A ética responsável do gestor de projetos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Em 2000 o Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI) delineou alguns pontos importantes para atender necessidade dos profissionais de gerenciamento e definir as bases para uma conduta ética a ser aplicada durante o desempenho da tarefa de gestor.

Este documento, conhecido como Código de Ética e de Conduta Profissional do Gestor de Projeto, é aplicado mais especificamente aos profissionais de gerenciamento de projetos (PMP), mas pode ser expandido para o âmbito geral da Gestão de Projetos. Os padrões de ética e conduta definidos pelo PMI baseiam–se inteiramente no bom senso, o que nos leva a crer na possibilidade de estendê–lo a todos os gestores de projetos, certificados ou não.

Os valores morais e os princípios de conduta, antes de mudarem conforme as regiões, são elementos humanos. Assim, confiança, honestidade, competência e proatividade são valores válidos em qualquer parte do mundo e inerentes à maneira como o homem se comporta diante das situações no dia–a–dia.

O bom senso no processo de tomada de decisão deve nos guiar e orientar. É um critério geralmente aceito e validado pela comunidade em que estamos inseridos e pela equipe de projeto sob a coordenação do gestor.

O homem é racional. O bom senso deve ser fruto desta racionalidade, principalmente quando a mola propulsora de um projeto, seu gestor, necessita fundamentar sua autoridade numa conduta que deva servir de exemplo para os demais. O gestor está sempre muito exposto, sempre muito visível, por isso suas ações tendem a ser observadas de forma muito próxima.

Dicas muito importantes sobre ética em projetos estão disponíveis no documento PMI Member Ethical Standards Member Code of Ethics. Algumas das mais importantes estão relacionadas ao conflito de interesses. Nesse sentido, por exemplo, não é recomendado trabalhar diretamente para o concorrente, o parceiro, o fornecedor ou o cliente.

Também não é recomendado prestar serviços de consultoria ou participar de conselhos consultivos de diretorias externas à organização de origem. Outros aspectos importantes estão relacionados às participações financeiras em empresa concorrente. Cuidado com presentes, viagens e comissões que possam vir a ser caracterizadas como – propinas – se o projeto for auditado.

O gerente de projeto deve pautar sua conduta para evitar quebrar as regras relacionadas aos conflitos de interesse. Isso na prática não é algo simples de ser percebido. As estratégias dos lobistas são extremamente dissimuladas e, nesse aspecto, o gestor necessita estar atento para não se deixar envolver. Mais uma vez o bom senso diante destas situações é o melhor direcionador da conduta dos profissionais do gerenciamento de projetos.

Cinco habilidades necessárias

Quanto à responsabilidade profissional, o PMI define cinco aspectos básicos, todos de caráter comportamental, para montar o conjunto de habilidades necessárias para que o gestor não caia em “tentação”.

A primeira delas objetiva garantir a integridade e o profissionalismo de cada gestor, o que facilitará a aderência aos requerimentos legais e padrões éticos que protejam a comunidade e todos os stakeholders do projeto.

Nesse aspecto, é importante que o gestor conheça as normas da comunidade e esteja familiarizado com seus costumes; que discuta e muitas vezes negocie alternativas que sejam sustentáveis para o seu projeto e para a comunidade em que está inserido.

No aspecto relacionado à comunidade de gestores profissionais, compete ao profissional de gerenciamento compartilhar lições aprendidas e suas melhores práticas, de modo a aperfeiçoar a qualidade dos serviços de gerenciamento e promover, assim, a evolução da profissão. Este tópico poderá levar à melhoria do conjunto de ferramentas vinculadas a gestão de projetos.

Compete também ao profissional da gestão melhorar a competência dos membros componentes da sua equipe de trabalho, incrementando o conhecimento profissional de cada um, com o objetivo de aperfeiçoar os serviços e os resultados do projeto.

No quarto tópico definido pelo PMI, explicita–se a necessidade do profissional de gerência de projetos buscar o equilíbrio de interesses entre os envolvidos com o projeto, evitando assim alternativas que gerem conflitos que possam atrapalhar o atendimento do escopo do projeto e seus objetivos. Nesse aspecto, a negociação e a presença do bom senso são novamente imprescindíveis.

No quinto e último tópico, o PMI recomenda a interação profissional e cooperativa, respeitando as diferenças pessoais, étnicas e culturais. Desta maneira pode–se evitar, no ambiente de projeto, a competição agressiva e semear entre os membros do time a cooperação e o trabalho em equipe.

O código de conduta profissional procura colocar a autodisciplina e a conduta baseada no bom senso como regras e regulamentações a serem seguidas, de modo a evitar comportamentos que possam comprometer a própria instituição certificadora.

Em relação ao projeto, compete ao gestor gerar relatórios claros, objetivos e verdadeiros. Compete a ele ainda a responsabilidade de atender o escopo do projeto conforme acordado anteriormente com o cliente.

Com relação ao processo decisório, o profissional do gerenciamento deve tomar decisões sem interferências indevidas e manter em sigilo informações que possam trazer interferência nos objetivos do projeto.

E, por fim, mas não menos importante, desfazer os conflitos de interesses internos ao projeto, respeitar a propriedade intelectual, os contratos de licenças, os direitos autorais, as patentes e as marcas comerciais.

Como dissemos, não são muitas novidades. Utilizar o bom senso requer determinação e, na maioria das vezes, um forte controle emocional. Os gestores, certificados ou não, além do conjunto de atribuições técnicas e metodológicas, necessitam conhecer o código de ética da profissão para evitar incorrer em erros que possam comprometer a corporação. [Webinsider]

___________________________________________
Sérgio Mendes é autor do livro Gestão do Conhecimento Individual


<strong>Sérgio Peixoto Mendes</strong> (Sergio-Peixoto.Mendes@serpro.gov.br)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Gostaria de parabenizar a matéria, e ao autor dela.Eu faço Gestão Ambiental, e coincidentimente estou estudando Tomada de Decisões e Diferenças Culturais, farei um seminário desse tema, e essa matéria me exclareceu muita coisa.Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *