Computador para Todos amplia software livre no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Computador para Todos chamou a atenção dos lojistas para o fato de que é viável (e lucrativo) vender computadores com Linux. Há um ano era raríssimo encontrar para comprar computadores com o sistema operacional livre. Hoje, já são anunciados em folhetos de grandes supermercados e redes de lojas.

Para quem ainda não conhece, uma breve apresentação: o Computador para Todos é uma iniciativa que visa facilitar a compra de computadores pessoais por parte da população de renda mais baixa. Para isso, o governo federal definiu uma configuração mínima para os computadores, isentou esses equipamentos de alguns impostos e criou três linhas de financiamento: uma para o varejo – via BNDES – e duas diretamente para os cidadãos – via Banco do Brasil e via Caixa Econômica Federal.

Os primeiros números do programa PC para Todos começam a sair e pelo que tudo indica, será um sucesso de vendas. Em 12 dias, o Magazine Luiza vendeu 15 mil unidades do equipamento.

Do ponto de vista industrial, o programa do governo federal também já demonstrou sua força. Já são 23 fabricantes credenciados, entre eles: Positivo, Itautec, Semp Toshiba, Amazon PC, Epcom, Login e Solectron (que fabricará PCs da HP). Tanto os varejistas quanto os fabricantes elevaram suas expectativas de venda frente à demanda do PC Popular.

Mas como o ponto–de–vista de quem vende e de quem produz tem sido o adotado em várias matérias publicadas pela imprensa, este texto vai tentar uma outra abordagem.

O Computador
para Todos vem com sistema operacional Linux e mais 26 softwares livres instalados. Não se sabe qual parcela desses computadores permanecerá com Linux, mas uma coisa é certa, nunca o Software Livre e o Linux tiveram tanta visibilidade no Brasil. Segundo Marcelo Branco, da Associação Softwarelivre.org, o PC para Todos é a primeira experiência, em massa, de software livre para usuários residenciais no país e uma das primeiras no mundo. “O GNU/Linux e os softwares livres já estão consolidados nos ambientes de rede corporativas e no ambiente da internet, aos poucos estão sendo usados nos desktops de ambientes governamentais e privados. Agora este programa leva o software livre para o varejo e para a casa dos cidadãos. Isso não é pouca coisa”, afirma Branco.

Felipe Fonseca do projeto MetaReciclagem afirma que “O interessante da proliferação do uso de computadores é que ninguém consegue prever quais novos usos serão propostos. É claro que ter computadores em casa não exclui o modelo de telecentro, que tem outra natureza e outros objetivos. Mas a curva de aprendizado e a intimidade com a tecnologia podem se acelerar muito com o Computador para Todos. A questão passa longe da visão tradicional de empregabilidade ou simples acesso à informação. Ter em casa uma máquina de manipulação de informação (talvez uma visão mais etimológica da informática) é um caminho possível para a geração de autonomia e uma visão crítica dessa era hiperinformada.”

Diferente dos softwares produzidos e comercializados por empresas, o Linux e os Softwares Livres são cercados (e feitos) por numerosos indivíduos interessados em compartilhar conhecimento em prol do coletivo. É a chamada comunidade do Software Livre.

BR–Linux é um dos sites sobre software livre mais acessados no Brasil. De acordo com seu criador e mantenedor Augusto Campos o interesse por parte da comunidade tem sido alto. “A expressão Computador
para Todos
é uma das 5 mais pesquisadas no site nas últimas semanas, e quase todos os dias alguma notícia é enviada ao site pelos leitores, falando sobre os aspectos técnicos, mercadológicos, ideológicos e até de financiamento deste projeto”. Augusto acredita que “a exposição que o software livre está recebendo durante todo este processo representa a semente de uma mudança de mentalidade e talvez possa reforçar o apoio e os recursos que a comunidade recebe”.

O interesse da comunidade pelo projeto Computador para Todos é demonstrado também na criação de iniciativas de apoio e suporte aos novos usuários. Como todo novo usuário de computador, as pessoas que estão comprando os PCs populares vão encontrar diversas dificuldades iniciais. Levando isso em consideração, surgiram iniciativas como o PC Livre, que desenvolve trabalho de formação comunitária por meio de materiais didáticos elaborado por uma rede colaborativa de autores, visando dar apoio à iniciação de novos usuários de Software Livre. Outra iniciativa criada pela comunidade é o Suporte Livre que foi formado para ajudar a responder as dúvidas técnicas de novos usuários de Linux, gerando e transferindo conhecimento. As duas iniciativas estão abertas à participação de voluntários.

Adriana Veloso, do Estúdio Livre, acredita que “a comunidade do Software Livre crescerá com um tipo de usuário/a diferente daquele que estamos acostumados. Serão pessoas de origem mais simples buscando suporte e criando alternativas. Acho que, a longo prazo, isso será muito benéfico para a cultura digital brasileira como um todo”.

O Computador para Todos abriu espaço para o Software Livre nas prateleiras, na mídia e nas residências. A comunidade está se envolvendo disposta a dar apoio. Resta saber como serão os desdobramentos dessa arrancada inicial do PC para Todos, mas isso só os próximos meses dirão. [Webinsider]

Marcelo Terça-Nada (marcelonada@gmail.com) faz parte do Poro e da DoDesign. Mantém o blog Virgula-imagem.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Há uma dificuldade de achar lojas que vendam os computadores do PCpara todos. Gostaria de saber se em minha cidade tem alguma?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *