Vai comprar TV de plasma? Cuidado com o burn-in.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Nota do editor: este artigo foi escrito em 2006. De lá para cá houve evolução no problema do burn-in. Veja os comentários mais recentes, no fim da página.

À primeira vista, é o paraíso. Imagens fantásticas, cores vibrantes, linhas perfeitas. Com a Copa do Mundo dobrando a esquina, a tentação para comprar uma televisão de tela gigante só vai aumentar pelos próximos dias até o início do evento. Nessa situação, as TVs de plasma com telas de 42, 50 e 60 polegadas se tornaram um objeto de desejo do brasileiro.

O que os atuais e futuros compradores não sabem é que, muitas vezes, a TV de plasma pode se transformar em uma dor de cabeça e nem sempre é o tipo mais indicado para o seu perfil. As reclamações sobre defeitos enchem os fóruns técnicos na internet e as associações de defesa ao consumidor alertam para a falta de informação por parte de lojistas e fabricantes.

As vantagens da TV de plasma são bem visíveis. Telas gigantes, design caprichado e cores vibrantes. As desvantagens, porém, dificilmente ficam à mostra e quase nunca são informadas corretamente pelos vendedores ou fabricantes. Quem compra uma TV de plasma, geralmente não fica sabendo de duas restrições técnicas e impeditivas que podem tirar toda a graça do aparelho e colocar em xeque o investimento.

Primeiro: aquela imagem linda e perfeita que você vê nas lojas, não se repetirá em casa, a não ser em condições especiais. Segundo, se você acha que vai poder ficar grudado por horas a fio vendo TV, é bom procurar outra diversão. A depender do tipo de programa televisivo, filme ou jogo, a tela da TV de plasma pode ficar queimada (manchada) após horas seguidas com imagens paradas, ocasionando o chamado efeito de burn-in e marcando a tela de uma forma nada discreta.

Devido à própria tecnologia em si, a TV de plasma é moldada para exibir na tela o que tem de melhor somente quando o sinal é digital. No Brasil, os programas da TV nos canais abertos chegam em sinal analógico. Resultado: ao assistir aos canais abertos no aparelho de plasma, você verá riscados, granulados e uma imagem perceptivelmente inferior, às vezes pior do que na sua antiga TV comum de 20 polegadas. Para reverter o problema, a opção seria assistir a tudo com TV por assinatura (Sky, DirecTV etc.), mas, mesmo assim, não há garantia de que todos os canais sejam digitais. Nos filmes em DVD, que são digitais, não há problema e a imagem é verdadeiramente boa.

Mas o que está tirando os compradores do sério é o efeito de burn–in, quando uma imagem estática queima a tela e deixa uma mancha. Exemplo prático: um jogo de futebol com a logomarca do canal sendo exibida durante toda a partida, parada, sem mudar. Muitas vezes, após o jogo, é fácil perceber que aquele local ficou manchado.

Levando em consideração que a TV de plasma é retangular (formato widescreen 16:9) e a maioria da programação é quadrada (formato padrão, 4:3) você irá ver duas tarjas pretas do lado da imagem. Essas tarjas, após mais ou menos duas horas, podem manchar a tela de forma definitiva. Para evitar isso, só existe uma solução: forçar a recepção para o formato widescreen, deformando a imagem e causando desconforto visual.

Desinformação começa nas lojas

Ao pesquisar preços nas lojas, o acontecimento óbvio é ficar maravilhado com a imagem perfeita exibida. O problema começa quando o consumidor pede informações. Em geral, a loja repassa tudo de bom sobre o plasma, sem entrar em detalhes sobre os perigos de manchar a tela e a baixa qualidade da imagem ao assistir canais abertos.

Visitamos cinco lojas de eletro–eletrônicos que vendem TVs de plasma. Em todas elas, o problema de burn–in (quando a tela fica queimada/manchada) foi minimizado pelos vendedores. A maioria sequer soube explicar, concretamente, como ocorria a mancha e como poderia ser evitada na prática. Em algumas situações, os lojistas explicam que os “modelos mais recentes não possuem esse problema de burn–in, porque a tecnologia é melhor”. A verdade é que o problema existe, é reconhecido oficialmente por todas as fabricantes de TVs de plasma e até hoje não existe solução total.

Algumas fabricantes das TVs garantem que os modelos novos não possuem o problema, por serem de nova geração, com recursos anti–burn in. No entanto, na garantia, não especificam. No manual, as informações também são superficiais.

De acordo com a gerente de produtos da LG, Fernanda Summa, alguns modelos novos possuem recursos para amenizar o burn–in, mas é impossível evitar por completo. “O plasma tem uma restrição da própria tecnologia de não deixar uma imagem estática muito tempo na tela, como as tarjas pretas laterais””, explica. Ela acha que “quem compra uma TV assim, tem que estar preparado para usar o formato widescreen, mesmo que deforme um pouco a qualidade da imagem nos canais abertos. Mas para filmes em DVD, a imagem fica perfeita”, garante. O gerente de logística da Plasmashop, Thiago Sato, confirma que “infelizmente, todas as plasmas estão sujeitas e a maioria dos compradores não faz idéia dos problemas até que eles aconteçam. É um fator negativo a médio e a longo prazo, sem dúvida”, explica Sato.

Os fabricantes dão garantia de um ano, mas nem sempre trocam o aparelho em caso de problemas. O gerente de produtos de áudio e vídeo da Samsung, Rogério Molina, reforça que cada caso precisa ser analisado pela assistência. Molina garante que os novos modelos da fabricante não sofrem com o burn–in, mas reconhece que os modelos anteriores, sim, são bem mais suscetíveis ao defeito. “É uma restrição da tecnologia, o consumidor precisa saber o quê está comprando””, diz.

No entanto, uma rápida visita a fóruns na internet revela que, na prática, o pós–venda e a assistência técnica de várias fabricantes deixam muito a desejar. Por outro lado, os consumidores que compraram TVs de plasma e não tiveram problemas de manchas, se consideram bem felizes e satisfeitos com a compra.

Durante vários dias procuramos representantes da Philips e da Gradiente, mas até o fechamento desta edição, as empresas não se pronunciaram.

A advogada Maíra Feltrin, do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), explica que somente o fato de o consumidor não ser explicado corretamente sobre as restrições são suficientes para mover uma ação judicial. “As informações não devem constar somente no manual e a Justiça pode ser acionada contra a fabricante e contra a loja, a depender de cada caso”, garante, apesar de realçar que, na prática, é uma situação bem difícil para o consumidor. [Webinsider] (com Folha de Pernambuco)


Paulo Rebêlo é jornalista, escritor e consultor em política, tecnologia e estratégias corporativas. Diretor da Paradox Zero e da Editora Paradoxum.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

94 respostas

  1. Ola,uso tv de plasma a 8 anos(panasonic)Posso dizer claramente que é a melhor tecnologia para imagem sem duvidas.Jogo bastante e nunca tive problemas com o burn-in,esse problema é gerado por usar a tv sem antes amacia-la ao comprar em modo 40% da imagem geral, por alguns dias depois pode usar normal. Outro fator é que as telas de plasma de 2008 em diante não usa mais fórsforo vermelho que era a causa pelo burn-in,e sim fosforo verde.Sem duvidas a plasma é o melhor em tvs em todos os aspectos, mais nem uma tecnologia é 100% Obrigado.

  2. minha tv 43 polegadas nao entra ha funçao E_manuel oque fasso ja complei assim no sou barato mas nao me dero assintencia

  3. Eu tenho uma 63 polegadas da Samsung de new plasma ha mais de 4 anos e garanto que nao existe mais burn in, foi a melhor tv que ja tive em qualidade de imagem, so comparada as olead que chegam proximas

  4. Comprar ou não Plasma, é uma questão de escolha. Mas é fato: os que compram, compram sem saber o que estão comprando (o que, aliás, é comum nos brasileiro. Sempre “compramos” e/ou adiquirimos serviços sem saber a natureza real do custo/benefício).

    Embora o post seja relativamente antigo, o Plasma ainda é o que foi explicado na matéria. O burn-in existe. Em menor proporção comparado aos modelos mais antigos, mas existe. Li muitas pessoas dizendo que tem há “X” tempo e é perfeito, nunca deu problema, que o brun-in não existe mais, que no exterior comprar Plasma aos montes e coisa e tal. Primeiro, pode esperar, porque sua TV certamente dará problema, e preferencialmente depois do término da garantia. Segundo, o burn-in existe. É uma consequência do Plasma. Tanto é, que não fabricam mas TVs de Plasma com a mesma proporção que fabricavam antes. Os fabricantes sabem que é uma linha de produção problemática e que representa prejuizo, se produzido em maior escala. Terceiro, no exterior (como América do Norte, Europa e Ásia, por exemplo), não existe a cultura de comprar um bem e permanecer com ele para sempre. As coisas são descartáveis, praticamente. Princialmente nos Estados Unidos e Japão.

    Se você quer uma TV grande e com ótima imagem, compre um modelo LED. A AOC, por exemplo, oferece modelos de ’46, com boa configuração, por 2 mil reais, em média.

  5. Olá, possuo uma Tv Panasonic de 42¨ e hoje, pela primeira vez ficou toda preta, saindo somente o som. Já ouvi dizer vários assuntos sobre as Tvs de plasma, exemplo troca de PLASMA, isso ocorre mesmo ou somente é boatos? O que preciso fazer?
    Grato.

  6. Flávio Garcez seu problema é um problema de display se ela tiver na garantia ta td bem tem jeito se não meu caro vc tera q comprar uma tv nova pq essa linha vertical que aparece é na peça mais cara do aparelho ou seja seu aparelho vlw leva na assistencia enquanto ta na garantia se não vc tera problemas!!

  7. boa tarde, comprei uma tv full hd 42 polegadas da marca lg esta com 60 dias que chegou e agora apareceu uma linha vertical preta bem no meio da tela e o pior e que aqui em parauapebas – pará não tem assistência técnica gostaria de saber como resolver.

  8. Minha TV de plasma de 42 polegadas está fazendo três anos de comprada e é uma maravilha. Nunca deu defeito, nem burn-in nenhum. Assisto TV aberta, DVD… sempre aquela imagem real, vibrante e perfeita. Foi a melhor escolha que fiz. Minha vizinha tem uma de LCD mas prefere vir ver novela aqui em casa! “Sua TV tem a imagem melhor”, diz ela. Enfim, estou muito feliz com a minha televisão. Marca Samsung.

  9. No início deste ano adquiri uma TV de LCD de 40 polegadas da sansung, e estou satisfeito com o desempenho da mesma, embora minha cidade ainda não
    receba o sinal adequando para o funcionamento no sistema digital full-hd, tanto na tv aberta, melhorando consideravelmente no sistema sky, mesmo no sistema análogico a tv funciona muito bem, no entanto é preciso observar algumas normas importantes de uso e instalação, tem comprador que liga seus aparelhos de qualquer jeito puxa gambiarra pra lá pra ca, liga naqueles pinos de 3 entradas, liga “N” aparelhos em uma só tomada, fazendo uma massaroca de ligações perigosas e deficientes, não aterra devidamente sua rede, neste caso comprei inclusive um nobreak, para proteger meu notebook e a tv LCD, ninguém se preocupa em ler o manual do aparelho, deixa criança se divertir na tv, instala de qualquer jeito, não consulta uma pessoa entendida no assunto, pode ser que está não seja a orientação
    mais adequada, pois se está tratando de preblemas técnicnológicos de fabricação, mais alguns cuidados são muitos necessários e podem ajudar muito na preservação deste aparelhos os quais eu considero ser privilégio ainda de poucas pessoas
    No entento estou considerando a possibilidade de comprar uma outra TV para colocar em meu quarto
    e estava simpatizando com as TV’s de plama e este forún foi muito esclarecedor para minha pretenção
    e dúvidas.

  10. comprei uma TV Plasma 42 da LG e liguei junto a um home da Philco, meu sinal de tv é NET. do canal 2 ao 13 a imagem é ruim tipo chuviscada! após o resto dos canais são perfeitos. DVDS ficam bem nitidos alguns piratas ficam tipo quadriculados… fica ai a pergunta esta TV corre o risco de ter este tal de BURN IN…. minha tv tem apenas 2 meses de uso corro este risco >> MARCOS SBC SP.

  11. comprei uma TV DE PLASMA PANASONIC.42 POL..DUROU UM ANO E MEIO..EM PLENO DOMINGO.. ELA DEU UM PIRIPAC E FECHOU A IMAGEM DOS LADOS, FICOU UMA IMGEM ESPREMIDA NO MEIO DELA, VALOR DO COONSERTO E O PREÇO DE UMA LCD..RESULTADO COMPREI UMA CONVENCIONAL 29 POL LG ..ESTOU MUITO FELIZ…DEI A PENA_SONONIC Para um loja de consertos..estas tvs modernosas nunca mais..

  12. Olá pessoal, já li muitos comentários em relação aos PLASMAS X LCD. Minha dúvida é em comprar uma LCD SONY 46″ mod. 505 ou um PLASMA SAMSUNG SERIE 5 (ou LG) DE 50″. Ambas tem as mesmas características. Meu maior medo é que ainda não me asseguraram se essas novas PLASMAS retém a imagem, queimam a tela, todos esses problemas que se falam tanto…não vou poder assistir a um canal com logotipo sem me preocupar? as trajas pretas em cima e em baixo, também tenho que ficar encucado com isso ao invés de aproveitar o filme?
    Alguém poderia me ajudar e esclarecer de uma vez por todas se esses novos plasmas ainda tem os mesmos contras dos de antigamente?
    Entao? LCD SONY 46″ ou PLASMA SAMSUNG 50″?
    Obrigado!

  13. Comprei uma LCD 26 polegadas da Sansung no dia
    dos pais de 2010 e estou satisfeito. Pretendia comprar agora uma 42 polegadas de PLASMA, mas depois de tudo isto que li. Estou fora. Vou comprar uma de LCD, mesmo pagando mais caro.

  14. A mensagem que diz que o defeito foi em 27/10/2010 está com a data errada por isso republiquei com a data corrigida. Hoje 06/10/2010.

    Luciano Menezes

  15. Comprei uma TV LG 42 de plasma no dia 10/09/2010.
    Recebi a TV no dia 14/09/2010.
    No dia 27/09/2010 a TV apagou e não ligou mais.

    Agora estou aguardando o conserto

    É muito dificil aceitar compra um TV pelo preço que é vendida e não a ter funcionando nem 15 dias.

    Nem PROCON da jeito.

    Luciano Menezes

  16. Cuidado aos compradores: esse artigo está completamente desatualizado! As TVs de plasma são erroneamente mal faladas no Brasil. No exterior plasma GANHA em vendas contra LCD.

    Ambas tecnologias avançaram e hoje em dia burn-in, por exemplo, em tvs de plasma é coisa do passado!

    Em resumo, se vc está em dúvida em qual tecnologia adquirir, o que mais deve ser levado em consideração é:

    1) O ambiente em que vc vai assistir é muito iluminado ou nos horários em q vc vai assistir tv há muita luz e vc não pode/não quer controlar a luz ambiente? Vá de LCD

    2) O ambiente em que vc vai assistir tv é pouco iluminado ou vc está disposto a fechar a cortina para assistir TV?? Vá de PLASMA!

    Os leitores que vem reclamar sobre plasma aqui ou compraram sua plasma a muito tempo, quando a atecnologia era nova e as plasmas davam muito burn-in (assim como antigamente lcds tinham muito efeito “borrão” nas imagens rápidas, plasma por exemplo não tem esse prob porque o tempo de resposta de plasma é de 0,0001ms), ou se são pessoas que compraram recentemente é porque não leram o manual para saber mecher na tv e ver os as várias formas de evitar burn in.

  17. Tenho uma TV plasma 42 LG há três anos (ate então nunca deu defeito porem agora eu estava assistindo de repente a tela ficou com uma mancha enorme + ou – 70% da tela, esta mancha é como se a TV estive se desligada, e a divisão da parte escura com a parte com imagem não é reta e nem uniforme são divisões piguimentadas a parte com imagem fica a direita e a parte desligada fica a esquerda de quem esta assistindo. Qual a dica e o que fazer.

  18. tenho uma tv lg plasma com 3 anos de uso aparaceu uma mancha preta do lado direito superior da tela o q ocasiona isso grato agurdo informaçao

  19. Comprei a minha tv lg de 42 polegadas e ela tem uma coisa interesante ela tem a opção 4:3 da imagem e não precisa ligar mais o widescreen,

  20. Sugiro uma atualização nas informaçoes desse post, pois as novas tvs de plasma NAO PERDEM em nada para as tvs de lcd,muito pelo contrario, devido ao realismo da imagem que so a plasma consegue elas se tornaram muito melhor do que lcd.

    PS: Tenho uma LG42” E assim como a maioria das novas tvs de plasma ela vem com recurso ANTI-BURN IN que previne o aparecimento de manchas na tela e ate remove as retençoes temporarias…

  21. olha eu comprei uma LG 42 polegadas de plasma,
    e simplesmente é maravilhosa! tanto na imagem e no audio! estou muito satisfeita! tanto pa dvd quanto praparabólica!! nao tenho o que recamar é otimno podem comnprar compensa e muitoooooooo

  22. Eu tinha esse problema, minha antiga plasma ficou toda marcada nos canos superior e inferior… Agora com a lcd com imagem inteligente que comprei, não tem mais esse problema!!!

  23. a minha tv de plasma é demais esse burn-in não tem como dar na minha tv a tv tem zoom ai tira aquelas marchas pretas do dvd e não é sempre que ela fica com zoom acabou o dvd e tiro logo ai ela volta a 16 por 9 mas eu gostei da tv de plasma tem uma imagem perfeita

  24. Tenho uma LG 42 plasma; não posso assistir a ESPN pois o logo é muito forte e permanece na tela minutos após eu mudar de canal. Se puderem escolham a LCD ou LED.

  25. tenho disponivel 2.500 para comprar uma tv.mas ja tive a experiencia com uma lcd philips 32,para usar no meu dvd sony hdmi,foi uma otima experiencia o casamento da tela com o dvd ja que havia me decepcionado com um dvd hdmi da sansung,que a imagem da tv deixava a desejar.
    agora nao tenho mais a 32.to afim de uma 42 mas to na duvida em qual tecnologia invisto lcd ou plasma.
    atualmente qual se sobresai,ja que plasma tem o melhor contraste e tempo de resposta,mas realmente ela tem o efeito espelho mesmo se uma porta da sala tiver aberta nao diretamente pra ela?
    e as tvs viera da panasonic sao realmente tao boas quanto dizem?
    atualmente as new plasma tem o burn-in?
    notei que as tvs de lcd tem uma otima qualidade pra dvd,mas pra parabolica perde pra plasma.
    a plaasma o efeito espelho é igual as tvs convencional…….me ajudem

  26. ATENÇÃO!

    Esse artigo é de 2006.
    As Plasmas de hoje (2009) trabalham com tecnologias completamente diferentes. Podem ficar tranquilos, é seguro compra ruma tv de plasma.

    A unic acoisa qu epode acontecer é que no periodo de amaciamento (primeiros 3 meses) imagens fixas podem gerar retenções temporárias (de 2 a 5 minutos) e essas retenções são quase imperceptiveis, é apenas um sombreado.

    Você que chegou aqui através do google fique tranquilo, isto é apenas um artigo antigo.

  27. Tenho uma LG 42 que fez 1 ano no dia 06 deste mês e estou me deparando com o seguinte problema:
    Funciona perfeitamente porem ao ligar uma lampada ou ventilador de teto, quando a maquina de lavar esta funcionando ou mesmo quando o ar esta ligado e desarma a imagem some por um curto momento e logo depois volta. A vos permanece mais a imagem pisca.

    Algem sabe que problema sera esse, ou melhor alguem já passou por isso.

  28. olha estou apavorada estou fazendo uma pesquisa de preçona internet pra comprar uma tv de plasma 42 polegadas e estou com medo ja tava quase optando pela LG QUE É MAIS BARATO MAIS O QUE LI AQUI NESSE FORON JA SEI QUE ESSA MARCA DE PLASMA NAO E BOA MAIS VOU CONTINUAR PROCURANDOUMA MARCA BOA E BARATA BJ

  29. COMPREI A DOIS MESES UMA TV USADA DE PLASMA PHILCO 42.80 QUERO SO PERGUNTAR SOBRE A IMAGEM! É QUER QUANDO ESTOU VENDO UM DVD ( PIRATEADO) FICAR UNS PONTINHOS QUE QUASE VC NÃO VER, MAS SE VITAR BEM NA IMAGEM VC DAR PRA VER UM PEQUENO CHUVISCADO! ISSO É NORMAL DEVIDO O DVD SER PIRATEADO? OU PODE SER UM PROL JA? A UNICA COISA QUE ELA TEM QUE NÃO GOSTO É A DEMORA DE VOLTAR DE CANAIS! DEMORA ALGUNS SEGUNDOS, MAS TIRANDO ISSO ELA É PERFEITA! ERA POUCO USADA POR UM CASAL QUE SO ASSISTIA TV A NOITE POIS TRABALHAVA O DIA TODO! E NO FINAL DE SEMANA! A PHILCO É UMA BOA TV DE PLASMA? QUEBRA MUITO? DAR MUITO OFICINA? SE ALGUEM JA TEVEALGUM PROL COM ESSATV E MARCA MANDA PRA MIM EU AGRADEÇO!

  30. Nossa, que estranho. Tenho uma LCD faz 3 anos e nunca tive problemas com ela. Pelo cotnrario, estou mto satisfeito com o resultado. As imagens sao nitidas, cores vibrantes. Não tenho do que reclamar… mesmo assistindo DVD ou NORMAL, as imagens sao com a mesma qualidade!

  31. MEU DEUS…….PELO VISTO A CADA 1000 APARELHOS 300 PRESTAM..MELHOR NÃO COMPRARMOS MAIS.

    ASSIM A FÁBRICA SE AGILIZA.SÓ INVENTAM CPOISAS P ENFIAR NA TV. E NO DELES NINGUÉM CONSEGUE ENFIAR NADA.

    QUE COISA!

  32. Olá..pois bem em relação a televisores plasma e LCD, o mito de queimar imagem ainda é grande. Pois, já existe tecnologia que resolve este problema, é uma varedura no proprio sistema da tv, é automatico, para limpar a tela. Então…comparando os produtos temos as seguintes diferenças: Plasma: a plasma hoje tem mesma definição de LCD (1366×768) linhas de resolução, jé existe também as full HD (1920×1080), a plasma gasta mais energia, pela tecnologia da mesma, como a tela é de vidro ela tem reflexo (que na minha opinião é o grande vilão desse modelo), a vida útil é a mesma. Se você comprar uma tv hoje para ligar em um sistema de sinmal analógico (antena convencional)qualquer uma delas você vai desiludir-se com a imagem, pois o sinal analogico e as conexões atuais (tipo RF ou RCA) fornecem pouco quantidade de linhas `a TV. O ideal seria vc ter um conversor digital com HDMI para aproveitar no maximo seu televisor, a NET com HD MAX também. OBS: NET ou SKY vc terá um bom sinal (pois as conexões são tipo RCA-amarelo,branco e vermelho)que passa uma quantidade maior de linhas, mas não o suficiente, tipo o HD MAX da NET por exemplo, para satisfazer-se totalmente.
    Resumindo, a melhor opção seria um LCD Full HD. você estará preparado totalmente para o sinal digital.
    OBS importante: para quem usa TV a cabo, não precisa utilizar o conversor digital, então só compre com conversor integrado se vc for usar os canais abertos, pois só pagará mais caro mesmo.
    E na minha opinião só compraria uma plasma se a diferença em relação a uma LCD for bem grande!!!
    Att. Deivis Viana

  33. Tecnologia Plasma

    posso dizer que as atuais tv de Plasma no mercado nacional sofrem bastante rejeição devido as primeiras tv de plasma do Brasil.. e bem verdade.. que esses efeitos de burn-in existemm os que muitos não sabem.. e que até numa LCD ele exista.. afinal no manual do frabicante…. vejam bem… manual de uma scarlet 32 (tem uns 6 meses de mercado)indica: evite imagens estaticas por muito tempo, pois as mesmas podem manchar o monitor… então.. qual conclusão chegamos.. todas tem seus pós e contras… eu particularmente por conhecer profundamente e estar ao lado de uma tv 42 plasma Viera (que TV maravilhosa).. fica o dia inteiro ligada… 12 horas na verdade e já está assim a 8 meses.. não vi mancha nenhuma na tela… será que eu um vendedor de tvs.. não etou enxergando bem… bom…eu particulamrmente se tivesse que investir meu dinheiro investiria numa plasma, mesmo porque o preço tá excelente.. na faixa de 2000 reais.. sabe o que é mais interessante.. que se criou um vicio de falar mal de plasma…. tipo um telefone sem fio… ou seja até quem nunca teve uma plasma fala mal !!
    o importante no fim disso tudo.. é que se compre aquilo que gosta….
    se gosta de uma plasma… compre…
    se prefere LCD.. vá em frente…
    compre tambem um dvd full hd 1080
    e conecte com cabo HDMI.. e seja feliz..
    pois ambas são opções fantasticas !!

  34. Em função desta tecnologia na formação de imagem ,se dúvida a plasma é superior da qualidade de imagem ,pois ela transmite as cores mais proxima do real ,coisa q uma tv de lcd não faz em função da sua formação de imagem,o fato é que ,assim como nas lojas há tbm artigos em revistas,jornais e etc que sem saberem como funciona julgam e fazem comentários q confundem muito as pessoas ,só vejo lorota e está tudo errado .
    pra quem fala em queima de imagem vai uma dica .Se vc não conhece as tv´s de plasma da Lg ,empresa da qual tem 85% em vendas de plasma do mercado .digo lhes q no menu da propria tv existem um recurso chamado orbiter que no caso de imagens estáticas este movimenta os pixel para que não haja q queima de imagem ,mas para isso vc precisa selecionar ,caso tenha esquecido vc pode optar na função branquear por 30 á 40 minutos ,esta função faz a limpeza de tela mesmo depois disto se ainda ficar as manchas ,não se preocupe q após algums minutos de uso elas desaparecerão..
    Tecnologia de Plasma é só a Lg q tem de qualidade
    e ainda a Lg lançou a nova linha de plasma As NEW PLASMA ,maior resolução,menor consumo de energia e queima de imagem só depois de 3 horas em imagens estáticas
    Por isso pensou em plasma lembre LG

  35. estão exagerando com esse burn-in, eu tenho um aplama de 50m polegadas, realmente ela da algumas manchinhas, mas só perceptível quando ele está desligada, quando ligada as cores o brilho é tão vivido que vc nem mancha nenhuma… uma beleza foi a melhor coisa que eu fiz…. tubo nem pensar, é pré história :):):)

  36. olá À todos.. Super bo0m todos os comentários pstados akí… ,minha vontade é de comprar uma plasma de 42.. mas aghora nao sei mesmo…será que até mesmo com anti-born-in deve manchar? poxa! to com medo de me decepcionar e eu sair no prejuízo… encontrei uma sansung com esste anti-born-in—

    ——–TV 42 Plasma HDTV ready com 3 Entradas HDMI, Entrada para PC (PL42A450) – Samsung —- Tecnologia anti burn-in —-

    será ke eu devo arriscar e me dar bem ou me dar mal? aiaie…poxa ,peço por favor,kem souber algo À respeito desta tecnologia,passe um comentário prá por e-mail ~~~ nanddorj@hotmail.com
    desde já eu agradeço…

  37. Gostaria de saber o que fazer quando já aconteceu o efeito burn-in tem como eu tirar aquelas listras pretas horriveis que aparece no visor pois mesmo assitindo a um filme em dvd elas continuam la ou seja ja queimou …..

  38. bom vendo os comentários sobre plasma e lcd , digo
    a tela de plasma tem uma imagen espetacular
    enquanto a lcd é turva e escura,tenho uma teve de plasma há quase 3 anos como vivo em local umido deixo ela quase o dia enteiro ligada e nunca tive problemas ,a tv nunca foi para o conserto tenho ela desde 2005 e fica ligada o dia enteiro a quase três anos.

  39. BOM MEU POVO, ACHO QUE DEPOIS DE ANALIZAR ESTE FORUM
    PODEREI AJUDAR UM POUCO NA DECISÃO DE PLASMA OU LCD, COMPREI UM MONITO LCD PARA O COMPUTADOR DE MINHA FILHA E UMA TV DE PLASMA LG 32 PARA MIN
    SAIBAM QUE A IMAGEM DA PLASMA É MELHOR, AGORA DURABILIDADE ÍSSO NÃO SE DESCUTE POIS O MONITOR LCD DE MINHA FILHA JÁ FOI PRO SACO E AINDA NÃO TEM NEM UM ANO RECOREMOS A ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
    O LCD PODE SER QUE DURE MAIS TEMPO QUE A TELA DE PLASMA MAS A IMAGEM DO PLASMA É BEM MELHOR SEM DUVIDAS.
    E A PESSOA NÃO DEVE FICAR ENCUCANDO QUANTO TEMPO VAI DURAR ;POIS ELETRÓNICOS DEPENDEM MUITO DO CLIMA E DA SORTE CERTO, ABRAÇOS A TODOS.

  40. Tenho uma TV de LCD 47 pol Full H D da LG e estou contente com ela,porém já veio de fábrica com duas manchinhas que parecem pequeno arranhão ou marca de cola…não sei bem ao certo…
    gostaria de saber se posso limpar a tela com uma flanela própria que já vem com a TV e umas gotinhas de Veja Multi uso original.Recebi orientação de um técnico, que podia limpar a tela do monitor do computador que tb é de
    LCD,desta forma.Já efetuei a limpeza umas duas vezes.Ficou bom,mas ainda fico insegura com medo de estragar a tela do monitor
    Por favor me mande resposta…

  41. Tenho uma tv de plasma de 42 da lg.. nunca tive problemas com sinal analogico ow esse tal de burn-in.. a imagem é de alta qualidade… ta certo que se eu deixar uma imagem ow logo por mais de 10 minutos realmente ela fica com uma mancha na tela… mas nas opções da tv tem uma opção de auto limpesa que deixa ela perfeitamente pronta para uso se caso isso aconteça… pois ela limpa a imagem e a deixa perfeitamente boa novamente..

  42. Com todos esses problemas, o melhor é mesmo a gente esperar. Um dia quem sabe, haverá tecnologia e em fim poderemos comprar uma TV de verdade.

  43. UMA NOVA TECNOLOGIA SURGI NO MERCADO POR VOLTA ANOS 2005, A TV DE PLASMA. NECESSITANDO TER O RETORNO NAS TV DE PLASMA ESTA ENTRA NO MERCADO COM PROMESSA DE REVOLUÇÃO VISUAL. POREM, COMO NÃO PODERIA SER DIFERENTE NOS PAISES CAPITALISTAS, A PROPAGANDA PROMETE TUDO, SO OMITIU O MAIS IMPORTANTE PARA O CONSUMIDOR, AS CONTRA INDICAÇÕES. POIS É, O PIOR QUE ISSO OCORRE COM TODO E QUALQUER PRODUTO, O EXEMPLO QUE VEMOS TAMBÉM É A QUANTIDADE DE MEDICAMENTOS QUE SÃO COLOCADO A VENDA SEM NENHUMA GARANTIA DE REALMENTE ATENDER O CLIENTE. SINCERAMENTE, ENQUANTO NOSSAS AUTORIDADES NÃO ESTABELECER UMA POLÍTICA QUE VENHA A VENHA DÁ GARANTIA O O PRODUTO NÃO É GARANTIDO, TODA ESSA SACANAGEM VAI CONTINUAR. INFELIZMENTE.

  44. muito legal a materia , realmente na compra de uma tv plasma ou lcd , ninguem dos vendedores sabe explicar a parte tecnica da coisa

  45. Ahhh, lembrando que em custo benefício seja LCD ou Plasma a Plasma Viera da Panasonic mata a concorrência. Tenho um amigo que tem uma LCD e comprou a Pana, agora ele que verder a LCD de tão feliz que ficou com ela!

  46. Bom, mesmo com o problemas do Burn-in nas telas de Plasma amenizado é recomendável fazer um processo de amaciamento, não lembro exatamente como é, é tipo usar a TV apenas algum tempo no dia com contraste e brilhos reduzidos ou usar um programa de computador especial para isso que usa imagens coloridas randômicas que estimulam a energização do plasma de forma igual também por um período de tempo por dia. O uso desse programa diminui em várias x o tempo necessário para amaciamento. Depois desse processo só mesmo um descuido muito grande para deixar a tela marcada em definitivo. Esse processo eu ví no forum wwww.htforum.com

    Agora quanto as particularidades de cada, o Plasma deve ser de preferência uma tela grande, de 42 pra cima, pois o elemento de imagem do plasma se você reparar numa loja quem tenha uma LCD e plasma lado a lado, verá que é mais perceptível que o do LCD, no plasma o ponto (elemento de imagem) é quadrado isso é que causa a recomendação de se assistir o plasma de uma distância maior que o LCD, muito de perto esses quadradinhos ficam muito aparentes.

    Tem plasma de 32 da LG, ví hoje no carrefour e não gostei, justamente por seu elemento de imagem ser muito aparente e como a tela é relativamente pequena (por isso tem que ficar mais perto da TV), fica horrível!

  47. Ao adquerir uma TV de Plasma,tive a cautela de me informar sobre esse defeito, tendo-me sido fornecido um material publicitário do fabricante onde dizia que o efeito burn-in era coisa dos modelos antigos, mas com o uso continuo do dvd através da entrada hdmi, ficou as marcas das legendas entre outras manchas,no momento a TV se encontra na assistência técnica, escrevo para informar aos demais proprietários dessas TVs que caso em 30 dias não sanado o vicio, devolva a TV tendo o valor devolvido com correção monetária, caso a loja se recusar, procurem o Juizado Especial Civel de seu cidade para resolver o problema.

  48. Bom dia,

    Tenho uma TV de LCD Samsung 26 com 4 meses de uso e por um certo descuido na hora de limpar, esbarrei com o relógio na tela, mas nem percebi pois foi um arranhãozinho menos de um milimetro, para o meu desespero na hora de ligar, a tela ficou preta no local do incidente. Levei na autorizada e para o desespero maior o valor do concerto ficou quase o preço da tv. Optei pela tv de plasma 32 da LG, sem decepção tanto na proteção que vem na tela, qualidade na imagem em relação a de LCD.

  49. Para o Wilemar Rodrigues

    Tive o mesmo problema. Resolvido após instalar um terra adequado e colocar um estabilizador de voltagem.

    Acredito que é eletricidade estática não descarregada.

  50. baO..

    to aqui no nome do meu pai..

    tipo..

    a tv caiu e caiu com a parte da tela e quebrou..LG 32

    agora queriamos saber onde e quanto pagariamos o conserto..

    se alguem souber..ou alguem q possa nos vender SOMENTE A TELA

    E PUDER ME AVISA…

    meu e-mail

    dayane_keberlyn_kiel@hotmail.com

    E..

    quando mandarem o e-mail..

    envie junto o assunto..

    obrigada..

    bju*

  51. Adquiri um TV Plasma LG 42 em junho/2006, mas só recentemente começou a aprecer na tela vários pontos luminosos, especialmente nas cores mais escuras. Gostaria de saber se alguém já se deparou com este problema e qual a solução dada.

  52. Ola pessoal ,comprei minha tv de plasma lg de 50 polegadas faz 10 dias so que a tv esta com uma imagem ruim,fica com varios riscos verde na tela ate quando eu coloco dvd o que sera que e isso alguem pode me responder.obrigado

  53. Oia,tenho uma RQ Colorado 16 polegada,preto e branco e nunca deu probrema.Pois ela vive desligada.
    Num assisto tv,pois só vivo nas praias venu e catandu a muierada gringa.
    Tv é coisa prá alienado.

  54. Comprei minha TV Plasma 42 Lg faz 9 meses.
    Nao tive problemas ainda.

    Mesmo na net Digital o sinal nao se enquadra em 16:9.

    Uso ela mais para DVD e para Playstation ela é maravilhosaaa!!

  55. Na minha opiniao, o melhor custo beneficio continua sendo a tv de tubo HDTV. Comprei uma Sony – XBR 800 e nao me arrependo. 1080 linhas com otima qualidade de imagem na tv a cabo, no dvd entao fica perfeito.

    Um aparelho que esta custando 3.000 reais, preparada para a tv digital e sem preocupacoes com o burn-in!!

  56. Comprei uma tv de plasma 42 Gradiente, Confesso que não me arependi,A imagem não e como se ve nas lojas,mas e boa Quanto ao Burn-in não tive problemas,e já faz alguns messes que comprei. Estou muito satisfeito!

  57. Dica:de acordo com testes feitos por varios sites e revistas de tecnologia no Japão,Europa e E.U.A os televisores de plasma da Panasonic tem superioridade tanto de contraste como em procesador de imagem,com isso tendo imagem mais detalhada e nitida e garante ela nos modelos mais novos 28 bilhoes de cores e tecnologia anti bur in.Detalhe a Panasonic e a maior fabricante de telas de plasma do mundo.

  58. Caro Colega Hamilton,

    Clique no ícone LCD ou Plasma o que é melhor para a sua próxima tv? no início da página à direita, lá vc encontrará um Forum de debates em andamento, com vários depoimentos (mais de 200), principalmente sobre LCD (que é a melhor compra em termos de TV atualmente, diga-se de passagem).

    Boa noite,

    Mario

  59. ACHEI OTIMOS OS DEPOIMENTOS SOBRE AS TVS DE PLASMA. VERIFIQUEI QUE HA PREDOMINANCIA NA MARCA LG, E POUCA INFORMAÇÃO SOBRE GRADIENTE, PHILIPS,… . NO ENTANTO CONTINUO NA DUVIDA POIS FALTAM INFORMAÇÕES SOBRE LCD. SE ALGUEM SE MANIFESTAR FICAREI AGRADECIDO.

  60. Comprei uma TV 42 de plasma LG a 12 meses e aproximadamente 15 dias e me arrependi desde a primeira semana pois apresentou defeito, fica só o audio e a imagem some. Depois de um mês tentando solução pois a loja fnac de campinas e a LG ficava no empurra empurra, consegui uma assistência técnica que resolveu e ACREDITE quando venceu um ano da garantia deu defeito de novo, ou seja, estou sem tv a 2 dias e FORA DA GARANTIA a pouco mais de 10 dias, se for comprar uma TV de plasma a dica é: da LG NÃO DEVE COMPRAR

  61. Ah! Sobre o problema do Burn-in…
    Nao tive até o momento…
    Mesmo assistindo filme por 2 horas com as tajas pretas ou jogando PS2 por horas tambem com as tajas pretas… ou assistindo o Brasileirao, com os logos fixo nas laterais…
    Bom.. espero que continue sem o problema~

    abs

  62. Eu comprei em Maio/06 a minha plasma LG de 42. Aquela mais antiga antes do black piano. O meu eh aquela com speaker lateral cinza.
    Pra ser honesto, eu gostei muito da imagem e do brilho.
    Eu uso Net Digital. Não tenho o que reclamar da nitidez das imagens, tanto dos canais abertos e melhor ainda dos canais digitais.
    DVD e PS2~ show de bola na imagem.
    Mas ontem (23/11/2006) eu tive meu primeiro desespero… Uma linha vertical, bem fina, apareceu do lado direito da TV…
    Hoje (24/11) tive meu primeiro contato com a assistencia tecnica da LG. E ficaram de retornar pra uma visita tecnica. Talvez eles tenham que retirar a TV caso for necessário…
    Estava muito satisfeito até ontem a noite.
    Mas se eles resolverem esse problema, eu não trocaria por um de LCD. Talvez (se tivesse $$, compraria um LCD, para usar no escritorio ou até no quarto).

    De fato todos dizem que LCD é o futuro, que Plasma vai sair de linha logo, mas não vejo dessa
    forma. Acho que pelo custo de um Plasma x LCD, até compensa. (Mas se eles não der esses tipos de defeitos).
    Meu cunhado comprou a LCD da samsung de 32. E não está satisfeito com o a imagem que perde bastante contra um Plasma. Talvez se ele usar alguma conexao diferente ajude.. mas é bem nitido a difereça.

    Quanto a durabilidade, se for por uso de horas… é quase a mesma coisa. A minha está escrita que a vida util eh de 10 anos. (o que eu tenho quase certeza que estarei trocando antes disso, se nao quebrar completamente).

    Enfim… eu estava muito feliz até ontem mesmo. Eu quero a minha Plasma funcionando apenas, mas se me perguntarem entre Plasma e LCD… eu nao boto minha mão no fogo na Plasma, por sei que vou me queimar.

    Alex Song

  63. QUERO COMPRAR UMA TV DE PLASMA 42 DA LG MODELO NOVO. SERÁ QUE VALE A PENA? FICA BOA A IMAGEM COM O CABO DA NET? FICA BOA A IMAGEM COM QUALQUER APARELHO DE DVD? SE ALGUEM PUDER ME AJUDE.

  64. E outra coisa, tvs de lcd nao tem a metade da qualidade q as de plasma tem. A unica coisa q as de plasma perdiam era o fato do burn-in q ja esta sendo sanado, alem do preço!!

  65. Confesso q fiquei com muito medo de tudo oq vi aqui a uns dias atraz. Mas era tarde eu ja havia feito o pedido da minha tv de plasma LG 42, lancamento. E entao eu entrei em paranoia.
    Sera q fiz um investimento errado?
    Sera q vou me arrepender?
    Vi toda essa questao de burn-in, imagens destorcidas, cores nao bem definidas.
    Mas a resposta veio quando chegou o meu aparelho e o instalei. Eu respirei aliviado em relação à imagem, liguei a sky e um home theater e tudo ficou perfeito. Essa tv lancamento da lg eh menos larga e mais alta do que as outras q eu vi no mercado, comprei sem saber mas dei sorte, a imagem destorce bem pouco na tv aberta, alguns canais da sky sao exibidos em formato widescreen e dvds tbm, a maioria nesse formato, eu ja ate acostumei com a destorçao q eh minima. Ate que um dia esqueci a sky no canal do mosaico ficando por mais de 1 hora imagem estatica na minha tv. Quando eu vi fiquei assustado quando desliguei e liguei novamente a tv apareceu a mancha no formato do mosaico. Entao peguei o manual pra ver se tinha alguma coisa, algum jeito de tirar aquela mancha e la vi as opçoes de branquear orbital inverter…sao funçoes do aparelho que retira esse mau por completo, foram soh 2 minutos branqueado (a tela toda branca) p meu televisor voltar ao normal. Realmente existe o burn-in mas acredito que as novas tvs virao com esse sistema.
    E entao fiquei totalmente satisfeito com a minha compra, vi q os 7 mil investidos foram bem gastos, comprei uma tv e um home da lg de muita qualidade. Nao tenham medo de comprar uma tv de plasma, procure fazer a compra certa, procurar modelos com anti burn-in e tv mais alta doq larga.
    TOTALMENTE SATISFEITO COM A TV DE PLASMA!!

  66. ola para todos desculpa as pontuacoes/defeito no teclado atualmente meu dilema e qual tv comprar tv plasma ou tv lcd pesquisei bastante e entendi que em termos de qualidade de imagem a plasma e bem superior ao lcd mas na questao durabilidade o lcd se comporta bem melhor sera que estou totalmente serto sera que nao estou equivocado se estiver por favor tire as minhas duvidas obrigado wladimir do rio de janeiro

  67. No dia 01/04/2005, adquiri uma TV DE PLASMA 42? LG RP42PXX11 ÚNICO 110 V,Código 15464-2, número de série : 501AZAL00080, no valor de R$ 12.324,15 + HOME THEATER LG LHD6530 ÚNICO 110, Código 14739-2, no valor de R$ 1.240,15 e ainda, 01 PACOTE BASICO PLASMA ATÉ 42 POL ÚNICO (garantia adicional de +12 meses além da contratual dada pelo fabricante de 12 meses), no valor de R$ 598,11, na PANASHOP IGUATEMI – SÃO PAULO, perfazendo um total de R$ 15.155,00 (quinze mil cento e cinqüenta e cinco reais).
    Em dezembro/2005, a TV começou a apresentar pequenas distorções nas cores
    Como sou médica oncologista, com uma sobrecarga de trabalho e de compromissos relacionados a profissão, principalmente viagens, a TV fica em um ambiente que faço pouco uso, e coincidentemente nos dias que liguei a TV, o tempo estava chuvoso e ventando muito, fiz a leitura que seria um problema no sinal de transmissão da TV a Cabo. Das poucas vezes que liguei o aparelho o problema persistiu, mas se agravou mesmo em junho, quando as cores ficavam distorcidas, e a imagem congelada.
    Inicialmente procurei a garantia e como constatei que havia passado um mês liguei para o distribuidor ? PANASHOP, que indicou uma assistência técnica em Salvador, na . Esta empresa mandou um técnico, que nem sabia ligar o aparelho de TV,.tendo eu mesma que orientá-lo pelo telefone.
    Neste momento passei a ficar insegura, pois como é que um técnico não sabe ligar um aparelho de TV e esta habilitado a consertá-lo?… e, para complementar, o diagnóstico verbal foi ?que a TV, continha três placas, e que poderia ser qualquer uma delas e que iria sair testando!???…? Perguntei: qual delas? Qual o defeito? É de fabricação? Com tão pouco tempo de uso, já apresentava defeito, já não teria vindo com problema?. O técnico não disse e nem retornou para receber a visita no valor de R$ 100,00,(cem reais).
    No dia 20/06, reservei um tempo no trabalho, para tentar resolver o problema. Liguei para a loja PANASHOP IGUATEMI-SP São Paulo, onde foi feita a compra, expus o problema e esta alegou ?ser de responsabilidade da LG…?. Por não dispor de tempo e achando também que não conseguiria resolver a questão, contratei advogadas, especializadas em direito do consumidor, que passaram a assumir o caso, tendo esta última feito todas as negociações.
    A seguir gostaria de relatar as ações que foram tomadas pelo escritório contratado:
    Inicialmente entrou em contato com a Central de Atendimento da LG, que disse ?que a garantia já havia expirado, não tendo o fabricante mais nenhuma responsabilidade!?…?
    Procurou o representante legal da LG em Salvador, sendo informada que o escritório central ficava em Curitiba, e que em Salvador, havia apenas um representante deste escritório (terceirizado),para intermediar os processos Entrou em contato com o advogado, e fez a seguinte argumentação:

    ?Ocorre, que a garantia contratual é complementar à legal, ou seja, adiciona-se, o que temos na verdade 12+3=15 meses (art. 50, CDC).
    Insta salientar, ainda, que em relação ao distribuidor ? PANASHOP, no que diz respeito a garantia adicional de mais (12) doze meses, o raciocínio é o mesmo: 12 meses da garantia do fabricante+12 meses da PANASHOP IGUATEMI, perfazendo assim um total de 24 meses.
    Pergunta-se, em relação ao distribuidor: qual a vantagem da consumidora pagar R$ 598,11, por um pacote de 12 meses de garantia, se este não fosse adicional, ou seja, se não somasse? Qual o custoXbeneficio para a consumidora, se o fabricante já concede 12 meses de garantia contratual?!…Não teria sentido o ônus de R$598,11, se esta garantia não fosse adicional à fornecida pelo fabricante!… Se são solidários, fabricante e distribuidor (leia-se PANASHOP IGUATEMI SP), e a nosso entender, tanto a garantia, do fabricante LG, bem assim. a da Panashop ? estão em vigor ¬?, porque postergar a solução do problema?!
    O valor desta TV, há um ano atrás era o equivalente a um carro popular!…
    A TV começou a apresentar problemas em dezembro, e a consumidora achando que era problema na transmissão, só percebeu que tratava-se realmente de defeito há pouco tempo atrás, quando resolveu ficar em casa, pela manhã, e ligar a TV por mais tempo, foi que veio perceber que era realmente defeito, e não problemas com a transmissão! (a consumidora, repete-se, é médica, não dispõe de muito tempo… quando não está em sua clinica, está dando assistência aos pacientes internados em hospitais…).
    A consumidora teve frustrada as suas legitimas expectativas !!!
    Diante do exposto, a consumidora vem através da subscritora, solicitar a V.Sª., a interferência junto a LG, no sentido de solucionar o problema com brevidade possível, sem ônus, razão pela qual antecipadamente agradece.?

    Após intensas e exaustivas tentativas de negociação, o advogado comunicou que a TV iria ser trocada, e que para isso teríamos que assinar um acordo extrajudicial.
    No dia 17.06.2006, minha advogada recebeu uma ligação do escritório de Curitiba, comunicando que iriam substituir o aparelho, sem ônus, por outro da mesma espécie, tudo de conformidade com o CDC, no prazo máximo de 20 dias, e que deveríamos enviar todos os dados através de e-mail, que este repassaria para o escritório em Curitiba, o que foi feito de imediato.
    Este acordo foi assinado no dia 17/07/2006, com prazo para ser entregue com ate 20 dias úteis. Este prazo se esgotou no dia 14/08/2006, e até a presente data, o aparelho não foi substituído. Desde então, o escritório contratado, vem tentado contato, sem êxito.
    Hoje, sinto-me triplamente ludibriada, 1º por ter comprado um bem que julgava como durável; 2º de uma empresa que julgava que zelava pela qualidade e pelo nome que tem no mercado; e, 3º por não ter respeitado um acordo com bases legais desrespeitando a Lei do meu país ? o Código de Defesa do Consumidor.

    Maria Lúcia M. Batista

  68. Bom dia a todos,
    Cedi a um antigo sonho e comprei uma tv de plasma.Diferente de quase 100% das pessoas que compraram e as que tem um grande desejo de adquirir ,fiz exaustivas pesquisas na área técnica em diversos sites no Brasil e fora e não encontrei nada que me fizesse sair do firme propósito de compra.A imagem de meu Philips 1024X768 de resolução achei fantástica até a colocação de filmes com relação de aspecto 2.35:1 que nos obriga a ver filmes com as terríveis tarjas pretas;aí meu sonho encontrou esta triste realidade que me obriga a sempre localizar filmes com relação até 1.85:1 que é um tormento,uma vez que 90% de dvd`s nas locadoras ou para venda estão em 2.35:1;considero tudo isto um total desrespeito para com o consumidor.Em resumo,comprei um tv para ver somente filmes em dvd e agora só me resta juntar aos reféns dos BUR-INs.Estou triste.

  69. Tenho um tv plasma 42 LG, apanhei pra caramba até conseguir a imagem desejada. Os caminhos sáo: TV digital por assinatura (Directv), cabos de excelente qualidade para conexão, não colocar outros equipamentos proximos (ex: telefone sem fio) e utilizar as instruções do manual adequadamente.

  70. Boa tarde, não sei porque as pessoas se assustam tanto quando se fala de tv de plasma e LCD principalmente quando se diz respeito a imagem, vale lembrar que nossas tvs antigas tb na maioria das vezes tem uma imagem péssima quando não temos um bom sinal, e porque será que as pessoas não reclamam? Comprei uma tv de plasma depois de muito pesquisar e resolvi que seria a melhor opção devido ao brilho e a nitidez serem melhores do que a de LCD e posso garantir que não me arrependi ela é MARAVILHOSA quanto ao efeito burn in pode apostar que é coisa do passado pois as empresas ja estão dando por escrito que não existe mais esse problema devido a nova tecnologia aplicada. Espero que tenha ajudado os indecisos. Compre vale a pena.

  71. Sou acadêmico de marketing, como trabalho tenho que simular o lançamento de uma tv plasma no mercado.
    Matéria-prima usudo para confecção
    Logística de produção
    Logística distribuição.
    Logística de reversa.
    Ficarei muito grato se poderem me ajudar.
    Um muito obrigado.
    Velci

  72. A minha Plasma (LG) que tenho há cerca de um ano não apresentou até hoje este tal de burn-in. A imagem é espetacular quando a fonte é boa (como de DVD ou TV por asinatura. Lógico que nenhum aparelho faz milagre se o sinal é ruim.

  73. Gostaria de saber o que vale a pena comprar. TV Plasma ou LCD?
    Antes, o que significa Plasma e LCD?
    Qual delas duas é a mais econômica no consumo de energia?
    Quais delas duas são melhores compatíveis com o sistema analógico de transmissão?
    Que tipos de programas ou atividades as TVs Plasma e LCD são melhores em executar?
    A LCD evita Burn in?
    Na sua opinião, hoje e no futuro, quais delas serão a mais apropriada para o uso do consumidor?
    Qual delas tem a manutenção mais barata?
    Um abraço.
    Eduardo Costa

  74. ERA UM SONHO COMPRAR UMA TV DE PLASMA. VAMOS CONTINUAR COM AS NOSSAS TVS ENQUANTO O EFEITO bur-in CONTINUAR ASSOMBRANDO NOSSOS CANAIS.

  75. Li as todas as reportagens publicadas na Folha e ainda continuo com uma duvida: Mesmo as novas TVS de plasma que já tem entrada para tv digital não são uma boa opção?

    Em uma das reportagens é dito que o plasma deve cair no esquecimento, sendo assim, o melhor a fazer e comprar uma LCD, mesmo com o alto preço?

    Quais as tvc de LCD no mercado que valem à pena, considerando o tam. 40 e qual resoluçao adequada?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *