Intranet traz novas oportunidades profissionais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Não há uma receita de bolo para se planejar uma intranet porque a sua construção depende do esforço tecnológico envolvido e da equipe responsável pela publicação e atualização constante de conteúdos.

Mas uma coisa é certa: uma intranet organizada e voltada para os negócios da companhia pode ser um excelente canal de comunicação com os funcionários sem se tornar um espelho chato e monótono das decisões das diretorias.

A intranet perderia todo o seu glamour se não fosse ágil e independente das aprovações de conteúdos necessárias nos veículos impressos. E aí está o segredo: mostrar ao funcionário que a sua participação no processo de construção da intranet é importante, que suas idéias são bem–vindas e que o canal é e deverá ser sempre uma fonte de informações fidedignas, que podem ajudá–lo em sua rotina. Logo, a colaboração do funcionário torna a intranet um canal particular de informações úteis ao seu dia–a–dia (e não apenas um canal “restrito”).

A intranet pode ser rica em conteúdos fornecidos por “conteudistas”, advindos de diversos setores de uma empresa: Tecnologia da Informação, Administrativo e Financeiro, Recursos Humanos, Marketing, Engenharia, Planejamento e Controle de Produção, etc.

No entanto, vale ressaltar que todo o desenvolvimento de conteúdo deve ser coordenado por uma equipe de comunicadores, responsável por ensinar as melhores maneiras de se oferecer uma notícia ao público interno. Essa equipe ajuda a potencializar o uso da intranet, de forma a não transformá–la numa confusão de informações e linguagens.

Há ferramentas de publicação de conteúdos para intranet que permitem a colaboração de funcionários em qualquer lugar do País, em páginas dinâmicas. Em alguns casos, o sistema é bastante prático e facilita a publicação de textos com uma rapidez incrível.

Há outras grandes vantagens dessas ferramentas: elas são intuitivas, fáceis de navegar e operar, permitem a inserção de imagens, criação de tabelas, adição de mídias e introdução de ferramentas de busca, chat, salas de reunião, entre outras.

Para que o funcionário possa atuar como colaborador de uma intranet é fundamental que a empresa esteja preparada culturamente para aceitar a sua participação, incentivando a gestão do conhecimento – que em linhas gerais significa colaborar e trocar com o outro o que se sabe para saber mais e todos serem mais eficientes em seus objetivos.

Parece simples, mas não é. A maioria das empresas ainda engatinha no processo de aceitação do relacionamento com o funcionário. Imagine admitir que o funcionário seja responsável por algum conteúdo acessado por outros via internet?

O mais interessante é que, depois de introduzida, em pleno e bom funcionamento, a intranet se torna imprescindível para outros parceiros e colaboradores. E é preciso continuar o caminho da evolução, estabelecendo novas estratégias de tecnologia e comunicação interna. [Webinsider]

.

<strong>Natasha Breder</strong> (natasha_breder@yahoo.com.br) é coordenadora de comunicação interna de uma seguradora e tem uma boa experiência em relação ao uso da intranet como ferramenta de comunicação interna.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Parabens, o trabalho sobre intranet esta muito bem elaborado, claro, conciso e eficaz. Para mim foi muito exclarecedor. Muito bom!

  2. Bom dia, sempre leio os artigos de vocês e toda a equipe está de parabéns pela página, estou me preparando para iniciar minha monografia na pós-graduação. Meu tema é: O impacto positivo da intranet na comunicação corporativa. Gostaria que me indicassem livros e autores que abordam o tema Intranet, pois para alguns ainda é uma novidade, por isso as fontes de pesquisa são poucas. Aguardo retorno. Bom trabalho a todos.
    Débora Stedile Teixeira

  3. Excelente artigo, um dos poucos que abordam o tema Intranet. Gostaria que a autora produzisse outra matéria citando exemplos, casos concretos, sem abordagem genérica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *