Como ter um site amigável para os buscadores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Um site amigável para os buscadores deve ter boa usabilidade, boa arquitetura da informação, ser acessível para deficientes e ser compatível com vários navegadores. Atender estes requisitos traz melhores resultados para o site em questão e mais usuários para seu cliente.

Boa usabilidade significa aplicar uma série de medidas que facilitem o usuário a cumprir melhor as tarefas e chegar onde deseja. Medidas como reduzir o tempo de download de uma página. Ou ter o cuidado de escrever para onde um link aponta, em vez do tradicional “clique aqui”. Ou ainda escrever textos ALT e textos para o atributo title nos links. Ou escrever títulos de páginas que expressam com clareza seu conteúdo.

Boa arquitetura da informação é oferecer uma estrutura de fácil navegação onde se chega a uma página importante após, no máximo, quatro cliques. Agiliza a indexação realizada pelos robôs dos buscadores e deixa o usuário satisfeito porque simplificou o caminho da informação procurada.

Acessibilidade. Os crawlers não vêem uma página da web como os seres humanos. Eles processam o HTML e o resultado é apenas texto. Para se ter uma idéia de como uma página será visualizada pelos robôs, utilize um browser de texto, como o Lynx. Os crawlers não conseguem ler JavaScript e têm dificuldades em ler arquivos de Flash.

Além de ajudar os robôs a compreenderem a estrutura da página, implementar acessibilidade amplia o leque de consumidores. Vários deficientes podem acessar informação, mas também serão beneficiados usuários com periféricos de computador defeituosos e usuários de outros dispositivos que se conectam à web.

Se os crawlers ainda não adotaram a acessibilidade como um parâmetro de posicionamento, possivelmente irão adotar, pois a acessibilidade na web está ganhando força. Ela já é obrigatória em sites de serviços públicos em alguns países, inclusive no Brasil.

Compatibilidade com navegadores. Fazer um site compatível com vários navegadores é importante, pois parte de seu público usa navegadores diferentes. Os padrões web (web standards) e a orientação tableless são os principais meios para se chegar à compatibilidade.

O uso racional e o uso semântico (usar parâmetros e tags de acordo com seu fim, e não para forçar layouts) desses meios resultam em páginas mais leves e que funcionam em várias plataformas e dispositivos.

Um dos parâmetros que um robô leva em consideração para o posicionamento é a leveza da página. O uso semântico também é um dos parâmetros dos crawlers, pois estes são programados para lerem o HTML semanticamente. Daí a importância que atribuem às tags h, strong etc.

Em suma, tudo isso se resume à usabilidade. Antes de continuar, é importante entender que os sites de busca pretendem ser uma espécie de biblioteca e que uma página da web é um documento, como um livro, um artigo científico etc.

Quando uma pessoa vai a uma biblioteca, ela quer encontrar a informação desejada o mais rápido possível.

Primeiro ela começa a olhar os títulos dos livros para escolher qual tem mais a ver com o assunto procurado. Em seguida ela parte para o índice e depois para o capítulo que contém a informação desejada.

O capítulo tem um título, um texto introdutório, subtítulos seguidos de textos que desenvolvem o assunto e um texto conclusivo. Se aparece uma imagem, o leitor quer saber porque ela está lá e logo procura sua legenda.

Dito isso, aqui entra a importância de aplicar o uso semântico às tags. A lógica do livro é usada pelos usuários para achar a informação procurada rapidamente.

Um site segue essa mesma estrutura. Primeiramente vem a tag title, que é o título do livro e que é fundamental para o posicionamento nos resultados da busca.

Em seguida vem as meta tags description e keywords, que fariam o papel do índice. Porém, elas não são mais valorizadas pelos sites de busca, pois muitos deles exibem o texto que está no corpo da página ao invés de exibirem o que está escrito na meta tag description. Portanto, o índice seria o texto que um buscador exibe logo abaixo do título de cada página que compõe o resultado.

Quando um usuário clica em uma página do resultado da busca, é como se ele partisse para ler o capítulo. Então, a tag h1 seria o título do capítulo e seria seguida de um texto introdutório que resume o conteúdo encontrado ao longo da página.

Depois viriam os subtítulos expressos pela tag h2 e o conteúdo detalhado. Enfim, viria um subtítulo que traz o parágrafo conclusivo. Para completar, as tags em (ênfase) e strong (ênfase maior) devem ser usadas para destacar partes importantes desses textos e os atributos alt e title devem ter função de legenda e ajuda, respectivamente.

Tornar um site amigável para buscadores e usuários cria muitas oportunidades de otimização sem apelar para o spam. No próximo texto desta seqüência abordaremos algumas estratégias de otimização básicas. [Webinsider]

.

<strong>Ivo Saldanha de Melo Silva</strong> (ivosaldanha@gmail.com) é desenvolvedor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

6 respostas

  1. Gostei de saber o funcionamento dos crawlers e como eles processam as informações.
    Um outra curiosidade é com o gerenciamento de energia elétrica do Google nos USA. A criação de uma nova planta no norte do país para a criação de uma PCH (pequena central hidrelétrica) no intuito de gerar sua própria energia elétrica para os seus servidores. O grande impedimento de ampliação das atividades do Google hoje é a disponibilidade de energia elétrica para consumo próprio. Abraço

  2. Bom dia Ivo,

    Tenho pouco tempo mexendo com sites, mas consegui fazer com que o site citado aparecesse nas primeiras colocações nas principais buscas relacionadas ao assunto, no Yahoo e no Google.
    No Yahoo permanece, porém no Google desde ontem que praticamente desapareceu. Na última terça-feira eu alterei algumas palavras tanto no título como na descrição e keywords. Verifiquei também que a partir de ontem só a página principal aparece indexada, as outras não estão mais indexadas e até terça todas estavam.
    Será que você poderia me ajudar a entender o que ocorreu e como evitar esse sumiço no Google?
    Desde já agradeço.
    Sds,
    Marcus Pessoa

  3. OI IVO, TENHO UMA IMPORTADORA DE MAQUINAS E ESTOU FAZENDO O CURSO DE WEBDESIGN, UM POUCO POR TESÃO E UM POUCO PARA PODER APLICAR NOS MEUS NEGÓCIOS.
    ESTIVE LENDO SEUS ARTIGOS E ACHEI BEM INTERESSANTES POIS MEU SITE PRECISA FUNCIONAR, FAÇO BOAS VENDAS ATRAVÉS DELE.
    UMA BOA POSIÇÃO NOS SITES DE BUSCA ME AJUDA MUITO, POR ISTO ESTOU FUÇANDO ARTIGOS DE OTIMIZAÇÃO.
    O QUE SIGNIFICA APLICAR O USO SEMANTICO ÀS TAGS?
    A PALAVRA SEMANTICO NÃO ME É BEM CLARA.

    OBRIGADO , LUIZ ALBERTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *