Games: seis cursos superiores têm vagas agora

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A revista canadense Game Developer magazine acaba de publicar seu Guia de Carreira em Games 2005 com conselhos para estudantes e profissionais da indústria de games. O guia responde à pergunta, por exemplo, sobre quais são as oportunidades para os profissionais de games e ainda destaca uma lista das escolas especializadas em games e seus programas.

No Brasil, apesar da indústria de games ainda ser incipiente, empresários e especialistas do setor estão investindo cada vez mais na criação de novos cursos na área. Já são 21 instituições com pelo menos 53 cursos entre online, técnicos, graduação, extensão e pós–graduação. Quase 60% dos cursos superiores concentram–se no Rio de Janeiro, em seguida em São Paulo e Pernambuco (veja infográfico.

Seis instituições de ensino superior estão com vagas abertas para cursos que começam este semestre, como o curso de extensão Game Design Básico, da Metrocamp, em Campinas/SP. De acordo com Márcio Dantas, docente do curso e coordenador de produtos da desenvolvedora Délirus Entertainment, o curso dará maior visibilidade ao mercado de games e à necessidade da profissionalização na área e da criação de novos cursos. A procura pelos cursos em games é crescente, segundo Cristina Araújo, coordenadora do T&T, Rio de Janeiro/RJ: “A cada dia a população tem obtido mais informações sobre esse grande mercado de trabalho”, afirma.

Os cursos em game focam desde estudantes, profissionais da área, programadores e artistas até entusiastas pela área de criação de jogos. Alguns são para iniciantes, outros já exigem pré–requisitos. Em geral, oferecem desde aulas expositivas, práticas em laboratórios, oficinas, palestras com profissionais da área até análises de jogos e bibliotecas especializadas.

Os cursos que focam programação de jogos, por exemplo, são voltados para aqueles que possuem pelo menos conhecimentos básicos em computação. Os cursos de longa duração abordam o mercado de jogos e todo o processo de produção dos games (concepção, projeto, arte visual, sonorização, programação e marketing). De acordo com André Penha, diretor executivo da Délirus, os cursos são uma oportunidade para formação de profissionais especializados que ainda não existem em quantidade no mercado.

Os cursos voltados para programação de jogos focam, por exemplo, programação C++, uso de Inteligência Artificial e arquitetura de engine. Já os cursos voltados para as artes em games focam desde design e modelagem de cenário e personagem até iluminação e texturização. Os cursos de game design especificamente focam a criação de roteiros para jogos.

Os docentes são especialistas, mestres, doutores e empresários de jogos do país. Vale a pena conferir a estrutura da instituição e currículo do corpo docente antes de iniciar os cursos. De acordo com Paulo Andrade, coordenador dos cursos de pós–graduação Desenvolvimento de jogos e aplicações 3D e Animação e modelagem digital, da Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro/RJ, estes cursos destacam–se pelo corpo docente composto por profissionais renomados do mercado de games como: Luciano Augusto, Fábio Binder e professores oriundos das empresas Ignis Games, Pill Box Animation Studio, Big Jack Studio, Aqueles Caras, Artepixel, Southlogic e Tilt Online.

São diversas as oportunidades de trabalho e de negócios neste nicho de mercado. Os desenvolvedores, artistas e designers de games podem desenvolver diferentes tipos de jogos como os de entretenimento, educativos, advergames ou empresariais, para as diversas plataformas: PC, celular, web, PDA, smarthphone ou console. O profissional poderá atuar no desenvolvimento de games ou no mercado de animação, design, artes plásticas e informática. As agências de publicidade também têm percebido o enorme retorno que pode ser obtido através de campanhas que utilizam como meio os jogos eletrônicos.

Segundo Esteban Gonzales, coordenador dos cursos de games de extensão e Pós–Graduação da PUC–Rio, muitos dos que fizeram estes cursos já estão na indústria de games. Para Breno Araújo, que fez o curso técnico de Game Developer no T&T, em 2004, a criação de novos cursos de games mostra que este mercado está crescendo no país, exigindo profissionais capazes e criativos. “Para fazer jogos aprendi a programar, modelar, editar imagens, além de técnicas que exigem raciocínio lógico, o que será útil para trabalhar em qualquer área da informática”, completa.

Assistindo a demanda do mercado por profissionais de games, universidades buscam criar disciplinas eletivas focadas nesta área, por exemplo, na Escola Politécnica da USP, através do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, foi criada a disciplina Computação gráfica, modelagem 3d e textura. Já na Unicamp, a CONPEC, empresa júnior do Instituto de Computação, através do congresso brasileiro Computação e Mercado – voltado para estudantes de faculdades de Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Automação e Eletrônica -, promove palestras voltadas para o segmento de games. Neste ano, no evento que acontece esta semana (de 8 a 11 de agosto), a palestra aborda os jogos nos tempos da convergência PC–mobile. [Webinsider]

.

Alessandra de Falco (alessandrafalco@ufsj.edu.br) é professora de Jornalismo Online e Planejamento Visual Gráfico na Universidade Federal de São João del-Rei-UFSJ. Tem experiência profissional nas áreas de Jornalismo Científico e Tecnológico e Comunicação Organizacional. Faz parte da Rede de Pesquisa Jornalismo e Tecnologia (JorTec).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

83 respostas

  1. Quero saber se existe algum Curso na Carreira, fiz 16 anos á 1 mês e ainda não achei nenhum Curso ou emprego que pegue Jovem Aprendiz que trabalhe na area, gostaria de uns conselhos sobre empregos, cursos, faculdades, tudo relacionado á area de Games !

  2. Gostaria de saber se existe algum curso básico para criação de jogos para criança com 10 anos de idade.
    Quero incentivar meu filho nesta carreira e seria ótimo com esta idade.
    Abraços

  3. Dizem de devemos fazer o que gostamos,esta área de criação de games é o que eu gosto e pretendo fazer por isso estou a procura de cursos de criação de games ou relacionados a isso em qualquer lugar,faço web designe pois foi o mais próximo do que desejo que encontrei se poderem me ajudar entrem em contato.

    Obrigado

  4. ESTOU PRETENDENDO VOLTAR A MORAR NO RIO DE JANEIRO E TENHO DOIS FILHOS QUE QUEREM FAZER O CURSO DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS, CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITALIZADOS , ACHO QUE É ASSIM QUE SE DIZ SE ESTIVER ERRADA ME CORRIJA POR FAVOR. OS DOIS ESTÃO PREPARADOS PARA ENCARAR, GOSTAM DESDE PEQUENOS E VIVEM DIANTE DAS TELAS DOS COMPUTADORES AQUI DE CASA. ENTÃO GOSTARIA DE SABER QUAIS SÃO AS FACULDADES DO RIO QUE OFERECEM ESSE CURSO.
    DESDEJÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO

  5. Tenho 14 anos, queria fazer cursos de Desenvoulvimento de Jogos em 3d, designer de jogos, modelagem em 3d e etc.. Queria saber se em João Pessoa tem algum desses cursos?

  6. Ola.

    Assim como muitos que aqui se mostram preocupados na procura de cursos e escolas , eu não poderia ser diferente.

    Já tenho meus 27 anos, estou na Australia estudando inglês e procurando ver o melhor a fazer nessa área.

    Pelo que entendi, o mercado Brasileiro no momento se mostra virgem de boas escolas e empresas para se trabalhar.

    Queria ver contigo se você tem alguma informação a nivel mundial. Caso não, onde estão as melhores faculdades no Brasil e empresas para atuação…

    Agradeço muito pelas informações dispensadas nessa pagina…

  7. Gostaria de saber, onde encontro aqui no Município do Rio de Janeiro, o curso de Design de Games.

    Pode ser a nível técnico ou superior.

    Obrigado.

  8. Estou quase terminando o ensino Médio, e sou muito interessado na area de Jogos, queria saber se tem algum curso que ensine sobre isso aqui no Rio de Janeiro. Porfavor me envie uma resposta ou me add msn: leandro.miiranda@hotmail.com, adoraria conversar a respeito de montagem de jogos, cursos, etc.

    Obrigado =]

  9. Eu estou terminando o ensino médio nesse ano de 2010, e gostaria de saber onde estão os cursos e universidades de design de games, e gostaria também de saber o valor de cada uma delas
    Essa é uma area que me interessa muito e gostaria de mais informações.
    Obrigada!
    Hellene Santos

  10. Tenho um amigo que fez a graduação na UVA(Universidade Veiga de Almeida) e sentiu-se enganado. Ele fez o curso durante 2 anos e meio e viu professores chegando atrasado as aulas e abaixo assinados para mudança do professor pois não sabiam nada da matéria.Cuidado com os cursos, façam uma pesquisa antes.

  11. Bom…sei que ainda sou muito novo para isso mas queria saber se tem algum desses cursos aqui em São Paulo msm que for pago.
    Meu sonho é fazer esse tipo de coisa trablahndo na Nintendo

  12. eu gostaria muito de fazer esse curso , porque sempre foi o meu sonho aprender com ser faz um jogo de video game .

  13. Eu queria ser um criador de games ou roterista de games pois a pouco tempo estou escrevendo cada coisa que eu nem mesmo acradito.Já tenho mais ou menos 3 exelentes roteiros que poderiam até ser
    um roteiro de game ou filme campeao de premios
    internacionais (sem querer me cabar).
    o que seria melhor para eu fazer????????

  14. eu acho os desenhos manga d mais qualquer tipo de desenho sendo manga eu to ligado
    eu estou neste sitio por calsa da vagas q estar no anuncio!
    gostaria q vcs pegase o meu sitio para falar sobre a vaga de emprego menhor por favor
    agradeso a todos falou !!!
    brigado

  15. Uma das minhas cobiças é ser desenhista de um game ou monta-lo, desenho mto bem, e com PC me dou mto bem tbm…

    tenho certeza que eu faria uma game a altura…

    só precisaria de apoio!!

    vlw..

  16. Tenho 14 anos
    Faço desenho desde os 6 anos de idade
    Tenho varias duvidas:
    Se eu fosse game designer minha profissão me levaria a desenhar?
    Onde posso acha qualquer tipo de cursos de desenho em são josé dos campos?

  17. sou estudante cursando o 8º ano do 1º grau e desde o começo do ano conheci está profição e gostária de ser isso quando crescer.

  18. Bom eu gostari de aprender a fazer jogos eletronicos como um meio de trabalhopara mim isso é muito bom ,pois ao mesmo tempo eu vou esta fazendo o que eu mais adoro.

  19. eu só nesta aria com o objetivo de apreder de tudo um pouco !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!e costo muito de pc

  20. vou para sp vivo em angola e quero muiiiiito fazer um curso superior de hotelaria e turismo. mas to um bocado perdido em encontrar um.

  21. Ah… tô louco pra fazer esse curso, mas moro em fortaleza e por aqui não achei nenhum curso desse tipo. Queria saber se existe algum curso aqui em fortaleza desse tipo ou se a planos para trazer ele pra cá.

  22. GOTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES SOBRE CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES EM GAME DEVELOPER BÁSICO,GAME DESIGN BÁSICO,PROGRAMADOR DE JOGOS,DESENVOLVIMENTO DE ADVER GAMES E MOBILE GAMES (DE PREFERENCIA GRATUITOS),PARA MEU FILHO DE 15 ANOS,URGEEEEEEENTE.

  23. Eu gostaria de me especializar a respeito pois tenho grande interesse nessa área e gostaria de saber se existem cursos nas cidades do interior ou se é apenas nas grandes capitais

  24. bom para começar sou um fãnático por games e por informática e gostaria de expressar minha profunda indignação pois sou de belém e o curso não passa nem perto daqui , eu gostaria de saber se é possivel faze-lo a distância ou se há uma remota probabilidade de trazerem este curso para cá

  25. Gostaria de saber se existe aqui no interior de São Paulo curso superior de desenvolvimento de games,estou saindo do colegial e gostaria de seguir esta área.

  26. Estou concluindo curso de desenvolvimento de sistemas e software e sou facinado por games tanto para curtição quanto ao seu desenvolvimento. gostaria
    de saber o que faço para atuar nessa aréa já que é minha paixão, onde estudar mais sobre games e se meu curso vai me ajudar nessa profissão. quais cidades do Brasil que se encontra os melhores curso dessa aréa.

  27. Caros amigos, gostaria muito de saber quais sao as instituicoes de ensino superior que dispoem desse curso de graduação em Design de games, alem de aficcionado sou muito interessado por games, tenho varios projetos de jogos, historias, personagens que eu desenhei e escrevi, axo ate que tenho material sufuciente com historia, mapas e personagens para fazer um jogo que desbanca o classico Resident Evil…enfim gostaria muito de saber, tenho emprego fixo e estou no meio do curso de administraçao, mas com certeza deixaria tudo pra estudar games. E aconselho a todos que tem esse mesmo sonho, que corra atras! Acredite! nos brasileiros podemos ser mais criativos e melhores que os norte americanos e japoneses no desenvolvimento de jogos, claro que falta o principal que e apoio e estrutura($$$$), mas com vontade podemos conseguir…

    Fico no aguardo

    Saudaçoes

    Bruno

  28. gostaria de saber se há algum curso de game design
    a longa distancia ,pois meu trabalho atual é meio complicado e não posso der alternativa de ir estudar em escolas fixas.

  29. GOSTO MUITO DE GAMES EPOR ISSO GOSTARIA DE FAZER UM CURSO PARA TENTAR FAZER UM TESTE NA KONAMI UMA DAS PRINCIPAIS FABRICAS DE GAMES DE TODO O MUNDO E QUEM SABE ATE NA EA ESPORTES

  30. Gostaria muito de fazer um curso de games eu me amarro muito em jogos de playstation 1 2 e 3 e meu sonho e ser um criador de games

  31. gostaria que voces me informasse,quais as cidades mais perto de ourinhos que tem curso de designer em game, pois meu filho terminou o ensino médio e gosteria de fazer esse curso. aguardo resposta, obrigada!

  32. Sou facinada por jogos 3d, e queria muito trabalhar com criaçao de jogos,mas sou de fortaleza e aqui nao estou encontrando nenhum curso, nem faculdade, gostaria de saber se por aki tem algum curso bom para que eu possa entrar nesse mercado apaixonante.Aguardo uma ajuda!Obrgada pela atençao!

  33. Estou cursando o 2º ano do colegial quero me especializar na area de games,já fiz alguns cursos tecnicos como webdesigner mas ele não me acrescentou muita coisa porque já mexia com isso mto antes de faze-lo, agora estou a procura de um curo tecnico na area de games.Alguem poderia me informar onde eu posso fazer?1

    vlw

  34. Oi tudo joinha?Bem, gostaria de saber se aqui em São José dos Campos-SP ,tem alguma escola técnica que ensina a fazer games 3D,pois meu filho tá terminando a 8ª série e disse que quer fazer um técnico nessa área desde os 5 anos ele mexe com o computador e manja demais!Gostaria de aproveitar esse interesse dele e por ele para fazer o curso.Gostaria de saber quais são os cursos no total e o nome deles!Se caso vocês souberem que aqui na cidade tem alguma escola me informe ok.Desde já agradeço!! Cláudia S

  35. E só mais uma dúvida,

    É preciso ser formado em programação para ser um game design, ou o curso já dá aulas desse assunto? No meu caso, qual seria a melhor área, já que eu não sou formado em programação?

    Obs: à cima eu citei a área de Personagens e Cenários.

    Mais uma vez, muito obrigado.

  36. Olá, sou fascinado por jogos eletrônicos e quero me especializar em desenvolvimento de games, na área de personagens e cenários. Onde tem esses cursos, que fique dentro do Rio de Janeiro? E qual é o mais barato?

    Estou esperando resposta.

    Atenciosamente,

    Luciano do Nascimento Gomes

  37. bom meu nome e denis, quero saber d você quais são as faculdades que tem cursos superiores nesta area de desenvolvimento de gamesNO BRASIL?
    na minha cidade tem cursos de Engenharia da Computação, Analista de sistemas, e Ciencia da Computação entro outros menores. Quais destes e melhor e tem um campo grande pra quem sabe uma pós em algo relacionado a games?
    espero resposta
    abrigado
    DENIS DE SOUZA PEREIRA

  38. Sou estudante do último ano do ensino médio em Fortaleza e quero prestar vestibular para Design e programação de games, que não existe em meu estado. Solicito informações sobre quais faculdades e universidades possuem este curso. Além disso, qual curso de graduação eu posso escolher para mais tarde fazer uma pós graduação em Design de games e se isso é possível?

    Atenciosamente,

    Bruna Coutinho

  39. uhauhauhau nao ah problema , estamos aqui para salva-los… os games vao dominar o mundo … e nos estaremos preparados para tudo que vier e dar …. viva guitar hero!!!!!!!! a vida e que nem uma batalha em donkey kong …. falando merda se aduba a vida …. abracos ….brincadeira….aham … vamos ao q enteresa entao… nos somos rodolfo e rafael e estamos enteresados em receber informacoes sobre progamaçoes , linguagens , e novidades no ramo de criacoes de jogos multiplataformas…. obrigado espero respostas….

  40. Estamos selecionando programadores games para uma
    empresa Internacional.

    Os interessados devem obter os requisitos abaixo e enviar curriculum para o mesmo.

    Ou contato pelo tel-9511 8762
    Renata.

    PROGRAMADOR PARA GAMES

    Amplo conhecimento em Visual Basic e Flash, para Games em 2D e WEB.

    Se possível, Inglês e conhecimento em Hardware !!!

    Curriculuns para: contato.oxigenio@bol.com.br

  41. gostaria q alguem me indicasse um curso de DEVELOP
    um curso rapido e com uma carga horaria consideravel

    pois tenho projetos e estou desesperado

    obrigado..

  42. sou apaixonada por administração e quero me especializar em RH no momento acabei de concluir o ensino medio gostaria de saber quais as materias especificas que tenho de estudar para encarar uma carreira como essa? obrigado e até a proxima.

  43. Gostaria de saber se aqui nessa regiaõ é possível encontrar cursos para criação de jogos.
    PS: Uma relação de cursos on line cairia bém. Obrigado.

  44. Meu sonho é trabalhar com criação de games,já que eu gosto muito de games e também de desenhos, eu desenho muito bém pelo-menos pra-quém nunca fez nén um curso de desenho sei desenhar qualquér coisa muito bém, eu adoro aprender mas não consigo obter muitas oportunidades, mas até hoje as que me aparesserão eu aproveitei-as ao máximo.
    Não tenho dinheiro, mas se mederem a oportunidade do curso pelo-menos com desconto, vontade e determinação jámais irá faltar de minha parte.
    Obrigado.

  45. Sou louco por mangá e gosto demais de desenhar.
    Meu sonho é confeccionar jogos para vídeo-games.
    Faço meus personagens e crio minhas próprias histórias… a Questão é: onde poderei fazer um curso de designer de games(nível superior)e que tenha um preço mais acessível? existe esse curso na USP por exemplo? Quero muito fazer esse curso, mas só achei ele na Anhembi-Morumbi e custa muito caro.

    Um abraço,

    Marcelo.

  46. Estou muito interessado em ser programador de jogos mais quais são os requisitos básicos pra ser um profissional, aonde fazer e se tem instituições particulares ou púlicas?.

  47. GOSTO MUITO DE CRIAR EM 3D DESENOVOLVER ROTEIROS STORYBOARDS E GOSTARIA DE AMPLIAR MEUS HORIZONTES NESSA AREA DE GAMES E VIDEOS COM A CRIAÇÃO DO PRIMEIRO FILME TOTALEMNTE EM COMPUTAÇÃO GRAFICA FIQUEI AIND AMAS LIGADO NESSA AREA, GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA POS GRADUAÇÃO OU MESTARDO NESA AREA?!

  48. Tenho procurado informações mais profundas sobre a carreira de criação de jogos, queria saber qual as chances de um profissional desta área se dar bem no brasil e nos paises q saum mais especializados na área?

    Queria saber tambem, se a faculdade de são paulo a de Morumbi é a melhor q tem no pais?

    estarei fazendo vestibular esse ano e pretendo presta pra esta area, pq me indentifico bastante com esta carreira, e tenho o sonho que vou correr atras pra trabalhar nas grandes empresas relacionada aos games como por exemplo a: Eletronic Arts(EA GAMES).

    Como eh o mercado relacinado a criação de jogos, aqui no brasil e fora do país?

    Outra duvida,é em relação ah salario essas coisas,gostaria de saber se um profissional em criação de games no brasil terá um renda grande, ou se a melhor opção e trabalhar fora?

    Obrigado.

  49. eu queria saber como e onde posso criar jogos ?pois eu estou com muita vontade de trabalhar com jogos e tenho boas ideias . me mandem uma segestam de que programa e bom para criar jogos 3D? muito obrigado.

  50. Bom Dia eu gostaria de saber como e os cursos e se e gratuitos ou não se a gente paga ou não.

    Obrigado!

    Aguardo o retouno!

  51. assim como todos os anteriores, quero saber dos preços e comparar a qualidade desses cursos (no meu caso no RJ).

    Como e quando obterei alguma resposta da UOL ou de qualquer altruísta benevolente.

    Grato, Rafael.

  52. Salve!
    Desde jovem, sou fascinado por jogos eletrônicos, então eu quero ter o conhecimento e me especializar nesse setor que tende a crescer nos próximos anos. Por isso gostaria de mais informação sobre Design e Planejamento de Jogos!
    Obrigado!

  53. Olá!
    Eu sempre fui apaxonado por criação e desenvolvimento de jogos. Eu quero entrar nesse ramo, eu curto qualquer tipo de jogo, não importa o genero, mas para isso eu preciso me especializar. Gostaria de mais informações sobre esses cursos, onde tem etc…
    Obrigado.

  54. Faço o curso de Ciências da computação sou louco por jogos 3D tipo Maxpayne,Half-life 2, Counter-strike e etc.
    Vou me especializar nesta área certamente.
    Gostaria de saber quais os melhores cursos do Brasil e como faço pra entrar em contato com eles. Minha vida são jogos 3D! Quero muito entrar neste ramo.. Por favor me ajudem ! Daqui a um ano termino a faculdade e quero ir em direção ao meu sonho, definitivamente…..

  55. Estou cursando engenharia de computação,mas sempre tive uma queda muito grande por desenvolvimento de jogos(inclusive quero trabalhar na área).Peço um conselho a voçês da ABRAGAMES:continuo com eng. de computação e faço pos graduação na área ou mudo de curso superior focado no desenvolvimento de jogos? Caso eu precise mudar, voçês poderiam me informar quais cursos superiores estão disponíveis no Brasil? Obrigado!!!!

  56. Bom pra começar sou vicianddo em games de ação stilo Half-life 2, Counter-strike:Source, etc… , porque eu gosto de realismo, e acima de tudo Meu sonho e trabalhar numa produtora de games EXEMPLO: VALVE,EA GAMES, por isso tenho vontade de fazer esse curso, e TB sou um jovem ainda de 18 anos e pretendo commeçar CEDO.

  57. bom devidos os problemas financeiros…não estou podendo pagar un curso bom..aredito que esse grupo no qual eu estou tc agora e capacitado para que eu possa apreder…gostaria de saber se esse grupo…possui curso de administração

  58. Sou estudante de informática na ETE.Taquaritinga,gostaria depois de terminar este curso, estar me especializando em produção de games,já li o informativo mas não ficou muito claro,então gostaria de obter mais detalhes desses seis cursos-superiores, onde se encontram e quando abrem as inscrições para os mesmos.

  59. sou um afcsionado por jogos e gostaria muito de poder trabalhar nesse setor que pelo que eu sei vem cresendo.
    nao sei se ha algum curso desse ramo aqui no meu estado parana, gostaria que se fosse possivel voces me informassem.
    tambem gostaria de saber se e presisso fazer um outro curso depois se espesializar nessa area
    ex:um curso superior de ciencias da computaçao e uma pos de game designer

  60. Eu gostaria muito de estar participando de cursos na área de desenvolvimento de games. Como eu poderia ingressar em curso ou universidade em SP?

  61. Eu tenho um grande interesse pelo setor e Criação e desenvolvimento de Games em especifico RPGS e Aventuras.E queria saber se tem esses cursos gratuito aqui no Rio, ou se pelo menos tem pago aqui no Rio.
    Eu cheguei a ver um anuncio no jornal de q tinha esses cursos gratuitos aqui no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *