Links externos. Você prefere em janela nova?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Por que os links do meu blog abrem na mesma janela? Respondo a esta pergunta que de vez em quando me fazem, com uma outra pergunta: será que o botão “voltar” do seu browser ainda é útil?

Ao desenvolver meu blog e agregar alguns links para outros sites que complementam o meu conteúdo, me deparei com o seguinte dilema: apontar esses links para abrir fora do meu site ou na mesma janela?!

Repare que esse tipo de dúvida parece boba, mas mexe um pouco com os valores dos primórdios da internet e prejudicam a usabilidade no que diz respeito ao controle do usuário.

Segundo Jakob Nielsen, em seu livro Projetando websites, os sites que apontam seus links externos para abrir em outras janelas pensam que estão sendo “estratégicos” ao fazer com que seus usuários vejam os links sem perder o vínculo com o seu site. Mas espere um pouco… isso simplesmente “mata” a função do botão voltar do browser! E coloca o nosso amigo usuário num mar de janelas de browser abertas, que em muitos casos ele nem mesmo pediu para que fossem abertas!

Quem nunca se deparou com várias janelas de seu browser espalhadas que atire a primeira pedra! Hoje existem navegadores que oferecem navegação por “orelhas” ou “abas”, como o Firefox e o Mozilla, o que reduz a quantidade de páginas abertas na barra de ferramentas. Mas agora, ao invés de dezenas de páginas na sua barra de ferramentas, você tem várias orelhas de sites em um único browser. Aff…

Mas o problema não está nos browsers e sim nos desenvolvedores de sites web! O que preocupa nisso tudo é a quantidade de sites que oferecem seus links externos abrindo em novas janelas. Isso pode prejudicar a experiência do usuário e vai contra o aprendizado inicial de que para voltar para o site anterior, basta clicar no botão “voltar” do seu browser.

Acho que chegamos num ponto onde devemos parar e “voltar” um pouco atrás para repensar se o que estamos fazendo com os links externos prejudica ou não o nosso tão querido usuário.

Vale a pena lutar pelo botão voltar? [Webinsider]

<strong>Gustavo Moura</strong> (gmoura@email.com) é designer de interfaces e mantém um <strong><a href="http://www.gmoura.com/blog" rel="externo">blog</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Pingback: Target Blank ≈ Revolução Etc
  2. sou a favor do target=?_blank?

    A visão sobre a internet é mesma sobre futebol…

    cada um torce para um time…

    eu utilizo a opção de exibir os links em janelas externas.

  3. O impacto no aprendizado é notável, e de certa forma preocupador. Principalmente porque a maioria não ler e clica em tudo. Acabam se perdendo no meio de várias janelas.
    Mas deve-se avaliar em que lugares do site é interessante usar link abrindo em nova janela. Para que página/endereço e serviço é o link?!
    Link para página do mesmo site – Não usar!
    Links para fora do site – Qual a quantidade de links?! Se for muito é interessante abrir-los em novas janelas. Caso seja um ou dois, abra-los na mesma janela. Estabelecendo algumas regrinhas você pode minimizar o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *