Guerrilha!

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Em marketing e comunicação, guerrilha significa realizar ações fora do comum, agressivas e que muitas vezes beiram o proibido, mas que têm baixo custo e podem causar grande impacto. Essas ações costumavam ser realizadas por empresas que não tinham o poder ou verba das líderes de mercado, mas hoje são realizadas até por grandes marcas.

São, por exemplo, folhetos colados em postes, grafites, eventos diferenciados e a criação de fatos inusitados que acabam chamando a atenção e às vezes ganham espaço gratuito na mídia.

Muita gente ainda hoje trata qualquer ação de internet como uma ferramenta de guerrilha, mas só algumas ações podem ser consideradas assim. Conheça neste artigo algumas delas.

A primeira ferramenta corresponde aos mecanismos de busca. Experimente procurar por algo que sua empresa oferece e veja se ela foi uma das primeiras a aparecer nos resultados.

Você sabia que existem várias técnicas para melhorar a sua colocação? É muito importante estar nas primeiras páginas, pois grande parte das visitas ao seu site pode acontecer por meio das buscas. Procure as instruções na internet e capriche na descrição do seu site, ou peça para quem cuida dele fazer isso. Outra ferramenta que os mecanismos de busca oferecem são os links patrocinados. A um preço baixo, os mecanismos de busca mostram com destaque um link para o seu site quando uma pessoa procura por determinada palavra.

Outra ferramenta corresponde às ações em sites especializados. Nos chamados sites verticais, aqueles focados em determinado assunto, é possível anunciar a preços menores do que nos portais e também ter mais flexibilidade para realizar ações diferenciadas. Se você criar mensagens personalizadas e anunciar o produto certo, levando em consideração o assunto que cada site trata, pode ter um grande retorno, pois o público desses sites costuma ser bastante fiel. A grande desvantagem é que pode dar muito trabalho criar ações para cada site.

Está na moda falar na terceira ferramenta, os virais. Os virais são aqueles sites ou vídeos que todo mundo comenta e que você recebe muitas vezes por e–mail. Existem alguns virais criados conscientemente, mas a maioria deles acontece por acaso. Os virais de maior sucesso têm alguns elementos em comum: humor, interatividade, a tentativa de desvincular a peça da marca, são fáceis de entender e de passar para outras pessoas.

A quarta ferramenta corresponde aos patrocínios de conteúdo. E essa gera muita discussão – no offline, por exemplo, esse assunto já gerou até processos. Imagine que sua marca patrocine o conteúdo da copa do mundo de futebol de um portal, mesmo não sendo uma das patrocinadoras oficiais dessa copa. Já viu a discussão que pode acontecer, não é mesmo?

Mas você pode patrocinar conteúdos que não gerem tanta polêmica assim.

Existem muitas outras ações de guerrilha. Colocar seu logo como imagem de fundo das páginas de um site, criar peças enigmáticas apenas com o endereço de um site, usar formatos de publicidade menores ou em forma de texto, criar ícones para comunicadores instantâneos, participar de blogs e comunidades. Dá trabalho, mas o limite é a sua criatividade.

Contanto, é claro, que não se torne algo incômodo, como os e–mails não solicitados ou aquelas promoções de amigo indica amigo.

Não tenha a ilusão de que só com ações de guerrilha você vai tornar sua marca famosa ou conhecida pelos seus consumidores. Ações tradicionais e um bom planejamento continuam fundamentais: as ações de guerrilha podem ter um grande impacto inicial, mas sem sustentação não garantem o seu sucesso. [Webinsider]

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Cezar Calligaris (cezar@gmail.com) é consultor de projetos digitais no Reino Unido.

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Uma resposta

  1. Olá Cezar, tudo bem?

    Gostaria de sua opiniao, já desnvolvi alguns trabalhos para empresa em ações de guerrilha mas as vezes é muito dificil computar o retorno e agora acabo de receber uma proposta para desenvolver uma ação como esta, mas detalhe querem me pagar em comissão!
    Já pensei em algumas coisas e estou levantando dados para essa possibilidade. será que vc tem alguma dica ou já viu algo desse tipo?

    Atenciosamente
    Poliana

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