As aventuras do meu primeiro wiki: o início e o vazio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Web 2.0 fascina. As ferramentas de comunidades e colaboração e os aplicativos online mostram que esse novo modelo é o que há de melhor na internet. Respeito quem não acredita no ?movimento?, mas, se não for uma revolução, eu não sei o que é… Vamos ao assunto.

Há pouco tempo, lancei, junto com alguns amigos, o Futebar. Um site com blogs sobre times de futebol cujo objetivo é gerar discussões sobre os artigos postados. Com o site no ar, decidi tentar uma coisa diferente: montar um sistema de wikis sobre futebol, o Futepedia. Na cabeça, as idéias são uma maravilha, agora, quando a coisa entra em produção…

Definindo o sistema

Escolher um sistema pode ser uma aventura divertida, dependendo da sua paciência. Minha primeira experiência com o Media Wiki (o mesmo do Wikipedia) foi um tanto quanto frustrante. Depois de transferir todos os arquivos e configurar as informações do banco de dados, recebi a mensagem de que não era possível instalar o pacote por causa da versão do meu banco de dados. Sem pânico. Peguei a versão mais antiga, configurei e instalei. Na hora de abrir a página, recebi um erro de segurança dizendo que eu deveria fazer alterações no arquivo php.ini. Go figure…

Culpa do host que eu estava usando (não vou citar nomes). Regra número 1: procure sempre o serviço que oferece os recursos mais atualizados. Isso ajuda a preservar cabelos e acaba com o risco de úlceras e gastrites.

Eis algumas das outras opções pesquisadas:

PHP Wiki
Wiki Page
PM Wiki

Todos eles oferecem boas opções de edição. Optei pelo Media Wiki por ser o mais popular, que não significa que é o mais fácil para começar um projeto.

Querida, instalei a criança!

A partir do ponto em que você tem o host configurado e todas as informações do banco de dados (senhas, logins e endereços), tudo fica muito simples. Basta copiar os arquivos do sistema wiki para o seu servidor na pasta onde ele vai atuar. No Wikipedia, a página inicial apresenta as opções de linguagens da enciclopédia.

Se você quiser fazer uma página de apresentação, sugiro que você instale o conteúdo do pacote em uma outra pasta dentro do host, deixando o diretório raiz totalmente livre.

Arquivos copiados, é só acessar o sistema pela primeira vez e seguir as instruções. Se tudo der certo, em poucos minutos você estará olhando para uma página inicial semelhante à do próprio Wikipedia. Não vou entrar em detalhes sobre customização do layout. Se você quiser fazer alterações, basta abrir as pastas com os ?skins? e customizar com um editor de HTML.

Preenchendo lacunas

Tudo no ar = hora de editar! Nem tanto… o manual de edição do sistema não é dos mais claros, portanto, faça o que fizer, mantenha sempre uma janela do Wikipedia original aberto. Principalmente para pegar os exemplos mais interessantes que aparecerem. Uma vez com esse conteúdo dentro do seu wiki, basta dizer aos seus visitantes qual a melhor forma de utilizá-lo.

No meu caso, montei uma página de exemplo com quase tudo que um usuário gostaria de utilizar em um verbete: separação de temas, menu e até uma tabela lateral para incluir um resumo de informações sobre os times.

O maior problema dessa fase é fazer o visitante colaborar.

Não importa o que digam, mas nós (brasileiros que usam a internet) ainda não nos adaptamos aos ambientes colaborativos da web 2.0. É claro, a participação existe, mas a maioria prefere apenas observar o movimento. Não deixe que isso atrapalhe seus planos. Insira conteúdo por conta própria e divulgue o projeto para sites, empresa e até ONGs que estejam relacionadas ao assunto.

Depois que tudo isso estiver pronto, chega a outra fase: como administrar a comunidade. Mas isso fica para uma outra vez… [Webinsider]

<strong>James Della Valle</strong> (james_rdv@yahoo.com.br) é analista de conteúdo do portal iBest.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. gostaria de saber se no media wiki teria a opção para restringir a sua visualização atraves de senha mesmo processo do twiki que utiliza senha para o acesso a home page. agradeço a atenção, obrigado

  2. Olá Luanda,
    Existem alguns filtros sim, mas eles não são tão eficientes quanto uma boa equipe de editores. É possível até travar a edição de páginas e permitir que apenas usuários de confiaça postem informações.

    Abs

  3. Muito bom o artigo! Parabéns!
    Me tira uma dúvida… existe algum filtro nesse tipo de publicação para o caso de algo indevido ter sido publicado, pois sempre tem os engraçadinhos que ficam trocando as palavras, bobagens e etc..
    É só… obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *