Compra de um monitor LCD exige cuidado redobrado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma rápida visita às lojas de informática neste período pré–Copa do Mundo revela um cenário inusitado: modelos de monitores de cristal líquido (LCD) são vendidos com uma placa de televisão acoplada, de modo a permitir a recepção de sinal televisivo e, assim, assistir aos jogos da Copa no escritório ou em casa.

À primeira vista, parece estranho. Levando em consideração que há modelos com placa de TV, caixinhas de som embutidas e saída para fone de ouvido, nem fica tão difícil assistir aos jogos escondido do chefe ou, pelo menos, sem atrair tanta atenção. É um excelente argumento para trocar de monitor, afinal de contas.

Na ânsia de adquirir o monitor LCD, o consumidor pode fazer um péssimo negócio por falta de informações ou descaso das lojas. É que modelos antigos são vendidos como se fossem novidade, mas não apresentam os recursos de entrada/saída digital que melhoram perceptivelmente a imagem na tela.

Pior ainda: com a quantidade de nomenclaturas nos modelos (letras e siglas), é fácil empurrar um monitor antigo, com tempo de resposta bastante alto (o que é péssimo) quando existe na praça um modelo similar, mais recente, com tempo de resposta baixo. E a quase o mesmo preço.

O cabo digital, chamado de DVI (Digital Video Interface), é ligado na placa de vídeo do computador e no monitor. Nas placas de conectores VGA analógicos, que são o padrão para o monitor comum (CRT), o sinal transmitido é analógico. No LCD, o sinal é digital e precisa da conexão DVI para apresentar boa qualidade. Sem isso, a reprodução de cores fica prejudicada e aparecem “sujeiras e “rastros na imagem, também conhecidas como efeito fantasma, principalmente em jogos e softwares multimídia.

O problema é que há vários monitores LCD sendo vendidos sem entrada DVI. Em geral, o usuário fica encantado com o design do aparelho e leva para casa um produto ultrapassado e que, em pouco tempo, se mostrará problemático por apresentar imagens de baixa qualidade. As interfaces DVI foram criadas para solucionar o entrave da conversão analógico–digital. Ao usar o monitor com o cabo tradicional analógico (VGA), o sinal sai analógico do computador e precisa ser convertido para digital até chegar ao monitor, o que diminui a qualidade.

A falta de informação quase fez com que a bacharel em Turismo Cláudia Patrícia comprasse um monitor LCD sem entrada digital, o que colocaria em risco o investimento. ““Além das vantagens aparentes, eu também queria assistir aos jogos da Copa pela placa de TV e poder jogar um pouco no computador. Só pouco tempo antes da compra, um amigo informou que o cabo DVI melhora a imagem, mas ninguém da loja sabia informar direito ou sequer avisaram que o modelo era ultrapassado”, relembra, que terminou optando por um que já vem com o cabo digital incluso. “É um pouco mais caro, mas valeu a diferença, apesar de não ser um modelo com tempo de resposta bom, que foi outra coisa que loja alguma explicou”, comenta.

É bom lembrar: a sua placa de vídeo instalada no PC precisa ter o plug DVI para que seja ligado no monitor. Caso não tenha, o jeito é continuar usando o monitor LCD de forma analógica ou trocar de placa de vídeo por uma com suporte a DVI. Quase todas as placas de vídeo dos últimos dois anos, mesmo aquelas com 64 Mb de memória, possuem saída digital DVI. Inclusive, os modelos top de linha de hoje, nem mais oferecem saídas VGA, apenas a DVI. Quem tiver monitor CRT, precisará usar um adaptador DVI–VGA que, a depender da placa, já vem incluso.

Porque o tempo de resposta é tão importante

Além de prestar atenção se o monitor tem entrada para o cabo DVI, outro detalhe é o tempo de resposta de cada monitor, medido em milissegundos. Monitores vendidos nas lojas, muitas vezes, até possuem a entrada digital, mas o tempo de resposta é longo. Resultado: mesmo com o cabo DVI, jogos e filmes podem deixar rastros na tela, o que não prejudica o produto em si, mas incomoda a visão e derruba a qualidade da imagem.

É o efeito fantasma que, na prática, só é resolvido se o monitor tiver um bom tempo de resposta. O ideal recomendado por especialistas é que seja de, pelo menos, 16 milissegundos (ms). Quanto menor o tempo de resposta, mais próximo da realidade serão as imagens. Hoje, monitores LCD novos trabalham com 12ms, 10ms e 8ms. Tempo de resposta acima de 16 ms torna impraticável no quesito conforto visual assistir a filmes e jogar no PC.

Outra dúvida recorrente: o monitor LCD estraga rápido? A resposta prática é sim e não, pois tudo depende do modelo a ser comprado. Modelos recentes apresentam tempo de vida que chega a 50 mil horas de uso para o feixe de luz que ilumina os pixels (backlight) – o que é, certamente, bem mais do que você irá usar até comprar um novo. Vale a pena verificar com a fabricante. Se ninguém souber lhe informar (ou não quiser dizer), desconfie.

A grande sacada é a fragilidade da tela e os chamados pixels mortos. Qualquer modelo pode apresentar pixels mortos, mas quanto mais baixa a qualidade do monitor, maior a possibilidade de gerar pixels mortos. Dentro dos termos da garantia há um número determinado de até quantos pixels mortos a fabricante troca o produto. A fragilidade da tela é uma questão prática. Uma queda ou pancada pode colocar em risco seu investimento, diferentemente do monitor padrão (CRT), que aguenta o tranco. Ficar passando o dedo também não é nada indicado. Nunca queira ser desajeitado com o seu LCD. O conserto, às vezes, é quase o preço de um novo. [Webinsider] (com Folha de Pernambuco).


Paulo Rebêlo é jornalista, escritor e consultor em política, tecnologia e estratégias corporativas. Diretor da Paradox Zero e da Editora Paradoxum.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

36 respostas

  1. Por acaso li a postagem desta página e fiquei surpreso, já q atualmente, em 2011, ainda são vendidos monitores somente com conexão D-SUB (analógica).

    Isso vem ocorrendo, por incrivel q pareça, inclusive nos recém lançados monitores com iluminação a Led!! Que coisa… realmente estas empresas fazem de tudo para enganar o consumidor vendendo gato por lebre!!

    A propósito, ótimo texto, já q pareceu-me bem esclarecedor para aquelas pessoas menos atentas.

  2. Achei um pouco desnecessário foco nos CRT já q é uma tecnologia muito ultrapassada, Até os LCD antigos e de má qualidade como os TN tem qualidade suaperior aos CRT, acho q o foco deveria ser em novas tecnologias LCD.

  3. Li comentarios exelentes e muitos comentarios ridiculos e sem fundamento. Considerando a epoca em que este artigo foi escrito o escritor disse besteira com relação a conexao DVI e VGA mas com relação ao tempo de resposta é verdade. Com relação ao post exclarecedor, falar que um monitor de 17 fica com as letras pequenas em 1440×900 é besteira pois a resolução está relacionada com o tamanho da tela, CRT de 15 funciona no maximo a 1024×768, se voce alterar para 800×600 ele realmente não fica borrado, mas o LCD de 15 tem resolução nativa de 1024×768 mas funciona somente nesta resolução, se diminuir ele vai ter que compensar e por isso ele EStica a imagem.

  4. a compra de um monitor exige muitos cuidados,e ainda mas se a imagem não for nitida e prejudicar a vista,e deixar rastro,e não tiver uma boa tecnologia ips, realmente e uma furada,,,,,,, eu comprei e recomendo.

  5. Falaram, falaram e não disseram: monitor com painel TN não presta. Em outras paalvras, se o LCD custar menos de R$1000,00, não compre. Vale mais a pena gastar R$300,00 num CRT que mostra cores realistas.

  6. 5 ms é muito???? o M19W531 é um otimo monitor e vc pode usar inclusive a entrada DVI com um simples adaptador como HDMI, imagens com qualidade otima!!!!!!!!!!!

  7. Boa….doutor!Imagino se vc fosse um doutor em medicina…seria um excelente cirurgião. Foi direto ao ponto. Esclareceu dúvidas sobre monitores de forma ùnica, clara e precisa. Como leigo, pretendente comprador de um monitor LCD, pesquisei inumeras vezes na net, sem encontrar orientações adequadas. Pude ver no seu post, o diagnóstico ideal para aquisição de um bom monitor LCD.
    Mas, restou uma dúvida, se não assimilei corretamente as suas dicas: Existe um monitor de 19 ou 22 que tenha entrada direta para conecção simples de uma antena parabólica ou simples(espinha de peixe), almejando trablhar no computador e assister os jornais de noticias locais? Se usar a tv Lcd, com entrada para pc (monitor), terei baixa qualidade de video e cansarei as minhas vistas?
    Resumindo: Quero usar monitor na maioria do tempo, e tv em menos tempo. Qual o mais indicado? Monitor/tv, ou tv/monitor. Qual modelo atual vc recomendaris, supondo que tenho um computador com boa configuração.
    Isto serve a quem mais interessar….

    Grato

  8. assistir a filmes,dvds e a novelas no monitor LCD de um computador.
    TV LCD x um monitor LCD.
    A tecnologia é a mesma, mas os dois aparelhos funcionam de forma diferente?
    *
    a placa de sintonia da TV é responsável por capturar o sinal de transmissão, convertê-lo em um sinal enviado ao sistema de apresentação de vídeo. No caso do monitor, o vídeo é recebido seguindo o padrão VGA, e transmitido diretamente à apresentação de vídeo?
    *
    assistir a filmes com seu monitor lcd, o ideal é ter um leitor de DVD em seu computador. ?Para ligar um aparelho DVD em seu monitor,verifique antes de comprar se ele tem uma saída RGB ou DVI ? o mesmo para vídeo games.
    ?O monitor também precisa ter as entradas S-Video, Video Componente e Video Composto.
    É preciso uma placa de vídeo de última geração para a operação ficar perfeita.Recomentada a g force 8.800,placa directx 10,e com todas as entradas ,consulte quando for comprar a placa de vídeo se tem as conexões e funcionalidades abaixo:
    Functionality: Dual DVI,
    HDTV Encoder,
    Multi-Monitor Support,
    SLI Ready
    Connectors: Video – 15 pin High-Density D-shell (VGA),
    Video – 4 pin mini-DIN (S-Video),
    Video – Component Video,
    Video – DVI-I (Digital & Analog)

    mais a placa de captura de vídeo,
    você vai precisar também de uma placa de TV.
    uma destas resolve,veja o site do fabricante.
    Placas PCI para a captura de vídeo e sintonizar TV no PC PCTV Pro PCI – Placa PCI de captura de vídeo que pode sintonizar a TV por cabo ou antena e é compatível com os formatos MPEG-1 e -2, DivX. recurso Timeshift, que permite que você faça pausa em uma transmissão ao vivo e recuperar os últimos 30 minutos de programação. Vem com uma entrada para antena, uma para FM, uma S-Video e uma para o áudio estéreo. Tem controle remoto.
    Preço sugerido: R$ 365,00. em janeiro de 2008
    Site: http://www.pinnacleal.com.
    *
    antes de comprar seu monitor veja o contraste
    Quanto maior for a taxa de contraste, mais definidas são as tonalidades.
    TVs têm taxas de contraste dinâmico de 15000:1,
    monitores chegam a aproximadamente a 4000:1.?
    *
    TVs LCD operam com tempo de resposta de 8 ms, enquanto os monitores de última geração trabalham com 2 ms.
    *
    ?no caso do brilho, as TVs operam com 550 cd/m², enquanto os monitores estão na faixa dos 300 cd/m².?
    *
    Resolução os monitores trabalham com
    1440 x 900
    já as tvs de lcd tem menos na faixa de
    1366 (H) x 768 (V)
    ***
    tv de lcd e monitor de lcd,
    uma coisa é uma coisa,outra coisa é outra coisa,
    você pode sim utilizar um monitor LCD para ver TV ou Vídeos
    mas a imagem para filmes em uma TV de LCD vai ser sempre
    muito melhor,
    melhor em brilho,
    melhor em contraste.
    você também pode utilizar uma tv de lcd para o seu computador mas um monitor de lcd vai ser melhor em
    jogos pois tem 2ms é mais rápido
    resolução muito superior em monitores lcd.
    *
    Por isto são fabricados monitores de LCD e TVS de LCD.
    o futuro vai unificar tudo,mas em 2008
    a realidade ainda é
    uma tv de lcd para ver tv e vídeos.
    um monitor de lcd para o computador
    e a cada um segundo a sua finalidade.
    *

  9. monitor L196WT é o mix perfeito de alta velocidade e qualidade de imagem: Oferece
    Contraste 5000:1, que torna a imagem o mais próximo possível da realidade e um tempo
    de resposta de 2ms – em que até a mais rápida das cenas fica precisa e clara, sem as
    chamadas sombras (efeito ghosting).
    Formato Widescreen, melhor opção para o Windows Vista,
    Resolução Máxima : 1440×900@60Hz (Digital)
    Painel TFT

    Tamanho : 19 Widescreen

    Brilho : 300 cd/m2

    Contraste : 5000:1 DFC

    Ângulo de Visão : H:170º , V: 170º

    Pixel Pitch : 0,285

    Suporte de Cores : 16,7 M Cores

    Tempo de Resposta : 2 ms

  10. monitor 19 POL AOC MODELO M19W531
    tempo de resposta muito alto 5ms,
    *
    procure monitor com tempo de resposta de
    2ms.
    *
    LCD LG 19 Wide de 2ms
    5.000:1

    ——————————————————————————–
    modelo Gamer ultra rápido
    formato de cinema
    qualidade LG
    interface VGA e DVI
    modelos com 2ms são de última geração e da para
    comprar um destes com 800 reais.
    !

  11. LEGAL ESSE TEMA SOBRE TIPO DE MONITORES, ESTAVA PESQUISANDO OS MONITORES COM TV E ESTOU PENSANDO EM COMPRAR UM MONITOR DE 19 POL AOC MODELO M19W531 QUE ESTA POR VOLTA DE R$ 800,00, PARA TRABALHAR COM EDIÇÃO DE VIDEO, SERÁ QUE É UM BOM MONITOR? VALEU PESSOAL, ABRAÇOS.

  12. ——————————————————————————–

    LCDs de 22 têm alta taxa de resolução, mas ainda são inferiores à crt.
    Veja,entenda,aprenda,sobreviva,
    o*Monitores de LCD (sigla, em inglês, para liquid crystal display – ou display de cristal líquido) são desenvolvidos para trabalhar em uma determinada resolução. A esta configuração é dado o nome de resolução nativa.
    qualquer imagem fora dessa resolucao, fica borrada, tipo um anti-aliasing natural
    Exemplo: um monitor com 1280×1024 de nativa, se eu for rodar um jogo em 1024×768 vai ficar borrado?
    sim.
    Os monitores LCD quando operam com a resolução abaixo da nativa tem que se utilizar de um recurso chamado de interpolação. Por exemplo: nativa é 1280X1024, se voce operar a 1024×768, vao faltar 256 pixels na horizontal e 256 na vertical. Pra compensar isso ele cria pontos através da interpolação, é mais ou menos como o zoom digital de uma câmera fotográfica.
    Vejam os seguintes cálculos:

    1280 / 1024 = 1,25

    1024 / 768 = 1,33

    Notaram??
    O resultado é uma proporção diferente para cada resolução.
    A tela LCD é diferente da tela CRT.
    Por isso o monitor LCD avisa para que vc use a resolução nativa.
    Afinal o LCD é uma matriz de pontos(pixels), ou seja, os pontos acendem e formam a imagem.
    Se vc usar outra resolução os pixels terão que se ajustar para formar a imagem.
    É isso que faz o efeito borrado na tela.
    quanto maior a resolução do monitor melhor tem que ser o seu computador!
    Porque em monitor LCD, quando voce não usa a resolução nativa dele a imagem fica muito ruim!!!
    Então temos um problema,
    1280×1024 para navegar na internet fica muito ruim, letras minúsculas .
    Então você vai ser obrigado a utilizar ,1024 x 768 mais ajuste de cor, brilho contraste e pronto voce não usa a resolução nativa dele a imagem fica muito ruim!!!
    *******************************
    resolução nativa,1280×1024, fica muito pequena a letra, você desesperado tenta aumentar, aumentar os ícones, mas não fica bom.
    então deixe na 1024×768, ficou de tamanho bom, porém fica tudo embassado e quando a letra é pequena fica ruim de ler… ………………………….
    até as fotos não ficam boas, aquelas fotos pequenas do perfil do orkut por exemplo ficam de qualidade ruim.Porque em monitor LCD, quando voce não usa a resolução nativa dele a imagem fica muito ruim!!!
    *************************************
    Para visualizar as imagens na resolução nativa do monitor, é importante ter uma placa de vídeo compatível. Caso isso não ocorra, as imagens serão redimensionadas para serem exibidas na tela – uma vez que os monitores exibem cada pixel individual da imagem utilizando uma matriz fixa de pontos horizontais e verticais.
    Os efeitos do redimensionamento?
    Ao diminuir a resolução da tela, a imagem piora , fica opaca e sem resolução. Os ícones da área de trabalho ficavam como que fora de registro. Além disso, os textos perdiam sua definição.
    VEJA O EXEMPLO ABAIXO,
    MONITOR LG LCD

    WIDESCREEN

    MOD. 192WS-BX
    RESOLUÇÃO NATIVA Resolution 1440 x 900

    Placa de Vídeo Zogis GeForce 8800 GT – Parte 1/2 … Duas saídas DVI com suporte a resolução até 2560×1600: duas telas gigantes lado a lado.
    A PLACA TEM CAPACIDADE DE RESOLUÇÃO MUITO BOA,2560×1600
    O MONITOR FICA….. NA RESOLUÇÃO NATIVA…………………..1440 x 900
    *
    E o pior é que se uma placa não der suporte para a resolução
    nativa do monitor Resolution 1440 x 900

    as imagens serão redimensionadas ,
    Os efeitos do redimensionamento?
    a imagem piora , fica opaca e sem resolução.
    é imperativo ter uma placa grafica que garanta performance 3D a resolução nativa.
    *********************************
    exemplo:
    Placa de Video ATI Radeon X1050 PCI-Express 256 Mb DDR
    Monitor Resolution Hz
    ? 640×480 200 HZ
    ? 800×600 200 HZ
    ? 1024×768 200 HZ
    ? 1152×864 200 HZ
    ? 1280×1024 160 HZ
    ? 1600×1200 120 HZ
    ? 1920×1080** 16:9 120 HZ
    ? 1920×1200 100 HZ
    ? 1920×1440 90 HZ
    ? 2048×1536 85 HZ

    Resolution 1440 x 900

    placa de vídeo não tem suporte para resolução nativa do monitor.
    *
    embora a placa tenha boas resoluções como

    2048×1536 85 HZ o monitor somente tem boa imagem se utilizado na resolução nativa,
    Resolution 1440 x 900
    *

    Monitores que usam resolução nativa de 1440 x 900 não detectados pelo Windows Vista
    Monitores widescreen com resolução nativa de 1440 x 900 pixels, como o HP w19, podem não ser configurados corretamente pelo Windows Vista quando certas versões dos drivers gráficos NVIDIA estão instaladas. Atualize os drivers gráficos NVIDIA no computador, para que o Windows Vista exiba a resolução correta do monitor.
    Tempo em milissegundos

    Na tecnologia LCD, a imagem é o resultado do processo de abertura e fechamento dos milhares de pixels que compõem a tela, sob a ação de uma luz intensa.

    Esse processo precisa ser feito de forma extremamente rápida para garantir imagens de boa qualidade. Isso ajuda a reduzir o efeito fantasma – que ocorre quando uma imagem se move e deixa um rastro, problema comum nos modelos de monitores de LCD. Para medir o tempo de resposta dos monitores, usa-se a medida de milissegundos (ms).

    O monitor Samsung SyncMaster 2232BW leva vantagem em relação aos outros . Ele tem tempo de resposta de 2 ms, enquanto o AOC 212va e o LG Flatron Wide M228WA têm 5 ms.
    Para quem gosta de jogar é altamente recomendável somente comprar monitores com 2ms.Monitores com 4ms ou 5ms podem apresentar problemas de efeito fantasma em jogos de última geração que apresentam movimentos rápidos.
    ****************************************
    Brilho e contraste

    A taxa de brilho de um monitor de LCD indica a quantidade de luz que ele pode produzir. O brilho é medido em nits ou candelas. O nit é uma unidade de medida de luminosidade e equivale a uma candela por m2. A candela é a unidade de medida básica para a intensidade luminosa e é identificada pelo símbolo cd.

    Normalmente os monitores têm taxas que vão de 250 a 350 cd/m2. Para se assistir a um filme com boa qualidade de imagem é recomendado que o monitor tenha pelo menos
    500 cd/m2.
    resultado de comprar um monitor com menos de 500 cd/m2.
    Em todos, a luminosidade fica visivelmente prejudicada em comparação à de um monitor CRT.
    Isso ocorre por causa da taxa de contraste dos monitores, que indica os níveis de graduação de uma imagem, indo do branco puro até o preto total. Esta relação é feita como uma proporção. Quanto maior for a taxa de contraste, melhor o aparelho irá exibir graduações de cores.
    As taxas mais básicas são de 450:1 a 600:1.
    altamente recomendado não comprar monitores com menos que

    1000:1. Ele pode gerar, por exemplo, mil graduações de cinza entre o preto e o branco.
    *******************************************
    Conexões dos monitores

    Tecnologia entradas para o sinal do computador: analógica (RG e digital (DVI-D). Se o seu PC for equipado com uma placa de vídeo que possua saída DVI-D, você poderá usufruir muito mais qualidade de imagem.
    verifique antes de comprar seu monitor se
    ele vem com entradas de Vídeo-componente e Vídeo-composto, permite receber a conexão de outros aparelhos como reprodutores de DVD, videocassete ou até de aparelhos de Blu-Ray e HD-DVD.

    LCDs gastam menos energia elétrica. Cerca de 25% do consumo de um CRT (monitor comum chamado de ?tubo?). Considerando que fique ligado 8 horas por dia (os deste blog ficam 16h por dia?), significaria uma média de R$11 reais por mês a menos na conta de luz. Também ocupam menos espaço (70% mais finos) e são mais leves (importante no preço do frete, tempo de envio e deslocamento dentro de casa/escritório). LCDs não utilizam tubo (canhão catódico) para funcionar, portanto não geram tensão e não emitem radiação o que significa menos danos aos olhos e outros órgãos. Ainda por este motivo estão menos sujeitos a sofrer interferência por outros equipamentos.

    LCD provoca menos cansaço aos olhos, aumentanto o prazer de leitura pela beleza estética das fontes em alta resolução. Além de não possuírem aquelas distorções nos cantos que alguns CRTs apresentam, sua geometria é perfeita.

    Em monitores CRT o método de criação de imagens é baseado em um canhão de raios catódicos que bombardeiam uma tela contendo pontos, feita de fósforo, os quais se iluminam. A quantidade de vezes por segundo que isto ocorre é chamado de taxa de atualização. Caso essa taxa seja muito pequena, menor que 75 hz, a tela acaba ficando por muito tempo sem ser atualizada, e acaba perdendo luminosidade, assim quando o canhão passar por eles novamente, eles acendem bruscamente, desta forma piscando, isto pode causar certo desconforto aos olhos ou mesmo uma sensação de náusea ou cansaço, este efeito é conhecido como flicker. A tela do LCD, de outro modo, é composta por duas camadas de material polarizado, com um líquido cristalizado entre elas. Um sinal elétrico faz os cristais se alinharem de uma maneira que eles impedem a luz passar de forma parcial, ou integral.

    Para quem joga, ou assiste vídeos verificar principalmente o tempo de resposta em milissegundos. Refere-se ao tempo necessário para que os cristais sejam repolarizados com as cores da tela seguinte do jogo, ou vídeo. Atualmente são vendidos monitores que anunciam até 2ns de tempo de resposta, porém é preciso notar que este tempo é uma medida de pico e não a média da taxa de resposta. Além disso, provavelmente, este tempo refere-se a mudança de cinza para cinza que é a mais fácil de ser efetuada, porém não é uma constante (os vídeos ou jogos que vc tem no seu computador possuem apenas telas em tons de cinza?).
    CRT NESTE PONTO É MUITO SUPERIOR AOS LCD,PRINCIPALMENTE PARA QUEM QUER O PC PARA JOGAR.
    Obs: É melhor usar placas de vídeo com saída DVI, evitando assim, a conversão digital/analógico. Usar adaptador na saída padrão acarreta em perda de qualidade na tela.

    Contraste é a diferença de luminosidade entre o branco e o preto. Em monitores mais baratos se este número for muito baixo a imagem será muito infiel. 800 mcd de contraste é um número satisfatório. Existem modelos com 2000 ou até 3000 de contraste, sendo que utilizam métodos obscuros para chegar a este valor. O brilho padrão em um monitor LCD é na faixa dos 300 mcd, o que é um número até certo ponto satisfatório, apesar de ser muito abaixo de um CRT.(NOTE,CRT NESTE PONTO É MUITO SUPERIOR)*

    Dot pitch consiste na distância entre os pontos (pixels), ou a menor distancia entre cada ponto da mesma cor. Desta forma quanto menor este valor maior é a nitidez do monitor.

    Dependendo da qualidade da tela do monitor, ao se afastar para um dos lados, as cores do objeto que você está enxergando irão mudar, então quanto maior o ângulo de visão, melhor, isso tb depende bastante do tipo da tela, se é TFT ou TN.

    Dead Pixels

    A sensação de olhar para a tela do computador e notar áreas escuras é terrível. São os chamados ?Dead Pixels?. Ocorre quando há uma falha nos transístores do pixel ou em algum dos três sub-pixels que compõe a célula RGB (ponto com as 3 cores). Qando a célula inteira está morta e não muda de posição. Cada fabricante estabelece um número máximo de tolerância para efeito de garantia que pode variar entre dois a oito ?dead pixels? por monitor, desde que estes não estejam na área central da tela.

    Essa é a prática, mas alguns fabricantes, entretanto, decidiram vender modelos sem nenhum bad pixel e com garantia integral, mas isso torna o monitor mais caro.

    Os painéis que não atendem ao controle de qualidade do fabricante são descartados, e muitas vezes acabam sendo repassados ao consumidor de forma indireta através do fornecimento OEM de painéis de segunda linha.

    Conclusões

    Monitores de 17 polegadas CRT custam a partir de R$300,00 enquanto LCDs estão na faixa dos R$600,00,modelos de 19 lcd faixa de 700 e modelos de 22 faixa de 1.100. Os modelos podem ser TFT e o TN. TN é o modelo mais barato e possui um tempo de resposta muito baixo para transformar cinza para cinza, e desta forma dominaram o mercado, mesmo com uma menor qualidade, menor ângulo de visão e sendo difícil gerar uma cor realmente preta neste tipo de tela. TFT são telas de melhor qualidade, porém possuem um tempo de resposta maior e são mais caros.

    Indepentente da marca/modelo, é importante testar o monitor ao vivo pra conferir se ele realmente atende as exigências, que variam muito de uma pessoa pra outra.

    Testar um monitor ao lado do outro deixa muito claro as limitações e problemas de cada um.

    A tecnologia dos CRTs possui mais de 50 anos e ainda terá vida longa e à nível . São atualmente insuperáveis para imagens com muitas cores ou em movimento (filmes)/jogos/ acima de 30 fps – telas/frames por segundo.

  13. Para os usuários que que utilizam e gostam muito da área de informática, essa foi uma das matérias publicadas que eu mais gostei e quebrei a cara também no item DVI. Trabalho com o Photoshop (com fotografias) e gostaria de saber qual o melhor tipo de monitor para mim se é o quadrado ou o Widescreen, quem poderia me ajudar?

  14. eu paguei em uma tela LG 20.1 com entrada DVI R$ 400,00 reais no paraguay com garantia de troca, e não adianta dizer que eles não dão garantia porque
    eu ja precisei e me deram a garantia melhor que nestas lojas aqui do Brasil que só exploram o consumidor!

  15. BEM CHEGUEI FAZ POUCO TEMPO DOS ESTADOS UNIDOS E EU TROUXE UMA PLASMA COM A TELA DE CRISTAL LIQUIDO.
    SO QUE NO TRANSPORTAR PRA CA PRO BRASIL ELA QUEBROU A TELA.E ATE AGORA NAO TEVE NINGUEM QUE ME DISSESE SE TEM CONSERTO OU NAUM!!!
    VC PODERIA ME AJUDAR NISSO AI.

  16. Estou pensando em comprar uma TV MONITOR de LCD gostaria de saber se 5ms é um tempo resposta bom, se devo esperar a chegada da TV digital, ou se posso comprar e receber bom sinal ainda na era analógica?

    Roberto T Chaves
    Macapá-AP.

  17. Olá Paulo Rebêlo!
    Agradeço pelas informações prestadas. Sem dúvida, de grande valia. Me ajudaram a escolher um LCD de melhor qualidade. Àqueles que, sem informação, compraram pela internet e se arrependeram têm um prazo de 7 dias para desfazer o negócio. Já quem comprou em loja convencional poderá, amigavelmente, convencer o gerente a trocar o produto por outro. Se não surtir efeito, recorra a um dos Juizados Especiais de Defesa do Consumidor, já que são mais céleres e nas causas de até 20 salários-míninos não exigem que a parte esteja acompanhada de advogado.

    Parabéns pela iniciativa!!

  18. Não comprem monitores lcd da Sony. Ou terão dor de cabeça. Alias, não comprem nada da Sony. Para não se arrependerem depois.

  19. Ola

    Gostaria de saber se o monitor LG 1952TX é uma boa compra para quem quer um pc pra jogos e navegação em geral. Seu tempo de resposta, segundo especificações é de 8ms. E outra coisa, saberiam me dizer qual é o tempo de vida útil dele?

    Obrigado

  20. Muito bom o artigo sobre monitores LCD. Minha máquina é boa, tem placa de vídeo para jogos e boa capacidade de HD e Ram. Comprei um Samsung 710n que parecia ser muito bom. Acontece que acabei de descobrir que há um lote inteiro que apresenta um defeito na resolução. O monitor emite a seguinte msg: Not Optimum Mode/ Recommended Mode 1280 X 1024 60 Hz. Fato confirmado por outros usuários em fóruns especializados. Por que não fizeram recall, se sabiam que há um problema grave no equipamento?
    Estou sem garantia do monitor e terei que pagar para consertar.
    Parece que é uma questão de sorte conseguir materiais de qualidade. Lamentável!
    Um abraço, Patricia.

  21. Pesquisei bastante para poder fazer uma boa compra, e isso é o que todo consumidor tem que fazer, porque nas lojas, ninguém sabe de nada.

  22. Embora não seja um profissional do ramo de hard/soft ware, a pouco vendi o meu equipamento, um Pentium III, velho de guerra, porém tenha poucas condições sempre fui um entusiasta e pesquisador do ramo, a pouco comecei a pesquisar sobre monitores de computador, devido a proximidade que tenho do paraguai, tenho ótimas escolhas por preços razoaveis, a partir dai, comecei a acessar os sites das lojas e dos fornecedores, dentre eles, LG/SAMSUNG/AOC, em busca do melhor custo benefício, bem pra encurtar a história, verifiquei que já existem no mercado monitores com tempo de resposta de 4ms, das tres marcas, supra citadas, sendo a que apresenta produto mais acessivel são os monitores AOC, unicos também com garantia, apos vem os da LG, e os mais caros, são os da marca Samsung, quanto a qualidade, ou diferença entre os tres, não sei definir qual seria melhor, então se alguém soubesse, gostaria de saber sobre algum fórum específico sobre o assunto, onde exista o comparativo entre as marcas.

  23. Muito boa a dica…to pesquisando pra comprar um monitor de 17 LCD e achei no site da LG o modelo L173SA quem tem entrada/suporte DVIe VGA, tempo de resposta 8ms e contraste 500:1.
    Pelo pouco que li acho que é uma boa opção.
    Por favor se não concordarem ou tiverem opção melhor comentem.
    valeu

  24. Adorei o tema abordado o LCD ainda é um misterio para muitas pessoas.E sempre bom fazer uma boa pesquisa antes de obter um produto do qual não tenha um conhecimento maior.
    Espero em breve optar pelo LCD agora, vai ser bem mais facil com essas dicas , valeu .

  25. Realmente os fabricantes de monitor Lcd ,visando, sempre o lucro acabam por enganar o consumidor.Outro detalhe que gostaria de acrescentar ao seu artigo.Existem lojas que conectam um monitor LCD (cristal liquido) em um PC compativel com sinal digital e aparentemente a imagem fica razoavelmente boa .Todavia quando o cliente leva o monitor para casas e conecta em seu computador que não é equipada com uma placa de video ideal acaba vendo que a imagem não possui a resolução esperada.

  26. Parabéns ao Sr. Paulo Rebêlo em comentar e orientar os consumidores interessados em adquirir um monitor LCD.
    Por ser leigo no assunto, eu não conseguia entender a diferença de preço em um mesmo equipamento.
    Graças aos seus comentários estou ciente e prevenido no momento em que for adquirir tal produto.
    Esta sem dúvida é uma prestação de serviço de interesse público. É uma pena que nem todos os consumidores pesquisam adequadamente antes de adquirir um produto, tanto pelo desinteresse quanto pela deficuldade de acesso às informações, uma vez que nem todos tem a possibilidade de pesquisar via internet.
    Obrigado e continue sempre assim.

  27. Eu desisti de tudo…
    Vendi meu dvd e comprei um videocassete de 4 cabeças.
    A minha tv de plasma eu desliguei e deixei pendurada na parede (ficou legal! Tipo um quadro, saca?)
    Troquei meu pc por uma maquina de escrever linea 98 e uma remington …
    Tô cansado de ser enganado…

  28. Caros amigos comprei um lcd samsung 17 740N com um preço atraente, dpois q li alguns fórum percebi q não tinha feito uma boa compra, ainda bem q compras pela internet tem o prazo de 7 dias pra desistir ou trocar o produto, então comecei a procurar o q havia de melhor e encontrei um samsung de 19 950B no submarino à vista R$ 1.124,10, com 8ms de resposta e outras funcões atraentes estou aguardando. Sugiro q comprem este pois vem com o cabo DVI. Kerem conversar comigo estou na Evagélicos1 do yahoo, meu nick é lll_skilful_lll

  29. Excelente arquivo! Parabéns, são esses trabalhos que iram mudar o Brasileiro para que não caia mais nos truques de vendas dos fabricantes e suas respectivas revendedoras. O artigo revela vários detalhes que, realmente, devem ser bem observados na hora de adquirir um Monitor LCD. Parabéns ao Sr. Paulo Rebêlo (subeditor do Webinsider – autor do arquivo em questão), que, atravez destes arquivos, revela seu interesse pelo bem e o aprimoramento dos conhecimentos dos consumidores.
    Também devo agradecer ao site denominado webinsider pelo interesse de informar os consumidores com reportagens, que, realmente mostrarão utilidade no momento de adquirir esses produtos, que mesmo eficientes, possuem seus prós e principalmente seus contras (que devem ser bem lembrados no momento da compra), enfim, Agradeço em nome de todos os consumidores e admiradores do site webinsider.

    Muito Obrigado pela atenção,
    Rafael dos Santos Fratucci.

  30. Eu não tive a mesma sorte, não pesquisei nada procurei o local mais barato, e só agora eu vi que comprei gato por lebre. Comprei um monitor LCD de 17 polegadas e não tem a entrada DVI. Eu acho uma pena que todas as lojas vendam LCD e que tenha essa mesmas atitudes, não informarmam o cliente. Eu queria sabe se posso solicitar resarcimento dos valores se isso é inlegal, se algo que eu possa fazer a esse respeito?? Obrigado.

  31. Muito interessante o seu arquivo e bem esclarecedor, realmente é um detalhe que praticamente o usuário normal não nota, com isso as empresas se aproveitam para venderem produtos ultrapassados em termo de tecnologia e qualidade, já tinha verificado esse detalhe em um monitor LCD, o qual verifiquei nitidamente a diferença de amostragem, muito obrigado pelo artigo e dica, um abraço Paulo Saturno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *