Windows 98 chega ao fim (oficialmente) no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

No momento em que todas as atenções estão voltadas para o lançamento do Windows Vista daqui a alguns meses, a Microsoft oficializa no Brasil o fim do suporte e das atualizações para o Windows 98, incluindo as versões 98 SE (Second Edition) (e ME Millennium Edition).

Em outros países, a decisão foi tomada há dois anos, mas no Brasil a empresa resolveu estender o suporte − até agora. Com a decisão, uma vasta quantidade de usuários domésticos e corporativos pode ficar a ver navios a partir do final de junho, caso não decidam atualizar o sistema.

Ao anunciar o fim do suporte à plataforma Win9x, cuja edição do Windows 98 é mais popular no Brasil, a Microsoft acende uma luz amarela para todos aqueles usuários que vêem o sistema operacional como a melhor opção. Com Windows 2000 e XP no mercado, este último lançado em 2001, a impressão geral é que poucos continuam usando o Windows 98. Na prática, porém, a história é outra.

Por uma soma de fatores, muita gente ainda prefere usar Windows 98. Em geral, são pessoas que têm computadores antigos, cujas configurações não suportam a instalação de um 2000 ou XP. No entanto, também há usuários que usam por opção, porque não gostam do XP ou, simplesmente, porque o 98 atende a todas as necessidades perfeitamente bem − mesmo quando o computador é novo. O antigo sistema está presente, ainda, nas estações de trabalho corporativas, comumente sendo responsável por operações críticas ao bom funcionamento da empresa.

Não há uma pesquisa oficial que revele a parcela de usuários para cada versão do Windows. De acordo com o gerente de marketing para Windows da Microsoft no Brasil, Alexandre Leite, é bem difícil calcular esse número porque a maior parte das instalações é de Windows pirata. “De qualquer forma, temos uma estimativa de que 10% do bolo total de pessoas ainda usam Windows 98 no País”, admite, realçando não se tratar de uma estatística reconhecida. Para essas pessoas, a solução de problemas pode ser encontrada na base de dados na internet, no site da Microsoft, que continuará disponível por tempo indeterminado.

Hegemonia: Windows tem 90% do mercado

Apesar do ardor dos defensores de Linux e Macintosh, a realidade do mercado é conhecida pela hegemonia da Microsoft em sistemas operacionais. Uma pesquisa realizada em julho do ano passado, pela Network Computing Magazine, mostrou que 90% dos computadores empresariais rodam Windows. No ambiente doméstico, analistas da indústria calculam a mesma média.

O gerente de marketing da plataforma na Microsoft Brasil, Alexandre Leite, explica que o fim do suporte ao Windows 98 significa o término do atendimento telefônico relacionado à plataforma e a falta de novas atualizações de segurança, o que atinge usuários domésticos e empresas.

Para clientes licenciados, ou seja, aqueles que possuem o Windows 98 original, a Microsoft garante uma política bastante flexível nos preços. “Nossa recomendação prioritária é atualizar para o Windows XP, que é o sistema operacional mais seguro, mais rápido e mais preparado para atender as necessidades das pessoas”, explica. Leite admite que, no caso de computadores antigos, a situação complica, mas que “o XP tem requisitos de sistema bem flexíveis, praticamente idênticos ao Windows 2000”.

Foi exatamente o que fez Reinaldo Picone, antigo usuário de Windows 95 e 98. “Comprei dois discos rígidos com tecnologia nova (SATA) e que, infelizmente, não funcionam no Windows 98. Fui obrigado a adotar o XP, mas estou satisfeito de modo geral”, explica Picone, que também precisou atualizar outros componentes do computador. Além do fator custo para instalar o XP, também há questões pessoais envolvidas no “esquecimento” do Win98.

É o caso do tradutor Luciano Espírito Santo, que também tem um PC com Linux em casa, na cidade de Santos. “Gosto do Win98 porque ele é pequeno, leve e rápido. A partir do Win 2000, tudo ficou muito grande, lento e pesado. Mesmo com as máquinas super rápidas de hoje, o 2000 e o XP são grandes e complicados. Vários programas até hoje ficam lentos. Win2000 e XP são ideais para servidores e grandes corporações. Não vejo por que um usuário doméstico possa precisar de algo maior e mais complicado que o Win98”, alerta.

Incompatibilidade

O maior problema do Windows 98 apontado por técnicos é a incompatibilidade com hardware atual, isto é, o sistema não consegue identificar placas–mãe, processador e discos rígidos novos. Ao mesmo tempo, é o sistema ideal para PCs antigos ou, eventualmente, para treinamento em conserto de hardware. Outro fator negativo − e bastante polêmico − é a segurança.

O gerente de marketing da Microsoft, Alexandre Leite, garante que o XP é o sistema mais seguro. No entanto, mesmo com o XP atualizado, a cada mês são descobertos novos furos de segurança que comprometem a privacidade e a segurança do usuário. O técnico em informática Ary Vaz de Lima explica que “a segurança depende muito mais do usuário que do sistema operacional”. E que um dos computadores de casa usa Win98, sem problema algum, até porque é incompatível com versões novas.

Analista de sistemas do Ministério Público Militar em Brasília, Paulo Rogério Farias é um dos que também se apegam ao Win98. “Segurança é um problema que requer cuidado em qualquer sistema operacional. Usamos pelo menos três ferramentas contra invasões e vírus, mas o principal é a atitude dos usuários”, ensina. “Tenho um notebook com pouca memória, funciona melhor com o Win98 SE, e também tenho um amigo piloto que adora mapas, GPS e tudo que se relaciona com navegação e ele também prefere por ser mais leve, exigir menos recursos”, reforça Farias.

Nas empresas, Win98 predomina

Por conta do custo de licenças e de upgrade em memória e processador, técnicos de informática estão sempre encontrando PCs com Windows 98 e até mesmo com Windows 95. No Rio de Janeiro, o técnico em regularização Sames Davis Gomes precisa lidar com 25 computadores que ainda rodam Windows 95. “É inseguro, mas temos um bom firewall (ferramenta de proteção) e atende a todas as necessidades. E é tão simples que nem precisa de suporte”, diz.

Técnico na empresa Synapsis Brasil em Fortaleza, Alexandre Morlin acredita que a migração para XP se dará com o tempo, mas que por enquanto é difícil para várias empresas custearem a atualização. “Em locais onde não há uso de palmtops, pen drives, leitores de cartão etc., o Win98 até manda bem, mas é inseguro mesmo”.

Situação parecida passa o técnico em eletrotécnica Lincoln Venancio, em Curitiba. “Em muitos casos, a atualização do Windows é totalmente inviável, porque grande número de PCs utilizados nas empresas são velhos (Pentium 200, Pentium 233) e atendem as necessidades dos funcionários. São coisas simples, como digitar um documento no Word, uma planilha no Excel, usar sistemas de terminal para bater ponto, acessar e–mail etc.”, garante Venancio. [Webinsider]

Paulo Rebêlo é jornalista, escritor e consultor em política, tecnologia e estratégias corporativas. Diretor da Paradox Zero e da Editora Paradoxum.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. eu tambem digo não á melhor que o win98 bastante rapido o unico problema é os drivers mas a net tem tudo isso e de forma legal para download.
    agora os linux isso é muito bom tambem… =)
    win xp tambem ñ é mal mas numa maquina antiga os problemas començao a aparecer…
    win vista eu pessoalmente detesto desde o espaço em disco ke ocupa ao software ke a maior parte ñ dá para ele (isto sem mexer em nada)

  2. o windows98 para min ele é melhor do que xp eu era piqueno eu usava win98 hoje tanbem a microsoft poder fazer novos windows mas eu não vou deixa de o sar windows98 poque ele é rapido pequeno é ele pegar tudo que eu quero mas tem pessoa que diz que windows98 é uma merda isto é poque nÃo saber osar o windows semple gostei do windows98 é semple vou gosta poque windowsxp
    vista é para piqurisoso quem gosta do windows98 sejá bem-vindo

  3. Trabalho com 15 máquinas usando Windows 98 e outras quatro com XP Pro. Sinceramente, se a empresa tiver caixa e disposição para renovar o parque de máquinas, um conselho: faça. E se der para substituir tudo por software livre, faça com certeza.

    Máquinas antigas começam a ter falhas de hardware, é complicado achar peças para reposição e o win98 está totalmente vulnerável a novas pragas. O melhor, ao meu ver, é migrar para novas máquinas e analisar com seriedade o uso do linux, olha o Kurumin, o Ubuntu, Suse, Fedora, excelentes alternativas para o desktop! Se não gostar, pegue o XP e que o Win98 descanse em paz.

  4. Até o ano passado só conhecia o Windows, não tinha noção de sistemas operacionais, mas ja estava no iniio do curso técnico de informatica em uma escola conhecida aqui em BH. Bom, conheci um colega q usa um sitema operacional chamado Linux…
    Pra quê…!
    Foi dai que comecei a usa-lo e percebi que ele é MUITO SIMPLES DE USAR e INSTALAR, claro que algumas coisas não são tão fáceis, mas para empresas é a solução definitiva. O que os pessoal faz necessáriamente: Abre um editor de Textos, uma planilha de custos, webMail, Internet, Salva arquivos, escuta uma musiquinha para relaxar enqunato trabalha ( arg, irônismo )… Agora, até hoje fico abismado como o pessoal não conhece o que é o Linux!!! Gente é muito simples de usar e instalar ! Deixa o Windows para lá ! O unico porém que encontrei até, advinha ? Hehehhe… Sites de empresas de leilões muito mal feitos que não são bem programados ou as pessoas desevolvedoras ditas profissionais, não conheção o padrão W3C, pois alguns navegadores como o FireFox simplesmente não conseguiu enviar coleta para o site, porque será ? Hein ? Porque a Po@#%#@% foi desenvolvida para o IEca ( Internet Explorer ) . Depois falam porque os custos estão altos.

    Vou te contar viu.

    Vamos difundir mais o uso de software livre, pois quase ninguém no Brasil, tem dinheiro toda a hora para poder ficar fazendo upgrade nos computadores e instalando sistemas proprietários insolios e hostis para o bolso do consumidor.

    Fica aqui o meu comentário.

    Não tenho medo de usar software livre, eu uso e garanto !

    Aprovado !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *