Telejornais do SBT ainda não chegaram à web

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O telejornal SBT Brasil, apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão, já vai completar dois meses no ar, mas a inovação e dinamismo que se desejava oferecer ao telespectador desde o seu lançamento é acompanhada por uma política bem modesta quando o assunto é internet.

O investimento no novo programa e na reestruturação do departamento de jornalismo da emissora de Silvio Santos ainda não chegou ao desenvolvimento de uma plataforma web mais madura, capaz de hospedar as análises e reportagens especiais produzidas pelo novo programa.

O site do telejornal de “Padrão”, assim como o de outras atrações, é muito limitado, para dizer o mínimo. Quem procura na página do telejornal as notícias da última edição encontra um “modelo institucional” que contém apenas uma breve descrição do jornal, da estrutura e equipe engajadas no projeto, além de um resumido histórico profissional da âncora Ana Paula Padrão.

O site do SBT em geral optou por não se empenhar muito na implantação de tecnologias e serviços a seu público. Os programas que oferecem um mínimo de interatividade ou até mesmo utilidade são os das séries, novelas e atrações que utilizam cadastros online para levar participantes a programas que dão prêmios em dinheiro, como o Family Field. Pouca coisa é feita para integrar os telespectadores e tornar a relação destes com seus programas favoritos mais útil e recíproca. O “cara da poltrona” interage mais apertando os botões do controle remoto.

Esse comportamento recuado no ambiente virtual é curioso, tendo em vista que o SBT é a segunda maior emissora de TV do Brasil, perdendo apenas para a Rede Globo de Televisão, cuja orientação é oposta.

Quando Ana Paula Padrão informa que “mais informações” sobre determinada notícia podem ser obtidas na internet, passa o endereço direto do serviço oferecido (site da Receita Federal, por exemplo) e não o site da emissora, que poderia aproveitar a oportunidade para criar um relacionamento com os telespectadores mais antenados.

Em contrapartida, a Rede Globo há anos transforma os “acessos empolgados” de seus visitantes em uma experiência web mais prazerosa. Investiu em tecnologia e elaborou uma interface que reúne boa parte de todo o acervo já produzido pela emissora. O resultado de tanto esforço é a atual “menina dos olhos” do portal: o serviço “Globo Media Center”. Aliados a ele, notícias, análises, serviços ousados e até revistas online das novelas da TV Globo ajudam a construir uma rede que alimente a expectativa de uma nova visita do usuário às páginas da Globo.com.

Enquanto o SBT opta pelo “low profile”, outras “colegas” da TV aberta, como Band e Rede Record, se esforçam para tentar acompanhar a velocidade típica da internet. [Webinsider]

<strong>Rodrigo Leão Brasileiro</strong> (rodrigoleaobr@msn.com) trabalha na edição de um site regional, na Bahia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. O texto foi muito bem redigido e abordou um tema bastante interessante. Hoje mesmo tentei acessar o site do telejornalismo do SBT e dei de cara com um site que optou por não se empenhar muito na implantação de tecnologias e serviços a seu público.

    Sabe o que é mais curioso? A matéria é de 7 de outubro de 2005. E hoje é dia 15 de julho de 2008… E ela poderia ser escrita hoje.

    Parabéns pela matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *