodrigo

  20. Pessoal,
    Não falta CMSs bons para se usar. Eu recomendo o Drupal (http://drupal.org). Acaba de ganhar um prêmio de melhor CMS, concorrendo com WordPress, Joomla, etc. Estes tb são muito bons.
    Todos eles tem uma curva de aprendizado razoável e é melhor se a pessoa souber programação, caso queria ampliar ou customizar suas funcionalidades. De qualquer maneira, um webdesigner consegue estudar e aprender a usar e customizar em um certo nivel estes CMSs.
    Sds.

  21. Já uso CMS para meus clientes tem muito tempo.
    Comecei com o Xoops e depois trabalhei com vários achados aí pela rede.
    Finalmente descobri um, em asp, de uma empresa aqui de SC, a Webpost.
    Bem simples e funcional. Para não ficar todos os sites com a mesma cara, vai aí a capacidade criativa do webdesigner.
    Possui vários módulos: galeria, parceiros/fornecedores, guestbook, contato, links, catálogo e notícias.
    Eles estão terminando de criar outros módulos, que estou aguardando ansiosamente: agenda/calendário de eventos, enquetes, classificados, forum, loja de carros/motos, imóveis, loja virtual, blog e chat.
    Vale a pena experimentar. E o melhor – super barato.
    O site deles é http://www.webpost.com.br – por enquanto eles não fazem nenhuma propagando do sistema. Tem que escrever e perguntar.
    O último cliente que estou instalando o sistema é http://www.neusamodas.com.br/index.asp (tem que colocar o index.asp porque o site antigo, de outro webdesigner, ainda está no ar)
    Espero ter contribuido com o post.

  22. Bom dia amigos, muito bom o artigo do Francisco.

    2 anos e meio se passaram desde sua publicação e continua sendo válido.

    Há algum tempo venho desenvolvendo CMSs para minha empresa sempre agregando funções e melhorando a interface e usabilidade.

    Uma questão muito importante com relação a isso (se não a mais importante) é até onde o CMS pode/deve chegar na customização de um web site.

    Por definição, ele deveria ser uma ferramenta para gestão do CONTEÚDO apenas, mas muitos CMSs no mercado disponibilizam templates para escolha (interface visual).

    No meu ponto de vista, isso causa uma perda muito grande da parte visual do site além do risco de existiram vários sites com a mesma cara. Sem contar que diminui consideravelmente o mercado de trabalho de web designers.

    Gostaria de comentários a cerca do tema.

    Abraço!

  23. Lendo todos esses posts é possível constatar a imensa oferta de CMS no mercado e ainda que é preciso pesquisar diversas fontes para se descobrir qual CMS vai se adequar melhor a cada realidade.
    De qualquer forma o artigo em si é bastante informativo.

  24. Olá a todos, sou o autor do 11º post nessa materia e tenho recebido inúmeros emails por causa desse post, o que me deixa muito feliz.

    Já conclui meu trabalho de monografia com nota 98/100.

    Se alguem quiser compartilhar informações sobre CMS ou sobre trabalhos relacionados a CMS, estou a disposição.

    Meu email eh: zandree_mg@yahoo.com.br

    Abraços a todos!! André

  25. Bom dia,

    Muito boa a reportagem. Gostaria de informar mais um sistema de gerenciamento de conteúdo que é o CMSimple diferente dos outros SGC este não tem banco de dado o que simplifica a instalação.

    Grato,
    Rodrigo.

  26. Que vergonha ver que apagaram meu post sobre o Evonline. Se a página é sobre CMS é bom que as pessoas saibam que existem de todos os tipos, gratuitos e incompletos como chilli e joomla, ou pagos e completos como o Evonline e o WebAdmin(de uma empresa paulista).

  27. Depois de conhecer o sistema Evonline da interface1 foi que descobri o verdadeiro poder do cms. Havia usado o joomla, chili e mais um gratuito. A diferença é que o evonline é desenvolvido no Brasil e tudo é muito mais fácil. Recomendo MESMO!

  28. Olá pessoal

    Estou fazendo uma pesquisa da aplicação de CMS com finalidades pedagógicas, tipo ambiente construtivista de aprendizagem, caso conheçam algum CMS para esta área, qualquer trabalho relacionado ou ideia

    Entrem em contato
    Meu E-mail : cesar_roop@yahoo.com.br

  29. Estava a procura de informações sobre cms, gostei da matéria, apesar de ter poucas informações sobre que cms utilizar e como, fico grato pelos comentários.

  30. Se querem um poderoso gerenciador de conteúdo, precisam conhecer o CMS denomido OEditor da empresa Praxys Tecnologia.

    Tenho uma versão e estou autorizado a desenvolover nesta ferramenta quem tiver interesse em conhecer pode me contatar!

  31. Eu trabalho em uma empresa de TI. Desenvolvemos há cerca de 2 anos atrás o NoAr, um CMS com melhor custo benefício do mercado. Ele tem uma interface muito simples, e muitas funcionalidades, se adapta a qualquer tipo de site. Vale a pena conferir. Entrem em www. noar-cms.com

    Abraços a todos

  32. Estou em meu Curso Técnico em Informática, e a professora pediu para pesquisarmos sobre CMS. Nunca havia entrado neste site mas, achei muito bom. Tirei todas as minhas dúvidas, e ainda ajudei na aula 😀

  33. Gente eu acho que seria uma boa você darem uma olhada no eZ publish que é muito melhor em relação a outros aqui citados.
    Abraços…

  34. A Ferramenta é Joomla, e no Google você encontra zilhões de coisas sobre ela. Eu acho bacaninha, mas dizer que qualquer um vai saber usar, é puro exagero.

  35. CMS é o futuro…
    Quanto mais dinamico for o site, tanto para usuário final quanto para usuário interno…melhor será, pois o programador não tem condições de customizar site de acordo com movimento do mercado…sendo assim esta responsabilidade eh passada para o usuário.
    Eu jah utilizou e recomendo!!!

  36. Bom, não sou grande conhecedor, e um grande programador, mas esforçado sim… e com relação a CMS eu já desenvolvi alguns, alguns com relação a versões, na verdade só um que aos poucos vai tendo versões mais atualizadas… gostaria muito de aprender mais e se quiserem partilhar mais sobre o assunto… quero aprender sobre coisas que ainda não sei, e se tiverem problemas que resolveram ou que não tem soluções quero tentar, ajudar, como eu disse: aprender!!!

  37. Olá pessoal, tudo bem?

    Estou desenvolvendo minha monografia de conclusao de curso, e o tema sera alguma coisa sobre CMS.

    Gostaria de manter contato com pessoas que tambem estejam desenvolvendo algum material (trabalho de conclusao, monografias, etc) sobre esse assunto!

    Meu email eh: zandree_mg@yahoo.com.br

    Aguardo contatos!

    André!

  38. Bom Dia!!!

    Caro Leitor e Escritor

    Estou a procura de mais orientacao sobre o artigo publicado, CMS, e logo pretendo para o tema da minha monografia CMS, no entanto gostaria do apoio de todos que puderem me ajudar neste tema, enviando por Email ou mesmo dando dica e susgetao de mercado para este tema, que foi a indicacao de um professor,

    Grato a Todos

    Meu email => jairo_off@yahoo.com.br
    Fone 45 8402 9969

    Jairo de Oliveira Ferreira

  39. Pessoal,

    achei legal a matéria apresentada por Francisco Millarch, explicita realmente a necessidade de um CMS para o gerenciamento de conteúdo de web sites.

    conheçam o w3estudio em http://www.w3internet.com.br/w3estudio é um CMS simples e prático, ele é ótimo para a criação e gerenciamento de sites, até mesmo para profissionais que necessitam de criar sites para seus clientes e precisam rapidez e qualidade.

    conheçam e façam sua avaliação.

    Abraço a todos,

    Alex Rocha

  40. Olá, achei muito interessante o texto, e gostaria de saber se alguem conhece algum site, livro, empresa que de treinamento, etc que trate da administração do CMS Microsoft. A empresa que trabalho utiliza este gerenciador, estamos com problemas e estou sofrendo pra encontrar a causa e solucionar o problema.
    É urgentésimo!!!
    Muito obrigado!

  41. Gostaria obter sugestões sobre um Gerenciador de Conteúdo – CMS (para leigo/iniciante), que tenha um preço acessível ou free.

    Pela atenção, desde já agradeço.

  42. Olá amigos…
    sou formado em iT no Brasil e vim para Sydney para fazer um trainee na área de internet, onde tenho pouco conhecimneto e gostaria de ampliá-lo.
    Comecei um trainee numa empresa que usa o CMS, a ferramenta é o GoQuo. Algum de vcs conhecem? Será que estou no caminho certo para minhas especializaçoes?
    Abs

  43. Colegas a situação descrita no inicio deste artigo ilustra bem minha real situação. Sendo assim gostaria de algumas informações e dicas sobre sistemas CMS. No ambiente Open Source tenho visto o pessoal comentar sobre o ZOPE e o XOOPS, estes são mesmos os melhores ou tem algum mais utilizado e melhor. E software com licença o que de bom o mercado oferece para um projeto médio.

    Obrigado

    Canova

  44. Cris,
    Escrever um cms não é tarefa das mais simples.
    Sugiro que você aprenda a programar e alcance pelo menos o nível intermediário.
    Você, provavelmente, precise tomar conhecimento de
    estruturas de dados avançadas e manipulaçao de banco de dados.
    De qualquer forma, existem vários cms excelentes,
    e gratuitos.
    Um abraço.
    Carlos Dias

  45. Boa noite!
    Estou apenas em meu 3º site e acabo de ler uma matéria sobre Sites Dinâmicos que indicava um programa chamado Joolma; pesquisando na web, acabei por encontrar este site.
    Apreciei muito a matéria e gostaria, se possível de uma indicação para um segundo capítulo :O)
    Onde encontrar agora um tutorial que nos ensine a fazer o site dinâmico? É possível um webdesigner fazê-lo?
    Como estou bem no início e não entendo absolutamente nada de programação, estou perdida!
    :O)
    Alguma orientação? Não tenho achado na web, nem mesmo através do meu querido e poderoso Google!
    Obrigada,
    Cristina Areias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *