Acessibilidade não é ser bonzinho. É ser inteligente.

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Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, quem se preocupa com acessibilidade não está fazendo uma boa ação, ao permitir que os “pobres e coitados” deficientes visuais acessem seus sites.

Em primeiro lugar porque essa idéia já nasce baseada num tremendo preconceito. Deficiente não é coitado. Por incrível que possa parecer para as pessoas que não convivem com eles no dia–a–dia, o deficiente vive, se diverte, trabalha, produz e consome.

Em segundo lugar, e o ponto principal deste artigo, é que acessibilidade é muito mais do que isso.

Acessibilidade não é apenas permitir que uma parcela da população possa usufruir benefícios que uma outra parcela já usufrui. Isso seria uma tremenda “gambiarra”, tentando remendar projetos mal feitos.

Acessibilidade é o contrário disso. O objetivo da acessibilidade deve ser sempre permitir o melhor acesso possível a todas as pessoas. Todas, e não apenas uma parte. Desenvolver com acessibilidade significa fazer tudo da melhor maneira possível, e para todos. E desenvolver um projeto da melhor maneira possível só pode trazer benefícios.

Os benefícios do site acessível

Para você entender melhor, não vamos falar agora de teoria e técnicas de desenvolvimento. Isso fica para outro artigo; vamos direto ao assunto. Veja a seguir alguns “efeitos colateraias” que a acessibilidade pode causar em um site:

Velocidade. Um site acessível é mais leve, consome menos banda carrega muito mais rápido do que um site convencional. Isso acontece porque um site acessível respeita os padrões web (web standards) e apresenta um código muito mais limpo, claro e bem feito, sem o uso desnecessário de tabelas e imagens.

Portabilidade. O site acessível pode ser acessado de qualquer tipo de dispositivo, já que separa o conteúdo da apresentação. Além dos browsers comuns e leitores de tela, aqui se enquadram equipamentos antigos e modernos dos mais diversos tipos e tamanhos, como antigos terminais de textos, palmtops, celulares ou qualquer outro dispositivo que ainda venha a ser inventado e conectado à internet.

Visibilidade. O site acessível tem uma visibilidade muito maior para os buscadores e qualquer tipo de indexadores de conteúdo. Isso melhora seu posicionamento no Google e diminui o tempo de se achar um documento numa intranet, por exemplo.

Aumento de público. Em relacão a um site comum, o site acessível pode oferecer uma ótima experiência para um número muito maior de pessoas. Além dos deficientes físicos, ele será mais adequado aos portadores de deficiências leves (vista cansada, dislexia, daltonismo), às pessoas que estão realizando tarefas simultâneas (ao telefone, dirigindo um carro), às pessoas com algum problema temporário de equipamento (mouse ou monitor defeituoso) e também ao público que passa a encontrar seu site com mais facilidade nos mecanismos de busca.

Mais agilidade para os heavy users. A utilização de técnicas de acessibilidade cria diversos atalhos que são ferramentas poderosas para agilizar o trabalho de usuários muito experientes, como teclas de atalho para as tarefas mais importantes, por exemplo.

Simplificação do desenvolvimento. Um site acessível não é uma obra faraônica que precisa de especialistas para ser desenvolvido. O site acessível busca a simplicidade do código, o que torna o desenvolvimento e a manutenção muito mais fácil e rápida.

Redução de custos. Levando em conta todos os itens acima, a acessibilidade reduz muito os custos de desenvolvimento, já que agiliza e simplifica o processo. Além disso, reduz os custos de manutenção, pois torna a atualização em uma tarefa mais fácil, e diminui o volume de transferência de dados. Em consequência, reduz gastos com hospedagem.

Reduz também o custo no uso da ferramenta, já que os usuários de uma intranet, por exemplo, podem realizar as tarefas de uma maneira muito mais rápida e produtiva.

Esses são alguns dos resultados que seu site pode alcançar apenas respeitando as regras da acessibilidade. Não são poucos os benefícios.

E os deficientes?

Já para os deficientes, os benefícios não são tantos, porém o resultado não é menor.
O visitante que utiliza um leitor de tela ou algum outro equipamento especial finalmente vai poder conhecer o conteúdo do site, sem nenhuma barreira ou esforço adicional.

Vai poder conhecer a sua empresa, tirar dúvidas, comprar. Vai ficar feliz com sua iniciativa e vai associar sua marca com uma imagem positiva e com certeza vai priorizar seu site na hora de contratar um serviço, comprar um produto ou simplesmente navegar.

Ou seja, até quando falamos em filantropia, o maior benefício vai para você. Seu site ainda não é acessível? Já está na hora de pensar a respeito. [Webinsider]


<strong>Andre Nogueira</strong> (andre@simplesconsultoria.com.br) é diretor de arte da <strong><a href="http://www.simplesconsultoria.com.br/" rel="externo">Simples Consultoria</a></strong>

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Uma resposta

  1. Excelente. Já tinha lido esse artigo através de uma lista de discussão de pessoas com deficiência, mas como era muito parecido com o do Bruno Torres, acabei dando mais atenção ao do meu amigo da Acesso Digital. Ao ler novamente e depois de tanto tempo, realmente gostei. Parabéns… agora é só aplicar!

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