Internet na empresa: rápida, sem fio, na mão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Nos últimos anos a rede IP (de Internet Protocol) só cresce e se torna cada vez mais ampla. É a propulsora da convergência de serviços integrados de alta disponibilidade, insuperável pela necessidade do usuário trabalhar com uma única rede que agregue qualquer serviço.

A convergência das redes de telecomunicações permitirá que os provedores de serviços possam explorar novas tecnologias e oferecer serviços sofisticados aos seus clientes.

A internet, as redes sem fio e as redes TDM, antes discutidas em separado em seus meios, serão tratadas agora como serviços de escolha.

A idéia de convergência é entregar ao usuário um ponto de acesso pelo qual ele possa escolher que serviço deseja – seja telefonia, dados (internet) ou vídeo em alta demanda, tudo em tempo real.

Convergência com mobilidade também será um grande desafio daqui para frente.

Tecnologias como a VoIP têm provado sua eficiência e a IPTV está indo pelo mesmo caminho, assim como aplicações de vídeo sob demanda. A integração de todos os serviços por meio das redes NGNs e a mobilidade para acessar essas tecnologias serão o foco nos próximos meses para interar serviços como triple–play em alta escala. NGNs é a sigla em inglês de Next Generation Networks, ou redes de próxima geração. O videofone é um dos serviços que deverá trafegar em cima dessa malha multimídia, baseada no protocolo IP.

O Protocolo SIP (Session Initiation Protocol – IETF), que está fazendo a VoIP decolar, poderá ser um grande componente para essa convergência e para outras aplicações multimídia, já que faz imagem ao protocolo http. É flexível, robusto e com alta integração com qualquer serviço ou aplicativo. Alguns fabricantes de celulares já estão desenvolvendo aplicações para esse protocolo. A Motorola, por exemplo, desenvolve um aparelho celular que terá o Skype embutido dentro do seu software e falará VoIP utilizando o protocolo SIP.

Com certeza as redes NGNs serão a saída para todas as necessidades hoje existentes na rede IP, como a falta de qualidade de serviços na transmissão de pacotes. Redes de alto desempenho e com alta disponibilidade, que possuam “protocolos inteligentes” como Hard QOS e MPLS, serão em um primeiro estágio a solução e a tradução dessa necessidade para toda a infra–estrutura IP.

As NGNs necessitam dar suporte a uma grande variedade de serviços e funções de rede, incluindo os tradicionais protocolos orientados a conexão de dados e os mais recentes protocolos orientados a convergência.

Os novos protocolos, incluindo os padronizados e proprietários, estão sendo introduzidos quase que tão rápido quanto estão sendo desenvolvidos. Esses protocolos serão a chave para consolidar a convergência das redes e transformar o acesso a elas.

Redes como essas já operam nos Estados Unidos e Japão. Celulares híbridos e Palms são os aparelhos mais requisitados, pois conseguem tirar o maior proveito dessa infra–estrutura. Já estão sendo produzidos celulares híbridos com tecnologia WI–FI e GSM para disponibilizar ao usuário acesso a serviços convergentes em múltiplas plataformas através da rede IP.

A tecnologia Wi–Max (802.16) já é bem aceita pelos fabricantes de tecnologia de rede e é esperada com expectativa positiva. Trata–se de é um novo conjunto de normas concebidas para permitir alta conectividade em banda larga através de redes sem fios com um alcance de 50 km, em velocidade de conexão que pode chegar até a 74Mbps.

Muitas empresas estão apostando realmente na idéia de utilizar o Wi–Max como base estrutural de convergência móvel em redes IP e entregar acesso sem fio com alta disponibilidade para o usuário. Convergência, mobilidade e alto desempenho.

Imagine você ter acesso a tudo isso através de redes NGNs, com um único equipamento que poderia ser um handset ou handheld, uma mistura de aparelho celular e Palm com uma câmera integrada com alta resolução.

Enquanto anda pela rua você poderia pagar contas no banco, ver seu filho assistindo a aula na escola em tempo real via monitoramento IP digital, falar via VoIP pagando tarifas mais baixas, fazer um pedido de compra no supermercado via web, fazer uma consulta rápida com seu médico, assistir a um show ao vivo ou a um jogo de futebol e até mesmo jogar xadrez visualizando o tabuleiro e a pessoa em tempo real em qualquer lugar do mundo. E, ao chegar em casa, esse mesmo aparelho poderia ser seu telefone fixo. Muitos fabricantes de equipamentos estão apostando nessa tendência.

Flexível e tão desejada, a IP entra em uma nova era, onde procura oferecer conexão o tempo todo, em qualquer lugar, com alto desempenho para diversas formas de comunicação. Transformar e integrar começa a ser uma tarefa “simples” para a rede IP. Pense em convergência, pense em integração. [Webinsider]

.

<strong>Fernando Canuto</strong> (fcanuto@tmais.com.br) é gerente de rede NGN da <strong><a href="http://www.tmais.com.br/" rel="externo">Tmais SA</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *