Ofereça Linux como uma base sólida, mais do que uma idéia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Muito mais do que um sistema operacional, Linux é uma idéia! Idéia que visa em seus primórdios valorizar o avanço da TI em relação aos entraves da propriedade intelectual.

Trocando em miúdos: você pega algo que alguém já criou e a partir daí desenvolve ou customiza, com a obrigação de repassar as alterações realizadas por você para que outras pessoas possam utilizá–las também. O resultado é um ciclo onde não é mais necessário inventar a roda todos os dias.

Até aqui tudo muito interessante. Mas por que tantas empresas odeiam essa idéia e chegam a dizer que não conseguem faturar com esse esquema?

Está questão é puro marketing (mercado). Mas que diabos então é marketing?

Vamos ver uma definição de marketing (de Alexandre L. Las Casas): “Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou individuos e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem–estar da sociedade”.

Ao tentar comercializar um produto ou um serviço, devemos responder algumas questões, que são de extrema importância para que a atividade seja bem sucedida.

O que é meu produto ou serviço?
Em que ramo atuo?
O que eu tenho que oferecer no mercado?
O que é meu diferencial?
Quem é meu cliente?
O que o cliente espera do meu produto ou serviço?
Onde esta meu cliente?
Qual o investimento necessário?

Diretores de TI e gerentes de projeto, ao responder a estas perguntas, poderiam dizer que é difícil dar suporte ao Linux devido a grande diversidade de distribuições existente no mercado.

Por exemplo: se eu fosse um fabricante de hardware, como faria para que as distribuições Linux tivessem o driver para o hardware que eu fabrico?

A primeira resposta que vem à nossa cabeça é a mesma que grandes empresas acabam aplicando: simplesmente distribuir o driver para os mantenedores das distribuições. Entretanto, não há garantias de que o mantenedor da distro irá colocar o driver do meu hardware, o que dependeria de sua vontade ou avaliação.

Porém, se usarmos uma outra estratégia de marketing, veremos outra forma de alcançar nosso objetivo.

Veja o esquema
Produto ou serviço => Preço => Distribuição => Promoção

Se conseguimos influenciar o mercado e criar nele uma necessidade ou desejo por parte dos consumidores pelo meu hardware, os consumidores vão procurar utilizar apenas as distros Linux que possuem o driver para este meu hardware. Assim, uma distro Linux, se quiser participar ativamente no mercado, terá como obrigatoriedade possuir este driver.

Algo como a Tetra Pack faz. Em vez de desperdiçar esforços pressionando seus clientes (indústrias alimentícias) para a aquisição de embalagens melhores, a empresa inverte o papel. Transforma suas embalagens em uma necessidade dos consumidores de seus clientes, que assim adquirem as novas tecnologias sem rodeios.

Uma outra dica é não vender o Linux, e sim um ambiente customizado que satisfaz as necessidades e os desejos dos seus consumidores. Um pensamento ou uma idéia sozinha não tem valor no mercado. O que se consegue vender são idéias que tenham aplicabilidade comercial.

E podemos dizer sim que Linux is Commerce, frase que faz parte de uma das campanhas da IBM para a adoção do Linux. .[Webinsider]


Marcos Vinicius M. da Silva Junior é consultor em segurança da informação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *