Os primeiros princípios do design de interação

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Uma boa maneira de entender o design de interação é fazer uma lista do que seriam os princípios fundamentais para criar e implementar interfaces eficazes. Não existe uma receita de bolo, mas podemos dizer que elas devem ser limpas e sem informações inúteis, como o excesso de cores, de banners e textos, por exemplo. Neste sentido, os principios fundamentais seriam:

Antecipação. Não espere o usuário procurar pela informação ou serviço, um bom design de interação é aquele que causa surpresas positivas no usuário, Tente adiantar ao máximo a informação (conhecer bem seu público-alvo é essencial).

Autonomia. Tudo “pertence” ao usuário. Dê autonomia, mas com regras, limites. Deixe-o pensar que controla tudo. Use mecanismos de status, para manter usuários cientes informados e manter a informação em fácil localização.

Cores. Use cores para complementar sua informação. Mas mantenha o visual limpo. Cores podem passar mais informação do que parece.

Consistência. É importante estar de acordo sempre com as expectativas do cliente.

Defauts. Os defauts devem ser “inteligentes” e relacionados ao contexto.

Foco no usuário. Olhe para o usuário, não para o computador. Mantenha o usuário ocupado. Deixe mensagens para ajuda, e faça-as ajudar a solucionar o problema.

Interfaces exploráveis. Não dê toda informação. Prenda o usuário, mas mantenha tudo fácil e acessível. O usuário gosta de se sentir em casa. Sempre habilite “retroceder”.

Objetos humanos de interface. São todas as coisas que podem exercer influência no usuário; podem ser vistas, ouvidas, tocadas ou percebidas de outra maneira.

Aprendizagem. Todas as aplicações e serviços, não importa quão simples, indicarão uma curva da aprendizagem.

Metáforas, o uso de. Metáforas podem criar figuras visíveis na mente, e elas deixam o processo de entendimento da interface mais fácil. Sempre uma comparação do cotidiano é melhor do que apenas a explicação da teoria.

Proteja o trabalho do usuário. Assegure-se de que os usuários nunca percam seu trabalho em conseqüência do erro em sua parte. Geralmente erros são “imperdoáveis” por parte dos usuários.

Leitura. Deixe a leitura em seu site o mais fácil possível. Ler em tela geralmente é chato, tente minimizar a chatice dessa tarefa ao máximo.

Navegação visível. Evite a navegação invisível, que é mais para sites dinâmicos, como blogs, onde todos podem entrar e comentar. Falando em interatividade, é bom sempre ter um controle da informação que está correndo no seu site, já que esse conteúdo é de sua responsabilidade.

Gostou do assunto? Indico então o Ask Tog, em inglês, sobre soluções de design de interação. [Webinsider]

Rochester Oliveira é webdesigner e mantém o blog Web Bem Feita, sobre design de interação e web standards.

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3 respostas

  1. Olá pessoal do Webinsider.

    Não consigo acessar o site do Rochester(webbemfeita.com). O domínio é inválido.
    Tô fazendo meu TCC sobre design de interação e acho que o site dele poderia ser de grande ajuda.

  2. Adorei este artigo. Realmente temos que tomar muito cuidado quando o assunto é interatividade. Tudo gira em torno do bem estar do usuário ao navegar em um site ou interface fechada. Penso que as cores, talvez, seja um requisito muito importante para nos preocuparmos.
    Um abraço
    Capra

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