Newsletter ajuda a manter o elo com o cliente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A implementação de uma newsletter é uma boa estratégia de e–mail marketing e consiste no envio periódico de um boletim aos seus clientes e aos seus potenciais clientes, via e–mail. A newsletter não deve ser confundida com o envio ocasional de e–mails (mala–direta eletrônica). Ela se caracteriza pelo envio regular de mensagens, com uma freqüência diária, semanal ou mensal, e por um conteúdo mais informativo.

Também não se deve esperar da newsletter resultados a curto prazo. Estes resultados são característicos da mala–direta eletrônica, elaborada para divulgar uma oportunidade, supostamente única, de o cliente potencial realizar uma ótima compra, quer seja pela vantagem do preço, da novidade, ou da promoção temporária, em um processo típico de compra por impulso.

Além de disponibilizar os produtos da empresa ao cliente potencial com um simples clique, a newsletter tem como objetivo gerar confiança pela exposição constante da marca. Os resultados da implantação de uma newsletter são lentos, mas consistentes; podem ser mensurados por meio da visitação do site, que deve apresentar um aumento gradativo, assim como pela taxa de conversão (quantidade de compradores em relação à quantidade de visitantes), que também deve aumentar ao longo do tempo. Na implementação de uma newsletter, dois aspectos merecem especial atenção.

O que enviar

O conteúdo é de fundamental importância. Se o destinatário não receber algo que ele perceba como valor, não haverá interesse na continuidade do recebimento da newsletter, impedindo a obtenção dos resultados que, em geral, ocorrem a longo prazo. Um bom conteúdo é aquele que gera algum benefício para o leitor. Uma dica, um presente, um artigo, uma oportunidade, informações úteis são exemplos de conteúdos que geram satisfação e estabelecem o início de um relacionamento que estimulará a ocorrência de transações futuras.

É claro que alguns setores possibilitam a elaboração de conteúdo mais facilmente do que outros. Uma livraria, que trabalha com produtos relacionados ao conhecimento, por exemplo, oferece muito mais subsídios para a geração de conteúdos atrativos do que uma fábrica de parafusos. Mas, com um esforço de criatividade, esse obstáculo pode ser superado.

Para quem enviar

No e–mail marketing em geral e, particularmente, no envio de uma newsletter, um cadastro composto de pessoas que autorizaram o recebimento da comunicação (opt–in) é fator decisivo para o sucesso.

Afinal, como a empresa poderá conseguir credibilidade se o primeiro contato com o cliente é realizado de forma invasiva? Newsletters bem–sucedidas são, na grande maioria dos casos, enviadas para clientes ou visitantes do site, não para desconhecidos, embora, talvez em decorrência de uma visão imediatista, muitas empresas optem por adquirir cadastros externos, em vez de trabalhar com seus próprios cadastros ou iniciar a formação de um.

Tempos atrás, a argumentação de empresas que possuíam grandes quantidades de clientes cadastrados e não se comunicavam com eles era o custo envolvido. Tal preocupação já não faz sentido na economia digital, pois o custo para enviar um e–mail é irrisório.

Evidentemente, a elaboração de uma boa newsletter é um processo trabalhoso, que exige planejamento, conhecimento e pesquisa de conteúdo de qualidade para o leitor. Além disso, é preciso ter paciência para “colher os frutos” desse esforço. Porém, para as empresas com visão de longo prazo, o resultado é certamente recompensador. [Webinsider]
………………………………………………………………………..
Conheça o e–book O ABC do e-commerce
………………………………………………………………………..

<strong>Dailton Felipini</strong> (fale@abc-commerce.com.br) é professor de e-commerce e editor do site <a href="http://www.e-commerce.org.br/"rel="externo">E-commerce</strong></a>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

20 respostas

  1. Muito interesante o post. Mas acho que faltou algo essencial para garantir um bom funcionamento do envio de newsletter: a ferramenta utilizada. Temos várias no mercado, mas nem todas têm um bom retorno. Ocorrem muitos problemas, como email não chegando ou sendo entregues direto na caixa de spam. Atualmente estou usando a Nitronews (http://www.nitronews.com.br), que possui uma conta grátis e planos acessíveis, é fácil de utilizar, tem interação com o facebook e o twitter e nunca me deu nenhum problema. Recomendo!

  2. Estou começando a trabalhar com palestras motivacionais e pretendo realizar consultoria.
    Como posso ter benefícios através da internet neste ramo. Você tem alguma idéia?

    Parabéns pelo seu trabalho!

  3. Ótimo artigo, parabéns. Opt-in é essencial mesmo, assim como ter um opt-out disponível tb é importante.

    Eu até já escrevi um texto sobre esse assunto: Mala direta x Spam: oq é opt-in e opt-out

    Outra ferramenta muito útil pra permitir um maior contato com os visitantes é um RSS bem feito. Infelizmente o brasileiro naum é adepto do RSS, a maioria nem sabe oq significa.

  4. Tenho uma pequena empresa(oficina mecânica de suspenssão pesada,ou seja, posto de molas)e gostaria de saber mais, e como manter estes clientes e ganhar outros; os meus clientes não são fixos, mas com tempo voltam, como trazê-lo com mais frequencia. A minha empresa já teve mais movimento, só que no momento estou desaminada penso em até fechá-la, mas fazer o que depois? Estou com um pouco de esperança com este novo metodo de capitação /e ou manter os clientes.
    Obrigada por manter a minha esperança viva e de outras pessoas.

  5. O e-mail ainda é o vinculo mais forte que se pode manter com um cliente.

    As redes sociais, por culpa mais das empresa que dos internautas, não tem o mesmo peso e confiabilidade.

    Quem sabe quando o Facebook, chegar (se chegar) a passar o orkut isso mude um pouco.

    Mas as organizações tem que se emprenhar mais.

    Ainda espero por uma campanha inteligente dentro de uma rede social focada no Brasil, como se faz no MySpace, por exemplo.

    Quem anda não viu o perfil da Mallu Magalhães?…

    É este o caminho.

    o pândego endiabrado
    http://opandegoendiabrado.wordpress.com/

  6. Que o Marketing Digital está esmagando o marketing tradicional, não há dúvidas. E o Email Marketing é uma excelente exemplo de mídia online com baixo custo de veículação e excelente retorno, desde que:
    – Não seja SPAM e apresente opt-out;
    – Enviada para o público-alvo correto (lista com opt-in);
    – Seja periódica e constante;
    – Haja um planejamento: da elaboração do conteúdo e confecção do layout dos emails às métricas de audiência da campanha;
    – Seja feita uma análise do ROI; dentre outros fatores.

    Existem várias ferramentas de Email Marketing no mercado, porém quem faz a diferença é a equipe que planeja, cria e veicula suas campanhas.
    Se o site da sua empresa ainda não possui um recurso que permite ao usuário inscrever-se para receber Newsletters, mova-se! Contate sua produtora/agencia web e atualize-se já!

  7. Olá Amigos estou fazendo um estudo de caso em uma situação no local onde faço estágio e preciso da colaboração de vocês!
    Esse email, me ajudou como base inicial e teórica no que vamos implementar.
    A Intenção é criar em windows um sistema de newsletter para a Biblioteca deste local. Para isto estamos providenciando um banco de dados para armazenar as informações dos usuários interessados em participar no sistema de newsletter e precisamos de dicas de vocês para os programas em windows, que fazem interação com o banco de dados mysql e que podem ser usados para filtrar interesses dos usuários e enviar a estes as informações(informações que deverão ser alimentadas pelo operador).

  8. Acredito muito na mídia optativa, onde o cliente tem a intenção de receber a informação, vale muito mais enviar 500 emails para clientes diretos que desejam receber sua informação do que 5000 para clientes que nem sequer querem saber da sua empresa.

    Desenvolvemos um serviço multi-usuários de email marketing na cidade de Guaíba no Rio Grande do Sul, e estamos mudando o cenário da cidade pouco a pouco, trazendo conceitos da era digital para a cidade que vem recebendo muito bem as novidades que vem de fora.

    Gostaria de propor também um post sobre a internet nas cidades pequenas, a evolução e o que isso vem trazendo, assunto que já comentei num blog que escrevo, e tenho visto que este assunto irá se popularizar pouco a pouco, pois o número de novos usuários está sendo maior nas pequenas cidades, visto que o número de usuários das grandes cidades está com um crescimento menor em razão da tecnologia já estar presente há mais tempo.

    Obrigado, e parabéns pelo post.

  9. Bom dia, Dailton

    Estou com aproposta do meu chefe para criar uma newsletter com o objetivo de captar e fidelizar nossos clientes. A empresa tem o foco nos clientes varejistas não tenho idéia de como começar a montar uma newsletter, estou em busca de mais informações, sobre a montagem e qual programa que uso para sua montagem.

    Obrigada

  10. Oi Dailton

    Gostei muito das suas explicações. Estou trabalhando no conteúdo de algumas newsletters para clientes de ramos diferentes. Gostaria de informações, dicas de como diagramar e qual programa utilizar para poder colocá-las no ar.
    Muito obrigada e parabés pelo texto.

  11. Olá Dailton,

    minha primeira pesquisa sobre Newsletter caiu no seu artigo, bastante elucidativo, por sinal.
    Trabalho na Biblioteca da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde entrei para fazer um trabalho de divulgação com o público usuário de nossos produtos e serviços (acadêmicos, pesquisadores, técnicos).
    Temos um site com acesso a catálogo on line, bases de dados, e-books, etc, que será reformulado. Mas não sabemos até que ponto somos acessados para passar nossos informes, dicas de uso, formas de acesso, novas aquisições, campanhas de valorização do livro, etc.
    Penso no newsletter como uma ferramenta que irá me auxiliar nesta comunicação.
    Gostaria de saber a sua opinião e como acessar o software que ensina a fazer (diagramar) o newsletter? Existe algum disponível gratuitamente?

    Obrigada,

    Márcia

  12. ESTOU QUERENDO SABER MAIS SOBRE O SISTEMA DE MARKETING DIRETO (SMD).RESPECTIVAMENTE SABER MAIS SOBRE NEWSLETTERS. CONHECI UM (STC) E GOSTARIA DE SABER SE É VIAVEL. GOSTEI MUITO DA REPORTAGEM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *