Vive de salário? Pense em um empreendimento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Com Jason Oman.

Afinal de contas, o que é riqueza? Qual o segredo da riqueza?

Diz–se que os reis de Portugal, na época dos descobrimentos, estavam cobertos de ouro, mas viviam vidas miseráveis. Eu sei que é um exemplo um tanto extremo, mas é o que diz a lenda.

Claro que você diria que uma pessoa que tem várias mansões, cada uma valendo milhões é rica, não diria?

Mesmo assim, esta pessoa pode se encontrar em uma dificuldade financeira qualquer e não conseguir se desfazer de nenhum de seus imóveis, porque são ativos de baixa liquidez (têm valor, mas nem sempre é fácil vendê–los ou o preço pode não ser o que ele gostaria que fosse).

Não meu amigo, nos dias de hoje, a verdadeira riqueza não é medida pela posse das coisas, mas no manejo das coisas. É no desfrute das experiências que está a felicidade. Melhor do que ter muitas coisas é viver como quem tem muitas coisas.

O que conta não é a riqueza em si, mas viver o padrão de vida dos ricos.

E o que é este padrão? Em algumas partes do mundo, você seria considerado rico por ter água encanada e todo arroz que quiser comer num dia.

Você é quem sabe qual o número que vai alegrar seu coração, mas seja qual for, para ser rico, você precisa de renda.

Tipos de renda

Existem diversos tipos de renda. Algumas delas podem te enriquecer com certeza, outras dificilmente o farão. Vamos examinar três tipos de renda: recebida, de portfólio e passiva.

A renda recebida é renda da classe média. É aquela que você recebe em troca de seus serviços, é o salário (do empregado), pró–labore ou retirada (do empresário) que você faz do seu trabalho. É o tipo de renda mais difícil de enriquecer, entre outras razões porque é limitada pelo tempo que você pode dar e altamente taxada de impostos. Além disso, se você deixa de trabalhar, a renda cessa.

A renda de portfolio é aquela que vem de investimentos. Ações, futuros, moedas, capitais. Hoje em dia, fala–se muito sobre a especulação no Brasil, mas a verdade é que o grosso do dinheiro em todo o mundo gira no mercado de capitais.

Umas dez vezes mais do que em produção.

Não estou dizendo que é certo ou errado, apenas que esta é a regra do jogo. Para jogadores realmente espertos, há muito dinheiro para se fazer no pregão e os peixinhos podem se juntar em clubes de investimento.

Na minha opinião, a renda passiva é a melhor fonte de renda.

Pode te enriquecer rapidamente. É a renda que vem de um empreendimento que você coloca em prática e − idealmente − não precisa fazer mais nada para a renda continuar a fluir.

Daí você procura outro empreendimento e refaz o processo. Logo, você estará enriquecendo. Um exemplo disso é um imóvel que você aluga. Uma vez alugado, idealmente, todo mês você recebe aquela renda. Você ainda terá de ouvir as reclamações do inquilino ou pode deixar até isso para uma agência.

Não estou dizendo para se demitir e cortar a única fonte de renda que você tem, se este for o caso, mas quero que você pense em formas de desenvolver as outras duas fontes de renda. Resumindo:

  • Renda recebida: renda da classe média
  • Renda de portfólio: renda dos ricos
  • Renda passiva: renda dos ricos

Uma dica para iniciar sua renda de portfólio: comece de maneira simples. Abra uma poupança e todo mês, coloque um determinado valor. Faça isso e nunca toque nesta conta, até estar pronto para outros investimentos.

Você tem algum hobby ou passatempo? Então para concluir, a dica de um milhão de reais: para conseguir uma renda passiva e ficar milionário, mergulhe em seu hobby e procure um problema comum às pessoas que cultivam este hobby.

Agora ache uma solução. Estude a questão, pesquise na internet, faça o que precisar, mas procure criar algo útil, que você possa transformar em produto e vender. Pode ser até mesmo um e-book. Desde que seja algo que você compraria, pode acreditar que outras pessoas também vão comprar.

Faça dinheiro até dormindo

Um amigo meu tem um projeto em que trabalhou 20 anos. Hoje, este projeto continua a gerar uma renda para ele, mesmo enquanto ele dorme.

Desde o tempo que ele completou aquele projeto ele tem tido outros projetos que criaram geradores de renda para ele.

Cada um deles prospera trazendo renda a cada mês, e todo mês.

A renda deste meu amigo vem de múltiplas formas. Ele não tem apenas uma renda. Ele faz o dinheiro chegar de diversas direções.

A melhor parte é que esta renda continua a chegar a ele, tanto se estiver trabalhando como se não estiver. Ele não tem apenas múltiplas formas de renda. Suas múltiplas rendas vêm de fontes residuais.

Ter uma renda residual significa que você recebe mesmo que esteja dormindo.

Meu amigo diz, “Se você não faz dinheiro enquanto dorme, você nunca vai ficar rico”. Isso porque ele sabe que um dos segredos mais bem guardados dos ricos é a criação de renda residual.

A chave é gastar seu tempo trabalhando em coisas que eventualmente se transformem em renda residual. Se não é assim que você passa parte de seu tempo agora, então, está na hora de começar… hoje! [Webinsider]

Renato Fridschtein é consultor de marketing com enfase na internet e mídias digitais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

6 respostas

  1. Muito bom seu artigo cara, eu li os dois livros citados acima ” Pai Rico, Pai Pobre e ” O segredo da mente milionária” e estou recomendando a que quer realmente ficar rico.

    Belo artigo.

  2. Muito bom o artigo Renato, recomendo o livro o segredo da mente milionária de harv t eker, fala exatamente sobre esse assunto de renda passiva e outros assuntos muito importantes para quem realmente quer se comprometer em ser rico
    um abs a todos!!!

  3. Nossa! Que mudança de atitude este artigo me proporcionou! Eu o li há umas 3 semanas atrás e hoje voltei aqui para agradecer!

    Há algum tempo eu já notei a grande diferença entre trabalhar para os outros, ser autonomo e ser empresario (viver de renda passiva, o dinheiro e os outros trabalhando por você).

    Foi há algum tempo, quando entrei na faculdade. Percebi que a minha bolsa de estudos ainda era pouca (vivendo de salário), quis mudar a situação e procurei alguma saída.. Acabei percebendo que poderia vender coxinhas para os alunos do campus a noite! Aí virei um autonomo e comecei a ganhar um dinheirinho… mas é terrível esse tipo de renda… pois quando eu estava com preguiça (e isso acontecia em quantidade significativa) eu perdia dinheiro pois não ia vender as coxinhas! e pior, perdia também os clientes que começaram a se fidelizar a vendedores de sanduiches, biscoitos, trufas e etc…

    Aí eu aliei a imaginação, preguiça e vontade de ficar rico. O que eu fiz? Contratei um estudante em cada prédio da faculdade e dividi os lucros com eles por cada coxinha que vendessem. O sucesso foi tão grande que eu parei de trabalhar em menos de uma semana (pois também paguei para que um cara levasse as coxinhas da fornecedora para meus vendedores) e realmente fiquei ganhando dinheiro enquanto dormia!

    Eu nunca tinha trabalhado na vida, portanto fiquei abismado com tanto dinheiro! Sempre tinha vivido de mesada e a partir dessa experiência comecei a correr atrás de minha indepedencia financeira. Pois havia gostado e muito!

    De lá para cá, identifiquei várias oportunidades e ia escrevendo, lendo, conversando e tentando por em prática… Era lindo, maravilhoso! Todo dia sonhava em ficar rico com minhas várias idéias. Até que um dia… arranjei um estágio numa multinacional.. Eu não estou reclamando do estágio (até hoje nunca vi um estagiário ganhar tanto.. por isso estava feliz!) Mas infelizmente isso suprimiu meu lado empreendedor. Comecei a acreditar nas promessas dos aumentos de salário e que se eu fosse um bom menino formado, babão, com experiência e etc… conseguiria ser alguém na vida.

    Mais de um ano e meio depois disso (já deixei de ser estagiário) me deparo com um salário regular, uma tarde tediosa e nenhuma chance de ficar rico dormindo (ah, se eu me atraso! hum). Acabei lendo esse artigo e retomei meu espírito que há muito estava jogado para escanteio.

    Arranjei um colega (sócio) e estamos botando em ação várias idéias que, podem esperar, algumas darão errado, mas com certeza outras darão certo (já estão dando!) e poderei viver de renda passiva para sempre, quem sabe numa rede na casa dos meus pais que vivem na Bahia.

    Bom, abraços a todos!

    E parabéns Renato pelo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *