Google Talk ganha adereços mais próximos do MSN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Sem muita divulgação, o Google acaba de lançar uma nova versão do Google Talk, o programa de mensagens instantâneas que, supostamente, deveria concorrer com MSN Messenger, Skype, Yahoo Messenger e outros.

Lançado com louvor durante o ano passado, o Gtalk atraiu somente uma pequena parcela de usuários por conta da falta de recursos, inclusive, ações simples como transferência de arquivos. Na prática, tornou–se apenas um rápido software para troca de recados e conversas por voz (com microfone), o principal trunfo do Gtalk.

Nesta nova versão beta 1.0.0.91, o programa tenta se aproximar um pouco mais dos concorrentes, sobretudo do MSN, mas ainda deixa bastante a desejar. A principal mudança perceptível é a possibilidade de vincular uma imagem ou foto durante o uso, personalizando o Gtalk. A foto é bem menor do que as imagens do MSN, mas já são de bom agrado. O usuário também pode escolher figuras engraçadas (avatars) entre dezenas de opções disponíveis logo após a instalação – lembrando bastante antigas versões do ICQ, na época que ainda não era comum usar fotos pessoais na troca de mensagens instantâneas.

A inclusão de “temas” (themes) para as janelas de chat é outra boa pedida, principalmente para quem gosta de ambientes menos sóbrios e mais “coloridos”. No total, são nove temas embutidos. Ao passar o mouse em cima de um contato, o Gtalk exibe um pequeno quadro com informações básicas dele, a exemplo do que ocorre no MSN.

Afora essas novidades, o resto são correções de bugs e atualizações em furos de segurança, pouco divulgados até agora. O uso do Gtalk é gratuito e aberto a todos, mas funciona somente em Windows 2000 e XP. [Webinsider]

(com Folha de Pernambuco).
…………………………………………

Serviço

Versão 1.0.0.91 beta

www.google.com/talk

Paulo Rebêlo é jornalista, escritor e consultor em política, tecnologia e estratégias corporativas. Diretor da Paradox Zero e da Editora Paradoxum.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *