A dificuldade de avaliar dados de audiência

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Certa vez fui almoçar com um amigo jornalista, que não via há algum tempo. Ele é editor de um site e tem diversas dúvidas sobre a melhor forma de mensurar os dados de audiência de forma correta.

A conversa rendeu umas duas horas de almoço e merece uma série de artigos. Aqui vai o primeiro.

Começamos o bate?bola com uma pergunta dele:

– Virginia, coloquei o site em outro portal e estou gerando os dados com o WebTrends. Mas não sei muito bem como olhar os dados do relatório.

As métricas de um site devem ser olhadas de forma ampla e individual. Normalmente todo mundo quer saber quantas visitas e quantos pageviews o site recebe por mês, por dia ou por semana. Mas só isso não basta.

A melhor forma é colocar os dados destas três freqüências em uma planilha e acompanhar o comportamento, por mais do que um mês. E sempre acompanhar internamente as modificações que são feitas no site. Olhar somente a métrica sem ter idéia do que gerou o resultado não adianta.

E para saber o que gerou mais movimento para o site, é necessário olhar as métricas de forma mais detalhada. Aqui vão algumas dicas:

Digamos que um novo artigo foi publicado e divulgado na home do site. Olhe as tabelas de páginas mais acessadas e confira o resultado de visitação. Se o site for dinâmico e as páginas identificadas com parâmetros na URL, é melhor configurar seu WebTrends para listar os parâmetros em tabela apropriada.

Feito isso você terá mais controle sobre os dados, pois eles estarão organizados. Um profissional capacitado a configurar a ferramenta é sempre a melhor prática.

– Virginia, banners foram colocados em vários sites parceiros, mas não tenho idéia do retorno que isso tem dado. Como posso identificar o tráfego vindo destes sites?

Se os banners foram colocados sem um aplicativo que meça os views e cliques, o jeito é criar artifícios para que os resultados possam ser verificados. Para isso aí vão algumas dicas:

1. Ao invés de colocar a imagem no servidor do parceiro, peça para ele colocar um link na página chamando a imagem do seu servidor web. Assim você pode configurar o seu WebTrends para relatar quantas vezes o arquivo foi chamado. Esta seria a solução para o primeiro item (views).

2. Para conseguir os dados de cliques existem muitas opções. Veja uma delas. Como não dá para criar uma página exclusiva para cada parceiro com banner, crie um parâmetro de origem do visitante na URL de destino, e inclua isso na configuração de Clicks (Advertising) do WebTrends. Desta forma, em uma só tabela você terá a informação necessária.

No próximo texto continuamos com o resto da conversa deste almoço, que sem dúvida foi muito interessante. [Webinsider]

Virginia Carcavallo é especialista em webmetrics e analytics.

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