O que é arquitetura de informação em websites

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O que é arquitetura de informação? O que esse profissional com nome pomposo entrega? O que justifica seu salário?

De forma geral, a arquitetura de informação, conforme a definição criada originalmente por Wurman, trata da organização da informação para torná–la clara, compreensível. Na web, esse objetivo se mantém: criar as estruturas de organização da informação de um website para que o usuário consiga compreendê–lo com facilidade.

Na web, a arquitetura de informação cuida de projetar a estrutura, o esqueleto, de um website sobre o qual todas as demais partes irão se apoiar.

West (2001) cita que “arquitetura de informação é a prática de projetar a infra–estrutura de um webwebsite, especialmente a sua navegação”, e Shiple (2001) afirma que “arquitetura de informação é a fundação para um ótimo web design. Ela é o esquema [blueprint] do website sobre o qual todos os outros aspectos são construídos – forma, função, metáfora, navegação e interface, interação e design visual.”

Esse esquema, essa infra–estrutura, tem um propósito: atender as necessidades de informação dos usuários do website. Dijck (2003) cita que “O principal trabalho de um arquiteto de informação é organizar a informação de um website para que seus usuários possam encontrar coisas e alcançar seus objetivos.”

Toub (2000) reforça isto citando a minha definição favorita: “Arquitetura de informação é a arte e a ciência de estruturar e organizar ambientes de informação para ajudar as pessoas a satisfazerem suas necessidades de informação de forma efetiva.”

Conhecer os usuários, suas necessidades, hábitos, comportamentos e experiências são fundamentais para elaborar a arquitetura de informação de um website, mas não são suficientes. É necessário também entender as características do conteúdo que será apresentado (volume, formato, estrutura, governança, dinamismo, etc.) e as especificidades do contexto de uso (objetivo do website, cultura e política da empresa, ambiente de uso, restrições tecnológicas, etc.). Esta trinca, usuário–conteúdo–contexto e suas interdependências são únicas para cada website e o papel do arquiteto é justamente conseguir balanceá–las, para que a informação certa seja acessada pela pessoa certa no momento certo (Rosenfeld & Morville, 2002).

E o que o arquiteto de informação produz? Os produtos entregues em um projeto de arquitetura de informação são documentos que:

  • registram as regras de organização da informação do website;
  • aplicam estas regras nos conteúdos, gerando mapas de navegação (sitegramas e fluxos de navegação), esquemas das páginas (wireframes) e o vocabulário controlado.
  • A documentação das regras registra o modelo conceitual, as idéias, do projetista e garantem consistência nas manutenções futuras. A documentação da aplicação das regras demonstram a viabilidade do projeto e formam a especificação técnica para os responsáveis pela implementação do website (designers gráficos, redatores, programadores, etc.).

    Componentes da arquitetura da informação de um website

    Rosenfeld e Morville (2002) dividem a arquitetura de informação de um website em quatro grandes sistemas, cada um composto por regras e aplicações. Juntos eles reúnem todos os elementos de interação do usuário com a informação apresentada pelo website. São eles:

    • Sistema de Organização (Organization System): Define a classificação de todo o conteúdo.
    • Sistema de Rotulação (Labeling System): Estabelece as formas de representação, de apresentação, da informação definindo rótulos para cada elemento informativo.
    • Sistema de Navegação (Navegation System): Especifica as maneiras de navegar, de se mover pelo espaço informacional e hipertextual.
    • Sistema de Busca (Search System): Determina as perguntas que o usuário pode fazer e o conjunto de respostas que irá obter.

    Outros autores como Wodtke, (2003), Dijck (2003), Shiple (2001) e Brinck, Gerle & Wood (2002) confirmam que a definição dos três primeiros sistemas é responsabilidade do arquiteto de informação, mas não citam o sistema de busca como um produto a ser entregue por esse arquiteto.

    De fato, apesar de sua grande importância, o sistema de busca pode ser comparado a uma peça que pode ser encaixada ou substituída a qualquer momento no website. Esta modularidade é tão evidente que diversos websites de busca, a exemplo do Google e Yahoo, ensinam como configurá–los para serem utilizados como o sistema de busca de qualquer website.

    De qualquer forma, a divisão nos quatro sistemas proposta por Rosenfeld & Morville é apenas conceitual e serve para organizar o trabalho em nossas mentes tratando cada problema em separado. Na prática, esses quatro sistemas estão tão intrinsecamente conectados que as regras de qualquer um sempre afetam os demais. O arquiteto precisa estar sempre atento às interdependências desses sistemas.

    Na prática, os limites do trabalho do arquiteto de informação são nebulosos, principalmente aqui no nosso mundo tupiniquim de verbas e equipes reduzidas. As responsabilidades de um arquiteto de informação se misturam com as de todos os demais que atuam no projeto de um website: designers gráficos, redatores, programadores, especialistas em usabilidade, marketing, etc. Mas conhecer as fronteiras é importante para organizar nosso trabalho.

    Referências citadas:

    BRINCK, T.; GERGLE, D. & WOOD, S. Usability for the Web: Designing websites that work. San Francisco: Morgan Kaufmann, 2002.

    DIJCK, P. Information Architecture for Designers. RotoVision, 2003.

    ROSENFELD, L. & MORVILLE, P. Information Architecture for the Word Wide Web. 2ed. Sebastopol: O’Reilly, 2002.

    SHIPLE, J. Information Architecture Tutorial, Webmonkey, 2000.

    Toub, S. Evaluating Information Architecture: A practical guide to assessing web site organization. 2000.

    WEST, A. The Art of Information Architecture. iBoost, 1999.

    WODTKE, C. Information Architecture: Blueprints for the web. Indianapolis: New Riders, 2003.

    [Webinsider]

    …………………………

    Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

    Acompanhe o Webinsider no Twitter.

    <strong>Guilhermo Reis</strong> (reis@guilhermo.com) produz o <strong><a href="http://www.guilhermo.com" rel="externo">Guilhermo.com</a></strong>, sobre AI, usabilidade e webdesign.

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on telegram
    Share on pocket

    Mais lidas

    11 respostas

    1. Boa tarde!
      2021 e pelo visto pouca coisa mudou. E a categoria de Bibliotecários ainda mais defasada e sucateada.

    2. Realmente, gostei da conclusão, pois expressa a realidade.

      O texto a todo momento apóia suas ideias em afirmativas de autores renomados, ao invés de tentar expressar uma profunda reflexão e os seus “porquês”.

    3. Bom apesar deu nao ter encontrado informaçoes mais detalhadas,deu nao ter escontrado o q eu exatamente queria eu adorei o site.

      xau beijinhos

      by:jennifer emoxinha

    4. gostei da pagina e dos temas espostos gostaria de saber mãis da arquiteturas no dubai as grandes revolucoés mais imagens.

    5. Boa tarde!!!

      Estou com oportunidades de trabalho, localização em São Paulo,Empresa de grande porte, Agência de Marketing e Propaganda.Cargo: Arquiteto de Informação, interessados entrar em contato ou enviar curriculo para:

      janaina@5a.com.br
      tel:011 5506-45-95
      5A-Consultoria em Gestão.

      Obrigado!!!

    6. Por favor , qual a diferença de arqui6tetura para engenharia civil?

      tecnicas em construçôes preciso dela na minha profiçâo vai mim ajudar muito no exercicio dela

      desde jà agradeço a sua gentileza e gratuidade

    7. achei interessante mais tou em duvida no curso que vou exercer por isso queria saber mais informações sobre arquitetura,para me da mais ideias do curso.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *