Comunidades corporativas sem gastar os tubos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Como criar uma comunidade corporativa que gere conhecimento para uma empresa e agregue mais valor ao trabalho de seus colaboradores?

Devido à gigantesca oferta de metodologias, treinamentos e softwares, muita gente acredita que este é um processo trabalhoso e que o investimento será alto.

Isso é um equívoco, pois se pensarmos nos benefícios que uma ação como essa pode trazer e entendermos a simplicidade de seu conceito, muitas empresas passarão a considerar a comunidade interna como uma ferramenta indispensável.
Na verdade, como qualquer coisa que envolva pessoas, dependemos muito menos de ferramentas e tecnologia do que imaginamos. Então, o que faz uma comunidade corporativa ser útil para seus membros?

  • A facilidade de comunicação
  • A qualidade e relevância das informações publicadas
  • A forma como este conhecimento passa a fazer parte do cotidiano de todos

Não é nada mais que isso. Existem estratégias extremamente simples que alcançam todos os resultados esperados para este tipo de iniciativa. Um de nossos clientes possui um ambiente de colaboração formado pela integração de três pequenas ferramentas:

Ferramenta de notícias. Algumas notícias são publicadas diariamente para informar a todos os colaboradores o que acontece na empresa e em seu mercado.

Fórum. Possibilita que diversos temas sejam discutidos a todo momento com contribuição dos departamentos da empresa.

Busca. Permite encontrar históricos sobre assuntos e projetos que já foram discutidos anteriormente.
Para garantir a disseminação do conhecimento a todos os colaboradores, os dados mais importantes gerados através desse ambiente corporativo são analisados e transformados em um informativo, distribuído por e–mail para toda a empresa. Com isso, mesmo as pessoas que não participam da comunidade podem beneficiar–se dela.

Pronto! Eis um ambiente simples, que gera conhecimento e enriquece o trabalho de toda a empresa. Ao contrário do que muitos gestores pensam, o processo de criação de uma comunidade não é tão complexo, nem “doloroso”.

Um projeto como esse necessita de um bom planejamento, mapeamento completo das necessidades e a escolha das tecnologias e ferramentas certas. Apesar de não ser complexo, o processo de implantação de uma comunidade depende de uma assessoria especializada e, principalmente, do envolvimento de todos.

Não existem mais barreiras para que todos nós possamos usufruir do compartilhamento eficiente de informações. Basta pensar nas pessoas. [Webinsider]

<strong>Luís Fernando Novo</strong> (lfnovo@rajacomunicacao.com.br) é sócio-diretor da <strong><a href="http://www.rajacomunicacao.com.br/" rel="externo">Raja Inteligência em Comunicação</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *